14 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1268

NOVOS EMPREGOS NA SAÚDE

No último fim de semana a Secretaria de Administração (Semad) convocou 143 aprovados no Concurso Público 01/2005 para trabalharem no Hospital Materno Infantil (HMI) a ser inaugurado até fevereiro. Os convocados devem comparecer naquela secretaria até 7 de fevereiro, sob pena de perder a vaga.

A convocação é para 65 servidores gerais; 40 técnicos em enfermagem; seis laboratoristas de análise clínicas; cinco farmacêutico-bioquímicos; quatro auxiliares de enfermagem; quatro copeiros; quatro cozinheiros; cinco agentes de portaria; dois motoristas; uma telefonista (agente de comunicação); duas nutricionistas; um fisioterapeuta; um enfermeiro; um psicólogo; e dois biomédicos.

Instalado em local privilegiado da Marabá Pioneira, com 1.112,14 m² de área construída, em linhas gerais, consta da estrutura física do HMI um ambulatório, laboratório de patologia clínica, sala de raios-x, farmácia básica, cozinha, lactário, central de material esterilizado, UCI Neonatal, enfermarias, centro obstétrico, lavanderia, setor administrativo e necrotério.

As enfermarias ocupam dois blocos, com o total de 36 leitos, quatro a mais do que a área do Hospital Municipal (HMM) destinada à obstetrícia: bloco A, com 19 leitos; e bloco B, com 17 leitos. Enquanto o Centro Obstétrico é composto de vestiário, posto de enfermagem, três salas de pré-parto, com um total de seis leitos; duas salas de parto normal, uma sala de recuperação pós-anestésica, com dois leitos; e duas salas de cirurgia.

SAMU TEM FINAL DE SEMANA MOVIMENTADO

Dentro da rotina de final de semana do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – dois atendimentos chamaram a atenção dos socorristas, pela forma como eles aconteceram. Trata-se de duas quedas de altura. Uma delas, de cerca de oito metros, ocorreu nas dependências do Frigorífico Bertin e outra de um poste de iluminação pública.

No Bertin, ao tentarem instalar um equipamento, a estrutura despencou com seis servidores. Cinco deles foram parar no Hospital Municipal e um, em estado grave, foi para o Regional. O transporte dos acidentados foi dividido, três pessoas foram transportadas numa ambulância do próprio frigorífico e três pelo Samu, incluindo aquela que está no HR – Hospital Regional.

Quando tentava fazer alguma coisa num poste de iluminação, na área na Av. Belém-Brasília (São Félix) um homem foi eletrocutado e caiu de aproximadamente 15 metros. Conseqüência: foi levado pelo Samu para o HR em estado grave.

No trânsito, também ocorreu duas situações inusitadas, mas ninguém que o Samu tenha socorrido morreu de imediato. As ocorrências que mais chamam a atenção foi à coincidência de dois acidentes de moto no mesmo local, a rotatória do Posto Verdes Mares. Se não bastasse, num deles, um elemento provavelmente alcoolizado levava duas crianças de carona, empinou o veículo e deixou os menores estendidos no chão, sem socorrê-los.

Segundo dados do Samu, a maioria das inconseqüências no trânsito de Marabá acontece com motociclistas, no horário de zero às 6h da manhã, são elas: dirigir sem capacete, alta velocidade e alcoolizado. Devido a esse tipo de ocorrência os servidores do Samu estão fazendo um trabalho educativo, chamando a atenção dos infratores com um megafone.

TESTE DO PEZINHO

A Secretaria de Saúde deve ultrapassar a meta de Teste do Pezinho de crianças nascidas de residentes em Marabá no ano passado, alcançando índice de superior a 96%, considerando que o acertado com o Estado é somente 90%. Até novembro nasceram 3.905 bebês de mães que fizeram pré-natal nas unidades de saúde do município, faltando computar apenas os nascidos em dezembro.

O teste é obrigatório a todas as crianças recém-nascidas, a partir das 48 horas de vida até 30 dias do nascimento. E tem como finalidade a descoberta precoce e tratamento imediato de possíveis efeitos da Fenilcetonúria e Hipotireoidismo congênito. Somente através do exame é possível saber se um bebê será ou não acometido por uma dessas doenças, que só apresenta os sinais entre o sexto e oitavo mês de vida.

A Fenilcetonúria se caracteriza pela falta de uma enzima em maiores ou menores proporções, impedindo que o organismo metabolize e elimine o aminoácido fenilalanina. Este, em excesso no sangue é tóxico, atacando principalmente o cérebro, causando deficiência mental.

O Hipotireoidismo congênito é também causado pela falta de uma enzima, impossibilitando que o organismo forme o T4, hormônio tireoidiano responsável pelo crescimento e desenvolvimento de todo o organismo inclusive do cérebro, sendo a deficiência mental uma de suas manifestações mais importantes.

EDITAL DE LICITAÇÃO

A Comissão Permanente de Licitação, localizada na secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), informa a realização do Processo Licitatório N.º 006/2008/CPL/SEVOP, na modalidade Concorrência N.º 001/2008. A abertura será dia 15 fevereiro, às 15 h. O objeto é a locação de maquinários destinados à execução de serviços de limpeza urbana e terraplenagem no município de Marabá.

A licitação será custeada com recursos próprios da prefeitura. Maiores informações na Sevop, localizada na BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.

LOCAÇÃO DE TRATORES

No dia 31 de janeiro, às 10h, será a abertura da Tomada de Preços N.º 001/2008/CPL/SEVOP cujo objeto é a locação de 2 tratores de esteiras com potência mínima da 170hp destinados à execução de serviços gerais no Aterro Sanitário de Marabá.

O prefeito Sebastião Miranda tem a preocupação constante em manter a cidade limpa, para melhor qualidade de vida de seus moradores. A limpeza pública é feita constantemente em Marabá, o que evita doenças e torna a vida mais saudável. A locação dos tratores através do Processo de Licitação n.º 008/2008 vem contribuir com o serviço de limpeza na cidade e será custeada com recursos próprios do município.

PREPARATIVOS PARA O CARNAVAL

A Secdetur faz os preparativos para o Carnaval 2008 em Marabá. O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira reuniu-se com parceiros que ajudam na organização da Folia no dia 11, para oficializar a participação das demais secretarias municipais e também com os militares que cuidam da segurança no corredor da folia.

Wilson informa que o desfile de blocos terá início sempre às 20h, nos dias 2 e 3 de fevereiro, mas a programação está prevista para encerrar às 4h da manhã. Enquanto nos dias 5 e 6 a previsão é que a festa encerre às 5h.

PARTICIPAÇÃO DOS ÓRGÃOS NA FOLIA 2008

Na reunião com os parceiros que ajudaram a fazer o Carnaval 2008 em Marabá, o secretário Wilson Teixeira falou da importância de cada órgão presente. O DMTU fará o controle do trânsito durante os 4 dias de folia e desenvolverá campanha educativa com distribuição de adesivos durante a semana de Carnaval.

O comandante do DMTU, Antonio Araújo, informou que serão destacados cerca de 25 agentes para trabalhar nas quatro noites de folia.

A secretaria municipal de Meio Ambiente (Semma) também fará campanha educativa através da distribuição de 30 latões às margens da orla para recolhimento do lixo, além da instalação de banheiros químicos.

Major Silva, subcomandante do 4º BPM disse que cerca de 60 policiais militares deverão atuar no corredor da folia. Mas o número pode ser ampliado porque o 4º BPM aguarda o reforço de aproximadamente 30 militares a mais para este período. O Corpo de Bombeiros Militar vai disponibilizar 31 soldados para o período carnavalesco em Marabá. O delegado de Polícia Civil Luiz Paulo Galrão Filho disse que aguarda novos policiais concursados para reforçar sua equipe e que devem chegar antes do carnaval.

BIOESPELEOLOGIA

A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) faz a contratação de profissionais para a realização de estudos específicos em bioespeleologia em cavidades naturais a serem realizados na Serra dos Carajás. As profissionais contratadas são: Regina Bessi (Contrato n°. 130/2007); Renata de Andrade, (Contrato nº. 131/2007); Flávia Pellegatti Franco (Contrato nº. 132/2007). O trabalho tem vigência de 03 meses. Os contratos obedecem ao Processo N°. 004/2007 de Inexigibilidade de licitação.

O trabalho será custeado com recursos do Convênio 001/2004, firmado entre a FCCM e Vale.

TEMPO E NÍVEL DO RIO

O Canaldotempo.com prevê para hoje e os próximos 10 dias a ocorrência de trovoadas esparsas, com possibilidade de chuva em torno de 50%, sendo o mais provável para esta segunda-feira ocorrer precipitação até às 21 horas. A temperatura segue amena com máxima de 31ºC nesta sexta-feira.

Segundo o site Climatempo, o volume de chuva previsto para hoje, 14, é muito baixo, cerca de 5mm, mas a tendência é aumentar a partir de amanhã, podendo chegar a 20mm na quinta-feira (17).

O Rio Tocantins, em ligeira elevação, não representa perigo ao nível dos 4,38 metros na manhã de hoje. Nível de alerta aos 10 metros, para começar a incomodar as populações de áreas inundáveis.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas