05 março 2008

Boletim Informativo Nº 1301

SEMAD FAZ ENTREGA DE CÉDULA C

Desde ontem, 3 de março, o Departamento Pessoal da Semad, no Centro Administrativo, faz a entrega de Cédula C aos servidores municipais. O prazo para apanhar o documento é até dia 30 de abril, prazo em que as pessoas devem fazer a declaração de imposto de renda na Receita Federal.

De acordo com o secretário de Administração José Nilton Medeiros os funcionários interessados em fazer a declaração mais cedo, podem se dirigir à Semad para buscá-la. Com relação ao congestionamento no site da Receita Federal para fazer a declaração no primeiro dia, José Nilton explicou que isso ocorre porque muita gente quer fazer no início para receber a restituição mais cedo. "A minha sugestão é que as pessoas deixem passar esses dez primeiros dias e depois fica mais tranqüilo para fazer a declaração".

DMTU FAZ ESCOLHA DA MASCOTE DO TRÂNSITO

O diretor do DMTU, Antonio Araújo, informa que no dia 17 de março, no auditório da SMS, será realizada a eleição e a premiação dos trabalhos escolhidos para representar o DMTU nas campanhas educativas, às 15h30min. O lançamento oficial da mascote deve realizar-se no dia do aniversário de Marabá, 5 de abril.

A mascote a ser usada nas campanhas educativas do órgão está entre os trabalhos dos alunos de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, matriculados nas escolas da rede pública ou particular do município de Marabá que participam do concurso. As inscrições foram feitas em outubro e novembro de 2007.

O desenho a ser escolhido tem que simbolizar a mascote do DMTU e concorrerá a um microcomputador com impressora. O melhor nome para a mascote ganhará uma bicicleta e um kit escolar.

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

A licitação para a alimentação escolar em 2008 foi feita cedo, para atender todas as escolas municipais da zona urbana e rural neste primeiro semestre. As aulas iniciaram no dia 14 de janeiro e desde esta data todas as escolas já recebem os alimentos.

O coordenador do Departamento de Alimentação Escolar Walter Silva disse que a carne bovina é adquirida em Marabá. "A carne vai fresca e saudável para as escolas, seguindo um rigoroso controle de qualidade do frigorífico e também da equipe de nutrição do DAE".

Walter Silva disse que mesmo com o aumento do preço do feijão, o DAE/ Semed não cortou este item. "Por causa da alta de preços, muitas famílias não estão comprando feijão para a alimentação diária. Mantemos o feijão nas escolas, pois seus nutrientes são muito importantes para que as crianças cresçam saudáveis".

A orientação é para que as escolas não deixem o feijão se perder, deve ser bem acondicionado e acompanhar os pratos dos alunos, visto que nem sempre poderão contar com esse ingrediente na mesa de casa.

MUDANÇAS NA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

O Conselho de Alimentação Escolar reuniu-se na semana passada para definir algumas modificações no cardápio do segundo semestre. A licitação para a aquisição dos alimentos deve ocorrer em julho.

O coordenador do DAE/Semed Walter Silva disse que entre as mudanças estão a substituição do chuchu por repolho no cardápio das escolas da área urbana e a troca da carne enlatada por charque na alimentação das escolas da zona rural.

Sempre que o veículo entrega os alimentos nas escolas, também são entregues maços de cebolinha e coentro para temperar. São produzidos na horta coordenada pela cooperativa de horticultores de Marabá, localizada na Av. Boa Esperança.

SESSÃO SOLENE NA CÂMARA NO DIA DA MULHER

No dia 5 de março, a Câmara Municipal de Marabá terá uma sessão solene em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O presidente da Câmara, Miguel Gomes Filho, envia convite à sociedade para a sessão que terá início às 9h, no Plenário "Dr. Demosthenes Azevedo".

O dia internacional da mulher é comemorado em 8 de março. A idéia da comemoração foi inicialmente proposta na virada do século XX, durante o rápido processo de industrialização e expansão econômica que levou aos protestos sobre as condições de trabalho. As mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março de 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários.

COMEMORAÇÃO DO DIA NACIONAL DO TURISMO

A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM, Ísis Mourão, informa que nesta semana em que transcorre o Dia Nacional do Turismo município, em 02 de Março, Marabá tem uma comemoração de peso. "Esta semana forma-se a primeira turma do Curso Superior em Tecnologia e Gestão em Turismo de Marabá do Êxito Unoparvirtual".

Ísis disse que esta é uma vitória, que compartilha com os formadores de opinião e jornalistas, amigos desta atividade que cresce no país, mas que ainda tem um longo a caminho a percorrer. "Nossas belezas naturais e culturais são latentes, precisamos valorizá-las e através do turismo, melhoramos a qualidade de vida de muita gente".

De acordo com Luiz Gastão Bittencourt (Presidente do Sistema Fecomércio, que reúne o Sesc, o Senac, o IPDC e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), "o turismo destaca-se na economia mundial como o segmento econômico que mais cresce na atualidade. Caracterizado como fenômeno global e competitivo, possui importância estratégica para o desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental dos países que apresentam pobreza estrutural, como é o caso do Brasil".

Os formandos são profissionais que vão ajudar na melhoria da qualidade e do atendimento turístico em Marabá. Ísis Mourão, bacharel em Turismo, também faz parte da turma e explica que serviu para aprimorar seus conhecimentos. "Somos soldados na construção de um turismo melhor para o nosso município. A qualificação profissional para o desenvolvimento de atividades relacionadas ao turismo é muito importante para Marabá. Portanto, o crescimento profissional nesta área é sempre bem-vindo".

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Uma palestras com uma ginecologista e representante da Delegacia da Mulher, coleta de material para exame preventivo do colo do útero, sessões de relaxamento e orientação de postura com professor de Educação Física, sorteio de brindes, dinâmicas de grupo, participação do Quarteto Hora Extra (Funcad) e fornecimento de lanches, são as atrações previstas para comemorar o Dia Internacional da Mulher, dia 7, das 8 às 12 horas, no CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial, localizado no bairro Belo Horizonte.

O objetivo dessas atividades é esclarecer às clientes do CAPS II e seus familiares do sexo feminino, também convidados para o evento, a importância de seus direitos e deveres enquanto cidadãs, para que alcancem cada vez mais conhecimento em prol do bem-estar biopsicossocial.

CONFERÊNCIA AMBIENTAL

Para eleger representantes de Marabá a evento similar em Belém, a Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – realiza nesta quinta-feira, 6, a III Conferência Municipal de Meio Ambiente no auditório da Escola Judith Gomes Leitão, na Marabá Pioneira.

O evento aberto a toda comunidade, tem como preocupação às mudanças climáticas e suas conseqüências que se acentuam em todo o mundo, por isso, este ano, vai discutir o tema "Vamos cuidar da Amazônia e do Brasil" e sub-tema "Amazônia e as Mudanças Globais".

A conferência estadual prevista para acontecer no Hangar – Centro de Conferências da Amazônia, nos dias 7 a 9 de março, além de aprofundar o tema relativo ao aquecimento global, também vai eleger 46 delegados para representar o Pará, com direito à voz e voto, na III Conferência Nacional de Meio Ambiente, em Brasília. Do total de representantes, no mínimo 40% serão mulheres.

Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades litorâneas;

Dentre as principais conseqüências do aquecimento do planeta, também conhecido como efeito estufa, está o crescimento e surgimento de desertos. O aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando os ecossistemas.

O efeito estufa tem provocado ainda o aumento de furacões, tufões e ciclones, que acontecem em conseqüência do aumento da temperatura das águas oceânicas, que resultam numa maior evaporação, potencializando assim essas catástrofes climáticas;

E ainda, ondas de calor: regiões que em certas épocas do ano têm temperaturas amenas, a exemplo do verão europeu, agora passam por intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.

PREVISÃO DO TEMPO

Embora exista a possibilidade de chuvas até o mês de maio no Norte do Brasil, pelo menos até aqui elas têm sido de pouca intensidade nesta região. Para os próximos cinco dias o site Climatempo prevê pouca chuva, média de 8 mm/dia, ou seja, um volume total aproximado de 40mm. Em conseqüência dessa pouca chuva a temperatura fica mais elevada, com máximas de até 34ºC.

ÁGUAS ELEVAM-SE MAIS 36 CENTÍMETROS

Neste início de semana o nível do Tocantins sofreu elevação considerável, com aumento de 36 centímetros nas últimas 24 horas, passando de 7,76 metros na manhã de ontem para 8,12 metros às 8h desta terça-feira.

É provável, no entanto, que sofra novo recuo, porque essa elevação foi por conta da intensa e duradoura chuva de domingo, uma exceção nos últimos 30 dias, que teve abrangência em toda a região a montante dos rios Araguaia/Tocantins.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas