28 fevereiro 2008

boletim informativo Nº 1298

AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM 2007
De 27 a 29 de fevereiro, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia e a equipe da Diretoria de Ensino/Semed reúnem-se com diretores de escolas municipais para fazer uma avaliação das atividades realizadas em 2007. Ontem, a reunião aconteceu com os diretores dos núcleos São Félix e Nova Marabá, hoje é com os diretores da Nova Marabá e amanhã será com os do núcleo Cidade Nova.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que está sendo bastante proveitoso, pois serve para identificar os pontos fortes e fracos de cada escola "Assim possibilita a criação de ações que favoreçam a melhoria do processo ensino-aprendizagem em cada escola".
O trabalho avaliativo das escolas em 2007 inclui temas como evasão, aprovação e reprovação. Assim que concluírem as reuniões com os diretores, a equipe da Semed faz um relatório completo com todas situações identificadas nas atividades das escolas no ano anterior.
A coordenadora do Departamento de Formação/Semed, Maria da Conceição Pereira Lima, disse que os resultados apresentados pelas escolas estão sendo satisfatórios. "Com a criação de provas externas sob coordenação do MEC, como a Prova Brasil e Olimpíadas de Matemática, os gestores passaram a se preocupar mais com a qualidade do ensino e a aprendizagem de seus alunos".
A avaliação não fica isolada no âmbito do município, mas tem repercussão nacional, o que acaba contribuindo para que os diretores melhorem o trabalho em suas escolas para que não caiam numa estatística pouco satisfatória.
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA 2008
Amanhã, 29 de fevereiro, a equipe do Departamento de Formação/Semed, apresenta aos coordenadores pedagógicos do município, o projeto 2008 para a melhoria das atividades pedagógicas nas escolas.
De acordo com a coordenadora do Departamento de Formação/Semed, Maria da Conceição Pereira Lima, o projeto "Formação de formadores: tematizando a prática e articulando os conteúdos trabalhados" já está em seu 3º ano de atividade. As aulas são ministradas por Maria da Conceição, Margarida Rocha e Lucidéa dos Santos, pedagogas do Departamento de Formação/Semed.
OPERAÇÃO LIMPEZA
A secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) continua a operação limpeza em diversos pontos da cidade, para a retirada do mato que cresce rapidamente neste período de chuvas. Hoje, 28, uma equipe da Sevop intensifica as atividades na Folha 30, fazendo a limpeza da área.
O mato, lixo e sujeira nas ruas aumentam muito com as chuvas do início do ano. Aproveitando esses dois dias em que não choveu, a Sevop disponibiliza equipe de homens para limpar, roçar e retirar o lixo nos bairros de Marabá.
DEFESA CIVIL REÚNE COM SOCIEDADE
Uma reunião na manhã desta quinta-feira, 28, com a presença de lideranças comunitárias de áreas alagáveis, Corpo de Bombeiro, Defesa Civil do Estado e Município e a deputada Bernadete ten Caten, serviu para esclarecer detalhes sobre as providências que devem ser tomadas em caso de uma cheia de grande porte ainda este ano.
Na ocasião foi apresentado o Plano de Contingenciamento do Estado para as áreas sujeitas as inundações periódicas dos rios regionais, elaborado por todos os municípios ribeirinhos a partir de Tucurui até o alto Araguaia.
A reunião serviu também para definir uma agenda de reuniões, todas as sextas-feiras, a partir de 07 de março, às 10 horas, nas dependências da Prefeitura de Marabá, para avaliar a situação e redefinir medidas a serem tomadas de acordo com a evolução da enchente.
E ainda, em reunião extraordinária, prevista para a segunda quinzena de março, será composta uma comissão para mapear as áreas de risco de Marabá para que seja proibida a construção de novas habitações e também sejam remanejadas famílias que nelas habitem. A idéia foi considera um sonho por todos os presentes, porém acreditam valha a pena tentar.
DMTU LANÇA TERCEIRO INFORMATIVO
Cheio de digas preventivas de acidentes e como se portar no trânsito para evitar multas, deve chegar às mãos do leitor na próxima semana mais um informativo do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), que em sua terceira edição manifesta a preocupação com o aumento de acidentes, considerado pelas autoridades do setor desproporcional ao número de habitantes de Marabá.
A quantidade de acidentes de trânsito está mais relacionada ao aumento da frota de veículos do que o crescimento populacional do município. Enquanto a população de Marabá cresce a média de 2,8% ao ano, o número veículos (carros de passeio, motos e caminhões) chega à média de 16%. Os acidentes, no entanto, ultrapassam ao crescimento os 27,7%.
De acordo com estatística do DMTU, em 2007 foram 704 colisões, com o lamentável número de 88 vítimas fatais. Dentre as causas presumíveis de acidentes, 71% foram imputadas à falta de atenção dos condutores. A maioria dos acidentes ocorreu em situações consideradas seguras e em pistas com bom estado de conservação; 58,92% em retas e 94,61% em tempo seco.
Os números tornam-se ainda mais preocupantes quando o assunto são as vítimas dos acidentes. Segundo relatório do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), no ano passado foram atendidas 1.242 vítimas de acidentes de trânsito no município, 58,02% do total das ocorrências. "Cerca de 70% dos acidentados foram vítimas de acidentes com motocicletas, sendo que a maioria sofreu fraturas nos membros superiores e inferiores, escoriações diversas e, em alguns casos mais graves, traumatismo craniano, entre outros traumas", ressalta Gislene Alves, funcionária do SAMU.
PREVISÃO DO TEMPO
Segundo o Climatempo, o período de hoje (28 fevereiro) a segunda-feira (03 de março) deve chover muito. Porém, o volume de precipitação esperado é menor do que o previsto ontem, cerca de 170 milímetros por metro quadrado, o que pode ser maior do que toda a chuva deste mês. Para esta quinta-feira sol com algumas nuvens. Chove rápido durante o dia e à noite.
O canaldotempo.com prevê trovoada esparsa nos próximos 10 dias, estando esta quinta-feira com maior chance de chuva a partir das 18 h, quando a umidade relativa aumenta significativamente. Temperatura entre 23ºC e 31ºC.
ÁGUAS ABAIXO DA MÉDIA
Embora as autoridades estejam atentas a uma possível cheia acima dos 10 metros, possível de acontecer em março ou abril, hoje o nível está abaixo da média de anos anteriores e em baixa. A lâmina d'água recuou mais 18 centímetros nas últimas 24 horas, passando de 7,36 na manhã de ontem para 7,18 na manhã desta quinta-feira. Em 28 de fevereiro de 2007 o nível a régua pluviométrica marcava 12 metros de água e em 2006 alguns centímetros acima dos 8 metros.
É interessante notar, também, que as previsões meteorológicas não vêm se confirmando. Mas acreditam as autoridades seja uma questão de tempo, para um maior volume de chuva. Então, só resta esperar.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas