26 outubro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 998

JOGOS DA CASTANHA
As inscrições para a 23ª edição dos Jogos da Castanha encerraram na segunda-feira, 23 de outubro, e o Departamento de Educação Física da Semed contabiliza 42 escolas inscritas para o tradicional evento.
A abertura será realizada em 1º de novembro, no Ginásio Poliesportivo de Marabá, na Folha 16. Ao todo, são sete modalidades que serão disputadas por mais de 600 estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares. A primeira etapa dos jogos começa dia 3 de novembro, com provas de atletismo no quartel do Batalhão Logístico de Selva.
CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA
Amanhã, 27, acontece mesa redonda sobre “O Ensino de História e a Cultura Afro-brasileira e Africana”, no Centro de Formação do Ensino Fundamental, a partir de 19h30. O evento é coordenado pela Semed e tem o objetivo de valorizar, difundir e resgatar a cultura afro-brasileira e africana. Serão discutidas ações que poderão ser desenvolvidas nas escolas por meio da arte, cultura e formação, para que se implemente um processo de mudança e participação efetiva dos alunos e, conseqüentemente, da comunidade.
Os palestrantes são a secretária municipal de Educação, Kátia Garcia, que vai discorrer sobre “A obrigatoriedade do ensino de história e a cultura afro-brasileira no currículo do sistema municipal de ensino de Marabá”; Floripes do Amaral Porto vai falar sobre “A inserção do jovem negro e a escola”; Margarida Bonjardim vai apresentar o tema “A regulamentação das leis”; Eric, de Belém, vai tratar das “Conquistas do movimento negro”; e a professora Joseline Trindade vai apresentar o tema da “Obrigatoriedade do ensino de história e a cultura afro-brasileira e africana”.
Ao final, será realizado o debate sobre todos os temas, com a participação do público, a maioria composto por professores do ensino Fundamental e Médio das redes municipal e estadual.
FEIRA DE ARTE
Hoje, 26, realiza-se a abertura da IV Feira de Arte e Ciência da escola Paulo Freire, no bairro Bom Planalto. Às 8 horas está programada um passeio ciclístico pelas ruas do bairro. Às 16 horas será aberta exposição dos projetos do Ensino Fundamental. Às 19 horas acontece exposição do Ensino Médio.
No dia 27, a partir de 18h30 tem início a Noite Cultural, com danças regionais, apresentação de artistas locais, exposição de pinturas (óleo sobre tela), desenhos, entre outras atrações.
EXPOSIÇÃO INDIVIDUAL DE ARTES PLÁSTICAS
A vernissage do artista plástico Genison Oliveira será realizada na Galeria Vitória Barros que deverá abrigar os trabalhos desenvolvidos, até que a nova sede da Galeria Municipal de Artes de Marabá (GAMMA) fique pronta para continuar valorizando os artistas e a arte marabaense. A GAMMA estará em novo local que passará por reformas e adaptações para abrigar as obras de artistas locais e continuar valorizando a arte marabaense.
O Artista plástico Genison Oliveira, é natural de Jacundá e chegou a Marabá em 1998, para aperfeiçoar seu talento, participando ativamente da Associação dos Artistas Plásticos de Marabá (ARMA). A associação tem contribuído para seu crescimento artístico. Participou de cursos do Instituto de Artes do Pará (IAP) em Belém.
A coordenadora do Departamento de Turismo da prefeitura, Ísis Mourão, disse que Genison tem característica de um artista pesquisador com fundamentação no experimento de técnicas e materiais. “O seu diferencial está na apresentação dos trabalhos usando como suporte lonas usadas nas estradas do Brasil e utiliza na pintura a técnica mista, em abstrato com harmonia em desenhos”.
Genison possui obras em exposição em outras localidades do Brasil. Recentemente esteve em Goiânia, Brasília, e Anápolis. Em breve, estará divulgando sua arte em São Paulo. Ísis Mourão explica que ele é mais um artista no Circuito Nacional , divulgando as potencialidades das artes da cidade de Marabá.
CONVITE – PRESTIGIE A ARTE EM MARABÁO coquetel de Abertura da exposição denominada “Secreto” será nesta sexta-feira, 27, às 1930h, na Galeria Vitória Barros, localizada na Av. Itacaiúnas, Novo Horizonte.
A exposição é aberta ao público. Escolas e entidades que desejarem visitar deverão contactar pelo telefone: 3324.1258 nos horários de 8h às 12h e 14h às 17h.
A exposição conta com a curadoria do colegiado de artistas da ARMA e textos de Rosana Salame. Como parte da programação anual da GAMMA conta com o patrocínio da Prefeitura de Marabá em parceria com a Secretaria de Cultura e Desporto, tendo apoio da Galeria Vitória Barros, DETUR, Galpão de Artes de Marabá e Talentus.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas