11 abril 2008

Boletim Informativo 1327

O Trabalho Continua
Marabá, quinta-feira, 10 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1327
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

QUATRO ALUNAS REPRESENTAM MARABÁ EM FEIRA NACIONAL
No período de 15 a 17 de abril quatro alunas do Ensino Fundamental representam Marabá na 2ª Fenaceb (Feira Nacional de Ciências da Educação Básica) que será realizada em Brasília. Elas tiveram trabalhos selecionados durante a 1ª Feicima (Feira Interescolar de Ciências de Marabá), realizada em novembro do ano passado pela Secretaria Municipal de Educação.
A escola Rio Tocantins (Caic) foi uma das escolhidas para representar Marabá na Fenaceb com o trabalho “Associação de Moradores das Folhas 6, 12 3 13 – ações realizadas de 2005 a 2007 e as questões ambientais locais”. As duas alunas que representarão a escola são Patrícia da Silva Almeida e Eliane de Souza Rodrigues, coordenadas pela professora Maria Núbia Pinto.
Outra escola destaque na Feira Municipal foi a Inácio Souza Moita, do Km 7, com o trabalho “As influências da tecnologia nas comunidades indígenas da Amazônia”, que será apresentado pelas alunas Isabelly Souza da Silva e Raiane Carvalho Oliveira, sob a coordenação da professora Helceny Nunes Ferreira.
Esta semana, as estudantes, professoras e diretoras das duas escolas mantiveram reunião com a secretária municipal de Educação, Kátia Américo Garcia, para apresentar discutir questões relacionadas à participação da equipe de Marabá na Feira Nacional de Ciências. Kátia ofereceu apoio às duas diretoras, Raimunda de Souza (Caic) e Marly Mendes (Inácio Moita), inclusive com equipamentos para apresentação dos trabalhos.
A Fenaceb é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com a Unesco, onde será exposta a produção científica elaborada no âmbito das escolas públicas de educação básica, congregando alunos e professores do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano) e do ensino médio. O objetivo é reunir a produção científica selecionada em feiras de ciências e mostras científicas em todo o Brasil.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA
A secretaria municipal de Educação (Semed) pede às escolas municipais que enviem o mais breve possível o nome do professor coordenador da Olimpíada Brasileira de Matemática em cada unidade de ensino. O objetivo é a elaboração de um programa de ensino de matemática, voltado especificamente para a competição nacional que tem início em junho.
A 30ª Olimpíada Brasileira de Matemática, que envolve a participação de professores e alunos das redes pública e privada de todo o Brasil, recebe inscrições até o dia 5 de maio. A participação dos estudantes é dividida em quatro níveis, de acordo com a escolaridade: alunos do 6º ou 7º anos do ensino fundamental; alunos do 8º ou 9º anos do ensino fundamental; alunos de qualquer série do ensino médio; e alunos de nível universitário que ainda não tenham concluído o curso superior.
Para os três primeiros níveis, a primeira fase será realizada dia 14 de junho, a segunda fase no dia 13 de setembro e a terceira fase nos dias 25 e 26 de outubro. Os inscritos no nível universitário serão submetidos apenas às duas últimas fases, nas mesmas datas. As olimpíadas de matemática têm uma única modalidade: todos os participantes de um mesmo nível fazem a mesma prova e a premiação é distribuída segundo percentuais de acerto.
Os resultados serão divulgados em dezembro e os vencedores serão convidados a participar da 12ª Semana Olímpica, evento a ser realizado em janeiro de 2009. Do torneio nacional são selecionadas as equipes que representam o Brasil nas diversas olimpíadas de caráter internacional.
A OBM é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Instituto do Milênio Avanço Global e Integrado da Matemática Brasileira e Academia Brasileira de Ciências.
SEMANA DO MEIO AMBIENTE
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) está planejando a Semana de Meio Ambiente, a acontecer com início de junho. Este ano, a intenção é estender as atividades por um maior número de bairros, no decorrer de 7 dias ininterruptos.
Segundo a educadora ambiental Cristiane Almeida de Souza, a programação consistirá basicamente de oficinas, teatro, palestras, dinâmicas de grupo e plantação de mudas nos logradouros públicos.
Indagada sobre a doação de plantinhas à população, Cristiane disse que essa situação está sendo estudada, mas é provável que não faça parte das atividades, porque muitas vezes as pessoas recebem as mudas, mas não as cuidam, por isso é melhor plantá-las nas praças.
DECISÃO DA CARNE AINDA ESTE MÊS
A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) espera que a decisão judicial referente à inspeção da carne bovina em Marabá saia ainda este mês. Segundo o veterinário Neuder Wesley da Silva, responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal, outros processos considerados de maior urgência para o TJE (Tribunal de Justiça do Estado) vêm adiando a sentença da inspeção da carne em Marabá.
No início desta semana a Seagri deu entrada na Câmara Municipal de Marabá de uma série de relatórios referentes à situação da carne bovina consumida em Marabá e aguarda confirmação de uma data para explanação em plenário dos porquês da necessidade de oferecer à população um produto de qualidade, devidamente inspecionado.
O secretário municipal de Agricultura, Rubens Borges Sampaio, está preocupado com a situação sanitária da carne e se diz espantado com a decisão da Justiça em Marabá, diante do que acontece noutros estados e no exterior. Ele cita como exemplo o embargo da União Européia à carne brasileira, justamente para cobrar das autoridades um maior rigor na sanidade animal e ambiental, enquanto o marabaense é obrigado a comer carne sem inspeção.
Rubens se baseia em relatório do SIM, emitido em setembro de 2007, que detalha condenações de vísceras bovinas ocorridas no Frigonorte, o que pode servir de parâmetro sobre o que os açougues vendem à população. Apenas naquele mês, 1035 pulmões, 77 corações, 337 fígados, 687 rins e 27 línguas foram condenados por conter várias doenças com potencial de transmissão ao ser humano, até mesmo pelo simples manuseio, como a tuberculose.
Neuder Silva garante que muitos bovinos são condenados no pátio de acesso ao matadouro, sem a necessidade de abate, porque suas características são de animais doentes. No abatedouro clandestino são as carcaças desses animais as primeiros a chegar nos açougues da cidade.
Um relatório discriminando todo o processo de impedimento da carne bovina em Marabá foi enviado também a outros órgãos, como Adepará, Ministério da Agricultura e Ministério Público do Pará, com objetivo de mostrar porque não ainda não foi possível manter o serviço de inspeção no município.
MÉDICOS NO PARÁ
Reportagem de O Liberal desta sexta-feira, 11, evidencia a desproporção de médicos no Pará, com aproximadamente 65% desses profissionais concentrados na região metropolitana de Belém. Na capital e em Ananindeua existe um médico para cada 600 habitantes, proporção considerada mais que suficiente pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que preconiza um profissional para cada grupo de mil pessoas.
Ao contrário da capital e adjacências, a matéria cita que dos municípios cortados pela Transamazônica, somente Altamira há concentração de médicos para efeito de comparação, mas não cita a proporção daquela localidade, afirmando apenas que noutros lugares essa proporção chega a um médico para mais de 4 mil moradores. O município de Marabá, que também está situado na Transamazônica, sequer foi citado na reportagem.
A Delegacia do CRM/PA em Marabá, através do médico Fernando Monteiro, garante que o município não está muito distante da média da OMS, com um profissional para cerca de 1.300 habitantes.
O secretário de Saúde de Marabá, Geraldo Brito, afirma que a maioria dos médicos prefere ganhar menos na capital a trabalhar no interior. No entanto, a situação está mudando, existem profissionais que estão preferindo o interior, devido à falta de boas oportunidades nas capitais.
Um exemplo típico dessa situação é o casal capixaba Alba Valéria/Tarcízio Franzosi. Ele, um dos diretores do IOSP (Instituto de Ortopedia do Sul do Pará); ela, diretora-geral do Hospital Materno Infantil. Alba, que demorou aceitar a idéia de vir para Marabá, a pedido do marido, hoje considera uma decisão acertada, porque mesmo com toda a experiência em UTI neonatal de Vitória, Marabá tem oferecido melhores condições de trabalho e é menos estressante, embora não ofereça o lazer de uma capital.
De acordo com o presidente do Conselho de Medicina do Pará (CRM-PA), José Antônio Cordero da Silva, a concentração de médicos aos arredores da capital em detrimento da assistência médica no interior é decorrente de falta uma política de Estado para a região amazônica, específica para fixação do médico nos municípios carentes. “Para esses médicos, nem sempre é o dinheiro que vale. Às vezes eles até ganham um pouco menos na capital, mas têm a garantia de exercer o seu trabalho com boas condições, com material, com equipamentos, com manutenção, entre outras vantagens”, analisa Cordero.
Ainda para o presidente CRM/PA, não é só uma questão da ausência do médico, tem que se priorizar o desenvolvimento sustentável da região. Os médicos que se fixam no interior, hoje, ou vira político ou vira alcoólatra. ”Tenho colegas que saíram das cidades com medo de virarem alcoólatras, porque não tinham ninguém lá para debater com eles, para trocar uma idéia, para discutir um caso clínico. Então começam a beber”
NÍVEL DO TOCANTINS
Mais um repique foi registrado no nível das águas do Tocantins de ontem para hoje, elevando-o para 11,60 metros nas últimas 24 horas. A Eletronorte, no entanto, garante em seu boletim, que as águas voltam a recuar a partir de amanhã, quando deve amanhecer aos 11,57, com previsão de 11,02 metros na quarta-feira, 16 de abril.
VOLUME DE CHUVAS DIMINUI
O Climatempo prevê sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. O volume de chuva esperado, segundo a mesma fonte, é muito baixo, com média inferior a 5 mm nos próximos 5 dias.
Imagens de satélite divulgadas pelo canaldotempo.com mostram poucas nuvens de chuva sobre as regiões adjacentes a Marabá e a montante no Tocantins/Araguaia. Maior possibilidade de chuva a partir das 17h. Temperatura entre 22º e 33ºC.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1326

O Trabalho Continua
Marabá, quinta-feira, 10 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1326
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

CONFERÊNCIA DO PROCON
Hoje, 10, realiza-se no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a I Conferência Estadual de Defesa do Consumidor, “Encontro Preparatório”, com a participação de diversos órgãos que participam da política em defesa do consumidor. A conferência teve início às 08h30min e encerra às 18h.
A coordenadora do Procon/Marabá Mariléia Oliveira explica que a conferência tem por objetivo a elaboração de uma política estadual de proteção e defesa do consumidor em conjunto com a sociedade, fortalecendo e integrando os órgãos que compõem o sistema de defesa do consumidor.
Em Marabá serão escolhidos dois delegados para participar da Conferência Estadual do Procon que será realizada nos dias 9 e 10 de maio, em Belém. A Conferência Estadual será coordenada pela SEJU e pela diretoria de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor.
A programação é a seguinte:
8h30min – abertura solene
09h40min – café da manhã
10h às 11h – Palestra “Direito do Consumidor: Políticas Públicas e Efetividade – Construindo a Política de Defesa do Consumidor”. Palestrantes: Dra. Cláudia Leal, Dra. Regina Vaz e Dr. Humberto Mariano (Procon/PA)
11h às 12h – debate
12h às 14h – intervalo para almoço
14h às 16h – Grupos de discussão sobre o tema da conferência
16h às 16h30- coquetel
16n30min às 18h – Plenária final. Aprovação das propostas debatidas e eleição dos delegados para participarem da Conferência Estadual em maio.
SEASP JÁ CADASTROU 400 FAMÍLIAS
Cerca de 2000 mil pessoas ou 400 famílias, segundo cálculos da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), já foram cadastradas por aquela secretaria com a finalidade de concessão de assistência social.
Os cadastradores fizeram o levantamento de dados na Velha (Feirinha), Colônia Z-30 e partes mais altas do bairro Santa Rosa. Hoje, 10 de abril, o trabalho está voltado para a Folha 33 (Arraial do Povo de Deus) e atrás do antigo Posto Medalhão.
Segundo o secretário de Assistência Social, Flávio Souza, existe ainda pequenos abrigos pulverizados pela Nova Marabá. Também será cadastrado o pessoal da Vila Socó, ao lado da Ponte do Itacaiúnas, cujas famílias não foram desabrigadas, mas estão flageladas em razão do local de trabalho está submerso.
NÍVEL DO TOCANTINS
A previsão da Eletronorte de ontem, 9, não era nada animadora para os ribeiros e moradores de áreas inundáveis da zona urbana de Marabá, porque previa crescimento das águas até dia 14. Hoje, no entanto, aquela estatal anuncia vazante a partir de amanhã, 11, quando o nível das águas do Tocantins deve amanhecer aos 11,52 metros. Hoje, as águas amanheceram aos 11,56 metros, quatro centímetros acima da posição às 8h de ontem.
Choveu muito a montante de Marabá nos últimos dias e esse volume de água está chegando ao município, provocando a elevação do nível do Rio. Porém, deverá estabilizar em breve e começar a baixar, devido a redução do volume de chuva.
VOLUME DE CHUVAS DIMINUI
Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Esta é a previsão do Climatempo para os próximos 5 dias. Mas, o volume de chuva esperado, segundo a mesma fonte, não chega a 3 mm/dia. O que significa dizer que o período de grandes precipitações acabou.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Boletim Informativo N° 1325

O Trabalho Continua
Marabá, quarta-feira, 9 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1325
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

CADASTRO MULTIFINALITÁRIO DE MARABÁ
Uma equipe de 30 pessoas está concluindo o multifinalitário na Marabá Pioneira, cujo objetivo é colher dados a respeito dos tipos de habitação, infra-estrutura, saneamento, número de moradores em cada habitação, nível de escolaridade, entre outros, para subsidiar o Plano de Desenvolvimento Urbano do município. A equipe encontra-se no bairro Santa Rosa de nos próximos dias começará o trabalho no núcleo Cidade Nova.
O engenheiro civil Carlos Brito, da Seplan e do Plano Diretor Participativo, coordena a equipe que coleta as informações nos núcleos urbanos. “As informações serão digitalizadas na Seplan e ficarão disponíveis para as demais secretarias do município, para que tenham condições de criar programas que atendam às necessidades da população”.
Os estagiários irão para o bairro Belo Horizonte, no núcleo Cidade Nova. Carlos Brito informa aos moradores que os pesquisadores estão com camiseta e crachá de identificação do Cadastro Multifinalitário de Marabá, Seplan e PDP. “As informações que cada morador nos passa é de grande importância para o crescimento de nosso município”.
CONFERÊNCIA DO PROCON
Amanhã, 10 de abril, realiza-se no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a Conferência do Procon “Encontro Preparatório”, com a participação de diversos órgãos que participam da política em defesa do consumidor. O início da conferência está marcado para as 08h30min.
A coordenadora do Procon/Marabá Mariléia Oliveira informa que o objetivo geral da conferência é a elaboração de uma política estadual de proteção e defesa do consumidor em conjunto com a sociedade, fortalecendo e integrando os órgãos que compõem o sistema de defesa do consumidor.
Participam representantes da ADEPARÁ, Juizado Especial, Ministério Público, Poder Legislativo, Acim, Sindicom e Seagri, entre outros. Entre os palestrantes estão os advogados Humberto Mariano Almeida, diretor do Procon/PA e Regina Paes.
Em Marabá serão escolhidos dois delegados para participar da Conferência Estadual do Procon que será realizada nos dias 9 e 10 de maio, em Belém. A Conferência Estadual será coordenada pela SEJU e pela diretoria de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor.
TESTE DO PEZINHO
Marabá está com excelente cobertura do teste do pezinho, alcançando no ano passado 94,82% do total (4.761) de crianças nascidas de famílias residentes no município, quando a meta pactuada com o Estado é de 90% desse total. Em verdade nasceram 5.249 bebês vivos em Marabá, sendo 488 de municípios vizinhos.
Desse total de crianças testadas apenas uma apresentou hipotireoidismo e faz o respectivo tratamento no LAPAD (Laboratório de Pesquisa e Apoio Diagnóstico) em Belém. O hipotireoidismo, assim como a fenilcetonúria, pode provocar lesões irreversíveis, em especial retardo mental, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e outras conseqüências relativas ao crescimento da criança.
No primeiro trimestre deste ano foram realizados 1.159 testes do pezinho, mas não foi detectada nenhuma doença congênita. Todo recém-nascido deve fazer o teste do pezinho após 48 horas de vida e no máximo em 30 dias de nascido.
CONTROLE DO CÂNCER
No período de 14 a 18 de abril, no Hotel Vale do Tocantins, a Secretaria Executiva de Saúde do Pará (Sespa) promove treinamento denominado Bases Gerenciais para Controle do Câncer em Marabá. O evento, que já aconteceu em Belém e Santarém, visa capacitar gestores em saúde dos 21 municípios da 11ª Regional de Proteção Social a trabalhar com os diversos tipos dessa grave doença.

Marabá, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, transfere mensalmente uma média de 36 portadores de câncer para tratamento em Belém, através do TFD – Tratamento Fora do Domicílio – a maioria de útero e próstata e, em terceiro lugar, de mama. A intenção da Sespa é descentralizar o tratamento futuramente que hoje tem referência no Hospital Ofir Loyola, que já não dá conta de tantos doentes.
O câncer de útero é o mais prevalente em Marabá e também o único que dispõe de programa especial do SUS, por isso foram realizadas 2.453 exames do PCCU neste semestre, sendo 1.768 na faixa etária dos 25 aos 59 anos, considerada a mais vulnerável na região norte. Enquanto ocorreram apenas 92 mamografias no mesmo período.
PERFIL DO NOVO SECRETÁRIO
José Geraldo de Brito, de 42 anos, com formação em Pedagogia e Filosofia, é o novo secretário de Saúde de Marabá (SMS). Servidor concursado da SMS, Geraldo trabalha na coordenação administrativo-financeira daquela secretaria desde o ano 2000, mas soma mais de 12 anos de Funasa, onde também exerceu funções administrativas em Curionópolis e posteriormente em Marabá.
Natural de Itabira/MG, Geraldo Brito, como bom mineiro é cauteloso e não pretende fazer grandes alterações administrativas na saúde, porque acredita todos os problemas de Marabá nessa área, por ser município pólo, depende da melhoria do serviço dos municípios vizinhos.
Quanto ao Hospital Municipal (HMM), o novo secretário vai criar uma comissão para analisar seus pontos mais carentes e estudar o melhor remédio. Ele reconhece que o pronto-atendimento, por ser a recepção dos pacientes, é o ponto nevrálgico daquela casa de saúde, mas garante que tudo pode melhorar se o município conseguir contratar mais profissionais, o que não tem sido fácil porque os médicos preferem ganhar menos, mas com as vantagens de uma capital, do que vir para o interior do Estado.
AÇÃO DE SAÚDE
No próximo dia 12 a Divisão Extra Muro promove ação integrada no Posto de Saúde Liberdade. Nesta data haverá atendimento médico, de enfermagem, odontologia e outros serviços como vacina, verificação de pressão arterial e teste rápido de glicemia.
DENGUE
No decorrer do 1º trimestre ocorrem 404 notificações da doença, um número bem superior ao mesmo período do ano passado. Não houve confirmação de dengue hemorrágica até o final de março.
ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO
Nos dias 22 a 24 de abril será realizado o Encontro Nacional das Coordenações Estaduais de Alimentação e Nutrição e Centros Colaboradores de Alimentação e Nutrição, em Brasília. Este ano também estão convidados os municípios com mais 200 mil habitantes.
Entre os temas abordados: Mais Saúde,Nutrição nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família, Programa Saúde na Escola, Organização da Nutrição na Atenção Básica à Saúde, dentre outros.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com/
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1324

O Trabalho Continua
Marabá, terça-feira, 8 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1324
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

PROJETO NOVA VIDA
O prefeito Sebastião Miranda Filho assinou a Lei nº. 17.277/08, aprovada pela Câmara, reconhecendo de utilidade pública a Fundação Projeto Nova Vida, com os direitos e privilégios decorrentes deste reconhecimento assegurados legalmente, em face dos serviços prestados à comunidade.
José Gildemar Moreira Nunes (Gil Ceará) é o presidente da Fundação, que está localizada na Av. Santos Dumont, 853. São Félix II.
SOLICITAÇÃO DE NOTÍCIAS
A Assessoria de Comunicação da Prefeitura recebeu telefonemas de Castanhal, Tucumã e Salvaterra solicitando a atualização do blog de notícias da prefeitura de Marabá http://informativomaraba.blogspot.com .
Não está atualizado em virtude do acesso à internet encontrar-se muito lento nos últimos dias. A Ascom pede a compreensão dos leitores blogueiros e fará o possível para atualizar o mais breve possível. A Skorpionet já foi comunicada para solucionar o problema.
CONFERÊNCIA DO PROCON
Na quinta-feira, 10 de abril, realiza-se no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a Conferência do Procon “Encontro Preparatório”, com a participação de diversos órgãos que participam da política em defesa do consumidor. O início da conferência está marcado para as 08h30min.
A coordenadora do Procon/Marabá Mariléia Oliveira informa que o objetivo geral da conferência é a elaboração de uma política estadual de proteção e defesa do consumidor em conjunto com a sociedade, fortalecendo e integrando os órgãos que compõem o sistema de defesa do consumidor.
Participam representantes da ADEPARÁ, Juizado Especial, Ministério Público, Poder Legislativo, Acim, Sindicom e Seagri, entre outros. Entre os palestrantes estão os advogados Humberto Mariano Almeida, diretor do Procon/PA e Regina Paes.
Em Marabá serão escolhidos dois delegados para participar da Conferência Estadual do Procon que será realizada nos dias 9 e 10 de maio, em Belém. A Conferência Estadual será coordenada pela SEJU e pela diretoria de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor.
INAUGURAÇÃO DO ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL
O secretário de Administração Nilton Medeiros informa que a inauguração do Arquivo Público Municipal está marcada para 1º de maio. Construído ao lado do Centro Administrativo da Prefeitura, na Folha 32, o novo espaço abrigará as pastas do arquivo funcional da Semad e depois receberá também arquivos de outras secretarias.
Nilton Medeiros disse que a Semad possui um banco de dados com informações sobre cada funcionário, mas guardamos os papéis bem acondicionados para comprovação quando necessário, por exemplo, junto ao INSS no período de aposentadoria.
O espaço é arejado e com boa iluminação natural, numa área de 50m x 20m, alto e coberto com telha a base de amianto. O arquivo guardará informações precisas sobre os funcionários e a própria estrutura de cada secretaria.
PRODUÇÃO DE AVESTRUZ
Acontece amanhã, 9, no Parque de Exposição Agropecuária de Marabá, o I Seminário da Cadeia Produtiva de Avestruz do Sul e Sudeste do Pará, com objetivo de mostrar ao público regional os benefícios da criação dessa ave, da qual praticamente tudo é aproveitável como alimentação de elevado poder nutritivo ou como artesanato.
O evento, com abertura às 8h30 da manhã, é uma parceria da Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), com a Empresa Aravestruz, e destina-se a produtores rurais, instituições afins e agricultores familiares da região.
O seminário tem objetivo de mostrar os benefícios que a Estrutiocultura (criação de avestruz) ecologicamente correta e auto-sustentável oferece, enquanto modelo de agronegócio, novo e promissor, capaz de gerar emprego, renda e desenvolvimento.
Sob o tema Avestruz – O novo habitante dos pastos brasileiros – o seminário terá a seguinte programação: 8h30 abertura; 9h – Palestra sobre a cadeia produtiva – mercado interno e externo dos produtos (carne, couro, ovos e plumas); 10h – Artesanato em ovos e plumas (concurso de pintura); 10h30 – Exposição de aves reprodutoras e filhotes para o modelo de agricultura familiar. Às 12h – Degustação da carne de avestruz no rolete e em outras variadas formas de preparo.
Na parte da tarde, às 14h – Corrida de avestruz com jóquei; 14h30 – Montaria em avestruz para o público presente; Às 15h – Desfile com modelos da região (vestuário em couro e plumas de avestruz) e Show-room do couro (sapatos, bolsas e botas). Às 15h30 – Demonstração de alternativas nutricionais (ração padrão e ração alternativa).
FEIRANTES TERÃO DE SE ADEQUAR
Cerca de 180 feirantes da Feira Coberta do Laranjeiras e da Feira da Folha 28 participaram ontem, 7, do I Seminário para Feirantes do Setor de Alimentação de Marabá. O evento promovido pela Prefeitura, por intermédio das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde, visou a adequação desses comerciantes às normas da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – no que concerne à venda de carnes, peixes e aves.
Segundo o coordenador da Divisão de Vigilância Sanitária de Marabá, Daniel soares, o pescado e as aves devem ser previamente tratados para a venda na feira, porque a forma como vêm procedendo não é recomendável, porque não há espaço adequado para o descamar peixes, abater e tratar as aves nas feiras livres de Marabá.
Quanto às carnes em geral (bovina, suína, caprina) devem seguir as mesmas condições dos demais açougues da cidade, ou seja, exposição em balcão refrigerado, boxes e ferramentas dentro dos padrões de higiene e manipuladores devidamente uniformizados a caráter.
Diante das exigências, os comerciantes de feiras livres terão 90 dias para se adequarem dentro das opções disponíveis. No caso de aves, trazê-las limpas de casa ou vendê-las vivas; enquanto o peixe deve ser tratado na Colônia de Pescadores.
Durante a reunião o secretário de Agricultura, Rubens Borges Sampaio, apresentou projeto piloto da reorganização da Feira do Laranjeiras, que o prefeito Tião Miranda pretende inaugurar ainda no decorrer de seu mandato. O projeto deverá ser estendido futuramente à Feira da Folha 28.
SEASP TEM NOVO SECRETÁRIO
Flávio de Souza, novo secretário de Assistência Social, tem hoje, 8, sua primeira reunião de trabalho com o prefeito Tião Miranda. Na pauta uma série de projetos em andamento na Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – como a implantação do Pró-jovem e a construção do novo Espaço de Acolhimento Provisório para crianças e adolescentes.
Segundo Flávio, a construção do Abrigo Provisório deve iniciar nos próximos dias, porque a obra já foi licitada e parte do recurso disponibilizada à Prefeitura. O prédio terá capacidade de abrigar mais de 30 menores de zero a 17 anos de idade sob responsabilidade da Prefeitura. O prédio a ser erguido às proximidades dos colégios Alvorada/Monteiro Lobato, no núcleo Cidade Nova, custará cerca de 500 mil.
Construído com verba de parceria da Prefeitura com a Vale, o novo abrigo contará com dormitórios e banheiros separados por sexo e idade. Terá vasos sanitários especiais para crianças; contará também com berçários e ampla área de lazer. Atualmente, a casa alugada para este fim, embora tenha sido adaptada, não dispõe de espaço suficiente para tantas divisões e aumento do contingente de internos, que passou de 12 no ano 2000 para a média de 36 no final de 2007.
Pró-Jovem – É um programa do governo federal, a ser administrado pela Seasp, que visa dar continuidade a assistência a adolescentes dos 15 aos 17 anos, inscritos em programas sociais como Bolsa Família e PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil.
Esse novo projeto vai ajudar esses jovens que já não têm direito aos benefícios do Bolsa Família e PETI a participarem de oficinas de capacitação, reforço escolar e outras atividades, principalmente com vista à profissionalização, para que ao atingirem 18 anos possam ingressar no mercado de trabalho.
Para a implantação do Pró-jovem em Marabá participaram de treinamento nos dias 2, 3 e 4 de abril, em Belém, três técnicos da Seasp (Flávio Souza, Nadjalúcia Lima e Jane Dailha). O evento contou com a participação de 100 municípios do Pará e sua abertura foi prestigiada pela governadora Ana Júlia Carepa, secretária executiva de Desenvolvimento Social, Ana Maria Barbosa; e ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.
ÁGUAS DO TOCANTINS DECLINAM
Não foi tão significativa, mas o importante é que o nível das águas recuou em 2 centímetros nas últimas 24 horas, passando de 12,58 metros para 12,56 na manhã desta terça-feira.
A tendência, com base na meteorologia, é aumentar a vazante nos próximos dias, porque as chuvas devem diminuir a partir de agora. Embora ainda estejamos no período de uma possível cheia de maior proporção.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1323

O Trabalho Continua
Marabá, segunda-feira, 7 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1323
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

ANIVERSÁRIO DE MARABÁ
Os 95 anos de emancipação político-administrativa de Marabá tiveram bastante comemoração. Foram inaugurações, mostras de dança, teatro, exposições, café da manhã com moradores do bairro Francisco Coelho e festa no esporte, com torneios de Sinuca, SkateJudô e Moto Show no Ginásio da Folha 16 e também a classificação do Águia para a Copa Brasil e Série C do Campeonato Brasileiro.
MAIS DUAS ESCOLAS PARA MARABÁ
O prefeito Tião Miranda e a secretária de Educação Kátia Américo Garcia, entregaram à comunidade mais duas escolas de ensino fundamental nos dias 4 e 5 de abril, como parte da programação comemorativa do aniversário de Marabá. Participaram também os demais secretários municipais, deputado federal Asdrúbal Bentes, deputado estadual João Salame, vereadores e comunidade escolar.
As escolas são: “Manoel Cordeiro Neto”, em São Félix III e “Maria das Graças Ribeiro de Sousa”, na Rua 13 de Maio, QD Especial, bairro Bela Vista. Dentro dos padrões de qualidade das demais escolas do município, a Escola “Manoel Cordeiro” possui seis salas de aula, sala de professores, diretoria, banheiros, cozinha e área para a distribuição da alimentação escolar da garotada. A Escola “Maria das Graças Ribeiro de Sousa” também possui 6 salas de aula, 1 secretaria, 1 cantina e poço artesiano, com água potável de boa qualidade e com capacidade para abastecer a escola e moradores da área.
ÁGUIA VENCEDOR DO 1º TURNO DO PARAZÃO
No aniversário dos 95 anos de emancipação político-administrativa de Marabá, muitas comemorações. Entre elas, o empate do Águia sobre o Ananindeua (2 x 2) no estádio do Mangueirão, na tarde de ontem, 6, classificando-o para a Copa do Brasil e série C do Campeonato Brasileiro.
Muitos torcedores saíram daqui de ônibus, avião e veículos próprios para assistir a partida em Belém. Quem deixou para viajar na última hora, não conseguiu passagem. O Águia fez bonito e a torcida vibrante comemorou em Belém e na orla do Tocantins até altas horas, sem se preocupar com a ressaca na segunda-feira. O Águia teve cinco vitórias nas últimas cinco partidas. Sendo que três delas foram sobre Paysandu, Remo e Tuna. Hoje, os jogadores desfilam pela cidade em carro do corpo de bombeiros.
A vitória do Águia será mais uma força para a liberação de recursos para a conclusão do estádio municipal. Durante visita a Marabá na semana passada, o ministro do Esporte Orlando Silva Júnior, anunciou que vai liberar mais R$ 3,5 milhões para conclusão do Estádio Municipal que está sendo construído na Folha 16 com recursos federais. Ele atendeu pedido do deputado federal Asdrúbal Bentes (PMDB), que fez a solicitação em evento realizado na escola Judith Leitão.
Durante a visita, o ministro do Esporte Orlando Silva Júnior avaliou que o destaque do Águia no campeonato Paraense, mostra ser mais importante ainda ter um estádio municipal compatível com o desenvolvimento da cidade, que cresce, tem grande porte e precisa ter estrutura esportiva a altura.
OBRAS – DUPLICAÇÃO DA TRANSAMAZÔNICA
Em entrevista coletiva concedida na semana passada, o prefeito Sebastião Miranda Filho reconheceu as necessidades de Marabá nas áreas de educação, saúde e infra-estrutura, mas avaliou que a segurança pública é o grande gargalo do município e o clamor da população.
Dentre as obras que pretende implementar nos nove meses restantes do seu mandato, destaca que desde 2007 estão sendo realizados serviços de drenagens, construção de escolas e praças e compra de equipamentos, mas ressalta que o principal será o início das obras de duplicação do trecho urbano da rodovia Transamazônica. “Foi uma longa espera, porque há sete anos que a população aguarda esta obra que faz parte de um projeto desde 2001. Na época, o primeiro projeto da rodovia foi feito pelo médico Veloso, o qual foi todo elaborado pela Sevop, quando eu era secretário de obras e vice-prefeito”.
A previsão de início das obras é para maio, com duplicação da rodovia e da ponte sobre o rio Itacaiúnas e ainda dois viadutos. Para Tião, o importante é aplicar os recursos públicos e ter saneadas as contas, abrindo espaço para capacidade de investimento, além da credibilidade com os fornecedores e a população.
HMI: SERVIÇO CARTORÁRIO
Embora a parceria Secretaria Municipal de Saúde e Cartório do 2º Ofício tenha se empenhado na emissão de registro civil das crianças nascidas no Hospital Materno Infantil (HMI), o quantitativo de certidões de nascimentos está muito aquém do número de bebês nascidos vivos naquela casa de saúde. Até a manhã desta segunda-feira, 7, havia nascido mais 200 crianças vivas no HMI, mas somente 73 delas obtiveram certidão.
A emissão de certidão de nascimento na maternidade é um avanço em relação aos demais hospitais do município. É a única casa de saúde de Marabá de onde a mãe já sai com o filho documentado. No entanto, mais da metade das parturientes não estão aproveitando esse serviço de cidadania.
Pelo menos três motivos foram observados para esta omissão: O principal deles é a falta de documentação das mães, inclusive, a primeira criança nascida no HMI não saiu com sua certidão de nascimento devido à inexistência de qualquer documento da genitora; outro fator real que contribui para essa falha são os bebês nascidos depois das 14 horas de sexta-feira, de parto normal. As mães têm alta antes de segunda-feira e não retornam para registrar o filho. Um terceiro problema seria uma possível falta de informação às parturientes sobre esse serviço dentro do hospital.
Quanto ao terceiro fator, à diretora-geral do HMI, pediatra Alba Valéria Rocha, explicou que uma assistente social está encarregada em explicar, de leito em leito, sobre o serviço cartorário, sendo mínimas as chances de qualquer mãe não ser orientada. Mesmo assim, ela vai reforçar junto ao serviço social a importância da emissão de certidão de nascimento, porque um serviço dessa magnitude deveria abranger todas as crianças nascidas naquele hospital.

DIA MUNDIAL DA SAÚDE
Hoje, 7 de abril, comemora-se o Dia Mundial da Saúde. A data tem servido para alertar o público sobre os principais problemas de saúde pública, que no Brasil e em especial Marabá, não são poucos. Ainda convivemos com doenças milenares e que há muito tempo têm cura, como a hanseníase e a tuberculose, sem falar naquelas quase inevitáveis, como as cardíacas, que atacam mais as pessoas acima dos 50 anos.
Os estilos de vida sedentários aumentam todas as causas de mortalidade, dobram o risco de doenças cardiovasculares, diabetes, e obesidade, e aumentam os riscos do câncer, da hipertensão arterial, da osteoporose, dos distúrbios das gorduras sanguíneas, da depressão e da ansiedade. Por isso a Organização Mundial de Saúde (OMS) tem aconselhado à população mundial para o saudável hábito da atividade física.
Segundo dados daquela instituição, de 60 a 85% dos povos do mundo - tanto dos países desenvolvidos como em desenvolvimento - tem estilos de vida sedentários, tornando este um dos mais sérios problemas de saúde pública do nosso tempo. Estima-se que quase dois terços das crianças também tenham atividade física insuficiente, com implicações sérias para sua saúde futura.
Embora a maioria dos brasileiros também tenha essa carência, a saúde, mesmo precária, tem muito que comemorar. A expectativa média de vida, segundo a pesquisa Tábua de Vida 2005 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), atingiu a marca de 71,9 anos e Pará está dentro desse parâmetro. Porém ainda estamos atrás de países como Argentina, México e Chile, com média aproximada de 75 anos de vida.

Embora a saúde do brasileiro tenha ainda muito que avançar, a mesma pesquisa do IBGE assinala outro ponto a favor: a redução da mortalidade infantil entre 2000 e 2005. De cada mil crianças, 30,1 morriam antes do primeiro ano de vida em 2000, esse número caiu para 25,8 em 2005, o que significa dizer que nosso serviço de saúde não está parado.
CAMPANHA ANTIGRIPE
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro próximo, começa dia 15, pela zona rural, Campanha do Idoso, que tem como carro chefe a vacinação contra gripe. A campanha na zona rural começa pelo PA Escada Alta, na região do Rio Sororó e termina em 17 de maio, na Vila Serra Azul, na região do Rio Tapirapé, a cerca de 270 quilômetros da sede municipal.
O governo federal tem a campanha contra a gripe um forte aliado para combater doenças oportunistas da terceira idade, dentre elas a pneumonia que se aproveita do organismo fragilizada pela gripe para fazer suas vítimas, muitas vezes fatais. Embora muito cara, cerca de R$ 30 a dose, é preferível vacinar toda a população de 60 anos ou mais do que gastar com tratamentos hospitalares.
A SMS deve vacinar mais de 10 mil pessoas nesta campanha que tem 26 de abril como Dia "D" na área urbana. Em todo o país mais de 11 milhões de idosos devem ser vacinados.
AÇÃO DE SAÚDE
No próximo dia 12 a Divisão Extra Muro promove ação integrada no Posto de Saúde Liberdade. Nesta data haverá atendimento médico, de enfermagem, odontologia e outros serviços como vacina, verificação de pressão arterial e teste rápido de glicemia.

Uma equipe da Extra Muro, que esteve na Orla do Tocantins durante o torneio Pesque e solte, realizou apenas 12 atendimentos, sem gravidade. A maioria daqueles que necessitou de atendimento procurou o serviço devido a mal-estar, dor de cabeça e lombar. Apenas uma pessoa quebrou um dos tornozelos e teve o pé imobilizado.
SAÚDE SEM SECRETÁRIO
A falta de um titular para a Secretaria de Saúde vem causando transtornos a certos setores, principalmente aos clientes que recebem medicação especial e não havia quem autorizasse a compra desse material na manhã de hoje.
Segundo informações de Pedro Correa Lima, ex-secretário de Saúde, somente nesta terça-feira, 8, deverá ser definido o novo secretário de Saúde. Até então nenhum nome foi sugerido e todos os possíveis servidores não se haviam dispostos a assumir a importante pasta, responsável por mais de 17% do volume de despesas da Prefeitura de Marabá.
NOVO CONSELHO
A comissão encarregada dos preparativos e posse do novo Conselho Municipal de Saúde recebeu orientação dos advogados para prosseguir os trâmites posteriores à 7ª Conferência Municipal de Saúde, entendendo que a população não deve ser penalizada ao bel-prazer de uma minoria que deseja se perpetuar naquele conselho.
Segundo o coordenador dos trabalhos, Pedro Nunes, não se trata de desobediência à Justiça, nem da parte dos conselheiros temporários, nem do prefeito Tião Miranda ou do então secretário de Saúde Pedro Correa, a Conferência aconteceu porque mais de 230 pessoas que lotaram o Auditório Eduardo Bezerra foram unânimes em prosseguir com o evento.

Essa determinação, de acordo com Pedro Nunes, surgiu da necessidade que a saúde tem em eleger o conselho, que é o organismo responsável por diversas obrigações junto ao Ministério da Saúde, como Plano de Saúde do Município, aprovação de relatórios de gestão, dentre outros.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1322

O Trabalho Continua
Marabá, sexta-feira, 4 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1322
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

CADEIA PRODUTIVA DE AVESTRUZ
A Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), em parceria com a Empresa Aravestruz, convidam os produtores rurais, instituições afins e agricultores familiares da região a participarem do I Seminário da Cadeia Produtiva de Avestruz do Sul e Sudeste do Pará, a acontecer dia 9 de abril, no Parque de Exposição Agropecuária de Marabá, com abertura às 8h30 da manhã.
O seminário tem objetivo de mostrar os benefícios que a Estrutiocultura (criação de avestruz) ecologicamente correta e auto-sustentável oferece, enquanto modelo de agronegócio, novo e promissor, capaz de gerar emprego, renda e desenvolvimento.
Sob o tema Avestruz – O novo habitante dos pastos brasileiros – o seminário terá a seguinte programação: 8h30 abertura; 9h – Palestra sobre a cadeia produtiva – mercado interno e externo dos produtos (carne, couro, ovos e plumas); 10h – Artesanato em ovos e plumas (concurso de pintura); 10h30 – Exposição de aves reprodutoras e filhotes para o modelo de agricultura familiar. Às 12h – Degustação da carne de avestruz no rolete e em outras variadas formas de preparo.
Na parte da tarde, às 14h – Corrida de avestruz com jóquei; 14h30 – Montaria em avestruz para o público presente; Às 15h – Desfile com modelos da região (vestuário em couro e plumas de avestruz) e Show-room do couro (sapatos, bolsas e botas). Às 15h30 – Demonstração de alternativas nutricionais (ração padrão e ração alternativa).
FEIRANTES DE ALIMENTAÇÃO
Por intermédio das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Saúde, a Prefeitura de Marabá promove no dia 7 de abril, a partir das 14h, o I Seminário para Feirantes do Setor de Alimentação, no Auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria de Saúde.
O prefeito convida a população interessada a participar, principalmente aqueles feirantes do comércio de peixe, aves e carnes, cujo abate, limpeza e exposição estão sendo feitos de forma irregular, em desacordo com a Vigilância Sanitária.
A programação desse seminário ainda está sendo elaborada, mas dentre os assuntos a serem abordados está o abate de aves. A partir desse seminário os vendedores terão de abater as aves em local adequado, trazendo-as limpas para a feira ou vendê-las vivas. Critério semelhante será dado ao pescado, que terá vir limpo da Colônia de Pescadores, não podendo mais a limpeza ser feita nos próprios boxes.
Quanto à venda de carnes (porco, bode e outros) os mini-açougues terão de seguir as mesmas regras das vendas espalhadas na cidade. Adequar a exposição a balcões refrigerados e todos os demais requisitos impostos pela vigilância Sanitária, sob pena de ter o ponto interditado.
PESQUE E SOLTE
Previsto para acontecer no domingo (6) o Pesque e Solte na Orla deve inscrever até hoje, 4. Das 800 inscrições para o público, quase todas foram vendidas até ontem. Aproximadamente 200 kits serão oferecidos aos patrocinadores.
Cada kit, ao preço de R$ 15,00, composto de uma camiseta, boné, vara de pesca com linha e anzol, vale lanche e vale água e crachá com número da inscrição, dá direito aos sorteios das premiações de um microcomputador por categoria.
O Pesque e Solte tem cinco categorias: Masculina, Feminina (Adultos), Infantil, maior peixe e peixe mais exótico. O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, mais os que fisgarem o maior peixe e peixe mais exótico, também receberão um kit de pesca e troféu.
INAGURAÇÃO DE ESCOLAS
A programação de aniversário de Marabá inclui entrega de obras à população. Hoje, 4 de abril, às 18h, o prefeito Sebastião Miranda Filho e a secretária de Educação Kátia Américo Garcia inauguram a Escola “Manoel Cordeiro Neto”, em São Félix III. Amanhã, 5 de abril, às 18h, mais uma escola será inaugurada. Trata-se da Escola Maria das Graças Ribeiro de Sousa, na Rua 13 de Maio, QD Especial, bairro Bela Vista.
A Escola “Manoel Cordeiro” possui seis salas de aula, sala de professores, diretoria, banheiros, cozinha e área para a distribuição da alimentação escolar da garotada.
A coordenadora de ensino/Semed, Vera Froz, informa que no ano passado a escola funcionou em duas salas de aula, mas agora terá mais espaço ao alunado. Antes funcionava do 1º ao 5º ano e em 2008 funcionará até o 7º ano.
Sob a direção de Gracinete do Rosário Silva, o prédio escolar foi adequado às necessidades da comunidade escolar e atenderá uma média de 350 alunos em três turnos. À noite deverá funcionar o ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para atender pessoas que precisam trabalhar durante o dia.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que os alunos não terão o ano letivo prejudicado em virtude de começarem as aulas mais tarde. A Semed preparou um calendário especial para os alunos visando o cumprimento dos 200 dias letivos.
O prefeito Tião Miranda fala da sua grande satisfação de inaugurar escolas. “É sempre bom construir escolas e proporcionar melhorias no processo ensino-aprendizagem. Já construímos muitas escolas na zona rural, como exemplo a de Murumuru e a de Pau Seco. Também temos muitas escolas sendo construídas e reformadas na zona urbana, como a “Martinho Mota” e “Emília Ferreiro”, na Nova Marabá.”
ESCOLA MARIA DAS GRAÇAS SERÁ INAUGURADA AMANHÃ
Amanhã, 5 de abril, a comunidade de Bela Vista, bairro próximo do aeroporto, ganha uma escola de qualidade dentro dos padrões das demais escolas construídas pela prefeitura de Marabá. Trata-se da Escola Maria das Graças Ribeiro de Sousa, na Rua 13 de Maio, QD Especial.
O prefeito Tião Miranda e a secretária Kátia Américo Garcia entregam a Escola construída com 6 salas de aula, 1 secretaria, 1 cantina e poço artesiano, com água potável de boa qualidade e com capacidade para abastecer a escola e toda a comunidade. A diretora Luzia Dalva Tavares e a comunidade participam da grande festa de inauguração.
TEMPO LOCAL
O Climatempo prevê volume acumulado de 42 mm de chuva hoje a domingo, sendo esperada a maior precipitação neste sábado (5), quando deve chover 24 mm. A partir de domingo as chuvas serão de pequena intensidade. Temperatura amena, com máximas de até 32ºC neste período.
ÁGUAS DO TOCANTINS EM ELEVAÇÃO
A tendência, segundo a Eletronorte, é que a lâmina d’água chegue aos 11,89 metros na terça-feira (9) sem sinal de recuo neste período. De ontem para hoje o nível elevou-se em 20 centímetros.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1321

O Trabalho Continua
Marabá, quinta-feira, 03 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1321
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

MINISTRO DO ESPORTE ESTÁ EM MARABÁ
Desembarcou hoje, 3, em Marabá o ministro Esporte Orlando Silva Júnior, para cumprir extensa programação no decorrer da manhã em companhia do prefeito Sebastião Miranda Filho, deputado Asdrúbal Bentes e secretários municipais, dentre eles Wilson Teixeira, de Cultura e Desporto, responsável pela agenda do ministro e que formalizou convite ao secretariado para marcar presença na recepção ao ministro.
Segundo Wilson Teixeira, a programação de Orlando Silva Júnior foi a seguinte: às 9h – visita ao gabinete do prefeito, na Secretaria de Obras, de onde saíram por volta das 10h para visita ao Ginásio Olímpico “Renato Veloso”, na Folha 16; em seguida, uma vistoria à construção do novo Estádio Municipal, em área contígua ao Ginásio Olímpico. Trata-se de obra construída em parceria com o governo federal.
Às 11h o ministro teve reunião com os desportistas de Marabá, no Auditório da Escola Judith Gomes Leitão (Marabá Pioneira), ocasião em que concedeu uma coletiva a imprensa. Depois, Orlando Júnior almoça com Tião Miranda e demais convidados num restaurante da cidade.
AÇÃO DE SAÚDE
A Divisão Extra Muro promove hoje, 3 de abril, ação integrada de saúde para os clientes da creche Cantinho de Paula, no bairro Liberdade, quando pretende atender cerca de 100 crianças na faixa etária de zero a cinco anos.
O serviço de saúde vai priorizar atendimento de enfermagem e odontologia (extensível aos familiares) e vacinação em geral para as crianças.
Enquanto no domingo, 6 de abril, uma equipe da Extra Muro vai trabalhar no Pesque e Solte na Orla, no atendimento de urgência aos pescadores esportivos e público em geral que vai prestigiar aquele evento.
CARTEIRA DO IDOSO
Amanhã, 4, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) promove mais um mutirão para cadastrar pessoas interessadas em possuir Carteira do Idoso (passe livre federal). Esta ação social que envolve mais 40 servidores daquele setor acontece na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Folha 28 (Nova Marabá) e visa também entregar 368 carteiras recebidas dos ministérios dos Transportes e Desenvolvimento Social.
A Carteira do Idoso é o instrumento de comprovação para o acesso ao benefício estabelecido pelo artigo 40 da Lei no. 10.741, o Estatuto do Idoso. E deve ser gerada apenas para as pessoas idosas de 60 anos ou mais que não podem comprovar renda ou tem rendimentos igual ou inferior a dois salários mínimos.
Segundo resolução da Secretaria Nacional de Assistência Social, a Carteira do Idoso é válida em todo o país. E tem como única finalidade garantir a gratuidade de vagas no transporte coletivo interestadual.
O Estatuto do Idoso estabelece a reserva de duas vagas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos, ou seja, R$ 830, além do desconto de 50% no valor da passagem para os idosos que excederem as vagas gratuitas.
Segundo Ronaldo Batista Chaves, titular da Seasp, foram realizadas quatro ações dessa magnitude foram realizadas este ano, sendo uma delas nas dependências da própria secretaria, uma na Vila Brejo do Meio, no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e na Escola Irmã Teodora, no bairro Liberdade.
As ações sociais não invalidam a procura da carteira na Seasp que, semanalmente realiza mais de 60 cadastros no atendimento social. Mas esses mutirões têm contribuído para beneficiar um número maior de pessoas, porque só esses atendimentos extras devem alcançar mais de 600 pessoas.
MUDANÇA DE SECRETÁRIOS
Nesta sexta-feira, 4, é data limite para desincompatibilização. Na administração de Marabá ao menos três secretários devem entregar os cargos: Wilson Teixeira (Cultura e Desportos), Ronaldo Chaves (Ação Social) e Pedro Correa Lima (Saúde), mas oficialmente ainda não foram definidos seus substitutos.
De acordo com o secretário de Administração, José Nilton de Medeiros, só existem boatos sobre os novos secretários. Wilson Teixeira sugeriu um de seus assessores; para a Saúde, foi pensado o nome de Luis Sérgio Matos, mas provavelmente não será confirmado em razão de exercer cargo na Sespa. No entanto, para a Seasp, Ronaldo Batista Chaves, é certo Flávio Correia de Souza, servidor concursado, assessor de Ronaldo há cerca de dois anos.
ÁGUAS EM ELEVAÇÃO
O nível do Rio Tocantins, ao contrário do previsto em Boletim da Eletronorte, segue em elevação, chegando à manhã desta quinta-feira aos 11,14 metros, ou seja, 14 cm acima da posição de ontem à tarde.
Também segundo a Eletronorte, o nível segue em elevação, podendo alcançar 11,56 metros no dia 8 de abril. Espera-se, que desta vez, sua previsão não se confirme e a cheia de 2008 não alcance os 12 metros.
PREVISÃO DO TEMPO
As últimas previsões de chuva têm sido parcialmente confirmadas. Chove, mas não com a intensidade anunciada. Segundo o Climatempo, estão previstos 36 mm de chuva para esta quinta-feira. No entanto, os próximos quatro dias o volume de chuva ficará abaixo de 10 mm/dia.
De acordo com o canaldotempo.com, persiste a possibilidade de trovoadas esparsas, com 50% de chance de chover à noite ou pela manhã, no decorrer dos próximos 10 dias. Imagens de satélite mostram algumas nuvens de chuva sobre a região a montante de Marabá, o que poderá segurar ainda por alguns dias o nível das águas do Tocantins.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1320

O Trabalho Continua
Marabá, quarta-feira, 02 de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1320
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

MINISTRO DO ESPORTE EM MARABÁ AMANHÃ
Amanhã, 3 de abril, o prefeito Sebastião Miranda Filho e o deputado Asdrúbal Bentes recepcionam o ministro do esporte Orlando Silva Júnior. O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira envia convite aos secretários municipais para participar da recepção e informa a programação.
A programação é a seguinte:
9h- Visita ao gabinete do prefeito;
10h- Visita ao Ginásio Olímpico da Folha 16 e à construção do novo estádio;
11h- Reunião com os desportistas de Marabá e coletiva com a imprensa no Auditório da Escola Judith Gomes Leitão, na Marabá Pioneira.
PIT TUR NO CORETO DA PRAÇA DUQUE DE CAXIAS
Na programação de comemoração do aniversário de Marabá, o PIT TUR CORETO da Praça Duque de Caxias fica aberto a visitações durante todo o final de semana para atender aos visitantes.
Em parceria com o Departamento Municipal de Turismo (DETUR/PMM) a associação de Artesãos “Mãos e Artes” de Marabá, apresenta artesanatos produzidos com matéria prima local, e muitos souvenirs, da cidade.
A coordenadora do Detur Ísis Mourão informa que o Pit Tur fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 18h. De 04 a 06 de abril fica aberto durante todo o dia. “No aniversário de Marabá não deixe de visitar também os principais pontos turísticos e declare seu amor a esta cidade, que possui lugares que encantam”.
Boas opções de lazer em Marabá são: Casa da Cultura (Folha 31), Parque Zoobotânico (PA 150); Praça São Félix de Valois na Marabá Pioneira – Por do Sol; Vista da Ponte Rodoferroviária (Bairro São Félix); Por do Sol na Orla do Rio Tocantins (Marabá Pioneira - do bairro Francisco Coelho ao Bairro Santa Rosa); Praça São Francisco (Cidade Nova); Praça do Novo Horizonte; Praça Duque de Caxias e Galpão de Artes de Marabá (Marabá Pioneira).
Ísis Mourão dá dicas de turismo em Marabá e pede apoio de quem souber de lugares que merecem ser visitados. Quem quiser pode informar ao Detur pelos fones 3321-1829/3322-5238 ou e-mail detur@maraba.pa.gov.br
MARABÁ ANIVERSARIA E A COMUNIDADE GANHA PRESENTES
No dia 4 de abril, o prefeito Tião Miranda e a secretária Kátia Américo Garcia entregam para a população a Escola “Manoel Cordeiro Neto”. A inauguração será às 18h, no Km-03, PA 150. São Félix III.
No dia 5 outra inauguração: a Escola Maria das Graças Ribeiro de Sousa será entregue à população do bairro Bela Vista, às 18h, na Rua 13 de Maio, QD Especial. Todos estão convidados a participar da festa.
A Escola “Manoel Cordeiro” no núcleo São Félix III, funcionava em prédio alugado e ganha um novo espaço, adequado às necessidades da comunidade escolar. Atualmente presta atendimento a 130 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sob a direção de Gracinete do Rosário Silva.
A nova escola foi construída com recursos do Fundeb e recursos próprios da Prefeitura. Tem seis salas de aula, sala de professores, diretoria, banheiros, sala de leitura, cozinha e poço artesiano.
CONFERÊNCIA DA SAÚDE
Conforme estava previsto, foi realizada durante a terça-feira (1º) a 7ª Conferência Municipal de Saúde. Ao final do evento, houve discussão dos trabalhos e eleição do novo Conselho Municipal de Saúde, com apoio do presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, que teve importante participação na cerimônia como palestrante do tema Saúde e Qualidade de Vida.
Uma reunião na manhã de hoje, 2, no auditório da Secretaria de Saúde, vai definir os passos seguintes no sentido da posse do novo conselho, visto que o anterior foi destituído, via decreto municipal, de suas funções. Há, no entanto, um impasse judicial a ser resolvido.


BOLSA FAMÍLIA
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Nutrição, solicita aos beneficiários do Programa Bolsa Família, sujeitas ao Acompanhamento das Condicionalidades de Saúde (gestantes e menores de até sete anos) que procurem a unidade de saúde mais próxima de suas casas, portando o número de inscrição social (NIS), impresso no Cartão Bolsa Família, para o devido acompanhamento de saúde e nutricional, sob risco dessas pessoas perderem direito ao benefício.

Segundo o coordenador da Divisão de Nutrição da SMS, nutricionista Francisco Saraiva Pereira, aquele setor está com dificuldade de cadastrar o acompanhamento dessas pessoas porque elas não apresentam o NIS na unidade de saúde e nem aos agentes comunitários de saúde durante as visitas domiciliares.
Para se ter uma idéia, na segunda vigência de 2007, referente ao período de 1º de julho a 31 de dezembro, de um total de 8.831 famílias sujeitas ao acompanhamento saúde/nutrição, somente 14,8%, ou seja, 1.312 famílias participaram do programa.
Na primeira vigência de 2008, relativa aos meses de janeiro a junho, a SMS estabeleceu uma meta interna de 63% de um total de 8.612 famílias a serem beneficiadas com esse acompanhamento. Porém, até o mês de fevereiro, somente 350 famílias comparecerem aos centros de saúde. O Ministério da Saúde, no entanto, espera que a SMS atenda pelo menos 30% dessa população no decorrer deste mês.
Diante desta situação, as pessoas responsáveis por crianças menores de 7 anos devem levá-las as para realizar o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil por meio da vigilância alimentar e nutricional, manter em dia o calendário de vacinação das crianças, bem como participar das atividades educativas ofertadas pelas equipes de saúde sobre promoção da alimentação saudável.
Enquanto as gestantes devem fazer a inscrição do pré-natal e comparecer às consultas na Unidade de Saúde, com o cartão da gestante e participar de atividades educativas ofertadas pelas equipes de saúde sobre aleitamento materno e promoção da alimentação saudável.
AÇÃO DE SAÚDE
Nesta quinta-feira, 3 de abril, a Divisão Extra Muro promove ação integrada de saúde para os clientes da creche Cantinho de Paula, no bairro Liberdade, quando pretende atender cerca de 100 crianças na faixa etária de zero a cinco anos.
O serviço de saúde vai priorizar atendimento de enfermagem e odontologia (extensível aos familiares) e vacinação em geral para as crianças.
Enquanto no domingo, 6 de abril, uma equipe da Extra Muro vai trabalhar no Pesque e Solte na Orla, no atendimento de urgência aos pescadores esportivos e público em geral que vai prestigiar aquele evento.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1319

O Trabalho Continua
Marabá, terça-feira, 1º de abril de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1319
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

ARQUIVO PÚBLICO MUNICIPAL
A inauguração do Arquivo Público Municipal, prevista ainda para esta quinzena, integra a programação alusiva ao aniversário de Marabá. Construído ao lado do Centro Administrativo da Prefeitura, na Folha 32, o novo espaço abrigará inicialmente as pastas do arquivo funcional da Semad.
O secretário de Administração Nilton Medeiros disse também que, aos poucos, será arquivado todo o material das demais secretarias municipais. “A Semad possui um banco de dados com informações sobre cada funcionário, mas guardamos os papéis bem acondicionados para comprovação quando necessário, por exemplo, junto ao INSS no período de aposentadoria”.
No novo arquivo não há preocupação quanto a mofo ou incêndio, pois o espaço é arejado e com boa iluminação natural. O espaço é de 50m x 20m, alto e coberto com telha a base de amianto. O arquivo é muito importante para que se tenha informações precisas sobre os funcionários e a própria estrutura de cada secretaria.
SEMAD TEM BANCO DE DADOS DOS CEMITÉRIOS
A secretaria municipal de Administração está fazendo um banco de dados dos cemitérios de Marabá, com uma ficha sobre os falecidos incluindo localização e família. Há cerca de oito meses, o Chefe de Divisão/Semad Francisco de Sales está trabalhando na compilação destes dados.
O secretário José Nilton disse que este banco de dados é muito importante, pois oferece a exata localização de cada um dos falecidos, facilitando inclusive a procura por parte dos parentes e amigos.
ANIVERSÁRIO DE MARABÁ
A programação oficial do aniversário de Marabá inclui shows de dança, teatro, missa campal, parada militar, torneios desportivos e inaugurações. O prefeito Tião Miranda aproveita a data para participar de eventos comemorativos e inaugurar obras para a população.
03 de abril – Cine Teatro Marrocos, a partir das 20h: Show Faço Parte desta História. Com apresentação do Projeto Vertigem, e cantores da terra Marcelo Mourhy, Jorginho, Álvaro José e banda Swing Moleque.
04 de abril – Praça Duque de Caxias a partir das 17h: apresentação dos grupos folclóricos Mayrabá, Cia. de Danças Yaguara, Abada Capoeira e Street Boys; Tecnoshow; Projeto Dançando e Educando; Coral Casa da Cultura; Banda de Música de Marabá e Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente (bairro Amapá)
05 de abril – Bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco), Marabá Pioneira, a partir das 7:30h; Missa Campal; Café da Manhã; Banda Marcial (Semed);
Praça Osório Pinheiro (em frente à prefeitura – Folha 31), a partir das 10h: Parada Militar (Exercito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar e DMTU); Inauguração da Escola Manoel Cordeiro no Km 2 e Escola Jardim Bela Vista.
Orla do Tocantins, a partir de 21h: Show – Artistas da Terra, Banda Amazonas (Belém), Banda Louca Tentação, Pagode e DJ.
06 de abril - Orla do Tocantins, a partir de 8h – Pesque e Solte no Cais (Semma); Parada Gay a partir das 19h;
Ginásio Poliesportivo Renato Veloso (Folha 16), a partir de 8h – Torneio de Sinuca, Torneio de Skate, Torneio de Judô e Moto Show.
SAÚDE ELEGE CONSELHEIROS
As 9h desta terça-feira, 1º de abril, o Conselho de Saúde (provisório) iniciou a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que tem como principal objetivo eleger um novo Conselho Municipal, para o próximo biênio. Esse evento, que tem lugar no Auditório Eduardo Bezerra (Secretaria Municipal de Saúde), deveria ter ocorrido em maio do ano passado, não aconteceu e o antigo conselho, destituído por decreto no início deste ano, teve sua gestão prorrogada até uma nova conferência, que foi interrompida na primeira quinzena de dezembro/2007.
A organização da 7ª Conferência coube a uma comissão de conselheiros, eleita a partir de um conselho provisório. Essa equipe foi responsável pela elaboração do regulamento e regimento do evento que conta com a presença de 200 delegados de entidades ligadas à saúde pública, associações de bairros, sindicatos, pastorais, dentre outros.
Sob o tema Saúde e Qualidade de Vida: Desafios e perspectivas – o encontro elege 40 conselheiros municipais de saúde, sendo 20 titulares e igual número de suplentes. Dentre os eleitos, 50% são originados em usuários do sistema de saúde (associações, sindicatos e outros), 25% são servidores da saúde (sindicalizados) e 25% de representantes do gestor, ou seja, indicados pela Secretaria Municipal de Saúde.
O QUE É O CONSELHO DE SAÚDE?
É um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, consultivo, normativo e fiscalizador das ações e serviços de saúde no âmbito do SUS, no município. Atua na formulação e proposição de estratégias e no controle da execução das políticas de saúde, inclusive em seus aspectos econômicos e financeiros.
O conselho é constituído por participação paritária de usuários (50%), trabalhadores de saúde (25%), representantes do governo e prestadores de serviços (25%), cujas decisões devem ser homologadas pelo gestor municipal.
Para que um conselho funcione de forma adequada, é necessário que seja representativo e tenha legitimidade, além das condições previstas pela lei. Os usuários são escolhidos por membros de sua classe, com direito à voz e voto. A participação é voluntária e não-remunerada. As reuniões do Conselho são mensais e abertas para toda a população, com direito à voz.
A criação do Conselho Municipal de Saúde é estabelecida por lei municipal, com base na Lei Federal nº 8.142 de 28 de dezembro de 1990.
PESQUE E SOLTE
Até aqui, tudo dentro das expectativas para realização do Pesque e Solte na Orla, previsto para acontecer no domingo (6). Das 800 inscrições para o público, cerca de 400 foram vendidas até ontem. Aproximadamente 200 kits serão oferecidos aos patrocinadores.
Cada kit, ao preço de R$ 15,00, composto de uma camiseta, boné, vara de pesca com linha e anzol, vale lanche e vale água e crachá com número da inscrição, dá direito aos sorteios das premiações de um microcomputador por categoria.
O Pesque e Solte tem cinco categorias: Masculina, Feminina (Adultos), Infantil, maior peixe e peixe mais exótico. O primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria, mais os que fisgarem o maior peixe e peixe mais exótico, também receberão um kit de pesca e troféu.
TEMPO LOCAL
O canaldotempo.com, em imagens de satélite, mostra acúmulo de nuvens de chuva sobre Marabá e região nesta terça-feira. Os períodos manhã e noite (a partir das 21h) são os mais prováveis de ocorrer precipitações. Temperatura amena para os padrões de Marabá, com mínima de 23ºC e máxima de 29ºC.
Por sua vez, o Climatempo prevê volume acumulado de 108 mm de chuva hoje e amanhã. No entanto, a partir de quinta-feira, 3, as precipitações serão de menor intensidade, cerca de oito mm de chuva/dia.
ÁGUAS DO TOCANTINS EM ELEVAÇÃO
A cada dia o nível do Tocantins eleva-se um pouco mais. Hoje, 1º amanheceu aos 10,86 metros, ou seja, oito centímetros acima da posição de ontem às 8h da manhã. A tendência, segundo a Eletronorte, é que a lâmina d’água chegar aos 10,94 metros na manhã desta quarta-feira e recue a partir do dia 3, quando deverá amanhecer aos 10,91m.
DESABRIGADOS
Segundo a Defesa Civil Municipal cerca de 160 famílias estão desabrigadas. Todas residentes na área baixa da Marabá Pioneira. E, a partir de agora, a cada centímetro de inundação, muita gente vai sendo desabrigada.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1318

O Trabalho Continua
Marabá, segunda-feira, 31 de março de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1318
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

CONFERÊNCIA DA SAÚDE
Tudo pronto para acontecer amanhã, 1º de abril, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que foi interrompida na primeira quinzena de dezembro/2007, e tem como principal objetivo de eleger um novo Conselho Municipal. A organização do evento coube a uma comissão de conselheiros, eleita a partir de um conselho provisório, porque o antigo conselho foi destituído. Essa equipe foi responsável pela elaboração do regulamento e regimento da conferência que espera cerca de 200 delegados de entidades ligadas à saúde pública, associações de bairros, sindicatos, pastorais, dentre outros.
Sob o tema Saúde e Qualidade de Vida: Desafios e perspectivas – o encontro acontece no Auditório Eduardo Bezerra (Secretaria Municipal de Saúde), está previsto para todo o expediente de amanhã, devendo ao final eleger os 40 conselheiros municipais de saúde, sendo 20 titulares e mesmo quantitativo de suplentes. Dentre os eleitos, 50% são originados em usuários do sistema de saúde (associações, sindicatos e outros), 25% são servidores da saúde (sindicalizados) e 25% de representantes do gestor, ou seja, indicados pela Secretaria Municipal de Saúde.
CAMPANHA DO IDOSO
No próximo dia 15, pela zona rural, a Divisão de Atenção à zona Rural e Extra Muro dá início à Campanha do Idoso, que tem como carro chefe a vacinação contra o vírus influenza (gripe). A campanha na zona rural começa pelo PA Escada Alta, na região do Rio Sororó e termina em 17 de maio, na Vila Serra Azul, na região do Rio Tapirapé, a cerca de 270 quilômetros da sede municipal.
A campanha do idoso tem 26 de abril como Dia "D" na área urbana, devendo vacinar mais 10 mil pessoas, somadas às da zona rural. A campanha tem como finalidade proteger quem tem 60 anos ou mais de contrair gripe e doenças oportunistas correlatas, a exemplo da pneumonia.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar em todo o País mais de 11 milhões de pessoas acima de 60 anos. Embora seja um gasto bem significativo, o governo economiza com a vacinação dos idosos ao evitar despesas bem maiores com tempo de internação, em conseqüência de doenças oportunistas prevalentes nessa faixa etária.
AÇÃO DE SAÚDE
Na quinta-feira, 3 de abril, a Divisão Extra Muro promove ação integrada de saúde para os clientes da creche Cantinho de Paula, no bairro Liberdade, quando pretende atender cerca de 100 crianças na faixa etária de zero a cinco anos.
O serviço de saúde vai priorizar atendimento de enfermagem e odontologia (extensível aos familiares) e vacinação em geral para as crianças.
Enquanto no domingo, 6 de abril, uma equipe da Extra Muro vai trabalhar no Pesque e Solte na Orla, no atendimento de urgência aos pescadores esportivos e público em geral que vai prestigiar aquele evento.
HMI NÃO TEM PRÉ-NATAL
A diretora geral do Hospital Materno Infantil, Alba Valéria Rocha, está preocupada com a quantidade de pessoas que procuram aquela casa de saúde para fazer pré-natal e consultas ginecológicas. Ela explica que o HMI está direcionado ao atendimento de grávidas (urgência e em trabalho de parto) e ao recém-nascido que necessita de atendimento especializado em Unidade de Cuidados Intermediários – UCI neonatal. Quem necessita de consultas e pré-natal deve procurar os centros de saúde, em especial o Centro de Referência à Saúde da Mulher (Crismu).

Valéria também informa, quanto a acompanhantes das parturientes, que será dado preferência às pessoas do sexo feminino nas enfermarias, porque aqueles setores acomodam até quatro mulheres, o que torna constrangedor para elas a presença de homens.
Ainda segundo Alba, o HMI está trabalhando com capacidade total, por isso, as grávidas de alto risco de outros municípios, devem procurar o Hospital Regional, através das respectivas secretarias de saúde.
Alba acredita que será ultrapassada a meta de partos este mês. Até a última sexta-feira havia nascido 128 crianças, sendo 86 partos normais e 42 cesarianas. A diretora do HMI também garante que a quantidade de cesarianas está surpreendendo, mas é essencialmente necessária para evitar risco de morte das parturientes e/ou da criança que está nascendo.
Até o momento tudo acontece dentro do esperado no HMI, inclusive o elevado nível de atendimento às grávidas e paridas. Josivel Alves de Oliveira, de 22 anos, que foi aquela casa de saúde buscar a documentação de sua filha Áislla Alves Rodrigues, nascida em 22 de abril, garante ter recebido bom atendimento.
Também a procura da declaração de nascido vivo e certidão de nascimento estava na sala de espera do HMI Ana Paula Bezerra, de 24 anos, ele deu à luz a Paulo Samuel no sábado, 29, e ambos passam bem. Para ela o atendimento foi de primeira, embora não tenha como fazer comparação com outras casas de saúde, porque é marinheira de primeira viagem.
A emissão de certidões de nascimento no HMI funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, até as 14 horas. As crianças que nascem aos sábados e domingos devem tirar a documentação nos dias úteis logo em seguida. Tanto a declaração quanto o registro de nascimento são gratuitos.


ENSINO MÉDIO NA ZONA RURAL
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia esteve nas vilas São Raimundo, Josinópolis, Três Poderes, São João, Sororó, Assentamento 26 de março, Vila Alto Bonito, Garimpo de Pedras e Vila Cupu na semana passada. Entre os objetivos da visita estava a verificação da demanda de alunos e espaço físico para implantação do Ensino Médio na área rural.
As equipes da Semed da Diretoria de Ensino, Departamento de Ensino Rural, Almoxarifado e setor Administrativo e um técnico da Seduc participaram da vistoria para conhecer a demanda de alunos e o espaço físico onde podem ser ofertadas as aulas de ensino médio.
Segundo a coordenadora pedagógica do Departamento de Ensino Rural/Semed, Lúcia Batista, as aulas serão ministradas através do projeto SOME (Sistema Modular de Ensino/MEC) e devem começar em maio.
ANIVERSÁRIO DE MARABÁ
A programação cívica do aniversário de Marabá tem Parada Militar no dia 5 de abril, em frente ao Paço Municipal, às 10h. Na ocasião participam (Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar e DMTU). Mas a programação começa cedo no Bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco), Marabá Pioneira, com Missa Campal; Café da Manhã; Banda Marcial (Semed), a partir das 7:30h.
Às 10h - Inauguração da Escola Manoel Cordeiro no Km 2 e Escola Jardim Bela Vista.
Orla do Tocantins, a partir de 21h: Show – Artistas da Terra, Banda Amazonas (Belém), Banda Louca Tentação, Pagode e DJ.
AMAZÔNIA ATÉ QUANDO?
A pinacoteca municipal Pedro Morbach apresenta a exposição: “Amazônia até Quando?”, com obras do artista Domingos Nunes, no período de 4 a 30 de abril, de 8 às 18h. A pinacoteca está localizada na sede da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM). A abertura da exposição será dia 4 às 9h, no salão de exposições da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM).
Domingos Nunes é natural de Marabá e começou a desenhar aos 12 anos de idade retratando temas da região amazônica. Apresenta em suas obras a vida do castanheiro, do caboclo e do ribeirinho. Mostra sempre preocupação com a devastação da floresta e com o futuro da região.
MEMÓRIA VIVA
A Fundação Casa da Cultura de Marabá, através do Núcleo de Arqueologia e Etnologia de Marabá (NAM), desenvolve em 2008 o projeto “Memória Viva”, para valorizar a cultura e a história do município, através de um resgate das personalidades importantes que fazem parte da memória da cidade.
O projeto pretende catalogar e registrar em áudio e vídeo o depoimento de grandes personalidades do campo político, social, artístico e cultural da nossa cidade, que posteriormente fará parte do acervo memorial da Casa da Cultura, podendo ser visto por toda comunidade.
O presidente da FCCM Noé von Atzingen explica que a construção do futuro de uma cidade se faz através do referencial do passado e resgatar e guardar para as gerações futuras a história de figuras ilustres da nossa região vai reforçar a identidade cultural do município.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com/
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1317

O Trabalho Continua
Marabá, sexta-feira, 28 de março de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1317
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO EM VISITA À ZONA RURAL
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia e equipe da Diretoria de Ensino, do Departamento de Ensino Rural, do Almoxarifado e do setor administrativo/Semed, encontram-se na região do Rio Preto desde quarta-feira, 26. A equipe faz vistoria nas escolas da rede municipal que serão inauguradas em breve, além da entrega de uniformes e kits escolares.
Entre as escolas vistoriadas para inauguração dentro de algumas semanas estão: “Boa Vista”, no PA Boa Vista; “Airton Senna”, na Vila Bandinha; “Maravilha”, no PA Maravilha; “Tapirapé”, na Vila Cupu. São construídas em alvenaria, possuem duas salas de aula, banheiros, cozinha, refeitório, secretaria e poço com água potável de boa qualidade.
Os uniformes e kits escolares são idênticos aos entregues para os cerca de 30 mil alunos de ensino fundamental, de 1º ao 5º ano, das escolas municipais da zona urbana. Os kits são compostos de duas bermudas e duas camisetas (uma para Educação Física), além de caderno, lápis, caneta e borracha.
IMPLANTAÇÃO DO ENSINO MÉDIO NA ZONA RURAL
A coordenadora pedagógica do Departamento de Enceno Rural/Semed, Lúcia Batista, disse que em 2007 algumas comunidades da zona rural solicitaram apoio da Semed para a criação do ensino médio nas vilas. “Este é um dos motivos da visita da secretária Kátia Américo às escolas da área rural”.
Entre as comunidades que solicitaram apoio estão Vila Seca, onde está localizada a Escola “Caminhos da Liberdade” e “Diamante do Itacaiúnas”. Um técnico da Seduc acompanha a secretária para verificação da demanda de alunos e espaço físico. Na área rural, as aulas de Ensino Médio devem ser ministradas em escolas cujos prédios são municipais por isso a verificação da viabilidade.
A equipe da Semed retorna à sede do município no domingo, 30 de março e na próxima semana a secretária Kátia apresenta um balanço geral de sua viagem ao interior.
ANIVERSÁRIO DE MARABÁ
Hoje, 28, a Secdetur divulgou a programação oficial do aniversário de Marabá que inclui shows de dança, teatro, missa campal, parada militar, torneios desportivos e shows.
03 de abril – Cine Teatro Marrocos, a partir das 20h: Show Faço Parte desta História. Com apresentação do Projeto Vertigem, e cantores da terra Marcelo Mourhy, Jorginho, Álvaro José e banda Swing Moleque.
04 de abril – Praça Duque de Caxias a partir das 17h: apresentação dos grupos folclóricos Mayrabá, Cia. de Danças Yaguara, Abada Capoeira e Street Boys; Tecnoshow; Projeto Dançando e Educando; Coral Casa da Cultura; Banda de Música de Marabá e Fundação de Assistência à Criança e ao Adolescente (bairro Amapá)
05 de abril – Bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco), Marabá Pioneira, a partir das 7:30h; Missa Campal; Café da Manhã; Banda Marcial (Semed);
Praça Osório Pinheiro (em frente à prefeitura – Folha 31), a partir das 10h: Parada Militar (Exercito, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar e DMTU); Inauguração da Escola Manoel Cordeiro no Km 2 e Escola Jardim Bela Vista.
Orla do Tocantins, a partir de 21h: Show – Artistas da Terra, Banda Amazonas (Belém), Banda Louca Tentação, Pagode e DJ.
06 de abril - Orla do Tocantins, a partir de 8h – Pesque e Solte no Cais (Semma); Parada Gay a partir das 19h;
Ginásio Poliesportivo Renato Veloso (Folha 16), a partir de 8h – Torneio de Sinuca, Torneio de Skate, Torneio de Judô e Moto Show.
CONFERÊNCIA DO PROCON
No dia 10 de abril, realiza-se no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a Conferência do Procon “Encontro Preparatório”, com a participação de diversos órgãos que participam da política em defesa do consumidor. A conferência terá início às 8:30h.
A coordenadora do Procon/Marabá Mariléia Oliveira informa que o objetivo geral da conferência é a elaboração de uma política estadual de proteção e defesa do consumidor em conjunto com a sociedade, fortalecendo e integrando os órgãos que compõem o sistema de defesa do consumidor.
Participam representantes da ADEPARÁ, Juizado Especial, Ministério Público, Poder Legislativo, Acim, Sindicom e Seagri, entre outros. Entre os palestrantes estão os advogados Humberto Mariano Almeida, diretor do Procon/PA e Regina Paes.
Em Marabá serão escolhidos dois delegados para participar da Conferência Estadual do Procon que será realizada nos dias 9 e 10 de maio, em Belém. A Conferência Estadual será coordenada pela SEJU e pela diretoria de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com/
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas