03 dezembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1243

SEGUNDA PARCELA 13º SALÁRIO ESTÁ NA CONTA

Os servidores municipais receberam a segunda parcela do 13º salário no sábado, 10. O prefeito Tião Miranda autorizou o depósito do salário na quarta-feira, no valor de R$ 1 milhão, 970 mil e 470 reais antecipando o pagamento que, por força de lei pode ser depositado até o dia 20 de dezembro. Em virtude de problemas administrativos internos, o Banco do Brasil só pode liberar o dinheiro no sábado.

Cerca de 2 milhões de reais, que serão distribuídos entre os 6 mil funcionários da prefeitura de Marabá, vai fazer uma grande diferença no comércio da cidade, segundo o prefeito Tião Miranda. A segunda parcela vai permitir que os funcionários possam saldar contas, fazer novas compras e preparar um bom Natal e final de ano. A prefeitura pagou a primeira parte do 13º (2milhões, 380 mil e 900 reais) num período estratégico, em julho, no auge do veraneio marabaense, dando condições para os servidores aproveitarem melhor as diversões da cidade.

Em setembro, os servidores da Educação também foram beneficiados com um abono extra no valor de R$1milhão, 939 mil e 98 reais, que a prefeitura liberou em favor dos profissionais que cuidam do setor educacional do município.

TURISMO DE NEGÓCIOS EM MARABÁ

O Departamento de Turismo/PMM participou da Feira de Indústria e Comércio de Marabá (FICAM), num stand com divulgações através de folders, cartões postais e vídeos, da cidade de Marabá. O tema principal foi o Turismo na Orla do Tocantins, por ser um grande cartão postal da cidade.

A coordenadora do Detur/PMM Ísis Mourão disse que a participação foi muito positiva. Através da divulgação, muitos turistas tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre Marabá. “Muitos empresários de outras cidades estavam aqui divulgando seus produtos e aproveitaram para saber se a cidade tem espaço para seu tipo de negócio. Alguns buscavam informações para montar algum tipo de negócio em Marabá”.

A Ficam realizada pela Associação Comercial e Industrial de Marabá (ACIM), no Ginásio Poliesportivo de Marabá, na Folha 16, no período de 29 de novembro e 02 de dezembro, recebeu um grande número de visitantes teve exposições variadas de diversos tipos de negócio, atrações nacionais e cantores da terra de estilos variados, na praça de alimentação e em diversos stands.

GUIA MAPA DE MARABÁ

Os empresários que estiveram no stand do Departamento de Turismo da Ficam tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a cidade. O Guia Mapa Turístico de Marabá foi bastante procurado. Quem quiser adquirir exemplares do Guia Mapa, deve ligar para o Detur no fone (94) 3321-1829 e falar com Ísis Mourão.

O retorno da Ficam, após 2 anos fora do calendário oficial de turismo do município, representou um grande incentivo ao turismo de negócios. Ísis Mourão explica que o grande número de visitantes, os hotéis lotados e a participação da classe empresarial serviram para mostrar que Marabá tem espaço para grandes investimentos, tem infra-estrutura e muito espaço para crescer neste tipo de evento. “A Ficam veio para fortalecer o calendário de eventos de Marabá”.

DECORAÇÃO NATALINA

A Secdetur deu início à decoração natalina de Marabá, para deixar a cidade em clima de fim de ano. Na Velha Marabá já foram colocadas as lâmpadas decorativas na Praça Duque de Caxias. Hoje, a equipe faz o trabalho de decoração nas praças da Cidade Nova, Laranjeiras e Liberdade. Em seguida, será a vez do trabalho nas praças da Prefeitura e de São Félix.

O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira disse que foram adquiridos 8 mil metros de lâmpadas para enfeitar as praças de Marabá e também o trevo que liga os três núcleos urbanos. “Vamos nos reunir com o prefeito Tião Miranda para apresentar a proposta de Cantatas de Natal em pontos estratégicos de Marabá, aos sábados, durante o mês de dezembro. Essa proposta é um trabalho feito pela Semed em parceria com a Secdetur”.

COMBATE AO AEDES É ROTINA EM MARABÁ

A dengue tem castigado a região, em especial o município de Parauapebas, onde as autoridades em saúde garantem um óbito recente pelo tipo hemorrágico. No período de maio a novembro os casos da doença diminuem sensivelmente em Marabá, mas voltam a aumentar a partir de dezembro, embora o combate ao mosquito seja uma rotina neste município.

A coordenadora da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Ana Raquel Miranda, chama a atenção da população sobre a preocupação com a dengue hemorrágica, quando em verdade deveria estar mais preocupada com a proliferação do mosquito Aedes aegypti. “Enquanto houver o Aedes vai ter gente com dengue”.

No período de maio a setembro deste ano, a maior quantidade de focos de mosquito estava no núcleo Nova Marabá, folhas 5, 11, 12, 15 e 18. Os agentes de saúde chegam a fazer mutirões nesses bairros, mas a enfermeira garante que o problema continua. “São 2.473 focos de Aedes em Marabá, todos dentro de habitações particulares. Os agentes não têm encontrado foco do mosquito em terrenos baldios e nem no comércio”.

É simples eliminar o mosquito, basta que lhe tire a água. A partir de agora todo cuidado é pouco, os casos da doença voltarão a aparecer em maior quantidade, por isso, basta tampar caixas d’água, cisternas, não deixar água empossada em qualquer vasilhame, limpar o quintal, que o mosquito não se prolifera.

As pessoas, assim como a água, não devem ficar paradas. A dengue é um dos principais problemas de saúde pública no mundo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que entre 50 a 100 milhões de pessoas se infectem anualmente, em mais de 100 países, de todos os continentes. Cerca de 550 mil doentes necessitam de hospitalização e 20 mil morrem em conseqüência da dengue.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas