29 maio 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1125

CONVITE
O assessor de Comunicação recebeu convite da Câmara Municipal de Marabá (CMM) para participara de Sessão Ordinária na manhã desta quarta-feira, 30, a qual contará com a presença do representante da Agência da Previdência Social, José Albuquerque Andrade Lima.
Segundo o presidente da CMM, vereador Miguel Gomes Filho, o atendimento do INSS diz respeito a explicações acerca do fato de muitas pessoas pleitearem aposentaria e pensão sem sucesso.
POSSE DOS CONSELHEIROS
Nesta quarta-feira, 30, às 18h, no plenário da Câmara Municipal de Marabá, acontece a posse dos conselheiros tutelares eleitos este mês para o triênio 2007/2010. Na ocasião, a exemplo dos vereadores e demais políticos, os cinco conselheiros e respectivos suplentes serão devidamente diplomados no cargo.
Depois de empossados os conselheiros tutelares escolherão entre si um coordenador, o qual não receberá nenhum aditivo remuneratório além do salário mínimo definido em lei. No entanto, gozará das regalias de ter os demais sob seu comando e delegar as ações inerentes ao cargo.
MATADOUROS
Um prazo de 90 dias foi o tempo dado aos donos de três matadouros que pleiteiam licença dos órgãos públicos para funcionar, sob pena de serem fechados definitivamente. Um deles, localizado às proximidades da cabeceira do aeroporto Marabá, terá de apresentar dois laudos a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri). Um deles sobre as condições ambientais e outros a respeito das implicações de saúde com moradores vizinhos.
Para a Seagri eles não têm condições de atender as exigências do serviço de inspeção municipal (SIM), porém ganharam liminar na 3ª Vara Cível e, depois de uma última reunião entre as partes, ganharam prazo para fazer as adaptações.
Uma grande revolução está acontecendo nos açougues do município, tendo a maioria se adaptado para cumprir a legislação, mas estes precisam da carne inspecionada para complemento do bem servir a população com um produto de qualidade.
DISCUSSÃO DA SÚADE PÚBLICA
A reunião para reavaliar a saúde pública em Marabá, prevista para quinta-feira (24), foi transferida para o dia 31 às 14h30, no auditório do Conselho Municipal de Saúde (CMS). Segundo Pedro Corrêa, a primeira tentativa não deu quorum, porque a idéia é unir todos os atores envolvidos na saúde pública para discutir um possível melhoramento no atendimento de urgência e emergência, inclusive no HR – Hospital Regional do Sudeste do Pará.
Ainda de acordo com Pedro Corrêa, Secretaria Executiva de Saúde tem dois pesos e duas medidas. Enquanto o Hospital Metropolitano atende em sua urgência e emergência o público em geral da grande Belém, o HR, localizado a quase 600 quilômetros da capital, situado numa região muito carente de medicina, tem suas portas fechadas ao público, só o atendendo via encaminhamento dos hospitais municipais ou através do Samu – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.
NOVA EDIÇÃO DO PENTA
O boletim informativo da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), edição 47, referente aos meses de março/abril/2007 já está circulando. A nova edição trás importantes reportagens sobre o Arquivo Fotográfico da FCCM, as novas descobertas do Grupo Espeológico na Serra das Andorinhas, Artesanato em Palha de Babaçu, dentro outras.
É mais uma forma de divulgação das ações da FCCM que é um verdadeiro museu da história de Marabá e região, onde estudantes, professores e até mesmo pesquisadores podem encontrar um grande acervo nas áreas de antropologia, arqueologia, orquidário, herbário, entomologia e tantos outros.

EXPOSIÇÃO SOBRE MEIO AMBIENTE

A Pinacoteca Municipal “Pedro Morbach”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), apresenta a exposição O meio ambiente retratado em bico de pena durante o mês de junho. A abertura será dia 4 de junho, às 9h, no salão de exposições.
As obras são dos artistas Rildo Brasil, Domingos Nunes, Pedro Morbach, Antonio Morbach e Ronaldo Pimentel.
No convite enviado pela FCCM, a equipe da pinacoteca explica que “a inspiração desses artistas é voltada para a realidade que nem sempre é tão bela, mas mesmo assim é admirável numa obra de arte”.
HERBÁRIO MUNICIPAL
O Herbário Municipal, localizado na Casa da Cultura, é um conjunto de plantas preservadas, organizadas de forma sistemática. As plantas servem de material de pesquisa para todas as áreas científicas que utilizam os vegetais como objeto de estudo.
Paula Brenda, responsável pelo herbário, informa que a Fundação possui mais de 4 mil exemplares em seu acervo de excitatas (material vegetal desidratado: ramos, folhas, flores e frutos, prensado e seco preferencialmente em estufa). Após a secagem, as plantas são afixadas em papel e recebem um rótulo, com informações técnicas sobre a espécie vegetal.
O acervo do herbário tem também livros, revistas e periódicos específicos que podem ser emprestados às escolas e demais interessados. Além de painéis ilustrativos com temas botânicos, que incentivam o respeito à natureza.
SEMINÁRIO DE TURISMO DEMANDA AÇÕES PARA MARABÁ E REGIÃO
No último final de semana, a Oficina de Eventos e o Seminário de Marketing e Qualificação dos Serviços Turísticos realizados no auditório da Escola Estadual “Judith Gomes Leitão” teve um grande sucesso de público.
A abertura dos trabalhos contou com a presença do vice-prefeito Ítalo Ipojucan e do presidente da ACIM Gilberto Leite.
Na ocasião, os debates levantaram as demandas que dificultam o desenvolvimento do turismo na região, principalmente no que diz respeito à participação dos empresários do setor, da comunidade e do poder público numa integração e comprometimento, na construção de um produto turístico de qualidade. O seminário foi realizado pela PARATUR com apoio da Prefeitura Municipal de Marabá através do Departamento de Turismo (DETUR),
Ipojucan falou sobre a importância do turismo na economia nacional e ressaltou que o turismo de negócios na região precisa ser aquecido e que deve haver maior qualidade dos serviços ofertados. “É preciso aproveitar essas oportunidades agregando valores ao turismo de lazer”.
A coordenadora do DETUR Ísis Mourão disse que trabalhar turismo neste país, não é uma tarefa muito fácil. “O Estado, precisa estar presente nas ações dos municípios e regiões para que a ação não se perca e se obtenha resultados que façam sentir a interiorização do Estado”.
OFICINA DE EVENTOS
Na oficina de eventos, houve participação de organizadores e promotores de eventos na construção do calendário de eventos do município de Marabá e região. Participaram o Grupo “Só da Terra”, Secretaria de Meio Ambiente, Secretaria de Cultura e Desportos, Associação dos Barqueiros, Brigada de Infantaria de Selva, Extensão Amazônia, apresentando seus eventos a serem contemplados no calendário do estado e do município.
Ísis Mourão informou que surgiram atividades que devem constar no próximo calendário de eventos, enquanto alguns deverão ser retirados, pois a Paratur contemplará apenas 10 eventos, considerando a diversidade e a sustentabilidade cultural.
Ficou a proposta para uma reunião com os promotores dos eventos já contemplados em 2007, para uma definição de quais serão os 10 eventos em 2008 a serem encaminhados a PARATUR. Também foi apresentada proposta da criação de um calendário de eventos turístico regional.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1124

MULTIVACINAÇÃO
A Campanha de Multivacinação em Marabá, que deveria ter iniciado dia 22 na zona rural, foi adiada para começar em 1º de junho, devendo prosseguir até o dia 29 do próximo mês. Embora tenha como carro-chefe a vacina Sabin (contra paralisia infantil), destinada a crianças de até 5 anos, outros imunobiológicos também estarão disponíveis nesta campanha, a exemplo da Dupla Adulto, contra tétano e difteria.
Na área urbana a multivacinação terá como dia “D” 16 de junho, quando as vacinas desta campanha estarão disponibilizadas em mais de 70 pontos da cidade.
Dados - No Brasil, os últimos casos de Paralisia Infantil foram registrados em 1989. Porém, em algumas regiões da África, Ásia e Mediterrâneo, permanece a circulação do vírus, havendo o risco de exportação do Poliovírus Selvagem. Daí, a importância de campanhas nacionais de vacinação, cuja execução varia de data entre estados e municípios. Em Belém, por exemplo, a vacinação aconteceu em abril.
A Vacina Oral contra Poliomielite é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única vacina capaz de viabilizar a erradicação global dessa doença.
A Vacina Dupla Adulto, contra tétano e difteria, é destinada a toda população acima de 07 anos de idade. Porém, nas Campanhas de Multivacinação têm como público-alvo as mulheres em idade fértil, com o objetivo de concluir o Plano de Eliminação do Tétano Neonatal do Ministério da Saúde.
VERANEIO NA PRAIA

O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira disse que não tem programação cultural definida para o Veraneio 2007, na Praia do Tucunaré. Informou também que o prefeito Tião Miranda deve marcar uma reunião para breve, quando informará a sistematização da operação verão.
FESTEJOS JUNINOS
Este ano, os festejos juninos serão realizados na orla do Tocantins, sentido bairro Santa Rosa, no período de 23 a 30 de junho. Haverá a participação de 30 quadrilhas, 2 bois-bumbás e participação especial de grupos do Divino Espírito Santo.
Segundo informou Wilson Teixeira, os festejos serão na parte ampliada da orla, que ainda não teve inauguração. “Este ano, também haverá participação especial de quadrilhas de Imperatriz, Itupiranga e Jacundá”.
No espaço, serão colocadas arquibancadas para que o público assista as apresentações folclóricas.
CONSULTA URBANA AMBIENTAL DE MARABÁ
O prefeito Sebastião Miranda convida a comunidade para participar da Consulta Urbana Ambiental de Marabá que será realizada no período de 30 de maio a 1º de junho, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
A programação é a seguinte: 30/05/07 (das 19 às 21h)
1. Inscrições;
2. Abertura: a) apresentação artística; b) mestre de cerimônia; c) composição da mesa da abertura solene;
3. Composição da mesa dos painelistas, sob coordenação do sócio técnico local (professor José Rayol):
-Apresentação de resumo sobre o GEO, o AVA, PDP e apresentação do processo e programação da consulta urbana e do Pacto Urbano;
Painéis/Temas:
-Situação atual do abastecimento de água e esgotamento sanitário e seus impactos na população (Painelista: Engenheira Sanitária Thays Mesquita);
-Poluição do solo, ar e água e seus impactos na população (Painelista: Engenheiro Civil e Arquiteto Carlos Vinicius Brito);
- Enchentes e Habitação de Interesse Social (Painelista: Engenheiro Agrônomo Sebastião Almeida)
31/05/07
8:30 às 12:30h – atividades em grupos sobre os temas apresentados no dia anterior;
12:30 às 14:30h – Intervalo para o almoço;
14:30 às 17:30h – Elaboração do documento base de cada discussão dos grupos;
17:30 às 18h – Leitura, discussão e aprovação do documento base.
A partir do documento, a equipe sócio-técnica local elabora o PACTO URBANO a partir das idéias expostas nas atividades desenvolvidas.
1º/06/07
8:30h às 9h – Leitura, na Plenária, dos Documentos Base aprovados pelos grupos;
9h às 10h –Leitura coletiva do pacto urbano, com discussão e aprovação de cada parágrafo;
10h às 10:15h – Intervalo para o almoço;
10:15h às 12h – Composição da mesa final. Palavra do Representante da Câmara, do Um-habitat e de representantes das comunidades e encerramento pelo Prefeito;
Manifestações artísticas.
Sebastião Almeida, do Plano Diretor Participativo, disse que em 2006 foi concluído o Relatório GEO, indicando a situação urbana ambiental de Marabá e o Relatório de Avaliação das Vulnerabilidades Ambientais locais, com indicações dos problemas ambientais, causas, impactos na população e na economia urbana e as respostas do poder público e da sociedade civil.
O QUE É CONSULTA URBANA?
A Consulta Urbana é um evento que permite a discussão sobre problemas ambientais de uma cidade, através de temas selecionados, com a participação de vários segmentos sociais, objetivando indicar soluções e unir esforços para enfrentar esses problemas.
Segundo Sebastião Almeida, para a cidade de Marabá, a Consulta Urbana assume grande importância no momento em que se discute no país os impactos dos grandes projetos do PAC - Plano de Aceleração do Crescimento - do Governo Federal, no Estado do Pará.
A pavimentação da Rodovia Transamazônica e a construção das eclusas de Tucuruí, aliadas ao Projeto Salobo, da CVRD, impactarão a cidade de Marabá, com pressões demográficas advindas de imigrações. A Consulta Urbana apontará ações para os problemas ambientais que poderão agravar-se se nada for realizado.
As áreas procuradas pela população imigrante, em geral, localizam-se em zonas vulneráveis a inundações, desprovidas de infra-estrutura urbana, como sistema de abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos.
Segundo a equipe do Plano Diretor, a Consulta Urbana resultará num documento denominado de PACTO URBANO, pelo qual as pessoas signatárias se comprometem com a luta por melhores condições ambientais na cidade de Marabá, seja do setor público ou do privado, seja na área de formulação e implantação de políticas públicas, seja no cumprimento dos deveres de cidadão de Marabá.
DIA SEM TABACO
Em 31 de maio comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. A SMS desenvolverá uma programação com a comunidade abrangida pela Unidade de Saúde da Família “João Batista Bezerra” localizada no bairro Santa Rosa e que também atende o bairro Santa Rita.
Serão promovidas palestras em centros comunitários, escolas e na própria unidade de saúde, alertando a população sobre os riscos do vício de fumar. Na ocasião também será distribuído material didático, principalmente aos jovens que são os mais vulneráveis ao vício e por isso os preferidos da indústria do fumo.
Os Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) criaram o Dia Mundial sem Tabaco em 1987, para atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e sobre as doenças e mortes evitáveis a ela relacionadas. Anualmente, a OMS articula em todo o mundo a comemoração da data, definindo um tema a ser abordado pelos 192 países membros.
Em 1989, segundo dados Instituto Nacional do Câncer, 32% da população acima de 15 anos fumavam, em um total de 30 milhões de pessoas. No ano passado esse número chegou a 18,8% da população acima de 15 anos representando 23 milhões de fumantes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) cinco milhões de pessoas morrem por ano, no mundo, em conseqüência do fumo. Na América Latina são 500 mil e somente no Brasil chegam a 200 mil pessoas.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1123

OBRAS PARA O VERÃO
Está confirmado. Tião Miranda vai transformar Marabá, novamente, no grande canteiro de obras da região. Na orla do Tocantins, começa a 3ª etapa, rumo à foz do Itacaiúnas. Desta maneira, o bairro Francisco Coelho, o Cabelo Seco, vai passar pela maior reforma urbanística de sua história.
Não só pela valorização dos terrenos e das residências hoje tão humildes, que serão beneficiados com a mesma estrutura da Avenida Marechal Deodoro, da praça São Félix até a CDP – Companhia das Docas do Pará. Haverá mais qualidade de vida no Cabelo Seco, com pavimentação, calçada, iluminação, drenagem, coleta de lixo regular, abrindo o cenário do encontro dos rios para o turismo, mudando tudo para melhor.
ANEL VIÁRIO
Outra obra emblemática é a drenagem, pavimentação e iluminação da Avenida Sororó, um investimento em torno de R$ 1,4 milhão. Cria-se o anel viário que impacta os bairros Liberdade, Independência, Bela Vista e Jardim União. Diminui o fluxo de veículos da Antonio Vilela, dando acesso à Av. Paraíso, que se liga à Boa Esperança que, por sua vez, conecta-se à avenida Goiás, abrangendo um quadrilátero populoso, onde existem escolas, postos de saúde e comércio muito dinâmico. A ora vai Facilitar os serviços do Correio, entrega do gás, policiamento, corpo de bombeiros, transporte coletivo, recolhimento do lixo, melhorando também o índice de qualidade de vida daquela população.
VP-8, A GRANDE AVENIDA
Da Vila Militar Presidente Castelo Branco até o Piçarrão, outra obra de grande impacto urbanístico vai surgir neste verão. Tião Miranda quer o canteiro central desta pista dupla ajardinado, com plantas regionais, passarelas facilitando a transposição de pedestres, por caminhos já traçados pela população.
Postes altos, boa iluminação, sinalização (horizontal e vertical) e calçadas nos dois lados das pistas e na bordadura do canteiro. Dois metros para cooper, passeio, transito seguro e civilizado. Enfatiza o prefeito que este detalhe será uma grande conquista do pedestre. Porque as calçadas serão construídas no padrão exigido pela Caixa Econômica, parceira da obra que deve consumir mais de R$ 1,5 milhão.
MATERNO EM NOVEMBRO
Se nenhuma contingência atrapalhar Tião entrega o Hospital Materno Infantil em novembro. Vai precisar da parceria firme do governo federal e estadual para manter a grande obra funcionando.
CLUBE DE MÃES
O projeto está sendo finalizado. Vai para o chão o velho prédio. No terreno sobe um edifício novo, para onde está destinado um completo núcleo de educação infantil. Este núcleo está inserido no coração dos bairros mais carentes da Cidade Velha, com um número de criança significativo na faixa etária dos 3 aos 5 anos. O prédio mudara a paisagem das baixadas no entorno da 5 de abril.
NOVAS ESCOLAS
Umas construindo como a grande escola da Morada Nova com 14 salas de aula, investimento de R$ 1,5 milhão. Escola na Vila Canaã, Itainópolis e Bela Vista serão iniciadas neste verão e levantadas em ritmo acelerado para atender a crescente demanda no município.
DIREITOS HUMNAOS
Começa hoje (24), em Belém a I Conferência Paraense de Direitos Humanos e Eqüidade Social. O evento, que prossegue amanhã (25) acontece no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia –no horário de 08 às 20h, sob o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos.
Os organizadores estimam que cerca de mil lideranças da luta por direitos humanos, presentes na estrutura do governo e da sociedade, discutam a necessidade de uma Política Estadual de Justiça e Direitos Humanos; além de debater o novo papel da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos, no sentido de fazer com que o Pará e seu governo reconheçam a existência de violações, tornando-se agente efetivo da construção de uma nova realidade.
Esta conferência foi precedida da realização de encontros regionais (debates e seminários) que aconteceram em cerca de 11 municípios pólos, incluindo Marabá, onde em 4 de maio foi retirado um relatório para compor os anais desse evento de Belém. Uma das mais gritantes violações dos direitos humanos é a existência, no sul do Pará, de uma tabela de preços para execução de pessoas que incomodam os poderosos.
CONSULTA URBANA SOBRE PROBLEMAS AMBIENTAIS
A equipe do Plano Diretor Participativo realiza no dia 29 de maio, no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, uma programação especial de atividades para a consulta urbana, às 19h.
Segundo Sebastião Almeida, do Plano Diretor Participativo, ano passado, foi concluído o Relatório GEO, indicando a situação urbana ambiental de Marabá e o Relatório de Avaliação das Vulnerabilidades Ambientais locais, indicando os problemas ambientais, causas, impactos na população e na economia urbana e as respostas do poder público e da sociedade civil.
Em 2006, das 4 cidades brasileiras inicialmente selecionadas, apenas Marabá e Ponta-Porã foram escolhidas para prosseguirem no Programa para a realização da Consulta Urbana sobre três principais problemas ambientais e para a elaboração de um Plano de Ação que aponte soluções e que se constitua em documento estratégico para captação de recursos para materialização das soluções.
Em 2007, a Prefeitura Municipal de Marabá assinou o Termo de Referência para realização da Consulta Urbana e elaboração do Plano de Ação.
O QUE É CONSULTA URBANA?
A Consulta Urbana é um evento que permite a discussão sobre problemas ambientais de uma cidade, através de temas selecionados, com a participação de vários segmentos sociais, objetivando indicar soluções e unir esforços para enfrentar esses problemas.
Segundo Sebastião Almeida, para a cidade de Marabá, a Consulta Urbana assume grande importância no momento em que se discute no país os impactos dos grandes projetos do PAC - Plano de Aceleração do Crescimento - do Governo Federal, no Estado do Pará.
A pavimentação da Rodovia Transamazônica e a construção das eclusas de Tucuruí, aliadas ao Projeto Salobo, da CVRD, impactarão a cidade de Marabá, com pressões demográficas advindas de imigrações. A Consulta Urbana apontará ações para os problemas ambientais que poderão agravar-se se nada for realizado.
As áreas procuradas pela população imigrante, em geral, localizam-se em zonas vulneráveis a inundações, desprovidas de infra-estrutura urbana, como sistema de abastecimento de água, esgoto sanitário, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos.
Segundo a equipe do Plano Diretor, a Consulta Urbana resultará num documento denominado de PACTO URBANO, pelo qual as pessoas signatárias se comprometem com a luta por melhores condições ambientais na cidade de Marabá, seja do setor público ou do privado, seja na área de formulação e implantação de políticas públicas, seja no cumprimento dos deveres de cidadão de Marabá.
JOGOS ABERTOS DO INTERIOR DO PARÁ
Hoje, 24, a Secdetur e Seel (Secretaria de Estado de Esporte e Lazer) reúnem-se pela manhã, no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, com desportistas do sudeste paraense, para tratar da realização do III Jogos Abertos do Interior do Pará a ser realizado em período próximo.
Segundo o coordenador de Desporto/Secdetur, Itamar Chaves, as modalidades são handebol, basquete, vôlei, futsal, atletismo e tênis de mesa (masculino e feminino). Na reunião será discutido com os desportistas qual a melhor data para a realização dos Jogos.
FESTIVAL DE DANÇA DAS ESCOLAS MUNICIPAIS
Amanhã, 25 de maio, um grupo de 27 escolas municipais participa do 8º Festival de Dança promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O evento tem início às 15 horas, no Centro de Formação do Ensino Fundamental “Cine Marrocos”, sob o tema “Infância, fantasia, sonho, imaginação: o direito de brincar”.
A professora Aparecida Miranda, do Departamento de Educação Física da Semed, explica que o Festival de Dança das Escolas Municipais virou tradição no calendário de eventos da educação. Professores, diretores e alunos passaram a encarar a dança como instrumento de educação do corpo e da mente.
Ela explica que o festival não tem caráter competitivo e que não haverá premiação para A ou B. O evento é uma mostra das atividades desenvolvidas na primeira unidade letiva e ainda como confraternização entre os vários grupos de dança.
As escolas participantes são: Magalhães Barata, João Anastácio de Queiroz, Avanir Tenório, Miriam Moreira dos Reis, José Mendonça Vergolino, Raimundo José de Souza, Maria das Graças, São Francisco, Silvino Santis, Professor Raimundinho, Salomé Carvalho, Êxito, Cedrinho, São José (Km 8), Judith Gomes Leitão, Paulo Freire, Jonathas Pontes Athias, Gabriel Sales Pimenta, Martinho Mota, Cisne Branco, Rio Tocantins, Caic, José Cursino de Azevedo, O Pequeno Príncipe, Geraldo Veloso, Anísio Teixeira, Duque de Caxias e Deuzuita Melo de Albuquerque.
V EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS NA CASA DA CULTURA
A Casa da Cultura convida a todos para a V Exposição de Orquídeas a ser realizada nos dias 26 e 27 de maio, em seu salão de exposições, de 8h às 20h. A exposição recebe mais de 5 mil visitantes todos os anos e a Sociedade dos Orquidófilos espera ter o mesmo sucesso de público.
Na programação dos dois dias do evento consta Curso de Cultivo de Orquídeas, que será ministrado por Noé von Atzingen; exposição e venda de orquídeas. Entre os expositores de Marabá estarão o próprio Noé, Joelson Wanderley, Joanice e Pablo Silva.
O expositor Darlan Pires, do Orquidário Primavera em Mateus Lemes (MG), estará presente com diversas espécies para apreciação e venda. As orquídeas chegam a Marabá em caminhão refrigerado para conservá-las em temperatura adequada durante a viagem.
Também a Casa da Cultura terá muda de várias espécies do orquidário municipal Margareth Mee. Entre elas, Erundina e Dendrobium.
Noé explica que os expositores de Marabá não venderão orquídeas, mas expõem e ganham a possibilidade da troca de informações sobre o cultivo e cuidados com a planta. “O que é sempre muito importante, pois a orquídea precisa de cuidados adequados”.
CARNE SEM INSPEÇÃO
A briga jurídica entre a Secretaria de Agricultura (Seagri) e os matadouros clandestinos resultou em Marabá ficar totalmente sem carne inspecionado. De acordo com o veterinário da Seagri, Neuder Wesley da Silva, em razão das liminares concedidas pela Justiça para a liberação de funcionamento de três matadouros interditados por aquela secretaria, os donos do gado que deveria ir para o Frigonorte, único com aceito pela inspeção, desviaram as rezes para os clandestinos, evitando a concorrência com a carne inspecionada.
Ainda de acordo com o veterinário, na terça-feira, 22, aconteceu uma reunião no Fórum entre as partes em litígio, inclusive com a presença do Ministério Público, um dos principais defensores da carne inspecionada em Marabá, e que exige das autoridades municipais o cumprimento de legislação oriunda da Anvisa. Nesse encontro a Seagri garantiu a inviabilidade dos três matadouros que ganharam liminar para funcionamento na 3ª Vara Cível.
Uma grande revolução está acontecendo nos açougues do município, tendo a maioria se adaptado para cumprir a legislação, mas estes precisam da carne inspecionada para complemento do bem servir a população com um produto de qualidade.
Enquanto isso, garante Neuder, é comum ver nos açougues de Marabá, claramente expostas a venda, vísceras de animais doentes.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1122

PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
A secretária municipal de Educação Kátia Américo Garcia recebeu convite do secretário Estadual de Educação Mário Cardoso para participar do lançamento do Plano Estadual de Educação a ser realizado no dia 31 de maio, no auditório do Centur, em Belém.
A coordenadora do Departamento de Ensino/Semed Vera Froz explica que o Plano Municipal de Educação deve seguir as diretrizes traçadas no Plano Estadual, razão pela qual é muito importante conhecê-lo.
De acordo com informações do site da Seduc, o Plano tem como objetivos estabelecer as dimensões estratégicas da política educacional do Estado do Pará; estruturar as diretrizes de articulação e integração das ações da política educacional estadual; apontar medidas que consolidem uma dinâmica de participação intensa pelo envolvimento de diferentes segmentos das comunidades educacionais e da sociedade civil no processo de democratização da educação estadual.
FUNDEB
Amanhã, 24 de maio, o chefe de divisão do Departamento de Prestação de Contas/Semed, Rosivaldo Marques, participa em Belém do Encontro Estadual sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O objetivo é conhecer todo o processo sobre a finalidade e aplicação dos recursos deste novo fundo na educação básica.
V EXPOSIÇÃO DE ORQUÍDEAS NA CASA DA CULTURA
A Casa da Cultura convida a todos para a V Exposição de Orquídeas a ser realizada nos dias 26 e 27 de maio, em seu salão de exposições, de 8h às 20h. A exposição recebe mais de 5 mil visitantes todos os anos e a Sociedade dos Orquidófilos espera ter o mesmo sucesso de público.
Na programação dos dois dias do evento consta Curso de Cultivo de Orquídeas, que será ministrado por Noé von Atzingen; exposição e venda de orquídeas. Entre os expositores de Marabá estarão o próprio Noé, Joelson Wanderley, Joanice e Pablo Silva.
O expositor Darlan Pires, do Orquidário Primavera em Mateus Lemes (MG), estará presente com diversas espécies para apreciação e venda. As orquídeas chegam a Marabá em caminhão refrigerado para conservá-las em temperatura adequada durante a viagem.
A Casa da Cultura terá muda de várias espécies do orquidário municipal Margareth Mee. Entre elas, Erundina e Dendrobium.
Noé explica que os expositores de Marabá não venderão orquídeas, mas expõem e ganham a possibilidade da troca de informações sobre o cultivo e cuidados com a planta. “O que é sempre muito importante, pois a orquídea precisa de cuidados adequados”.
CURSO DE CULTIVO DE ORQUÍDEAS
Os interessados em fazer o Curso de Cultivo de Orquídeas na Casa da Cultura já podem fazer a inscrição, pois as vagas são limitadas. O curso será ministrado por Noé von Atzingen, no sábado, 26 de maio, de 15 às 18h.
A inscrição é R$10,00, incluindo entrega de apostila com informações úteis sobre o cultivo de orquídeas e certificado de participação. Mais informações na sede da Casa da Cultura, na Folha 31 ou pelo telefone (94)3322-2315.
2º ENCONTRO DA UVESPA
O assessor de comunicação Agenor Garcia recebeu convite da União dos Vereadores do Sul e Sudeste do Pará (UVESPA) para participar no dia 25 de maio, do II Encontro dos Vereadores do Sul e Sudeste do Pará, de 8h às 18:30h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde.
Na ocasião, serão debatidos assuntos de interesse da região, como a criação do Estado de Carajás e as políticas de integração regional do governo do Estado. Entre os palestrantes está o secretário de Estado de Integração Regional, André Luís Farias, que falara sobre as Políticas de Integração Regional do Governo do Estado.
FESTIVAL DE DANÇA NO CINE MARROCOS
Um grupo de 27 escolas municipais participa na sexta-feira (25) do 8º Festival de Dança promovido pela Secretaria Municipal de Educação. O evento inicia a partir de 15 horas no Centro de Formação do Ensino Fundamental “Cine Marrocos”, sob o tema “Infância, fantasia, sonho, imaginação: o direito de brincar”.
Segundo a professora Aparecida Miranda, do Departamento de Educação Física da Semed, o Festival de Dança das Escolas Municipais virou tradição no calendário de eventos da educação. Contudo, o fator mais importante nas oito edições é o crescimento e maturidade dos grupos de dança formados nas escolas da rede nesse período.
Professores, diretores e alunos passaram a encarar a dança como instrumento de educação do corpo e da mente. “No início, os grupos se formavam para uma apresentação específica. Agora, há um trabalho desenvolvido nas escolas que dura todo o ano letivo”, ressalta Aparecida Miranda.
Ela explica que o festival não tem caráter de competição e que não haverá premiação para A ou B. O evento serve como culminância para as atividades desenvolvidas na primeira unidade letiva e ainda como confraternização entre os vários grupos de dança. “Sem competição, os grupos trabalham de forma mais natural e as apresentações têm maior brilho”, avalia Aparecida.
As escolas que participam do Festival de Dança são as seguintes: Magalhães Barata, João Anastácio de Queiroz, Avanir Tenório, Miriam Moreira dos Reis, José Mendonça Vergolino, Raimundo José de Souza, Maria das Graças, São Francisco, Silvino Santis, Professor Raimundinho, Salomé Carvalho, Êxito, Cedrinho, São José (Km 8), Judith Gomes Leitão, Paulo Freire, Jonathas Pontes Athias, Gabriel Sales Pimenta, Martinho Mota, Cisne Branco, Rio Tocantins, Caic, José Cursino de Azevedo, O Pequeno Príncipe, Geraldo Veloso, Anísio Teixeira, Duque de Caxias e Deuzuita Melo de Albuquerque. (Ulisses Pompeu)
ASSINADO ADITIVO DO SACI
A renovação do convênio de custeio do Saci – Serviço de Atendimento ao Cidadão – mantido entre a Prefeitura de Marabá e Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Justiça (SEJU), foi efetivada esta semana, por intermédio do Aditivo de Contrato nº 12, daquela secretaria estadual.
O valor conveniado passou de R$ 20 mil para R$ 25 mil mensais, com vigência a partir de 1º de março de 2007 até o mesmo mês de 2008, com cláusula contratual de obrigação do repasse do recurso até o dia 10 de cada mês.
NOVO ÓRGÃO
Nos próximos dias será instalado no Saci o Núcleo Regional de Justiça, órgão subordinado a Seju, ligado à defesa dos direitos humanos. O novo órgão terá como coordenador Mário Brito dos Santos.
Este departamento da Seju teve importante participação no recente Encontro Regional realizado no início deste mês em Marabá e que serviu para coletar propostas da comunidade local para a I Conferência Paraense de Direitos Humanos, prevista para iniciar amanhã, 24, no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia –, em Belém.
SACI TERÁ NOVO PRÉDIO
A ser construído ao lado do prédio da Farmácia Popular, um novo edifício deverá ser erguido em breve para acomodar os setores governamentais e concessionárias que prestam serviços à população no Saci. O prefeito Tião Miranda liberou o terreno desde o ano passado, o qual já está devidamente titulado, aguardando recurso oriundo do governo Estado.
Segundo o vereador Leodato Marques, o recurso de R$ 900 mil foi incluso no Orçamento do Estado deste ano, através de emenda do deputado estadual Pio X. Em conversa com a governadora Ana Júlia, dias antes da sua posse, ela mostrou-se sensível aos problemas de Marabá, sendo que a Seju já sinalizou positivamente para a liberação da verba do novo prédio.
Ainda de acordo com o vereador, um novo espaço para o Saci é necessário porque onde ele está localizado, no terceiro piso do Centro Administrativo, dificulta o acesso as pessoas idosas e portadores de deficiências, o que às vezes obriga os servidores a descer para efetivar alguns atendimentos.
Bem localizado, o novo Saci vai facilitar a vida e fácil acesso não só de quem mora em Marabá, mas também de toda a população dos municípios circunvizinhos. Daí a importância da participação do governo estadual nesta importante obra social e promotora de cidadania.
No que tange ao projeto do prédio, Leodato disse que a Seju tem dois modelos. Um menor e outro maior, mais adequado à nossa realidade, devendo este ser adaptado à realidade regional.
ATENDIMENTO CRESCENTE
Os oito órgãos do Saci tiveram um ligeiro aumento no atendimento no mês de abril em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 7.678 no mês anterior, contra 7.321 no mesmo mês de 2006, ou seja, crescimento de 357 atendimentos.
É importante ressaltar que embora exista um escritório do Cartório do 2º Ofício de Registros e Notas dentro do Saci, este não emite segunda via de certidões e nascimento e casamento. O documento deve ser procurado na matriz, situada na Velha Marabá.
O Banpará, líder no ranking, é seguido pelo Sine – Sistema Nacional de Emprego –, vindo em terceiro lugar a Polícia Civil.
AÇÕES NA ZONA RURAL
O gerente do Saci, acompanhado do vereador Leodato, está hoje na rural do Rio Preto, em visita as vilas União, Santa Fé e Capistrano de Abreu. Além de ir verificar in loco algumas cobranças dessas comunidades ao legislativo municipal, será iniciado contato para ações do Saci naquela área, que por sinal é muito carente de serviços de cidadania.
CONSELHO TUTELAR
Eleitos no último domingo, os conselheiros tutelares dêem tomar posse até o final deste mês. Os coordenadores da eleição que têm base na Secretaria de Assistência Social (Seasp) e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) reúnem-se ainda esta semana para definir a data da posse.
Depois de empossados os conselheiros tutelares escolherão entre si um coordenador, o qual não receberá nenhum aditivo remuneratório além do salário mínimo definido em lei. No entanto, gozará das regalias de ter os demais sob seu comando e delegar as ações inerentes ao cargo.
FARMÁCIA POPULAR
O prédio que abrigará a Farmácia Popular deve ser entregue em 30 dias. Hoje, 23 de maio, os executores da obra iniciaram à colocação do madeirame da cobertura, o que significa toda a parte estrutural da construção, inclusive forro concreto armado, está pronta.
Depois de concluído o acabamento, a finalização da obra será comunicada pela Secretaria Municipal de Saúde à Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) que iniciará o processo de treinamento de pessoal, mobiliário e remessa de medicamentos.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas