03 março 2008

Boletim Informativo Nº 1300

AÇÃO PÁSCOA

Equipe de servidores do Procon e da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) percorre o comércio de Marabá, em especial supermercados, lojas de conveniência e mercearias de maior porte, fiscalizando possíveis irregularidades em bombons de chocolate, os chamados ovos de páscoa.

Nessa ação serão observados detalhes quanto à data de validade, estrutura dos ovos de páscoa e local de exposição (proximidade de produtos tóxicos), dentre outros. A fiscalização visa atender algumas reclamações de clientes ao Procon quanto à venda de produtos fora do prazo de validade, quebrados ou amolecidos.

Venda de peixe – Até a próxima semana a Divisa deslancha operação Semana Santa na fiscalização do pescado à venda em Marabá. Em foco a temperatura em que o produto está exposto, manipulação e higiene de vendedores e do ambiente.

CARNE BOVINA

O prefeito Tião Miranda mandou sustar a fiscalização da carne bovina quanto à origem e aguardar resultado de recurso interposto a ação judicial, em tramitação no Tribunal de Justiça do Estado, que autoriza a venda do produto sem inspeção, movida contra a prefeitura de Marabá por donos de matadouros que se sentiram prejudicados com a obrigatoriedade do SIM – Serviço de Inspeção Municipal.

A fiscalização da Divisa, no entanto, prossegue quanto à higiene dos açougues, ferramentas e manipuladores, exposição e conservação da carne bovina. Segundo Roger Lobo, coordenador da área de alimentos da Divisa, a população deve observar bem o que está comprando para evitar contrair doenças, ou seja, deve deixar de comprar produtos de cor e textura suspeitos.

DOAÇÃO DE SANGUE

Pela passagem do Dia Internacional da Mulher, a acontecer no próximo dia 8, a Fundação Hemocentro (Hemopa) lança campanha de doação de sangue para elas e, também, extensiva a eles, nos dias 06 e 07 de março, das 8h às 13h, no próprio Hemocentro, localizado na Rodovia Transamazônica, na Agrópolis do Incra.

Sob o tema Mulher... sua beleza está em seus atos. Doe vida, doe sangue, o Hemocentro espera a colaboração das mulheres e seus familiares para regularizar o estoque de sangue. Qualquer pessoa, independente de sexo, com idade entre 18 e 65 anos e peso a partir de 50 quilos pode ser um doador. Basta ir ao Hemopa levando em mãos o documento de identidade.

PASSE LIVRE

A Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – promoveu no último final de semana mutirão para agilizar cadastros de pessoas que pretendem o passe livre nacional do idoso. O secretário Ronaldo Batista Chaves reuniu 35 servidores, que chegaram a preparar 380 cadastros.

Todos os dias são atendidos cerca de 30 pessoas. Existe até fila para requerer esse documento, que exige idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos, ou seja, o equivalente a R$ 830,00.

O passe livre municipal, emitido pelo DMTU, exige idade mínima de 65 anos, assim como o intermunicipal, emitido pelo Estado, mas não exige renda. Independentemente de idade, portadores de necessidades especiais e de doenças incapacitem podem pedir passe livre federal junto à Secretaria Municipal de Saúde. A requisição é feita mediante atestado médico que comprove a incapacidade do requerente.

CIB SOCIAL EM MARABÁ

Nos dias 6 e 7 de março acontece no auditório do Incra uma reunião da Comissão Intergestora Bipartite da área social, com a presença da secretário de Desenvolvimento Social do Pará, Ana Maria Lima Barbosa. O encontro terá como objetivo principal a discussão de repasses de recurso para o sul e sudeste do Pará.

Devem participar desse evento cerca de 40 municípios regionais, que também devem discutir e aprovar a criação de Conselhos de Desenvolvimento Social do Idoso, do Portador de Necessidades Especiais e para Segurança Alimentar.

Na quinta-feira, a reunião acontece em dois expedientes, com intervalo para o almoço, indo até às 17h; na sexta-feira, 7, será apenas em meio expediente, das 8 às 12h.

NOVAS INSTALAÇÕES DA SEMED

O novo prédio da Semed, localizado na Agrópolis do Incra, deve abrigar todos os setores ligados à educação do município. O projeto completo determina espaço para as divisões e departamentos, Departamento de Alimentação Escolar (DAE), moderno auditório e almoxarifado central.

A inauguração da nova sede da Semed, no local onde funcionava a Escola Municipal "Nazaré Barbosa" será em 5 de abril, dia do aniversário de Marabá. O espaço passou por uma ampla reforma em sua estrutura para abrigar todos departamentos. Inicialmente a mudança será apenas da sede localizada no Centro Administrativo da Prefeitura. No local cerca de 100 computadores serão instalados para agilizar as atividades da Educação. Dentro de alguns meses fica pronta toda a obra incluindo o Almoxarifado e o setor de Alimentação Escolar.

O coordenador do Departamento de Alimentação Escolar Walter Silva disse em reunião com o prefeito Tião Miranda, a secretária Kátia Américo Garcia e o arquiteto Honório Aires teve a oportunidade de conhecer o projeto do novo espaço do DAE. "Será um ganho muito grande, pois teremos um galpão de 600 m², além de espaços bem definidos para cada setor".

NOVO DEPARTAMENTO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

O espaço para o Departamento de Alimentação Escolar (DAE/Semed) ficará atrás da sede da Semed, no local onde ficava a quadra de esportes da Escola "Nazaré Barbosa". O projeto arquitetônico determina um galpão de 600m² para armazenar os alimentos, além de gabinetes para a coordenadores, supervisores, nutricionistas e armazenistas (responsáveis pelo controle de estoque).

Walter Silva disse que o DAE também terá uma cozinha experimental moderna e um auditório com capacidade para 40 pessoas. "Quando tivermos que oferecer cursos às merendeiras não precisamos fazer mais em cada uma das escolas. Podemos fazer por módulos, convidando-as a participar na própria sede do DAE".

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que a concentração de serviços da Semed em um só espaço representa uma grande economia de tempo e espaço. "Os diretores e professores da zona urbana e rural que precisarem resolver algum problema na Semed ou no DAE, por exemplo, não vão mais se deslocar de um núcleo para outro, pois tudo vai ficar bem próximo".

EM ANDAMENTO O CADASTRO MULTIFINALITÁRIO DE MARABÁ

Uma equipe de 30 pessoas está fazendo cadastro multifinalitário na Marabá Pioneira, cujo objetivo é colher dados a respeito dos tipos de habitação, infra-estrutura, saneamento, número de moradores em cada habitação, nível de escolaridade, entre outros. Esta semana a equipe encontra-se no bairro Santa Rosa.

O engenheiro civil Carlos Brito, da Seplan e do Plano Diretor Participativo, coordena a equipe que vai passar pelos núcleos urbanos para fazer a coleta de informações. "As informações serão digitalizadas na Seplan e ficarão disponíveis para as demais secretarias do município, para que tenham condições de criar programas que atendam às necessidades da população".

Carlos Brito informa que o cadastramento na Marabá Pioneira deve encerrar na próxima semana. Em seguida, os estagiários irão para o bairro Belo Horizonte, no núcleo Cidade Nova. "Informamos aos moradores que os pesquisadores estão com camiseta e crachá de identificação do Cadastro Multifinalitário de Marabá, Seplan e PDP. As informações que cada morador nos passar será de grande importância para o crescimento de nosso município".

VAGAS PARA ESTAGIÁRIOS NO PLANO DIRETOR

Em virtude de dez estagiários do Cadastro Multifinalitário terem concluído o período de estágio e terem sido contratados por empresas da região, surgiram novas vagas.

Para participar da equipe de pesquisadores do Cadastro Multifinalitário de Marabá, os estagiários precisam ter curso pós-médio de Edificações ou Agrimensura (CEFET) ou cursar Sistema de Informações na UFPA. Interessados devem procurar Carlos Brito na Seplan, em horário comercial. Os recursos para o pagamento das bolsas aos estagiários é oriundo do convênio entre Prefeitura de Marabá e Governo do Estado/Sedurb.

PREVISÃO DO TEMPO

Segue a possibilidade de trovoadas esparsas para Marabá e região, segundo o canaldotempo.com. Imagens de satélite mostram algumas nuvens carregadas sobre a região a montante de Marabá, o que pode significar chuva para a cabeceira dos rios Tocantins/Araguaia. Temperatura máxima de 31ºC nesta segunda-feira.

O Climatempo prevê sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublados, com chuva a qualquer hora. Isto é previsto para toda a semana, devendo haver precipitação média de 25mm neste período.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel