29 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 927

IMPLANTAÇÃO DO CRAS
Com objetivo de agilizar a implantação do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social – em Marabá, viaja neste sábado a Brasília o secretário municipal de Assistência Social Ronaldo Batista Chaves, o Ronaldo Yara, que tem agenda marcada no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), para apresentar os últimos detalhes para o funcionamento do CRAS até o final de agosto.
Dentre o complemento de informações estão o local onde serviço será implantado, o qual é uma extensão da Seasp e o pessoal que será disponibilizado para trabalhar como “agente jovem”, um psicólogo e assistente social.
O CRAS resultou de um projeto da Seasp de 2005 e teve sua confirmação pelo MDS de sua implantação em Marabá no mês passado. Ele objetiva atendimento a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco pessoal, social e ambiental; oferecem acesso à rede pública sócio-assistencial, aos órgãos de defesa de direitos, às redes de ajuda e de programas e serviços públicos.
Ele deve dispor de equipe de prontidão para atender pessoas em situação de rua e/ou situação de emergência ou calamidade pública, como também equipe de abordagem programada nas ruas e rodoviárias.
O CRAS deve oferecer ainda serviços de documentação, orientação individual/grupal/familiar, provisão de benefícios eventuais e ações integradas com serviços da rede de acolhida e com outros Centros de Referência da Assistência Social.

AGRICULTURA NA EXPOAMA
A exemplo dos últimos cinco anos a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) tem um dos mais belos e coloridos estandes da Expoama. Este não será diferente, visto que praticamente todos os seus projetos vão estar em exposição.
A beleza da maior área da Expoama fica por conta do verde, a área de agricultura mecanizada, uma mostra de tudo o que é possível plantar e colher de modo rentável em solos degradados. Com essa tecnologia a Seagri cultiva o girassol, milheto (planta forrageira para animais), feijão caupi, hortaliças e outros.
Também fazem parte do universo da agricultura mostra de aves, caprinos, ovinos, casa do mel e muito mais. É um ambiente bom para ser apreciado ao final da tarde, visto que a noite seu brilho geralmente se torna ofuscado com menor incidência de luz.

TUDO PRONTO PARA O VERANEIO

As secretarias de Obras, Meio Ambiente e Saúde concluem preparativos para o veraneio 2006, que inicia oficialmente neste sábado, 1º de julho, incluindo a XX Expoama. Enquanto a Secdetur – Secretaria de Cultura Desporto e Turismo – está incumbida da recepção dos veranistas e parte cultural na Orla Sebastião Miranda.
Enquanto Obras e Meio Ambiente cuidam da infra-estrutura, organização e limpeza do principal balneário de Marabá, a Praia do Tucunaré. A Secretaria de Saúde envida esforços no sentido de manter equipes de urgência e emergência para socorrer possíveis eventualidades tanto nas praias quanto na maior festa da pecuária paraense.
Acerca da Expoama o secretário de Saúde Pedro Corrêa Lima ainda não fechou o acordo, mas devido à falta de espaço nos galpões à entrada, está definido que a equipe será disponibilizada num microônibus, não sendo possível colocar uma ambulância do Samu de plantão como foi sugerido pela administração da festa.
Os dias de maior incidente na Expoama têm sido aqueles em que acontece rodeios, quando geralmente peões saem machucados de suas montarias ou pisoteados pelos animais. Raramente também são atendidas aquelas pessoas que se excedem no álcool, mas no geral não ocorrem maiores problemas à equipe de saúde.
Na Praia do Tucunaré ocorreram alguns princípios de afogamento no ano passado, mas essas ocorrências foram bem menores do que no ano anterior. Cortes nos pés, provocados por cacos de vidro e excessos de embriaguez resultaram na maioria dos atendimentos naquele balneário.
Ainda sobre as atenções ao veranista, a Divisão de Vigilância Sanitária realizará dois cursos de manipuladores de alimentos, um nesta sexta-feira, 30, e outro na próxima semana, com objetivo de orientar os barraqueiros quanto aos no armazenamento, preparo e conservação de alimentos oferecidos à população nos diversos balneários do entorno de Marabá.

INAUGURAÇÕES ADIADAS
As Escolas Municipais “Deuzuíta Melo de Albuquerque” e “Darcy Ribeiro”, localizadas no bairro Laranjeiras e Bom Planalto, respectivamente, não serão mais inauguradas na sexta-feira, 30 de junho. Assim como o Centro de Saúde “Amadeu Vivacqua”, em São Félix, que também teve a reinauguração adiada em razão da agenda do prefeito.
Dia 30 de junho é o último dia para a realização de convenções partidárias, motivo pelo qual as inaugurações serão transferidas para o dia 7 de julho.

ROTA DO MINÉRIO TRAZ VISITANTES A MARABÁ

O município de Marabá recebe hoje, 29, um grupo de 22 pessoas que fazem viagem pelo Programa de Familiarização do Turismo (FAMTUR), conhecendo as rotas turísticas do sul do Pará. Marabá faz parte da Rota do Minério, divulgada pela Paratur.São formadores de opinião, jornalistas e olheiros do turismo que estarão fazendo o roteiro. Os visitantes têm apoio da Prefeitura de Marabá, através do Departamento de Turismo (Detur) e Sindicato dos Hoteleiros (Sindhotel).
A equipe chega às 17h, desembarca no Itacaiúnas Hotel, onde será recepcionada pela coordenadora do Detur Ísis Mourão e pelo presidente do SindiHotel Dauro Remor.
Ísis Mourão, disse que a agência LECYTUR comercializa as rotas por via rodoviária em seu ônibus. A programação inclui visita à Casa da Cultura, Galpão de Artes, Galerias de Artes, City Tour na Orla de Marabá, finalizando com um by night Cultural no Hotel Itacaiúnas. O Famtur será composto por 10 diretores de Clubes da Terceira Idade e assessorias de imprensa de grandes empresas de Belém.

NOÉ TEM REUNIÃO NO IBAMA
O presidente da FCCM - Fundação Casa da Cultura de Marabá, Noé von Atzingen viajou ontem, 28, para Brasília, onde participa de uma reunião no Ibama, no setor do Centro de Estudo de Cavernas.
A reunião promovida pelo Ibama, tem por objetivo orientar padrões para estudo de cavernas em todo o país, especificando ações que não prejudiquem o meio ambiente.
Noé von Atzingen disse que haverá uma discussão para fazer balisamento do estudo de cavernas na região. Inclusive haverá representantes da CVRD, que farão apresentação de slides das cavernas descobertas para que a equipe do Ibama. Ainda em Brasília, haverá uma reunião com equipe geoespeleologia (que faz levantamento das cavidades e topografia da área de cavernas) e também do setor de bioespeleologia (cataloga as espécies vegetais e animais existentes nas cavernas).

REUNIÕES DO PLANO DIRETOR
Hoje, 29 de junho, a equipe coordenadora do Plano Diretor reúne-se com moradores da Marabá Pioneira, às 19h, no auditório da Escola “José Mendonça Vergolino”. A participação do povo é importante porque o Plano Diretor terá normas de ordem pública e interesse social, relacionadas ao uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.
Uma equipe de servidores da prefeitura de Marabá, representantes de associações e entidades fazem diversas reuniões com a comunidade para tratar das prioridades para Elaboração do Plano Diretor Participativo de Marabá. As reuniões com a comunidade definem as diretrizes da política urbana de Marabá.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas