12 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1231

RECITAL DE FINAL DE ANO

Alunos da Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá, participam de aulas voltadas à realização de um recital no dia 8 de dezembro, no auditório do Centro de Formação “Cine Marrocos”, a partir das 19:30h. A coordenadora da Escola, Júlia Lino, explica que o recital marca o encerramento das atividades feitas durante este ano e mostra as habilidades musicais dos alunos.

Júlia Lino disse que a FCCM está tentando meios para trazer três ex-alunos da Escola de Música que hoje fazem licenciatura em Música, na UEPA/Belém, para participarem também desse recital. São eles, Julianne Barbosa de Souza, Deseli Jesus e Ronie Silva. “Os três alunos gostaram de estudar em nossa escola, tanto que resolveram fazer curso superior na área”.

A coordenação da Escola de Música ainda não definiu o tema da apresentação porque repertório será bastante diversificado e está ocorrendo dúvidas quanto ao tema adequado.

ENTREGA DE INSTRUMENTO MUSICAIS À CASA DA CULTURA

Numa parceria firmada entre FCCM e CVRD tornou-se possível a aquisição de 23 instrumentos de banda para a Escola de Música “Moisés Araújo”. Júlia Lino disse que o conseguiu comprar 21 instrumentos de sopro, entre bombradino, sax alto e trombone, entre outros, além de 1 baixo e 1 piano.

A coordenadora Júlia Lino informa que fará uma pequena cerimônia para a entrega oficial dos instrumentos no dia 23 de novembro. “Vamos convidar o prefeito Sebastião Miranda e representantes da CVRD para selar essa excelente parceria, tão importante para o crescimento de nossa escola”. A CVRD doou o valor de R$ 38.194,00 para a aquisição dos instrumentos que vão fortalecer o trabalho na Escola de Música “Moisés Araújo”.

MARABÁ NO CAMPEONATO DE JIU JITSU

Em recente Campeonato Paraense de Jiu Jitsu (3ª Etapa) realizado no Ginásio da UEPA em Belém, Marabá sagrou vencedores em duas categorias. São os atletas Arthur Matheus e Leozinho Santos. O chefe de gabinete Gilson Silva apoiou os atletas e conseguiu o fornecimento das passagens para participarem do evento em Belém.

Arthur Matheus sagrou-se campeão paraense de jiu jitsu na categoria faixa amarela até 54 kg e teve graduação para faixa laranja. Enquanto Leozinho Santos ganhou o vice-campeonato paraense na categoria Faixa Marrom até 70 kg e teve a graduação para a faixa preta.

As equipes de Jiu Jitsu Tean Leozinho Santos e Vilhena estão fazendo os preparativo para a realização de um campeonato em Marabá, no dia 09 de dezembro. O campeonato contará com a participação de cidades do Pará, Maranhão e Tocantins. Estão confirmadas as participações de lutadores de Imperatriz, Açailândia, Araguaína, Tucuruí e Parauapebas. Leozinho disse que as equipes buscam patrocínio para a realização do evento que deve contar com a participação de cerca de 200 lutadores.

REUNIÃO COM APICULTORES

A secretaria municipal de Agricultura (Seagri) convida os apicultores de Marabá que participam da Associação dos Apicultores de Marabá (Apimap) para uma reunião que será realizada na sede do Sebrae, Cidade Nova, no dia 14 de novembro, às 14h.

A reunião coordenada pela equipe técnica da Seagri e Sebrae tem por objetivo tratar da cadeia produtiva do mel em Marabá. O secretário Rubens Borges explica que a participação dos apicultores da região é muito importante.

MEIO AMBIENTE

Amanhã, 13, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promove Seminário de Apresentação dos Resultados do Projeto Proteger. O evento será no auditório Maria do Carmo Castro, localizado na Escola Judith Gomes Leitão, de 8 às 14 horas.

O Proteger é um programa de fortalecimento da gestão ambiental iniciado pela Semma em 2004, que tem entre outras finalidades fazer o cadastramento de propriedades rurais com objetivo de cumprir normas do Ministério do Meio Ambiente, para licenciamento de atividades potencialmente poluidoras.

CAPACITAÇÃO EM HOTELARIA E MEIO AMBIENTE

A coordenadora do departamento de Turismo de Marabá (Detur/PMM), Ísis Mourão informa a realização de cursos de capacitação e Formação Básica, a serem ofertados em Marabá no mês de novembro.

O curso Gestão de Hotelaria será realizado no período de 23 a 25 de novmebor, de 14h às 18h e de 19:30h às 22h. O curso é aberto aos proprietários e gerentes de hotéis.

O curso de Condutores ambientais será realizado de 23 a 29 de novembro voltado às pessoas interessadas em aprender mais sobre o trabalho dos guias ecoturísticos. Os trabalhadores atuantes em áreas e parques proteção ambiental terão chance de aprender mais sobre o turismo ecológico.

Os cursos são realizados através de uma parceria entre Paratur, Detur e Fórum Araguaia Tocantins. As inscrições são gratuitas. Cada um possui 30 vagas disponíveis. Os municípios que fazem da parte da rota do Minério e demais municípios de entorno de Marabá também podem participar. As inscrições são realizadas no Detur, de 8h às 14h: Mais informações pelos fones: 3322.5238/3321.1829 ou e-mail detur@maraba.pa.gov.br

I FEIRA INTERESCOLAR

Nos dias 13 e 14 e de novembro realiza-se ano Ginásio Poliesportivo a I Feira Interescolar de Ciências de Marabá (Feicima). A abertura do evento será amanhã, às 10 horas. O objetivo da Feira é servir como espaço de apresentação e divulgação de trabalhos desenvolvidos na comunidade escolar, fruto de um processo reflexivo de ensino-aprendizagem; além de promover a integração entre professores e alunos de diferentes escolas e bairros.

A programação da Feicima é composta de exposição de trabalhos, palestras e vasta programação cultural. A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o evento pioneiro visa a motivação dos alunos para pesquisa, desenvolvimento de sua potencialidades e criatividade. “A Feicima também será de grande importância para a troca de experiências educativas entre as escolas”.

Ainda segundo Kátia, o que motivou esta nova versão de feira estudantil foi à realização da Feira de Ciências do Pará, no ano passado, que serviu para revelar talentos que estavam escondidos, mostrando ser possível fazer ciência e pesquisar nesta região.

COLETA DO PCCU ATÉ SEXTA-FEIRA

As mulheres que estão na faixa etária de 25 a 59 e que não foram ao posto de saúde fazer o exame do Preventivo do Câncer do Colo de Útero (PCCU), ainda poderão fazê-lo até sexta-feira (16), em qualquer centro de saúde da área metropolitana ou aguardar a equipe da Divisão Extra Muro, caso more na zona rural.

No sábado aconteceu uma grande mobilização na área comercial e bancária da Marabá Pioneira e Nova Marabá, no Trevo da Transamazônica e no semáforo da Avenida Nagib Mutran, com objetivo de convidar as mulheres a fazer o exame, visto que a descoberta precoce desse tipo de tumor maligno tem cura em mais de 90%.

A coleta de material na zona rural prossegue até dia 25, devendo o público alvo ficar atento ao calendário de visita as comunidades. Esta semana ainda serão visitadas as comunidades de PA Frutão, dia 15; Vila Santa Maria, dia 16; e PA Voltinha, dia 17. As moradoras de localidades do entorno dessas vilas devem procurar a equipe da Extra Muro nesses pontos de atendimento.

Com a coleta de material para o PCCU, também é oferecido atendimento odontológico, a exemplo de consultas, tratamento com flúor e extração dentária.

CASAMENTO COMUNITÁRIO

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), órgão subordinado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp), está ultimando a preparação do primeiro casamento comunitário organizado por aquele setor, em parceria com a Justiça (Fórum, Ministério Público e Defensoria Pública), a acontecer no próximo dia 30, a partir das 8h.

Inicialmente marcado para acontecer no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, o evento foi transferido para o Clube da Vale, na Folha 17, Nova Marabá. Foram abertas 200 vagas, mas só se inscreveram 66 casais, o que resultará em cerca de 500 pessoas, considerando familiares e testemunhas.

CHÁ BENEFICENTE

A Seasp realizará em 06 de dezembro, a partir das 17h, o I Chá Beneficente em Prol da Terceira Idade, na Maçonaria do Novo Horizonte. O evento tem como objetivo angariar recurso para a confraternização natalina dos idosos do Lar São Vicente de Paula e do Projeto Conviver.

Os convites, ao valor de R$ 15,00, poderão ser adquiridos na Secretaria de Assistência Social/Convier, localizada na Agrópolis do Incra ou no Lar são Vicente de Paula, na Folha 6 – Nova Marabá.

Durante o chá os convidados participarão de brincadeiras e de sorteios de valiosos brindes. Maiores informações com Maria Onete Silva. Fones 3324-1382/1282.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas