23 maio 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1121

CLUBE DE MÃES SERÁ NÚCLEO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
O velho prédio do Clube de Mães, localizado na R. 5 de abril, Marabá Pioneira vai se transformar em um Núcleo de Educação Infantil (NEI) e terá salas destinadas ao trabalho beneficente das mães sócias do antigo clube.
A decisão foi tomada em reunião no auditório do colégio Judith Gomes Leitão, na sexta-feira, 18, com a presença da vereadora Vanda Américo e das antigas associadas do Clube, que buscavam parceria com a prefeitura para a criação do NEI.
Na reunião, várias associadas manifestaram-se favoravelmente a idéia de Vanda Américo, principalmente porque o Hospital Materno-Infantil (HMI) está prestes a começar a funcionar. E o prédio do antigo Clube de Mães está localizado às suas proximidades.
O prefeito Tião Miranda disse que se todo o processo burocrático andar rápido, o prédio será construído ainda este ano, sendo mais um espaço na revitalização arquitetônica pela qual passa o núcleo pioneiro. Na ocasio, citou a transformação do antigo Mercado Municipal em Biblioteca Pública Municipal. Projeto este orçado em mais de R$500 mil, que também vai começar a ser feito este ano, sem contar a continuação da obra da orla, que segue agora em direção ao bairro Francisco Coelho.
Creusa Salame sugeriu que o espaço continue a se chamar Clube de Mães e que tenha placa com nome da primeira diretoria do clube. Creusa também pediu que o palco seja mantido no novo projeto arquitetônico.
A vereadora Vanda Américo disse que a decisão representa uma vitória aos anos de luta para transformar o prédio num centro que atendesse a Educação Infantil e também outros projetos sociais, revitalizando aquela área.
REAJUSTE NÃO FOI VOTADO
Previsto para ser votado hoje na Câmara Municipal de Marabá (CMM), o reajuste salarial linear de 6%, proposto pelo prefeito Tião Miranda a todos os servidores municipais que ganham acima de um salário mínimo, poderá ser votado amanhã, 23 de maio. Antes, porém, será analisado por algumas comissões internas da Câmara.
Servidores públicos fizeram manifestação em frente à CMM e uma comissão de lideranças do comando de greve foi recebida pelos vereadores com objetivo de evitar que fosse votado o reajuste nesse patamar, considerado irrisório pelos manifestantes que pedem 12% para todos os servidores mais um abono referente ao Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica) para os professores.
O prefeito Tião Miranda dará uma entrevista amanhã dando detalhes sobre o reajuste salarial. No pronunciamento a uma rádio local ele dirá que este foi o máximo a que pôde chegar, porque qualquer percentual acima desse patamar extrapola o limite exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
REAVALIANDO A SAÚDE II
Dentre as discussões para a melhoria do atendimento na saúde pública está o defasado valor dos serviços médicos pelo SUS. Como o serviço médico particular não tem condições de atender ao paciente pelo valor irrisório que governo paga, este vai imobilizando recurso em prédios, equipamentos e mobiliário para fazer o serviço que deveria ser compartilhado com a iniciativa privada.
Por isso, está acontecendo em todo o Brasil uma campanha com vista à atualização da tabela de preços do SUS que hoje beira ao absurdo. Veja alguns exemplos a seguir:
Especialidade
Valores (R$)
SUS
Particular
CBHPM/Convênio
Consulta básica (Clínico)
2,04
100,00
42,00
Consulta cardiológica
7,55
100,00
42,00
Laqueadura
266,41
1.540,00
800,00
Parto normal
317,39
1.000,00
600,00
Parto à cesariana
443,68
1.740,00
1.200,00
CIRURGIAS ELETIVAS II
Em 2006 as cirurgias eletivas promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) beneficiaram 622 pessoas, sendo 456 procedimentos de catarata e 166 cirurgias de varizes. Para este ano estão previstos 1.148 atendimentos, distribuídos em 766 cirurgias de catarata, 262 de varizes e 120 laqueaduras.
A novidade, este ano, é a laqueadura (ligação de trompas) cuja paciente obrigatoriamente tem de passar pelo Programa de Planejamento Familiar, mantido no Crismu – Centro de Referência Integrada à Saúde da Mulher – localizado na Folha 33. A cirurgia é realizada somente no Hospital Municipal de Marabá, que é a única de casa de saúde do município autorizada pelo SUS para este tipo de cirurgia gratuita.
As pessoas inscritas nesses programas devem procurar os médicos com quem fizeram a triagem para complemento do protocolo, incluindo agendamento da cirurgia: Catarata – Instituo da Visão e Clínica do Dr. Luiz Madeira; varizes: Hospital Santa Terezinha, através dos médicos Gabriel e Tatiana. Laqueadura (ligação de trompa): procurar inicialmente o Crismu, o qual agendará a cirurgia no Hospital Municipal.
Dúvidas sobre essa questão ligar para a coordenação do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria de Saúde. Fone 3324-2383.

JOGOS ABERTOS DO INTERIOR DO PARÁ
No dia 24, às 10h, a Secdetur e Seel (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer) reúnem-se no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, com desportistas do sudeste paraense, para tratar da realização do III Jogos Abertos do Interior do Pará a ser realizado em período próximo.
Segundo o coordenador de Desporto/Secdetur, Itamar Chaves, as modalidades são handebol, basquete, vôlei, futsal, atletismo e tênis de mesa (masculino e feminino).
CONVITE PARA SEMINÁRIO TURÍSTICO
A Prefeitura de Marabá e Companhia Paraense de Turismo (Paratur) convidam a comunidade para participar do Seminário de Marketing e Qualificação dos Serviços Turísticos e da Oficina de Calendário de Eventos, a ser realizado nos dias 24 e 25 de maio, das 14h às 18h. No auditório da Escola Estadual Judith Gomes Leitão, Tv. Santa Terezinha, Centro. O público-alvo são os organizadores e promotores de eventos, hotéis, pousadas, agências de viagens e empresas de transportes.
O cadastramento dos Prestadores de Serviços Turísticos será realizado nos dias 24 e 25, das 14h às18h, na sede do Detur, Tv. Carlos Leitão,290.
INSCRIÇÕES ANTECIPADAS PARA OFICINA – Vagas limitadas (94) 3222-5238/3321-1829; INSCRIÇÕES PARA SEMINÁRIO E INFORMAÇÕES DAS PALESTRAS (94)3321.1829/3322.5238 ou e-mail detur@maraba.pa.gov.br. Haverá entrega de certificados de participação.
RARIDADE NUMA REDAÇÃO
Recém-aprovada na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nossa colega de redação Vânia Gurgel é jóia rara no meio jornalístico de Marabá. Ela tem três cursos superiores (Licenciatura em Língua Portuguesa – Letras–, bacharelados em Direito e em Comunicação Social). Pelo menos dois cursos ela vinha desempenhando a contento e, sobre o terceiro, ainda está sonhando para descobrir o que vai fazer (passou as últimas noites estudando).
Certo é que, a partir de agora, tem melhores condições de concorrer em concursos de maior remuneração que de professor e jornalista de redação. Parabéns por mais este degrau que subiu em sua vida e muito sucesso nas profissões que escolheu.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas