02 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO N° 1260

REVEILLON NA ORLA

O Reveillon do Povo na Orla do Tocantins foi o grande sucesso de Marabá na virada do ano. A Secdetur fez uma grande festa que iniciou às 21h do dia 31 de dezembro e prosseguiu pela madrugada de 2008, com animação da Banda Maresia (Belém), Swing Moleque (Marabá), Nenzinha, uma dupla sertaneja e dois Dj’s. As apresentações com estilos musicais diferenciados agradaram todos os gostos.

No palco, o secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira fez a contagem regressiva para o ano novo no palco montado às proximidades da Praça São Félix. Em seguida foram 10 minutos de fogos de artifício multicoloridos e de diversos tipos, dispostos numa balsa no meio do rio, para maior segurança às pessoas.

Milhares de pessoas estiveram na orla na hora da virada. Na parte ampliada recentemente, no bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco) as famílias aproveitaram para montar a ceia de fim de ano e ver os fogos de perto. Na Marabá Pioneira, de uma ponta a outra (bairro Santa Rosa ao Cabelo Seco) estava repleta de pessoas. Tendas armadas, DJ’s e ceias fizeram a animação de festas privês que se somaram a grande festa realizada pela prefeitura, na Orla Sebastião Miranda.

DEFESA DE AUTUAÇÃO NO TRÂNSITO

Em seu Informativo nº. 02, o DMTU explica que a Defesa da Autuação pode ser apresentada ao órgão até 15 dias contados a partir do recebimento da Notificação de Autuação (art. 3º, § 2º, Resolução 149/03). Caso o recurso de Defesa Prévia seja acolhido, o Auto de Infração será cancelado e arquivado. Se não acolhido o recurso, a multa será processada, mas o condutor poderá interpor recurso administrativo na Junta Administrativa de Recurso de Infração (Jari) até a data constante na Notificação de Aplicação de Penalidade (NAP) enviada ao proprietário do veículo.

Caso haja improvimento pela Jari, pode-se, ainda, impetrar novo recurso ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) que funciona no Detran em Belém.

Para a defesa é necessário apresentar ao DMTU, alem de suas razoes de defesa, cópia dos seguintes documentos: RG; Carteira de Habilitação; certificado de Registro e Licenciamento do Veículo; Notificação recebida pelo correio e auto de infração recebido no momento da autuação (se possível). Se o requerimento for assinado por terceiro ou o veículo pertencer a pessoa jurídica, deve-se anexar uma procuração para legitimar o representante da parte.

RAIVA ANIMAL SOB CONTROLE

Depois do surto de raiva animal ocorrido no período de julho/2006 até abril/2007, quando o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) registrou mais de 50 casos da doença, a maioria em cachorros, duas importantes campanhas de vacinação em massa, nas zonas rural e urbana, permitiram fechar 2007 sem ocorrência da hidrofobia.

As campanhas de vacinação do ano passado, por recomendação do Ministério da Saúde, foram realizadas nos domicílios, visto que os técnicos de vigilância em saúde perceberam que os donos de animais não estavam levando seus cães e gatos aos postos de vacinação. A última imunização contra a raiva, concluída na semana na sexta-feira, 28 de dezembro, vacinou mais de 32 mil animais, sendo 23.586 cães e 8.846 felinos.

Embora a vacinação de casa em casa esteja encerrada, os donos de cães e gatos podem vaciná-los diretamente no CCZ. A imunização se faz necessária a partir do 1º mês de vida do animal, devendo receber pelo menos mais uma dose do imunobiológico a cada ano. Marabá, por estar numa região endêmica para essa doença, porque a população convive permanente com morcegos hematófagos, os animais são imunizados a cada seis meses.

CIRURGIAS ELETIVAS 100% REALIZADAS

Marabá está no aguardo do Estado para firmar novo acordo para cirurgias eletivas. No ano passado, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou 100% do teto disponibilizado no projeto, totalizando 1056 cirurgias, com 695 operações de catarata, 274 de varizes e 87 laqueaduras.

O Estado, que demorou no repasse da primeira parcela desse convênio, fechou o ano atualizado, restando apenas à última parte, ainda por vencer até o final deste mês. Ocorrendo novo acordo será aberto período de triagem de novos pacientes. O programa de cirurgias eletivas (catarata, varizes e laqueadura) é custeado pelo Ministério da Saúde, Governo do Estado e município.

ARRUMANDO A CASA

Este mês, devido as férias da maioria dos servidores, a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da SMS ficará restrita a trabalho interno, retornando com força total em fevereiro. A fiscalização de açougues voltará à pauta daquela Divisão no que se refere à exposição de carnes, porque uma parte dos proprietários não vem cumprindo o que determina a lei.

Dentre aqueles que expõem o produto de forma irregular estão oito boxes da Feira da Folha 28. Em duas fiscalizações recentes, uma em outubro e outra em dezembro, aqueles açougueiros foram multados e tiveram mais de 300 quilos de carne apreendidos, mesmo assim ainda não se adequaram as normas.

Segundo o titular da Divisa, Daniel Soares, esta semana será enviado relatório situacional ao prefeito Tião Miranda sugerindo a interdição daqueles açougues, por se tratar de concessão de área pública.

FINAL DE ANO AGITADO

Enquanto uns se divertiam outros eram vítimas de acidentes e agressões, o que resultou em muito trabalho para o pessoal de plantão do Samu 192. No período de 29 de dezembro a 1º de janeiro foram mais de 40 atendimentos, com destaque para os acidentes de carro e moto, ou seja, o dobro das ocorrências n Natal.

No agitado período de Ano Novo o Samu esteve presente em 22 acidentes de carro e moto, 04 ferimentos por arma de fogo, 08 ferimentos por arma branca, 04 agressões e 04 quedas. Por época do Natal aquele setor registrou apenas 23 ocorrências, considerado dentro da normalidade, porque esse quantitativo é muitas registrado nos finais de semana normais.

ESTATÍSTICA ESCOLAR

A Semed recebe os dados das escolas municipais referentes ao número de alunos aprovados, reprovados e os matriculados em 2008. Os dados serão repassados ao MEC, através do setor de estatística/Semed para que o município continue a receber as verbas do Fundeb e do setor de alimentação escolar.

As estatísticas finais das escolas em 2007 vão revelar como está processo de ensino em Marabá. Os dados bimestrais das escolas fazem uma prévia sobre a aprovação e evasão. Mas os resultados exatos só poderão ser conhecidos quando cada escola apresentar a sua estatística final.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o site Climatempo esta quarta-feira será de sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite. Enquanto de amanhã (3) a domingo (06) os dias terão sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.

O canaldotempo.com prevê trovoadas esparsas no período de hoje a 11 de janeiro. Há maior chance de chuva à noite, a partir das 24h, quando a umidade relativa do ar se aproxima dos 100%. A temperatura máxima pode chegar aos 31ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas