09 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 916

TREINAMENTO TECH
No dia 17, das 9h às 19h, acontece o treinamento promovido pelo grupo da Microsoft Belém (MS-BEL), o Tech Day Marabá, recomendado a profissionais de informática, empresários e usuários do sistema Windows. O evento acontece no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e conta com apoio da Prefeitura de Marabá, através da Divisão de Informática da Secretaria Municipal de Saúde e empresariado local.
A agenda do treinamento consiste da apresentação do MS-BEL e sua trajetória, objetivos e formação. Plataforma Windows: Presente e futuro; uma visão geral do desenvolvimento para Plataforma Windows antes e depois do .NET Framework.
Produtividade no Desenvolvimento com .NET: Sua empresa esta preparada para ganhar tempo no desenvolvimento? Conheça novas ferramentas e novas técnicas para desenvolvimento de aplicativos Web, Windows Forms, entre outros. Entre no mundo do ASP.NET 2.0, Visual Basic .NET e muito mais.
Visão Geral Técnica do Windows Server 2003 R2 (ITPro),
Apresentando os principais cenários para a aplicação das funcionalidades do Windows Server 2003 R2, como o gerenciamento de indentidades com o Active Directory Federation Services e o Unix Identity Management, e a Consolidação de servidores com a utilização do Virtual Server 2005
Projetando sistemas de bancos de dados seguro, flexível e escalável:
Nessa palestra você poderá conhecer os novos recursos SQL Server 2005 para projeto de Banco de Dados Seguro mantendo a Flexibilidade e Escalibilidade
ASP.NET 2.0 no Windows Server 2003 R2 (ITPro):
Apresentar as características suportadas no Windows Server 2003 para o desenvolvimento e a implementação de aplicações com o novo ASP.NET 2.0
Introdução à segurança da informação: Uma introdução a Segurança da Informação. Como Planejar, implantar e garantir a segurança dos dados de uma empresa.
Palestrantes: Jenner Maciejewsky Rocha - Técnico em Processamento de Dados, atua como desenvolvedor de sistemas em VB.NET, lider do Grupo de Usuários MS-BEL, Membro do Conselho Culminis Brasil, atualmente trabalha na FVM Sistemas
Jean Araujo - Analista de Suporte Unisys, MCP, MCSE, MCT ha mais de 5 anos, tem varios treinamentos ministrados na Amazon Corp. Atualmente atua no BASA pela UNISYS
José Alex Aires dos Santos - Administrador de Banco de Dados Unisys do Brasil, Bacharel em Ciência da Computação(UFPA), MCP, MCDBA, MCSE, Oracle-OCA. Atualmente atua no BASA como Administrador de Banco de Dados pela UNISYS do Brasil
José Rodrigues - Especialista em Infra-estrutura MS e Especialista em Segunaça da In formação Trabalha a + 3anos com produtos MS e é Analista de Infra-estrutura e Segurança da AMAZONTEC.
A inscrição é grátis, feita exclusivamente na Internet, endereço http://msevents.microsoft.com/ Pariticipe. Maiores informações com Irizan Silva, fone 99032502.

TROTES AO SAMU CAI 1,88 PP
A diferença não é significa, mas, de qualquer forma, diminuiu o número de trotes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em maio (61,07%) contra 62,95% no mês anterior, o que significa 1,88 pontos percentuais.
Não passe trote e nem permita que seus familiares o faça. Enquanto o telefone e servidor estão ocupados com brincadeiras, uma pessoa pode está necessitando, inclusive um dia você e sua família poderão precisar desse importante serviço. O Samu recebeu em maio o total de 12.317 chamadas, sendo apenas 9,06%, ou seja, cerca de 1.116 ligações recebidas referentes às ocorrências. Muita gente também liga para pedir informações (6,32%); enquanto os enganos corresponderam a 6,12% em maio; 9,37% das ligações foram interrompidas; e 7,96%, referiam-se a outros assuntos.
Desde a implantação em outubro do ano passado, o vem aumentando sua participação no atendimento emergencial, passando de 637 ocorrências naquele mês de inauguração para 1.116 atendimentos em maio deste ano, ou seja, quase dobrou o socorro a população nesses oito meses de existência.
No demonstrativo de atendimento por agravo, clínica médica teve 591 registros; acidentes de trânsito, 102; ferimentos por arma branca e por arma de fogo, 27; transferências hospitalares, 111; agressões, 23; óbitos, 5; e outros, 257 atendimentos. O Telefone do Samu é 192, ligação gratuita, inclusive de celular.

AMANHÃ TEM MULTIVACINAÇÃO
Com abertura oficial da às 9h da manhã, no Centro de Saúde Mariana Moraes, no Km 7, a Campanha de Multivacinação da Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar 25.406 crianças contra poliomielite, sendo que 2.160 já estão devidamente vacinadas na zona rural.
Além da vacina antipólio, outros imunobiológicos fazem parte da campanha e serão oferecidos, seletivamente, de acordo com o esquema de vacinação da criança, como as vacinas contra hepatite B, tetravalente, dupla adulto e tríplice viral, estarão disponíveis em mais de 60 postos fixos e volantes. Procure o posto mais próximo de sua casa, no horário de 8 às 17h e não deixe de vacinar seu filho.

MAIS DE 10 MIL PROCEDIMENTOS NA ZONA RURAL
As duas equipes da Divisão Extramuro que estiveram na zona rural no período de 22 de maio a 5 de junho, realizaram 10.886 procedimentos de saúde em mais de 40 localidades visitadas. O atendimento consistiu de 3.691 consultas de enfermagem, 466 testes de glicemia, 1033 aferições de pressão arterial, 50 testes do pezinho, 336 palestras educativas, oito curativos e uma sutura.
Além dessas ações referentes à saúde em geral, as equipes também trabalharam a prevenção de doenças, antecipando a Campanha de Multivacinação no setor rural, ministrando um total de 5.301 doses de vacinas, sendo 2.190 contra poliomielite; 330 D.T.P (difteria, tétano e coqueluche)., 303 tetravalente (contra difteria, tétano e coqueluche e HIB –gripe), 244 B.C.G. (contra tuberculose), 845 D.T. (difteria e tétano); 227 tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) e 472 contra febre amarela.
As localidades visitadas pelas equipes I e II da Extramuro, são: Monte Sinai, Sombra da Mata, Acampamento 26 de Março, Piranheira, Ponta de Pedra, Vila Canaã, Vila São João, Vila alto Bonito, PA Princesa, Boa Esperança do Burgo, PA Estrela do Norte, Vila Josinópolis, Vila Três Poderes, Vila Nova Vida, Rancho Rico, Santa Fé, Vila Itainópolis, PA Cedrinho, Vila Novo Progresso, PA Alegria, Vila Santa Rita, PA Palmeira Jussara, Vila Buritirana, Vila São Raimundo, Vila Bom Jardim da Voltinha, Vila Morajuba, PA Zumbi, Vila Tainá, Vila Boa Vista, Serra Azul, PA Maravilha, PA Cupu, PA Bandeirantes e Vila União.


PALESTRA NO SINE
Hoje, 9 de junho, será realizada uma palestra na sede do Sistema Nacional de Empregos (Sine), localizado no Saci, 3º piso do Centro Administrativo, para os usuários do Sine.
A coordenadora do Sine Ismaelka Silva informa que a palestra tem por objetivo fornecer dicas para os usuários sobre entrevistas para trabalho. Muitas pessoas vão à entrevista para conseguir um novo emprego, mas não sabem como se portar e acabam perdendo a vaga.
A palestra será ministrada hoje à tarde pela consultora do Sebrae, Leda Maria Siqueira.

CURSO DE SOROBÃ E INFORMÁTICA
Os professores Júlia Mendes e Edinaldo Bonfim que trabalham no Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais (Caps), localizado na Escola Estadual “Jonathas Pontes Athias”, vão participar do Curso de aperfeiçoamento em sorobã e informática para deficientes visuais.
O curso será ministrado no Instituto Álvares de Azevedo, em Belém, no período de 25 a 30 de junho. Na escrita de números reside a principal vantagem, que recomenda o sistema sorobã como método ideal de cálculo para deficientes visuais. Com alguma habilidade o deficiente visual pode escrever números no sorobã com a mesma velocidade ou até mesmo mais rápido que um vidente escreve a lápis no caderno. O sorobã é um aparelho de cálculo usado já há muitos anos no Japão pelas escolas, casas comerciais e engenheiros, como máquina de calcular de grande rapidez, de maneira simples.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que a inclusão de deficientes nas salas de aula de ensino regular é muito importante para a convivência social e troca de experiência entre os alunos. Assim, a participação dos professores em cursos de aperfeiçoamento para atuar com os deficientes é muito importante para melhorar o processo ensino-aprendizagem de alunos especiais.

CAPACITAÇÃO EM ASSISTÊNCIA SOCIAL
No período de 12 a 24 de junho, os conselheiros, técnicos e gestores de Assistência Social participam em Marabá de curso de capacitação, promovido pela Secretaria Executiva de Trabalho e Promoção Social (Seteps), através do Aiupea – Associação Instituto Universitário de Pesquisa e Ensino da Amazônia. Ainda não está definido o local de realização do evento.

ESPELEOLOGIA
O Grupo Espeleológico de Marabá (GEM) e a FCCM promovem estudos de cavernas na região da Casa de Pedra, na Serra das Andorinhas, de hoje, 9, até domingo, dia 11 de junho.
O presidente da FCCM, Noé von Atzingen, explica que os estudos fazem parte do treinamento do novo grupo de técnicos em espeleologia que irá trabalhar no projeto de prospecção e estudos espeleométricos em Carajás nos próximos dois anos.
Este é o 18.º Curso de Introdução à Espeleologia promovido em Marabá. O GEM/FCCM agora dispõe de 25 técnicos na área de espeleologia para realização deste tipo de estudos.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 915

INAUGURAÇÃO DE ESCOLA
A prefeitura de Marabá inaugura a Escola “José Freire de Alencar”, na Vila Espírito Santo, no dia 14 de junho. A escola passou por uma reconstrução total em sua estrutura.
Sob a direção de Marceli Isaías da Silva, a escola possui 4 salas de aula, cozinha, depósito para merenda, almoxarifado, refeitório e poço. São atendidos 120 alunos de Educação Infantil à 5ª série do ensino fundamental.
Este ano, aderiu ao Programa Escola Ativa, que atende classes multisseriadas, onde alunos de diferentes idades e séries realizam suas atividades escolares na mesma sala de aula.
O projeto Escola Ativa é uma estratégia metodológica criada pelo MEC para combater a reprovação e o abandono da sala de aula por alunos de escolas rurais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Foi desenvolvido especificamente para as classes multisseriadas. O Projeto usa diversos recursos, desde a auto-aprendizagem e o trabalho em grupo, até o ensino por meio de módulos e livros didáticos especiais. Além disso, a Escola Ativa estimula a participação da comunidade e viabiliza a capacitação e atualização dos professores.

CURSO DE BRAILLE
No período de 26 a 30 de junho, realiza-se o I Curso de Braille, promovido pelo Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais (Caps), localizado na Escola Estadual “Jonathas Pontes Athias”.
O curso terá a duração de 40h, será ministrado por Josiane Almeida, coordenadora do Caps. As inscrições estão abertas na sede do Caps, em horário comercial. Interessados devem procurar logo, pois as vagas são limitadas.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia fala da importância do sistema braille para os deficientes visuais. Quem sabe ler em braille e tem problemas visuais, acaba adquirindo o hábito de leitura.
Se os alunos cegos, como as outras crianças, forem motivados para a prática normal e constante do seu método de leitura e escrita, a leitura será rápida e tornar-se-á também mais agradável e instrutiva, porque a atenção, menos requerida pelo trabalho de reconhecimento dos caracteres, irá mais em ajuda do pensamento. Ao acabarem de ler, as crianças e jovens cegos terão aprendido alguma coisa e estarão mentalmente dispostos a partir para novas leituras.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
O coordenador do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Walter Silva, disse que já foi encaminhado à Comissão Municipal de Licitação o pedido de compra de merenda às escolas municipais, para o segundo semestre de 2006.
A licitação será feita na modalidade Pregão Eletrônico, que facilita a participação de empresas de todo o Brasil. São 40 itens, entre frutas, iogurte e carnes diversas.
O cardápio nas escolas públicas de Marabá é elaborado por nutricionista do DAE, considerando as vitaminas e proteínas, para que os alunos recebam uma alimentação saudável e nutritiva. Assim, ganham mais energia e disposição para estudar e praticar esportes.

SÁBADO TEM MULTIVACINAÇÃO
A multivacinação tem como meta imunizar 100% das crianças de zero a cinco anos incompletos contra poliomielite, independente do esquema vacinal que elas vêm fazendo. Mas, além da vacina anti-pólio, também serão oferecidos outros imunobiológicos para a prevenção de diversas doenças como a rubéola, sarampo e outras.
Dentre as vacinas que compõem a multivacinação está a tríplice, que protege contra três tipos de doença: difteria, coqueluche e tétano. Ela deve ser aplicada aos 2 meses, 4 meses, 6 meses, 15 meses e aos 5 anos de idade.
Segundo a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) a difteria, também conhecida como crupe, é altamente contagiosa, normalmente ocorre nos meses frios e atinge, principalmente, crianças de até 10 anos de idade. A doença é causada pela toxina diftérica, produzida pelo bacilo Corynebacterium diphteriae, que se aloja nas amídalas, faringe, laringe e fossas nasais, onde cria placas brancas ou acinzentadas, muitas vezes visíveis a olho nu.
Ainda de acordo com a Fiocruz, a difteria é adquirida pelo simples contato com os infectados, com suas secreções ou com os objetos contaminados por eles. Ambientes fechados facilitam a transmissão, que pode ser causada por portadores assintomáticos (que não manifestam a doença) ou mesmo por ex-doentes, já que estes continuam a eliminar o bacilo até seis meses após a cura.
Além das placas na garganta, a toxina diftérica também causa febre baixa (entre 37,5º e 38º Celsius), abatimento, palidez e dor de garganta discreta. Se não for devidamente tratada, a difteria evolui, causando inchaço no pescoço (nos gânglios e nas cadeias cervicais), que, dependendo de seu tamanho, pode asfixiar o paciente.
Diante do poder de contaminação da bactéria, a Fiocruz recomenda a vacina tríplice como a principal arma contra a difteria. No entanto, caso a doença se estabeleça, o enfermo deve ser imediatamente isolado, para tratamento com soro antidiftérico, que inativa a toxina produzida pelo bacilo. As medidas profiláticas também recomendam a observação de todos que estiveram em contato com o enfermo, os quais devem ser investigados por meio de exames laboratoriais.
Nesta campanha a Secretaria Municipal de Saúde pretende imunizar 25.406 crianças contra poliomielite, sendo que 2.160 já estão devidamente vacinadas na zona rural. A abertura oficial da multivacinação acontece às 9h da manhã, no Centro de Saúde Mariana Moraes, no Km 7.

DMTU E ESTACIONAMENTOS
Diante da confusão gerada pela falta de regularização de áreas de estacionamento em Marabá, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) está fazendo levantamento dos pontos críticos para regularizar e estabelecer a quantidade de vagas para carros e motos.
O DMTU também está contratando uma firma para fazer a sinalização vertical e horizontal da cidade, a qual já verificou os pontos prioritários para início do serviço, como escolas, hospitais, rodovias, maior fluxo de pedestres e cruzamentos mais perigosos. Como nem todos os detalhes foram possíveis observar, aquele departamento de trânsito aceita sugestões no sentido melhorar o trânsito em Marabá.

SAMU ATENDEU 1.116 OCORRÊNCIAS EM MAIO
Desde a implantação em outubro do ano passado, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vem aumento sua participação no atendimento emergencial, passando de 637 naquele mês de inauguração para 1.116 ocorrências em maio deste ano, ou seja, quase dobrou o atendimento nesses oito meses de existência.
Lamentavelmente, o trote ainda corresponde a 61,07% das ligações telefônicas para o Samu, contra 9,06% daquelas referentes às ocorrências. Também muita gente liga para pedir informações (6,32%); enquanto os enganos corresponderam a 6,12% em maio; 9,37% das ligações foram interrompidas; e 7,96%, de um total de 12.317 chamadas, referiam-se a outros assuntos.
No demonstrativo de atendimento por agravo, clínica médica teve 591 registros; acidentes de trânsito, 102; ferimentos por arma branca e por arma de fogo, 27; transferências hospitalares, 111; agressões, 23; óbitos, 5; e outros, 257 atendimentos. O Telefone do Samu é 192, ligação gratuita, inclusive de celular.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social
- Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas