25 abril 2008

Boletim Informativo Nº 1336

O Trabalho Continua
Marabá, sexta-feira, 25 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1336
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

DMTU ELABORA MAIS UM INFORMATIVO
Até o final da próxima semana o DMTU (Departamento de Trânsito e Transporte Urbano) deve distribuir mais um informativo à população, que em sua 4ª edição está cheio de dicas, principalmente ao condutor de veículos, que precisa ficar atento às notícias do órgão fiscalizador do trânsito na área urbana do município.
Dentre as principais informações, destaque para o novo prazo de fiscalização de capacetes, de acordo com a nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contan); defesa prévia e os serviços voluntários dos agentes de trânsito, em parceria com outras instituições, a exemplo das polícias Militar e Rodoviária Federal.
Os estudantes de Marabá devem ficar de olho no prazo de inscrição para obtenção da Carteira do Estudante, que vale meia passagem no sistema de transporte coletivo. Os formulários devem começar a ser distribuídos ainda este mês e a inscrição deve acontecer no período de 02 de maio a 30 de junho. Este ano, diferentemente do que tem ocorrido, a 1ª via da Carteira de Estudante é gratuita.
JAIME PINTO PROMOVE FESTA DA VACINAÇÃO
Hoje, 25, a partir das 3h da tarde, o Centro de Saúde Jaime Pinto abre sua campanha de vacinação do idoso para a qual está convidada a terceira idade do bairro Belo Horizonte. Quem se fizer presente será agraciados com música ao vivo, lanche e sorteio de brindes. Solange Freire, diretora daquele Centro de Saúde, promove pelo 5º ano consecutivo essa versão diferenciada do primeiro dia de vacinação.
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além da vacina da gripe, também vai disponibilizada imunização contra febre amarela e tétano em todos os centros de saúde. E ainda contra pneumococos para idosos abrigados ou internos em casas de saúde. No Jaime Pinto, ainda haverá verificação de pressão, mas não acontecerá hoje à tarde teste de glicemia, porque as refeições alteram o nível de açúcar no organismo.
O Dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso acontece amanhã, 26, quando todos os centros de saúde estarão recebendo a população de 60 anos ou mais. A SMS pretende imunizar aproximadamente de 12 mil pessoas.
Na zona urbana a vacinação do idoso começou ontem, com a imunização de mais de 170 pessoas cadastradas no Projeto Conviver, mantido pela Seasp – Secretaria de assistência Social da Prefeitura. A parceria com a SMS ainda ofereceu outros serviços de saúde como consultas médicas, procedimentos odontológicos, teste rápido de glicemia e verificação de pressão arterial.
MEDO DA VACINA
Mesmo os idosos mais esclarecidos e participam de atividades sócio-educativas, a exemplo dos cadastrados no Projeto Conviver, têm medo de tomar a vacina contra gripe. Segundo Onete Silva, coordenadora daquele projeto, muitos alegam que adoecem logo depois de tomar a vacina, em especial de gripe, embora isso seja atribuído a terem contraído virose antes do efeito da imunização, que acontece 12 dias depois da vacina.
Não estão descartadas algumas reações adversas, como febre e moleza, mas são exceções e mesmo assim passageiras. Os casos de contra-indicação são apenas para aquelas pessoas que têm alergia a ovo, porque a vacina é produzida em embrião de galinha, mesmo assim não há registro em Marabá desse tipo de reação alérgica.
EXPOSIÇÕES NA CASA DA CULTURA
O Museu Municipal de Marabá localizado na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) dispõe de exposições permanentes sobre temas ligados ao meio ambiente e patrimônio histórico-cultural. O roteiro das exposições permanentes traz:
1. Geologia – com aspectos sobre a formação de área geológica existente na região de São Félix, Marabá e Itupiranga. Nela existem pequenos lagos que comprovam essa afirmativa. A exposição aborda aspectos da formação geológica regional, hidrovia do Araguaia Tocantins, garimpos e hidrelétricas.
2. Arqueologia – o Núcleo de Arqueologia e Etnologia de Marabá tem 325 sítio arqueológicos documentados na região.
3. Espeleologia – o Grupo Espeleológico e o Núcleo Espeleológico de Marabá tem documentado o mundo subterrâneo da região há 18 anos.
4. Botânica – Os vários ecossistemas da região são catalogados em fotos e vídeos nesta exposição.
5. Zoologia – mais de 600 animais vertebrados, inclusive os ameaçados de extinção, são apresentados nesta exposição. A fauna diversificada começa com pequenos insetos até grandes jacarés.
6. Antropologia – dados sobre o homem da floresta, o índio e o homem tecnológico. Sua memória é registrada através de trabalhos e textos.
7. Ciclos Econômicos – produtos extraídos da Amazônia: caucho, castanha, madeira, plantas medicinais, diamante, ouro e ferro. A intenção é levar o conhecimento dos ciclos econômicos importantes da história da região.
8. Orquidário Margareth Mee – fundado em 1992 pela Sociedade dos Orquidófilos de Marabá é mantido na Casa da Cultura, com cerca de 480 exemplares de orquídeas da região.
O presidente da FCCM, Noé von Atzingen fala de outras iexposições permanentes que existem como a Pinacoteca Pedro Morbach; Lendas da região; Casa do Castanheiro; Artes Plásticas e Árvores Nativas.
COOPERAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA
A UFPA renovou com a Fundação Casa da Cultura de Marabá o Convênio de Cooperação Técnico-Científica para 2008. O convênio tem como objetivo a realização de projetos conjuntos de pesquisa e extensão, visando o desenvolvimento da Região Amazônica.
NÍVEL DO TOCANTINS
As chuvas, localizadas praticamente na área do sudeste para o norte do Pará, não estão sendo capazes de aumentar o nível do Rio Tocantins, que de ontem para hoje baixou de 9,90 metros para 9,84 metros. O último boletim (24/04/2008) da Eletronorte segue com previsão de vazante.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1335

O Trabalho Continua
Marabá, quinta-feira, 24 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1335
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

VELHA MARABÁ SERÁ RECAPEADA
Melhorar o fluxo de veículos e pedestres, beneficiar o comércio e recuperar vias que sofreram desgaste com as intensas chuvas e inundação, são alguns dos motivos que levaram o prefeito Tião Miranda a autorizar o recapeamento asfáltico de diversas ruas da Marabá Pioneira.
Dentre as vias que foram ou estão recebendo benefício estão Barão do Rio Branco, Getúlio Vargas, Magalhães Barata, Norberto de Melo, 5 de Abril, Antônio Maia, 13 de Maio, Carlos Gomes Leitão, João Abade, Travessa do Hospital, 15 de Novembro, Bartolomeu Igreja e Santa Terezinha.
Embora exista previsão de compor o recurso com outras fontes, a prefeitura está tocando o serviço com recursos próprios, porque a intenção é recuperar agora para evitar maior prejuízo no futuro, tanto aos cofres públicos como a terceiros.
VACINAÇÃO COMEÇA SEASP
Os idosos cadastrados no Projeto Conviver, mantido pela Seasp – Secretaria de assistência Social da Prefeitura – serão os primeiros a participar da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe na zona urbana, nesta quinta-feira, 24, nas dependências da Seasp. Trata-se de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, que além da vacinação oferece outros serviços de saúde como consultas médicas, procedimentos odontológicos, teste rápido de glicemia e verificação de pressão arterial.
O Conviver tem mais 480 idosos cadastrados, mas somente cerca de 300 participam rotineiramente das atividades promovidas pela Ação Social. A outra parcela é constituída de enfermos ou pessoas com idade muito avançada que não têm condições de se locomover até a Seasp, que oferece alfabetização, oficinas de artesanato, inclusão digital e lazer às quintas-feiras.
Segundo a coordenadora do Conviver, Onete Silva, também será oferecido lanche aos idosos e, como a ação de saúde se estenderá até o final da tarde, um sopão vai reforçar as energias daqueles que aguardam o atendimento a partir do meio dia.
O Dia “D” da campanha de vacinação contra gripe ocorre no sábado, 26, quando todos os centros de saúde estarão recebendo a população de 60 anos ou mais. A Secretaria de Saúde pretende imunizar aproximadamente de 12 mil pessoas.
Amanhã, 25, o Centro de Saúde Jaime Pinto abre sua campanha à tarde, a partir das 15h, quando os idosos também serão agraciados com música ao vivo, lanche e sorteio de brindes. Solange Freire, diretora daquele Centro de Saúde, recebe a turma da terceira idade do bairro Belo Horizonte em grande estilo na sua 5ª versão diferenciada.
TRANSFERIDA TERÇA-FEIRA AUDIÊNCIA DA CARNE
Prevista par acontecer ontem, 23, conforme Ofício nº 08/08, datado de 15/04/2008, da Presidência da Câmara Municipal, a palestra sobre a situação da carne bovina comercializada em Marabá foi transferida para o dia 29 deste mês, em razão da baixa presença dos edis e também para que tivesse maior abrangência na sociedade. O encontro, agora transformado em audiência pública, também deve contar com representantes da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), Secretaria Executiva de Agricultura do Pará (Sagri), Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ministério Público do Pará, Ordem dos Advogados do Brasil, dentre outros.
Tendo como principal palestrante o veterinário Neuder França da Silva, coordenador do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), de responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), a audiência pública vai discutir sobre a qualidade da carne bovina consumida em Marabá que, devido liminar concedida pela juíza Maria Aldecy de Souza Pissolati, teve a inspeção suspensa no final de setembro de 2007.
Segundo Neuder, a carne bovina sem inspeção sujeita a comunidade a diversas doenças: raiva, tuberculose, brucelose dentre outras. E para quem aprecia vísceras, o risco parece ainda maior. No decorrer de setembro do ano passado, o SIM condenou mais de 2000 vísceras bovinas: 1035 pulmões, 77 corações, 337 fígados, 687 rins e 27 línguas.
Ainda de acordo com Neuder, muitos animais sequer chegam ao abate, são condenados no pátio do frigorífico porque estão visivelmente doentes. No caso dos matadouros clandestinos, estes são os primeiros a ir para a mesa do consumidor.
NÍVEL DO TOCANTINS
Estabilizado nas últimas 24 horas em 9,90 metros, o nível das águas do Tocantins ameaça um repique devido ao volume de chuvas deste período, que se configura acima do previsto pela meteorologia. Mesmo assim, o boletim de hoje da Eletronorte prevê vazante até dia 29, quando a régua pluviométrica deve assinalar 9,57 metros.
PREVISÃO DO TEMPO
Segundo o canaldotempo.com, o período de hoje (24 de abril) a 3 de maio ainda está sujeito a trovoadas esparsas, ou seja, as chamadas chuvas de manga, que acontecem em espaços isolados. O aumenta da umidade relativa do ar, a partir das 23 horas, é o momento mais propício para chover em Marabá, a exemplo do que tem acontecido nos últimos dias.
O site climatempo.com prevê aumento do volume de chuva até domingo, 27, quando pode chover mais 50 milímetros neste período. Depois a quantidade de precipitação volta para cerca de 10 mm/dia.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1334

O Trabalho Continua
Marabá, quarta-feira, 23 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1334
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

POSSE DO PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DE ENGENHEIROS
O engenheiro civil e arquiteto Carlos Brito toma posse como presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do sul e sudeste do Pará (ASSEASPA) na sexta-feira, 25, às 19:30h. A cerimônia será no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Carlos Brito é servidor municipal, lotado na secretaria municipal de Planejamento, faz parte do Conselho Gestor do Plano Diretor e atua em projetos arquitetônicos em diversos pontos da cidade. Sua atuação serviu de base para a escolha pelos demais associados.
EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS E PLANO DIRETOR
Amanhã, 24 de abril, será realizada uma reunião do Conselho Gestor do Plano Diretor de Marabá, às 16h, na Câmara Municipal. A reunião é aberta a qualquer cidadão.
A pauta traz como itens principais a serem discutidos e votados: 1. Apresentação da proposta para LDO 2009, por Sebastião Almeida; 2. Apreciação da situação de um matadouro/frigorífico na área de expansão urbana na Nova Marabá (A área de expansão urbana no Plano Diretor está compreendida entre PA 150, rios Tocantins e Taurizinho); 3. Apresentação e discussão sobre o relatório técnico do Loteamento Residencial Morumbi.
Sebastião Almeida (Assessor de Planejamento e Orçamento e secretário executivo do Conselho Gestor), explica que a apreciação pelo Conselho das leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA) antes de encaminhadas à Câmara Municipal, é uma exigência da Lei do Plano Diretor. Maiores informação na Seplan, pelo telefone (94) 3323-6311.
PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA
No período de 02 a 07 de maio, o Departamento de Turismo em parceira com a Paratur realiza a Pesquisa de Demanda Turística Baixa Estação de Marabá.
A coordenadora do Detur, Ísis Mourão, informa que o Departamento está recrutando Pesquisadores/Estudantes, com idade a partir de 18 Anos, com Ensino Médio ou cursando 1º ano de Nível Superior, para trabalhar na aplicação de questionários no aeroporto de MARABÁ.
Os pesquisadores receberão treinamento e pagamento por aplicação de questionários. Inscrições no DETUR, no seguinte endereço: Trav. Carlos Leitão,290, Marabá Pioneira, de 8h às 14h ou pelos fones 3321.1829/3322.5238.
IDOSOS DO JAIME TÊM VACINA NA SEXTA
A vacina do idoso, destinada às pessoas de 60 anos ou mais, estará disponível em nos centros de saúde da zona urbana de Marabá neste sábado, 26 de abril, considerado o Dia "D" da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso que se estenderá até 16 de maio. Sob o tema "fique ativo, vacine-se contra a gripe", a imunização começou pela zona rural dia 15 deste mês e embora tenha a influenza como carro-chefe, também vai oferecer outros imunobiológicos, como o DT (contra difteria e tétano); contra pneumonia (pneumococos) – restrita a internos de hospital e asilos; e contra febre amarela.
O Centro de Saúde (CS) Jaime Pinto antecipa a abertura da Campanha na área urbana de Marabá para sexta-feira, 25 de abril, a partir das 15h (3 horas da tarde). O motivo da antecipação, segundo a diretora daquele CS, Solange Freire, é que ela recebe os idosos em grande estilo nos últimos quatro anos, quando realiza uma verdadeira festa, e ela acredita não ser possível preparar o evento, já em sua 5ª versão, para as 08 horas de sábado.
Para a festa de abertura da Campanha a diretora do CS Jaime Pinto convida a comunidade de 60 anos ou mais, residente no bairro Belo Horizonte, a comparecer na tarde da próxima sexta-feira para se imunizar, verificar a pressão arterial e também participar de um delicioso lanche, sorteio de brindes, música ao vivo (voz e violão – cortesia de Nilva Burjack) e outras atrações.
Solange tem um carinho todo especial com a pessoa idosa, gosta de fazer a abertura da campanha diferenciada, uma homenagem à turma da terceira idade, que além de receber o precioso imunobiológico, também participa de uma tarde festiva.
A intenção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar mais de 12 mil pessoas contra gripe. No ano passado a SMS chegou aproximadamente a 90% da meta estipulada com o Estado e o CS Jaime Pinto foi um dos poucos locais que conseguiu ultrapassar a quantidade de imunizações que lhe foi determinada.
SEASP TEM AÇÃO DE SAÚDE AMANHÃ
Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a Seasp – Secretaria de assistência Social da Prefeitura – realiza nesta quinta-feira, 24, uma ação integrada de saúde para os mais 400 idosos cadastrados no Projeto Conviver. A ação também faz parte da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, que além da imunização vai oferecer consultas médicas, procedimentos odontológicos, teste rápido de glicemia e verificação de pressão arterial.
Segundo a coordenadora do Conviver, Onete Silva, também será oferecido lanche aos idosos e, como a ação de saúde se estenderá até o final da tarde, um sopão vai reforçar as energias daqueles que aguardam o atendimento a partir do meio dia.
TFD TEM MAIOR REDUÇÃO EM RESSONÂNCIA
Depois de inaugurado o atendimento no Hospital Regional (HR) do Sudeste do Pará, em outubro/2006, era de se esperar uma redução significativa no Tratamento Fora do Domicílio (TFD), mas isso não aconteceu de forma generalizada, apenas uma parte dos procedimentos sofreu grande redução, a exemplo de ortopedia (76% em 2007 com relação a 2005), não só devido aos serviços do HR, mas também em função do contrato do IOSP – Instituto de Ortopedia do Sul do Pará –, que atua no Hospital Municipal de Marabá.
No âmbito geral a redução do TFD, em razão das especialidades, foi pouco significativa, passando de 1.817 transferências em 2005 para 1.715 em 2006 e 1.614 no ano passado, ou seja, diminuição de 12,57% em relação a 2005. Oncologia, por exemplo, segue aumentando, porque antes não existia em Marabá especialista nesta área, por isso, o paciente corria risco de morrer antes de ser diagnosticado. Agora existem cerca de três pessoas com formação nesse setor. Por isso, a média mensal de TFD referente à oncologia passou de 33,7 por mês em 2005 para mais de 35 em 2008. Os cânceres que mais geram transferências de tratamento no município são do colo do útero e próstata.
A mais expressiva redução do TFD ocorreu em Ressonância Magnética, que caiu de 111 registros em 2005 para apenas 07 em 2007, redução de 1,486% em dois anos. Enquanto um dos maiores aumentos aconteceu na área de cardiologia, em especial cateterismo, passando 26 ocorrências em 2005 para 114 casos em 2007, um aumento superior a 338%.
A maioria dos TFD vai para Belém, aproximadamente 92%, enquanto 8% seguem para outros Estados. No ano passado, Belém recebeu 1.483 pacientes de Marabá. O volume de pessoas que ainda precisam da capital do Estado para tratamento é muito elevado, por isso há necessidade de urgente aparelhamento das casas de saúde e mão-de-obra especializada para resolver os problemas no próprio município.
No caso da ortopedia, as situações que vão para Belém, são pela simples falta de convênio com o SUS, porque só alguns médicos têm condições de fazer, mas com pagamento particular ou pela falta de estrutura do Hospital Regional. Trata-se de fraturas de crânio e joelho.
ENCONTRO DE COORDENADORES
Em Brasília, no período de 22 a 25 de abril, acontece o Encontro Nacional dos Coordenadores Estaduais, Municipais e Centros Colaboradores em Alimentação e Nutrição de 2008. O município de Marabá será representado pelo nutricionista Francisco Saraiva Pereira, responsável pela Divisão de Nutrição da SMS.
O evento, antes restrito às capitais, este ano também contempla municípios com mais de 200 mil habitantes. Marabá, para efeito de saúde, tem estimativa de 209 mil habitantes, por isso está enviando seu representante. Fazem parte da temática os seguintes assuntos: Mais Saúde, Nutrição nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Programa Saúde na Escola, Organização da Nutrição na Atenção Básica à Saúde, Indicadores do Pacto, SISVAN web, financiamento, entre outros.
A nutrição, conforme Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2007 (Ministério da Saúde), integra os Núcleos de Apoio à Saúde da Família, os quais têm como objetivo ampliar a abrangência e o escopo das ações da atenção básica, bem como sua resolubilidade, apoiando a inserção da estratégia de Saúde da Família na rede de serviços do SUS.
Comércio de alimentos – Em Belém, no período de 22 a 25 de abril, ocorre o curso sobre Fundamentos de Higiene e Sanitização em Estabelecimentos de Produção, Industrialização e Comercialização de Alimentos. Participam Daniel Soares da Silva, Sandro Gava e Vandecinda Monteiro de Souza, da Vigilância Sanitária de Marabá.
TEMPO E TEMPERATURA
A umidade relativa do ar aproxima-se de 100% a partir de 23h desta quarta-feira, 23, mas é no período de meia noite às 4 h de quinta-feira que Marabá e região terão maiores chances de precipitação, segundo análise a partir de dados do canaldotempo.com, ou seja, é provável que se repitam as condições de ontem para hoje.
Conforme o Climatempo, o volume de chuvas para os próximos três dias é baixo, cerca de 10 mm/dia. Para sábado e domingo pode ocorrer aumento para média superior a 20 mm/dia. A temperatura pode chegar a máximas de 34ºC de hoje a domingo.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1333

O Trabalho Continua
Marabá, terça-feira, 22 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1333
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

IPTU 2008
Começa a ser distribuído o boleto de pagamento do IPTU 2008 nos bairros da cidade. O contribuinte que ainda não o recebeu pode dirigir-se ao Centro de Arrecadação para apanhá-lo. O pagamento pode ser feito em cota única até 30 de abril com desconto de 10% ou em três parcelas iguais, nos dias 30 de abril, 30 de maio e 30 de junho.
A prefeitura tem um projeto de desenvolvimento para Marabá, onde cada ação exige planejamento. O prefeito Tião Miranda explica que a administração municipal é desenvolvida com responsabilidade e transparência. “Agora precisamos de sua parceria para juntos, construirmos uma Marabá bem melhor. Pague seu IPTU. É um gesto de cidadania. Investir em Marabá é melhor para nossa qualidade de vida.”
CASA DA CULTURA COMEMORA DIA MUNDIAL DO LIVRO
No dia 23 de abril comemora-se o Dia Mundial do Livro e também os Direitos do Autor. Segundo a tradição catalã, homens e mulheres trocam flores e livros nesta data. Para comemorar a data, o presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Noé von Atzingen informa que a biblioteca está aberta diariamente para pesquisas. Os estudantes têm acesso a atividades e encontros que são realizados no decorrer do ano, como o programa Amigo do Livro, que resgata o interesse da comunidade pelo hábito de ler.
A data é celebrada no mundo todo, instituída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em 1995, com o objetivo de mobilizar a leitura, a indústria editorial e a proteção da propriedade intelectual por meio do autor.
Noé explica que o livro nos dá um mundo de palavras e imagens que nos fazem viajar. “São o registro do escrito do que existe à nossa volta, do que a nossa imaginação é capaz de produzir”.
O livro é sempre um instrumento de trabalho, abre para o intelecto um campo imenso de atividades nas quais investimos o nosso talento natural, preenchendo as horas ociosas com leitura de grandes aventuras e também abrindo portas para os concursos de altos cargos públicos.
ANIVERSÁRIO DE BOM JESUS DO TOCANTINS
A prefeita de Bom Jesus do Tocantins Lucilene Veras convida o prefeito Tião Miranda a participar do 20º aniversário de Bom Jesus do Tocantins. O aniversário traz o tema “20 Anos de Amor Por Tocantins” com uma programação de 06 a 11 de maio incluindo Torneio de Futsal, missa em ação de graças, shows com bandas Tempero do Calypso e Líbanos, grupo folclórico Sabor Marajoara, Cavalgada, homenagem às mães, bingo beneficente e show com banda Swingueiros do Forró.
Dia 7 de maio a Ação de Graças em homenagem a Bom Jesus será às 19h, na Praça do Mercado Municipal, com show gospel de Marcos Feliciano.
AGENTES DE TRÂNSITO MIRIM
O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolvem o Projeto Agente de Trânsito Mirim - Anjos do Trânsito - cuja prioridade é o treinamento de alunos da rede pública, a fim de proporcionar a participação comunitária no exercício da cidadania, na prevenção de acidentes de trânsito.
A coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU Márcia Rosa disse que Agente de Trânsito Mirim é um projeto para formar multiplicadores da educação no trânsito integrados aos núcleos escolares aos quais pertencem os alunos.
Dez escolas participam do programa escolhidas pelo critério de circulação, ou seja, aquelas com maior movimentação em seu entorno. No total são quarenta agentes de trânsito mirins, quatro de cada escola.
Entre os objetivos do projeto está a conscientização de crianças e adolescentes quanto à importância do conhecimento das leis de trânsito e, de como elas ao serem transgredidas resultam em perdas materiais e físicas para a sociedade.
GÁS PARA DESABRIGADOS
No sábado, 19, a Prefeitura de Marabá, através da Secretaria de Assistência Social (Seasp) entregou 400 recargas de gás de cozinha para os desabrigados da enchente no município. Todos os abrigos públicos (Feirinha, Z-30, Arraial do Povo de Deus, Campo da 33, Associação de Moradores da Folha 33 e barracões isolados na Marabá Pioneira) receberam o combustível.
A doação de gás, segundo Flávio Sousa, se justifica porque a maioria dos desabrigados receberam cestas básicas na sexta-feira, 18, mas não dispunha de combustível para o preparo da alimentação, tendo sido anunciada a possibilidade do prefeito também atender mais esse pedido.
Toda a alimentação e o gás de cozinha foram adquiridos no mercado local com recurso próprio do município. A ajuda só foi possível porque o prefeito decretou situação de emergencial em todas as áreas do município comprovadamente afetadas pela cheia, pelo prazo de 90 dias prorrogáveis, se necessário.
CAMPANHA DO IDOSO ATÉ 16 DE MAIO
A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, destinada às pessoas de 60 anos ou mais, tem início na zona urbana no sábado, 26 de abril, e se estenderá até 16 de maio. Sob o tema “fique ativo, vacine-se contra a gripe”, a vacinação começou pela zona rural dia 15 deste mês e embora tenha a vacina influenza como carro-chefe, também vai oferecer o imunobiológico DT (contra difteria e tétano); contra pneumonia (pneumococos) – restrita a internos de hospital e asilos; e contra febre amarela.
Abertura antecipada – A diretora do Centro de Saúde (CS) Jaime Pinto, enfermeira Solange Freire, vai antecipar a abertura da Campanha Nacional de Vacinação na área urbana de Marabá para sexta-feira, 25 de abril, a partir das 15h (3 horas da tarde). Embora o dia "D", acompanhando as demais regiões do Brasil, seja no sábado, 26. O motivo da antecipação é que Solange gosta de receber os idosos em grande estilo, uma verdadeira festa, e ela acredita não ser possível preparar o evento, já em sua 5ª versão, principalmente o lanche, para às 8h da manhã.
Para a festa de abertura da Campanha do Idoso Solange convida a comunidade de 60 anos ou mais, residente às proximidades do CS Jaime Pinto, a comparecer na tarde da próxima sexta-feira para se imunizar, verificar a pressão arterial e também participar de um delicioso lanche, sorteio de brindes, música ao vivo (voz e violão – cortesia de Nilva Burjack) e outras atrações.
Solange tem um carinho todo especial com a pessoa idosa, gosta de fazer a abertura da campanha diferenciada, uma homenagem à turma da terceira idade, que além de receber o precioso imunobiológico, também participa de uma tarde festiva.
A intenção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar mais de 12 mil pessoas contra gripe. No ano passado a SMS chegou aproximadamente a 90% da meta estipulada com o Estado e o CS Jaime Pinto foi um dos poucos locais que conseguiu ultrapassar a quantidade de imunizações que lhe foi determinada.
COMEÇA ASFALTO NA SORORÓ
O primeiro quarteirão da Rua Sororó, localizado entre a Avenida Itacaiúnas e Rua Miguel Davi, já está com a camada básica de pixe (implimação), para receber posteriormente a pavimentação definitiva. O serviço de drenagem já está concluído e, conforme os técnicos da obra, o asfaltamento deverá ser concluído nos próximos dias.
A rua que fará ligação entre a Avenida Itacaiúnas e Avenida 2000, de onde a Sororó passa a ser denominada de Avenida São Paulo, também deverá ter algumas transversais pavimentadas na parte alta. Quanto às demais, não está descartado que venham a ser beneficiadas com asfalto, mas o prefeito Tião Miranda ainda não deu sua palavra final sobre essa possibilidade de imediato.
AGRICULTURA FAMILIAR
Nos meses de março e abril as patrulhas mecanizadas da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) beneficiaram terras para o cultivo de feijão, porque muitos micro-produtores estão de olho nos preços do grão, que se elevaram em mais de 50% nos últimos seis meses, por isso, cerca de 15% das áreas beneficiadas para a safra 2007/2008 foram reservadas para feijão caupi.
O maior volume de terras mecanizadas, cerca de 50%, foi destinado ao milho, seguido de mandioca, com aproximadamente 36% do total de 423,5 hectares (ha). Segundo o agrônomo Deibson Varanda, a produção de milho em terra mecanizada tem média de 45 sacas de 60 quilos por ha. Mas se o produtor aplicar rigorosamente as técnicas previstas, pode chegar a mais de 100 sacas por hectare.
Cada micro-agricultor familiar plantou até três hectares. A Seagri também atendeu alguns médios produtores. Foram atendidos, dentro outros, as seguintes comunidades e Projetos de Assentamento: Belo Vale, Palmeira Jussara, Burgo, Santa Rita, Brejo do Meio, Serra do Encontro, PA Princesa, Alegria, Boa Esperança do Burgo (Km 21 da Transamazônica), Sabino São Pedro (Região de São Félix/Geladinho).
Também foram contempladas diversas comunidades na região do Rio Sororó, a exemplo da Vila Canaã, Piquiá I e II, Cedrinho, Lajedo, PA Lajedo II, Sombra da Mata, Monte Sinai e PA 26 de Março (Fazenda Cabaceira).
TEMPO E TEMPERATURA
Para o período de hoje (18) a quinta-feira (24) é esperado um baixo volume de chuva, média de seis milímetros de chuva/dia, de acordo com o site Climatempo. Para a sexta-feira e sábado pode chover 27 milímetros. Em conseqüência da pouca precipitação a temperatura sobe, podendo a máxima chegar 35ºC amanhã.
Segundo o canaldotempo.com, a maior possibilidade de chuva acontece a partir de 11h da noite. Em Marabá e região, embora com poucas nuvens de chuva, podem ocorrer trovoadas esparsas.
TOCANTINS DEIXA NÍVEL DE ALERTA
A régua pluviométrica da Portobrás assinalava o nível das águas do Rio Tocantins, às 7h30 da manhã de hoje, exatos 10 metros acima do nível normal, ou seja, 28 centímetros a menos que a medição na manhã de sexta-feira, 18. Desta forma, a partir desse ponto, as águas saem da posição de alerta.
Conforme Boletim da Eletronorte desta terça-feira, até 27 de abril o Tocantins está ao nível de 9,46 metros. E como as chuvas previstas não devem influir na vazante, agora podemos considerar encerrada a enchente de 2008, com nível máximo de 11,62.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1332

O Trabalho Continua
Marabá, sexta-feira, 18 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1332
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

PREFEITURA DOA 500 CESTAS BÁSICAS
Depois de decretar Estado de Emergência para algumas áreas inundadas de Marabá, em razão do nível das águas dos rios Tocantins e Itacaiúnas atingir 11,60 metros, o prefeito Tião Miranda autorizou a compra de 500 cestas básicas com recurso próprio do município, e as distribui através da Secretaria de Assistência Social (Seasp) no decorrer desta quarta-feira, 17 de abril.
Pelo Decreto Municipal nº 310/2008 - GP Tião Miranda estabeleceu a situação de emergencial em todas as áreas do município comprovadamente afetadas pela cheia, pelo prazo de 90 dias prorrogáveis, se necessário, justificando que a enchente tem provocado danos materiais, desastres, prejuízos econômicos e sociais à cidade, principalmente às pessoas mais necessitadas.
Para a entrega da alimentação a Seasp fez levantamento de dados na Velha (Feirinha), Colônia Z-30 e partes mais altas do bairro Santa Rosa, para onde diversas famílias buscaram abrigo e ainda na Nova Marabá, Folha 33 (Arraial do Povo de Deus) e atrás do antigo Posto Medalhão.
Segundo o secretário de Assistência Social, Flávio Souza, outros pequenos abrigos pulverizados pela Nova Marabá também receberam o benefício, assim como o pessoal da Vila Socó, ao lado da Ponte do Itacaiúnas, cujas famílias não foram desabrigadas, mas estão flageladas em razão do local de trabalho está submerso.
Ainda de acordo com Flávio, o prefeito estuda a possibilidade de distribuir Vale-gás para algumas famílias que, embora tenham recebido a cesta básica, não têm como preparar a alimentação devido à falta do combustível para acender o fogão.
CAMPANHA DO IDOSO NO CS JAIME PINTO
A diretora do Centro de Saúde (CS) Jaime Pinto, enfermeira Solange Freire, vai antecipar a abertura da Campanha Nacional de Vacinação na área urbana de Marabá para sexta-feira, 25 de abril, a partir das 15h (3 horas da tarde). Embora o dia "D", acompanhando as demais regiões do Brasil, seja no sábado, 26. O motivo da antecipação é que Solange gosta de receber os idosos em grande estilo, uma verdadeira festa, e ela acredita não ser possível preparar o evento, já em sua 5ª versão, principalmente o lanche, para às 8h da manhã.
Para a festa de abertura da Campanha do Idoso, que tem como carro-chefe a vacina contra gripe (Influenza), Solange convida a comunidade de 60 anos ou mais, residente às proximidades do CS Jaime Pinto, a comparecer na tarde da próxima sexta-feira para se imunizar, verificar a pressão arterial e também participar de um delicioso lanche, sorteio de brindes, música ao vivo (voz e violão – cortesia de Nilva Burjack) e outras atrações.
Solange, que embora seja nova tem um carinho todo especial com a pessoa idosa, gosta de fazer a abertura da campanha diferenciada, uma homenagem à turma da terceira idade, que além de receber o precioso imunobiológico, também participa de uma tarde festiva.
A intenção da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é imunizar contra gripe cerca de 12 mil pessoas na faixa etária dos 60 anos ou mais. No ano passado a SMS chegou a mais de 90% da meta estipulada com o Estado e o CS Jaime Pinto foi um dos poucos locais que conseguiu ultrapassar a quantidade de imunizações que lhe foi determinada. (Foto - Arquivo CS – Idosos no CS Jaime Pinto na última campanha de vacinação)

POPULAÇÃO QUER LOMBADAS SINALIZADAS
A Rua Rio Vermelho que até a semana passada era pouco usada por veículos, devido aos desnivelamentos causados pelas saliências da velha pavimentação em concreto, agora, de asfalto novo, está com tráfego bem significativo. Ocorre que cerca de seis lombadas ao longo daquela via ainda persistem e a população, embora contente com a nova pavimentação, gostaria que o DMTU às sinalizasse.
É bom que se frise que muitas lombadas dos logradouros de Marabá são anteriores à atual legislação de trânsito. É o caso daquelas existentes na Rio Velho, construídas fora do padrão legal, e que por fazia com que motoristas evitassem de trafegar por ali. Agora, mesmo atenuadas com o recapeadmento, ainda podem danificar veículos e causar acidentes aos transeuntes, porque se tornaram praticamente invisíveis no asfalto.
Diante da situação, é conveniente que o Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) providencie sinalização horizontal, característica de lombada, em todos aqueles redutores de velocidade. Isso vai facilitar aos condutores de veículos, incluindo aqueles em trânsito por Marabá, que desconhecem os tais desnivelamentos a evitar possíveis acidentes. (Foto/legenda – Rio Vermelho – Pelo que capta esta foto a Rio Vermelho não tem lombadas)
SORORÓ VAI SER ASFALTADA LOGO
Enquanto uma equipe fazia, na tarde desta quarta-feira, 17, os últimos arremates na drenagem, em especial as finalizações de acesso de águas pluviais das ruas transversais, na área baixa, outra turma dava início ao serviço de terraplanagem e compactação (área de cima) da Rua Sororó para receber a camada asfáltica básica.

Conforme os técnicos da obra, o asfaltamento daquela via depende do volume de chuva e se tudo ocorrer dentro do esperado, ou seja, se as águas de abril não atrapalharem, é provável que aquela via esteja completamente asfaltada até o próximo final de semana (26 de abril) fazendo a ligação com a Avenida 2000, de onde a Sororó passa a ser denominada de Avenida São Paulo e que foi recentemente pavimentada.
Indagado a um dos engenheiros da Prefeitura acerca do asfaltamento das transversais que fazem ligação da Avenida Manaus à Rua Sororó, este disse que também devem ser pavimentadas em seguida algumas dessas vias na parte alta. Quanto às demais, não está descartado que venham a ser beneficiadas com asfalto, mas o prefeito Tião Miranda ainda não deu sua palavra final sobre essa possibilidade de imediato.
Pelo sim pelo não, é certo que todas as vias próximas serão beneficiadas com terraplenagem, até porque precisam se nivelar com a Sororó, sob pena da população residente nestas ramificações sofrer constantes alagamentos. Foto: terraplenagem – Sororó rumo aos asfalto)
SESPA ENCERRA TREINAMENTO DO CÂNCER
O treinamento sobre câncer promovido pela Secretaria Executiva de Saúde do Pará (Sespa) aos servidores da saúde de 21 municípios da 11ª Regional de Promoção Social (11ª RPS) encerra nesta sexta-feira. Trata-se de capacitação de agentes multiplicadores na área da 11ª RPS, ministrado pela Rede Paraense de Controle ao Câncer (RPCC), no sentido instalar núcleos municipais de voluntários para ajudar no combate essa doença degenerativa.
O mesmo conteúdo, composto de ampla temática, foi ministrado em Santarém em meados de 2007 e em Belém. As palestras são proferidas por médico do Hospital Ofir Loyola, referência de câncer no Pará, e coordenadores da RPCC, que buscam principalmente reduzir, através da prevenção, a incidência de câncer no Estado do Pará.

Acontece que o Ofir Loyola, por ser único hospital público do Pará referenciado em câncer, já não dá conta do número de acometidos por esse mal em todo o Estado. Para se ter uma idéia do volume de pacientes, só o município de Marabá encaminha (via TFD) mais de 30 pessoas/mês para tratamento de câncer naquele hospital. Por aqui, a maior incidência é de câncer de útero e próstata.
TEMPO E TEMPERATURA
Para esta sexta (18), são esperados 15 milímetros de chuva. A partir de amanhã, 19, esse volume cai para a média de 4mm/dia até terça-feira, 22 de abril. É o que prevê o Climatempo para Marabá. Em conseqüência da pouca precipitação vem o calor. Temperatura entre 23º e 33ºC no período.
A maior possibilidade de chuva nesta sexta-feira, segundo observação da estatística do canaldotempo.com, é depois das 20 horas, quando a umidade relativa do ar aproxima-se de 100%. Imagens de satélite mostram poucas nuvens de chuva próximas a Marabá e região, mas podem ocorrer trovoadas esparsas.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas