18 janeiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1045

RONDA ESCOLAR
A Prefeitura de Marabá e a Polícia Militar assinaram um convênio para ampliar o atendimento do Grupamento de Ronda Escolar, que começou a ser executado no ano passado, quando a prefeitura doou três motocicletas para que policiais fizessem rondas periódicas nas escolas onde havia focos de violência.
Pelo convênio, a prefeitura cede mais 5 motocicletas para que a polícia possa cobrir os três principais núcleos urbanos de Marabá: Marabá Pioneira, Nova Marabá e Cidade Nova. O combustível e manutenção das oito motocicletas são de responsabilidade da Prefeitura de Marabá.
Dia 16 de janeiro, a secretária municipal de Educação, Kátia Américo Garcia e as professoras Vera Froz e Natacilda Barros, estiveram no gabinete do tenente-coronel Lázaro Saraiva de Brito Júnior, comandante do 4º BPM (Batalhão de Polícia Militar) para acertar detalhes da atuação dos policiais a partir da próxima semana, quando iniciam as aulas na rede municipal.
Segundo a secretária Kátia Américo, ficou acertado que os policiais do Grupamento de Ronda Escolar vão utilizar uniforme diferenciado do tradicional da Polícia Militar, mas que identifiquem os identifiquem perante a comunidade escolar, além de capacete especial. “Vamos apontar para a polícia quais são as escolas com maior número de focos de brigas, para que estas recebam atenção redobrada”, disse Kátia.
Todos os diretores de escolas municipais estão sendo orientados a acionarem o serviço do Grupamento de Ronda Escolar em caso de algum incidente que extrapole a competência dos educadores. “Todas essas medidas estão sendo adotadas em função do projeto que criamos, denominado de Paz nas Escolas. Desde então, sentimos uma melhora sensível no ambiente escolar”, ressalta a secretária.
O grande número de ocorrências de brigas e ameaças dentro de escolas públicas em Marabá nos últimos anos vinha preocupando os gestores de educação, que por diversas vezes pediram socorro à Polícia Militar, mas em determinadas situações a chegada dos policiais demorava mais do que o esperado.
Além do trabalho de policiamento, a secretária Kátia Américo solicitou que a Polícia Militar restabeleça o projeto educativo de efetuar palestras nas escolas para aproximar a figura do policial com a nova geração.
SUPORTE
O comandante do 4º BPM avaliou que a parceria com a prefeitura é benéfica, porque dá suporte para a polícia efetuar seu trabalho. Ele sustentou que com oito motocicletas será possível dar uma resposta imediata para a comunidade, possivelmente dentro de um mês. Periodicamente, a Polícia Militar vai entregar relatório à Prefeitura, apresentando os números de chamadas atendidas e a solução dos casos.
VALE ALFABETIZAR
A Secretaria Municipal de Educação informa que foram prorrogadas as inscrições para o projeto Vale Alfabetizar em Marabá. O prazo final para matrícula de novos alunos era 20 de janeiro, mas segundo a coordenadora municipal do projeto, Maria de Nazaré Costa, os interessados podem procurar as escolas até o dia 31 deste mês.
Nazaré explica que estão sendo formadas 50 novas turmas, sendo 39 na zona urbana e 11 na rural. As aulas vão iniciar depois que os professores passarem por capacitação, que será ofertada por professores da Universidade Federal do Pará. O curso tem duração de 8 meses e os alunos e educadores recebem material didático fornecidos pela Fundação Vale do Rio Doce, parceira da Prefeitura de Marabá no projeto, além da ONG Alfasol (Alfabetização Solidária).
PAISAGISMO
A equipe de Paisagismo/Semma, coordenada por João Anselmo Filho, iniciou hoje, 18, o ajardinamento da Escola “Pequeno Príncipe”, recém reformada pela prefeitura de Marabá. A área ganha plantas ornamentais de médio porte, gramíneas e flores que contribuem para sombreamento da área. As mudas são feitas no viveiro da Semma, localizado na área da secretaria de Agricultura (Seagri).
CRAS SERÁ INAUGURADO DIA 26
Depois de vários adiamentos em função da obra inacabada, cujo prédio abrigará também o Centro de Atendimento a Criança e o Adolescente (Ceaca), deverá ser inaugurado na sexta-feira, 26, o CRAS – Centro de Referência de Assistência Social –, um projeto da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social.
Segundo o titular da Seasp, Ronaldo Yara, o prefeito Tião Miranda já aprovou a compra de móveis e equipamentos para o novo órgão, que por sinal já está com pessoal treinado para essa finalidade. No tange à edificação, esta se encontra praticamente concluída, podendo dar como certa a inauguração na outra sexta-feira.
O CRAS objetiva atendimento a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco pessoal, social e ambiental; oferece acesso à rede pública sócio-assistencial, aos órgãos de defesa de direitos, às redes de ajuda e de programas e serviços públicos.
Ele deve dispor de equipe de prontidão para atender pessoas em situação de rua e/ou situação de emergência ou calamidade pública, como também equipe de abordagem programada nas ruas e rodoviárias.
O CRAS pode oferecer ainda serviços de documentação, orientação individual/grupal/familiar, provisão de benefícios eventuais e ações integradas com serviços da rede de acolhimento e com outros Centros de Referência da Assistência Social.
CEACA SERÁ REVIGORADO
Trabalhando em espaço cedido pela Maçonaria, o Ceaca também ganha novas instalações, construídas em área contígua ao Caic, na Folha 13. O prefeito autorizou a compra de novos motores elétricos para a fábrica de brinquedos e a Seasp está providenciando uma parceria com o Ibama, no sentido deste doar algumas pranchas de madeira para a confecção de novas bancadas de marcenaria.
De acordo com dados da própria Seasp, cada um dos 30 aprendizes da oficina de brinquedo (14 a 17 anos) recebe até um salário mínimo/mês. O resultado é tão significativo que as famílias ficam preocupadas com a manutenção do estudo de seus filhos ao término da permanência naquele centro de atendimento, compulsoriamente ao atingir os 18 anos de idade.
Bem coordenado, o trabalho da oficina de brinquedo permite ao aprendiz tirar um vale, em dinheiro, para uma emergência doméstica. Por exemplo, a compra de um boticão de gás que faltou em sua casa. Isso, além do benefício em si, enseja confiança e responsabilidade mútua do coordenador da oficina e do próprio aprendiz.
Outras 120 crianças e adolescentes que não participam da fábrica de brinquedos, ocupam-se de outras atividades, como pintura e reforço escolar, promovido em parceria da Secretaria Municipal de Educação.
PREVISÃO DO TEMPO E NÍVEL DAS ÁGUAS
De acordo com canaldotempo.com as condições climáticas em Marabá, hoje, 17 de janeiro, são as seguintes: 30°C, sol encoberto e sensação térmica de 36°C, umidade relativa do ar de 74%, sujeito a chuvas e trovoadas esparsas.
Hoje, 17, o nível das águas do rio Tocantins encontra-se a 6,20 m acima do nível normal de acordo com medição feita pela equipe do Exército, às 7h, na régua pluviométrica da antiga Portobrás.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas