19 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1216

CÍRIO NO PAÇO MUNICIPAL

O prefeito Tião Miranda convida os servidores municipais e respectivas famílias a participarem das festividades do Círio de Nazaré, a realizar-se no dia 21 a partir das 7h30, na Praça Osório Pinheiro. Na ocasião, os servidores prestam uma homenagem especial à virgem de Nazaré em um pequeno palco montado na praça.

DMTU DIVULGA RESULTADO DE RECURSOS

Parte dos condutores de veículos automotores que requisitaram na JARI (Junta Administrativa de Recurso de Trânsito)/DMTU defesa prévia referente a possíveis infrações de trânsito este ano, tiveram resultado divulgado na imprensa esta semana.

Dos mais de 100 nomes listados, 64 não tiverem o recurso acolhido pela Jarí, enquanto 38 obtiveram êxito. O DMTU esclarece que a suposta infração, cujo requerimento foi acolhido pela Jarí, será arquivado, não havendo ônus financeiro e nem no prontuário do requerente.

Os processos não acolhidos terão as multas processadas, porém os interessados poderão, se assim desejarem, interpor recurso à apreciação da Jarí. Este é o primeiro comunicado desse resultado na imprensa. Anteriormente era feito somente por carta ao interessado. No entanto, como se tratava de correspondência de postagem simples, nem sempre chegava às mãos do interessado. Por isso, o DMTU vai adotar doravante os dois meios de informação a clientela.

A respeito de infrações de trânsito, o condutor deve observar rigorosamente os dados referentes à identificação do veículo. Por exemplo, a maioria dos usuários, quando recebe uma notificação de multa, só verifica o número da placa. Ele também deve ficar atento à especificação da cor, marca, modelo e outros detalhes do veículo. Exemplo: Chevrolet Corsa Sedan 1.8 Econoflex, cor preta.

Veja que os tons cinza variam desde o prata ao bem escuro que, à noite, pode ser confundido com preto. Esse detalhe é importante e descaracteriza o carro, se a infração foi uma ultrapassagem de sinal ou estacionamento em local proibido, mesmo que a guia de infração tenha a mesma placa, porque vale o que está no documento do carro. Para flagrante, geralmente esse argumento não serve.

DENGUE HEMORRÁGICA

Embora não existam casos de dengue hemorrágica confirmados em Marabá, essa possibilidade não deve ser descartada, visto que o mosquito transmissor da doença está aí. Em Belém, este ano, aconteceram seis óbitos provocados pela hemorrágica.

Para que se evite a proliferação da dengue, que o segundo o ministro da Saúde José Gomes Temporão, o Brasil está perdendo a guerra para o mosquito Aedes aegypti, é combater a proliferação desse inseto que é o principal vetor de transmissão do vírus da dengue e febre amarela.

É simples o combate em casa e ajuda muito, visto que a água proveniente da chuva, em locais desabitados, se torna mais difícil evitar a reprodução do mosquito. A partir de novembro, com a chegado do período chuvoso, os casos da doença voltarão a aparecer em maior quantidade, por isso, todo cuidado é pouco. As pessoas, assim como a água, não devem ficar paradas.

A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

Você sabia que o mosquito da dengue costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa?

ARTESANATO NA PRAÇA

Devido ao Círio de Nazaré, na sua 27º edição em Marabá, no sábado é domingo (20 e 21) a Associação Mãos e Artes numa parceria com o Departamento de Turismo (Detur)/PMM vai expor a venda artesanatos religiosos, feitos com sementes regionais e ouriço de castanha, no Coreto da Praça Duque de Caxias. O objetivo é oferecer aos visitantes deste período opções de objetos feitos com material regional.

A vice-presidente da Associação, Conceição de Maria Marques de Oliveira (Concita), disse que o artesanato traz muitos artigos religiosos como santinhas e terços feitos com material da região.

A coordenadora do Detur Ísis Mourão disse que a parceria vai incentivar o Turismo Religioso, com a venda de souvenirs de Marabá relacionados à festa religiosa do Círio, que ocorre sempre no terceiro domingo de outubro.

O Detur/PMM dá o direcionamento para os artesãos associados à “Mãos e Artes”, para que divulguem seus trabalhos aos finais de semana no coreto da praça Duque de Caxias e armem suas barraquinhas em seu entorno. Inclusive, a Associação Mãos e Artes pediu autorização na secretaria de Obras para instalar suas barraquinhas na praça. Os trabalhos estarão expostos à venda sempre nos feriados e em um domingo do mês.

Ísis Mourão disse que no Dia das Crianças, 12 de outubro, os trabalhos foram bastante apreciados pelos visitantes que estiveram na cidade, aproveitando o feriado.

ORIENTAÇÕES SOBRE CUPOM FISCAL

A coordenação do Procon/Marabá orienta sobre a importância do cupom fiscal. Segundo a coordenadora do órgão em Marabá, Mariléia Oliveira, muitos consumidores desconhecem que o cupom fiscal emitido de forma impressa, nos caixas de atendimento das lojas têm o mesmo valor da Nota Fiscal emitida de forma manual. Para a Receita Federal as duas formas são válidas.

O Cupom Fiscal tem um código e um número fiscalizado e fornecido pela Receita Federal. O consumidor precisa ficar atento para verificar se está escrito Cupom Fiscal, pois se estiver escrito apenas Cupom, não tem validade como documento fiscal.

Os consumidores que tiverem dúvidas ao realizar qualquer negociação no comércio, seja através da aquisição de produtos ou serviços, deve ligar para o fone 1512. Este é número do plantão de dúvidas.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas