18 outubro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 993

SMS CONTRATA ORTOPEDISTAS
Desde 1º de outubro, a Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), contratou com a empresa IOSP – Instituto de Ortopedia Sul Paraense – três médicos ortopedistas para trabalhar no Hospital Municipal na área de ortopedia, compreendendo cirurgia ortopédica, ambulatório dos pacientes operados, troca de curativos que se fizerem necessários e acompanhamento de reabilitação ortopédico/traumatológica, excetuando de coluna, nos pacientes internados naquela casa de saúde.
Segundo o diretor do HMM, médico Luís Sérgio, os novos médicos atendem de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde, exclusivamente em procedimentos cirúrgicos e parte ambulatorial de retorno dos pacientes operados. Na parte ambulatorial de recepção, os pacientes são atendidos por outros dois médicos do próprio hospital.
Ainda de acordo com Luís Sérgio, embora o serviço tenha sido aprimorado, a demanda é muito grande, sendo que mesmo com a inauguração do Hospital Regional, prevista para amanhã (19), que para o médico não vai contribuir o quanto à população espera, o atendimento nesse seguimento vai continuar carecendo de mais profissionais, porque é enorme a quantidade de pessoas precisando desse serviço em Marabá e região.
O melhoramento do serviço ortopédico, além de aumentar o atendimento em Marabá da grande maioria das necessidades da população nessa área, vai reduzir significativamente o número de TFD – Tratamento Fora do Domicílio – um dos gargalos da SMS devido à constante falta de leitos em Belém para essa especialidade médica.
MULTIVACINAÇÃO ALCANÇA META
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foi além do estipulado na II Etapa da Campanha Nacional de Multivacinação, realizada em Marabá no período de 26 de agosto a 15 de setembro, tendo como dia “D” 26 de agosto, superando a meta pactuada com o governo do Estado no que tange a vacina contra poliomielite (Sabin), chegando a 100,2% do estabelecido (25.406), ou seja, 25.457 crianças imunizadas contra a paralisia infantil.
A campanha visava imunizar, indiscriminadamente, com a vacina Sabin todas as crianças com idade abaixo de cinco anos, porém as autoridades em saúde pública dividem os bebês em duas faixas: menores de um ano e entre um e quatro anos e onze meses. Na primeira faixa a meta era vacinar o mínimo de 4.985, a SMS conseguiu imunizar 6.037 crianças ou 121,10% da meta pactuada; a segunda faixa tinha meta de 20.421 menores entre um e cinco, chegando a vacinar 19.420, ou seja, 95,10% do total preconizado pelo Governo do Estado.
Ainda de forma seletiva a campanha de multivacinação imunizou contra hepatite B, difteria, tétano, coqueluche, meningite, sarampo, caxumba e rubéola, sendo que 1.482 crianças menores de um ano receberam doses da vacina tetravalente; 1.560 entre um e seis anos foram imunizadas com a tríplice viral; 1.552 menores de um ano receberam doses contra hepatite B; e 1.327 mulheres em idade fértil foram imunizadas com a vacina dupla adulto.
TREINAMENTO DE AÇOUGUEIROS
Prossegue amanhã, 19, no auditório da SMS, o curso destinado aos cerca de 60 açougueiros que se preparam para enfrentar a normatização do serviço de acordo com o que preconiza a Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Desta feita eles terão como palestrantes técnicos do Sebrae, que vão orientá-los quanto a financiamentos e cooperativismo.
A oportunidade é impar, visto que a maioria vem reclamando da falta de capital para adaptar as instalações e adquirir equipamentos como balcão refrigerado e outros necessários para melhorar a conservação da carne em exposição à clientela, bem como melhorar as condições higiênicas do ambiente de trabalho, a exemplo da impermeabilização do espaço com piso cerâmico e paredes lajotadas ou pintadas com tintas especiais, resistentes à água.
TREINAMENTO MULTIDISCIPLINAR
Acerca do treinamento a ser realizado no período de 25 a 27 de outubro, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, sob a coordenação da Fundação Hemopa, o objetivo é capacitar os profissionais atuantes na Rede Básica de Saúde de Marabá e municípios vizinhos ao Hemocentro Regional de Marabá, no atendimento a pacientes coagulopatas e portadores de anemias falciformes, dentro dos protocolos específicos vigentes.
Denominado de “Treinamento Multidisciplinar Ambulatorial para Profissionais da Saúde da Rede Básica dos Municípios”, a capacitação é destinada a médicos pediatras e clínicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, assistentes sociais, psicólogos, odontólogos, fisiatras e fisioterapeutas atuantes na rede básica de saúde do município, Hospital Municipal e programas de agentes comunitários e saúde da família.
O evento conta com a seguinte programação: Dia 25, às 8 horas – Abertura; das 8h15 às 9h45 – Interpretação de hemograma; 9h45 às 10h15 – Intervalo; 10h15 às 12 horas – Anemia carencial; das 14 às 16 horas – Anemia falciforme/traço falciforme; e das 16h15 às 18 horas – Hemofilia.
Dia 26 – às 8h10 – Protocolo de atendimento odontológico de coagulopatias; 10 às 10h15 – Intervalo; 10h15 às 12 horas protocolo de atendimento odontológico de anemia falciforme; das 14 às 16 horas reabilitação de pacientes hematológicos; 16 às 15h15 Intervalo; das 16h15 às 18 horas – Intervenção psicológica ao paciente hematológico.
Dia 27 – às 8h10 – Conduta técnica de enfermagem ao paciente hematológico; das 10h às 19h15 – Intervalo; 10h15 às 12 horas – Ato transfusional; 14h às 16 horas - atendimento social ao paciente hematológico; 16h às 16h15 Intervalo; e das 16h15 às 18 – Avaliação do treinamento.
Inscrições abertas para o Treinamento Multidisciplinar Ambulatorial para Profissionais da Saúde da Rede Básica, promovido pela Fundação Hemopa, até o dia 18. O curso será ministrado no período de 25 a 27 deste mês, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde. Maiores informações pelos fones 3323-2011 ou 3324-1645. Inscrições das 08 às 12 horas, no Hemopa-Marabá, com Andréa ou Luciana.
AULAS DE VIOLÃO E CAVAQUINHO
A Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), tem novidades na área musical. São as aulas de violão e cavaquinho. Cerca de 35 alunos participam das aulas de violão que ocorrem às terças e sextas e 4 alunos aprendem a tocar cavaquinho.
O professor Diones Souza, ex-aluno da Casa da Cultura, ensina exercícios teóricos e práticos, para treinar a agilidade da garotada. Também dedilham músicas de estilos variados como MPB, Pagode e Rock.
A coordenadora da Escola de Música, Mirtes Emília, explica que normalmente os alunos de violão têm a ansiedade para aprender logo a tocar músicas, por isso o professor tem que mesclar as aulas teóricas e práticas de notas musicais e também ensina a dedilhar músicas conhecidas para incentivar o estudo.
O ex-aluno Diones teve seus primeiros contatos musicais na escola Moisés Araújo e hoje desenvolve seus dotes artísticos na cidade. O professor atualmente participa também de um grupo musical de carimbó e toca num grupo de pagode de Marabá.
TORNEIO DE SERVIDOR
O Torneio do Servidor que está sendo realizado no Clube da CVRD, Folha 17 está em fase final. Faltam apenas 4 jogos de futebol society para ser definido o time vencedor. As secretarias formaram seus times e no dia do Funcionário Público, em 28 de outubro, ocorre a final e a entrega dos troféus e medalhas aos vencedores. A Secdetur, através da equipe de Desporto, está trabalhando na coordenação dos jogos.
Os próximos jogos ocorrem na quinta-feira, 19 de outubro, com a disputa entre os times: Obras x Seagri e Semad x Semed. No dia 24, os times que disputam são: Obras x Saúde e DMTU x Zoonose.
O coordenador de Desporto da Secdetur, Itamar Chaves, informa que após serem conhecidos os vencedores destes jogos do dia 19 e dia 24 de outubro, serão marcadas as disputas finais. No dia 28, o jogo que definirá o vencedor do 3º lugar será às 9h e o que definirá 1º e 2º lugar, às 10h.
A premiação será troféus ao 1º, 2º e 3º lugares e as duas medalhas vão para o melhor goleiro e para o artilheiro do Torneio do Servidor.
LIBERAÇÃO DE FGTS AOS DESABRIGADOS
Apesar da situação de emergência ter sido decretada em Marabá há 6 meses, a Caixa Econômica Federal (CEF) começou a liberar em setembro os recursos do FGTS dos trabalhadores, que tiveram suas casas deterioradas pela enchente. O limite a ser resgatado é de R$2.600,00.
O coordenador da Defesa Civil, Francisco Ribeiro Alves (Bebé) disse que mais de 500 famílias receberam encaminhamento da Defesa Civil para receber o benefício na Caixa. Bebé informa que a Defesa Civil fará esses encaminhamentos até sexta-feira, dia 21 de outubro.
A declaração é emitida pela Defesa Civil para as pessoas atingidas pela enchente que tiveram imóveis danificados pelo desastre natural.



PREFEITURA DE MARABÁAssessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 992

POSSE DA DIRETORIA DA AMMEPA
O presidente da Associação dos Municípios Mineradores do Estado do Pará (AMMEPA)/prefeito Sebastião Miranda Filho, preside a solenidade oficial de posse da 1ª Diretoria da entidade, a realizar-se dia 11 de novembro, sábado, às 20h, no salão de recepções da Revemar. Às 22h será realizado um jantar de confraternização.
A programação é a seguinte: 1º seminário sobre atividade mineral no Estado do Pará, de 14 às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, com os palestrantes Abrózio Ichihara (Geólogo do DNPM), que vai tratar da potencialidade mineral do Pará; Izaías de Carvalho (Consultor da Assoc. dos Municípios Mineradores de Minas Gerais), que vai falar da organização de uma Associação de Municípios Mineradores; Aristoginton Moura (Strategia Consultores Ltda), que explana o tema: Planejamento estratégico como ferramenta de desenvolvimento e Wellington Valente (Consultor da ACIM), que vai abordar a importância da AMMEPA e o fortalecimento dos Municípios Mineradores do Pará.
EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A equipe gestora da Escola “Oneide Souza Tavares”, localizada na Folha 30, desenvolveu recentemente o projeto Eleições com alunos da rede pública do Ensino Fundamental e Médio, com o objetivo de ajudar estudantes a socializarem suas certezas e novas descobertas sobre o Processo Eleitoral enfocando a influência que exerce na construção da Cidadania. Os alunos formaram cinco coligações para as eleições simuladas para Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual. Todos os alunos tiveram direito a voto secreto em urna colocada na biblioteca da escola.
A coligação 03 foi a vencedora das eleições da “Oneide Tavares”. A garotada criou as coligações, o nome dos partidos e registrou a proposta partidária na Comissão de Justiça Eleitoral, simulada na escola. Os vencedores são Leandro (Presidente - aluno do 3º ano, Ens. Médio); Ciliane (Governadora – aluna do 2º ano, Ens. Médio); Jucimar (Deputado Federal – aluno do 1º ano, Ens. Médio); Edivalma (Dep. Estadual – aluna da 8ª série, Fundamental).
Uma mostra de vídeo sobre ética e cidadania foi apresentada para os alunos e familiares no pátio da escola, em seguida foi aberta a discussão sobre o tema, como forma de preparação para as eleições simuladas. A Justiça Eleitoral de Marabá enviou uma urna eletrônica para os alunos treinarem o voto, o que gerou uma grande fila de interessados em aprender a votar. Também foi criada uma “Comissão da Justiça Eleitoral”, formada por representantes dos professores e alunos, para solucionar eventuais problemas surgidos durante a campanha.
O diretor da Escola Oneide Tavares, Cícero Alves, disse que o projeto foi idealizado tendo em vista este ano ser eleitoral e o tema política precisa ser bem trabalhado com a garotada, sem estigmas. “A grande importância do projeto é despertar nos educandos noções de cidadania e respeito à opinião do outro e a consciência de seu papel na sociedade”.
ANTI-RÁBICA SÓ EM NOVEMBRO
Marabá não vai acompanhar a maioria dos municípios brasileiros que tem 21 de outubro como o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação Anti-rábica. Aqui, devido ao controle de focos da doença, ocorrido já neste semestre, a campanha foi adiada provavelmente para o dia 11 de novembro.
Na campanha anterior, realizada no início de junho deste ano, foram vacinados mais de 25 mil cães e gatos. A próxima vacinação em massa pretende imunizar em torno de 30 mil animais. Hoje, 17, acontece uma reunião entre os coordenadores da próxima campanha, para definir os detalhes, inclusive confirmar data de sua realização.
Em verdade a campanha anti-rábica já está nas ruas, através dos agentes de endemias que estão indo de casa em casa informar a população sobre a necessidade de vacinação de todos os principais transmissores da doença. Em seguida será distribuído em pontos estratégicos panfletos e folders com recomendações básicas sobre a doença.
RAIVA MATA
A raiva é uma doença provocada por vírus, caracterizada por sintomatologia nervosa que acomete animais e seres humanos. Ela é transmitida por cão, gato, rato, bovino, eqüino, suíno, macaco, morcego e outros animais silvestres, através da mordedura ou lambedura da mucosa ou pele lesionada por animais raivosos.
Os animais silvestres são reservatórios primários para a raiva na maior parte do mundo, mas os animais domésticos de estimação são as principais fontes de transmissão para os seres humanos.
A doença, também denominada de hidrofobia, pode apresentar vários sinais clínicos, tornando-se difícil diferenciar de outras síndromes nervosas agudas progressivas. Os sintomas podem incluir alterações de comportamento, depressão, demência ou agressão, dilatação da pupila, fotofobia (medo do claro), falta de coordenação muscular, mordidas no ar, salivação excessiva, dificuldade para engolir devido à paralisia da mandíbula, déficit múltiplo de nervos cranianos, dentre outros.
Tanto no homem como nos animais, quando os sintomas da moléstia se manifestam, já não há mais cura possível - a morte é certa. Assim, todo tratamento tem que ser feito durante o período de incubação, quando o paciente não apresenta sintomas.
SEVOP PROMOVE LEILÃO
A Comissão Permanente de Licitação da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop), através do processo licitatório nº 252/2006CPL/Sevop, na modalidade leilão, coloca a venda bens sucateados e inservíveis à administração pública municipal. O pregão acontece no dia 27 deste mês, às 15 horas, na Rodovia Transamazônica, Km 5,5 – Nova Marabá.
SERVIÇO DE INSPEÇÃO
Embora muitos açougueiros reclamem do curto prazo para adaptação às normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – para a comercialização de carne bovina em Marabá, o secretário municipal de Agricultura, Rubens Borges Sampaio, garante não vai prorrogar mais nem um dia para que todos se regularizem.
“Tem açougueiro que está no ramo há 20 anos, se não está com seu estabelecimento em ordem é porque não quer”, exemplificou para justificar que não se trata apenas de exigência dos organismos municipais, mas também do Ministério Público do Estado que deu prazo até o início de dezembro para que esse comércio esteja em ordem no município de Marabá.
A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) é responsável pela inspeção, no matadouro, enquanto a fiscalização no varejo está a cargo da Divisão de Vigilância Sanitária, órgão subordinado à Secretaria Municipal de Saúde.
Para fazer a inspeção foi chamado, via concurso, um médico veterinário e o Estado, através da Adepará (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará), cedeu outro para a Seagri. No entanto, para complementar o quadro da inspeção municipal faltam seis auxiliares. São esses auxiliares responsáveis pela manipulação de vísceras (brancas e vermelhas), cabeça e outras partes do animal, sob a supervisão dos veterinários.
Rubens está negociando com o prefeito Tião Miranda e o secretário de Saúde Pedro Correa Lima, a cessão desses servidores para auxiliarem na inspeção.
MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
Dando seguimento à preparação do comércio de carne bovina, hoje, 17, acontece o primeiro curso de manipulação de alimentos destinado aos açougueiros. Dentre os itens mais importantes está a higiene pessoal, vestimenta adequada, lavatório para as mãos, balcão refrigerado para exposição do produto, paredes e piso impermeabilizados e a moagem da carne na presença do consumidor, depois de escolhida a carne que o freguês deseja adquirir.
O evento acontece a partir das 15 horas, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e será destinado a cerca de 60 açougueiros do município.
ESCOLHA DE ÁREAS PARA MANDIOCA
Sob coordenação do agrônomo da Seagri, Deibson Varanda, estão sendo escolhidas as melhores áreas dos assentamentos do entorno da Vila Brejo do Meio para o plantio de mandioca, com auxilio da mecanização agrícola, ainda neste semestre. A produção visa o abastecimento de uma fábrica de farinha que será instalada naquela vila, cujo maquinário, adquirido com recurso federal em parceria com a Prefeitura de Marabá, está em poder daquela secretaria.
A topografia do terreno é um dos quesitos mais importante, visto que áreas muito acidentadas dificultam o acesso de maquinário tanto na fase de preparo da terra quanto na colheita. A intenção dos coordenadores da implantação do desenvolvimento rural sustentável de Brejo do Meio é começar a produção de farinha até o final de 2007.
PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas