16 abril 2008

Boletim Informativo Nº 1330

O Trabalho Continua
Marabá, quarta-feira, 16 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1330
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

QUADRAS DE ESPORTE NO CANTEIRO DA VP-6
A Prefeitura de Marabá assinou contrato com a Construtora Monte Sete Ltda. para a execução das obras e serviços de engenharia referente à construção de quadras de esportes no canteiro central da VP-6, entre as Folhas 22 e 23, de acordo com as características descritas no Edital de Licitação.
O contrato está vinculado à Tomada de Preços nº. 002/2008, Comissão Permanente de Licitação/Sevop. A execução dos serviços objeto do contrato têm o valor de R$459.948,38 e as despesas serão pagas com recursos próprios da prefeitura. Os serviços devem ser executados em 180 dias.
Para o prefeito Tião Miranda, a construção de quadras de esportes na VP 6 é importante para oferecer uma opção de lazer saudável aos jovens daquele perímetro. Enquanto ocupam a mente com o esporte estão livres dos perigos que as ruas podem oferecer.
ILUMINAÇÃO COM POSTES ORNAMENTAIS
A prefeitura de Marabá assina contrato com a Aires Arquitetura e Engenharia Elétrica Ltda para a iluminação com postes ornamentais de 22,5m na via VP-3, no trecho entra a Praça Monsenhor Baltazar e a Praça da Criança. Este contrato está vinculado à Tomada de Preços nº 004/2008/CPL/SEVOP. O preço para a execução dos serviços objeto do contrato é de 176.775,43 e terão despesas pagas com recursos próprios do município.
A área ficará bem iluminada tornando o local mais agradável e oferecendo maior segurança às pessoas que circulam por ali.
AGENTES DE TRÂNSITO MIRIM
O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) em parceria com Secretaria Municipal de Educação (Semed) desenvolvem o Projeto Agente de Trânsito Mirim - Anjos do Trânsito - cuja prioridade é o treinamento de alunos da rede pública, a fim de proporcionar a participação comunitária no exercício da cidadania, na prevenção de acidentes de trânsito.
A coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU Márcia Rosa disse que Agente de Trânsito Mirim é um projeto para formar multiplicadores da educação no trânsito integrados aos núcleos escolares aos quais pertencem os alunos.
Dez escolas participam do programa escolhidas pelo critério de circulação, ou seja, aquelas com maior movimentação em seu entorno. No total são quarenta agentes de trânsito mirins, quatro de cada escola.
Entre os objetivos do projeto está a conscientização de crianças e adolescentes quanto à importância do conhecimento das leis de trânsito e, de como elas ao serem transgredidas resultam em perdas materiais e físicas para a sociedade.
FORMAÇÃO DE AGENTE MIRIM
No período de 24 de março a 09 de abril o DMTU ofereceu aos participantes da formação de agente mirim, um curso com noções básicas em Organização e Legislação de Trânsito, Ética e Cidadania, Trânsito e Normas de Circulação, Sinalização de Trânsito, Educação para o Trânsito e Técnicas de abordagem.
Márcia Rosa disse que os Anjos do Trânsito vão atuar nos arredores da escola orientando os usuários da via que cometerem pequenas infrações. O trabalho será acompanhado e supervisionado por agentes do DMTU. Esse trabalho é feito de acordo com conveniência do departamento em hora contrária ao de estudo. Os Agentes de Trânsito Mirins participarão de todas as campanhas Educativas realizadas pelo DMTU.
A equipe de Educação para o Trânsito/DMTU está fechando um cronograma de ações que terá a participação dos agentes mirins. O cronograma será enviado ao Ministério Público, Seasp, Conselho da Infância e do Adolescente para a aprovação. Márcia explica que mesmo tendo a aprovação dos pais é necessário ter um respaldo dos órgãos que cuidam dos direitos das crianças e adolescentes para não fazer nada que os prejudiquem.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas