29 agosto 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 962

ANIVERSÁRIO DO SACI
O Serviço de Atendimento ao Cidadão (Saci), que atendeu mais de 76 mil pessoas no primeiro semestre deste ano, comemora seu 8º aniversário no dia 31 de agosto, com um coquetel para convidados e usuários, de 8h às 16h.
Para comemorar o aniversário, o gerente do Saci Natan Vanderlei de Oliveira organizou uma ação cidadania para a zona rural, no decorrer do mês de agosto. A ação foi realizada nas Vilas Itainópolis, União e Capistrano de Abreu, quando as pessoas tiveram oportunidade de receber Carteira de Identidade, Registro de Nascimento, Carteira de Trabalho, além de atendimento do Procon e Sistema Nacional de Emprego (Sine).
ATUALIZAÇÃO DO GUIA MAPA TURÍSTICO
O Departamento Municipal de Turismo (Detur) iniciou o trabalho de atualização dos dados do Guia Mapa Turístico de Marabá.
A coordenadora do Detur Ísis Mourão disse que está catalogando as novas praças, atualizando as informações de gastronomia, eventos, vias de acesso a Marabá, para colocar no novo Guia Mapa que deverá ser publicado no final do ano. “O guia atual vai completar dois anos, por isso estamos trabalhando para mostrar as novas opções de lazer”.
O artista cartunista Rildo Brasil já foi contactado pelo Detur para fazer a arte gráfica do novo Guia Turístico de Marabá. O projeto do Guia-Mapa foi apresentado para outros municípios no Fórum Regional de Turismo realizado em Marabá, no primeiro semestre. Ísis Mourão disse que a idéia é sugerir a elaboração de um Guia Mapa aos outros municípios paraenses na próxima reunião do Fórum. “Assim, torna-se mais fácil a divulgação das rotas turísticas do Pará”.
PINTURA CORPORAL INDÍGENA
A Pinacoteca Municipal de Marabá “Pedro Morbach” apresenta a exposição Pintura corporal indígena como manifestação artística, no período de 4 a 30 de setembro, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A abertura oficial do evento será dia 4 de setembro, às 9h, no salão de exposição da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM).
O presidente da FCCM Noé von Atzingen disse que a comunidade está convidada a visitar esta exposição que visa difundir a pintura corporal indígena como um traço importante da cultura regional. A exposição contará com a participação de artistas dos grupos Xkrin e Aikewara.
O convite da FCCM destaca a pintura corporal como meio de distinguir os grupos em que está dividida uma sociedade indígena e que lembra um pouco a finalidade do vestuário na sociedade moderna. Assim como existem roupas para cada ocasião, a pintura corporal indígena tem um significado diferente para cada situação.
QUEIMADAS URBANAS
Amanhã, 30, por volta das 16 horas, acontece mais um ciclo de palestra e teatro de fantoches do projeto “Queimadas Urbanas”, coordenado pela Divisão de Educação Ambiental da Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – e que tem como objetivo chamar a atenção das comunidades acerca da poluição do ar, causada pela queima de lixo e mato na cidade.
O evento que acontece todas as quartas-feiras, desta feita terá como palco a Avenida Tocantins, em frente ao Sesi – Serviço Social da Indústria. A Semma aproveita esta época para deslanchá-lo em razão do longo período de estiagem, propício às queimadas urbanas e rurais.
Ainda de acordo com a Semma, as queimadas rurais vêm diminuindo nos últimos anos em função do combate ao desmatamento desordenado e orientação para queimar somente as áreas devidamente autorizadas, dentro das limitações legais, evitando-se a destruição de áreas de reserva florestal dentro das propriedades que ainda dispõem desses nichos ambientais.
ODONTOLOGIA
Também acontece amanhã, no Quartel do Corpo de Bombeiros, a partir das 08 horas, através da Divisão de Odontologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) palestra sobre higiene bucal e aplicação de flúor, destinadas às crianças e adolescentes do Projeto Tucunaré, mantido pelos bombeiros.
O projeto Tucunaré atende cerca de 90 crianças, das quais 82 têm participação efetiva nas ações oferecidas por aquela corporação, que vão desde a educação ambiental ao reforço escolar.
CÂNCER DO ÚTERO
A prevenção ainda é o melhor remédio, principalmente para as mulheres de baixa renda, embora a rede privada de saúde passe a ter acesso à vacina contra o HPV – Papilomavírus Humano – principal causador do câncer de útero, a partir do mês de outubro. Porém, o elevado custo por produto (US$ 120), o pouco tempo de imunização (cerca de cinco anos), a faixa etária de cobertura (dos 09 aos 26 anos) e sua duvidosa eficácia (70%), não deverão permitir o ingresso desse imunobiológico no calendário oficial de vacinação.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o câncer do colo útero é responsável por 240 mil mortes por ano em todo o mundo. No Brasil, 19.260 mulheres contraem a doença anualmente, sendo que cerca de 4 mil morrem.
A Secretaria Municipal de Saúde está buscando melhoria para entrega mais rápida dos resultados de exames (papanicolau), visto que o Crismu – Centro de Referência à Saúde da Mulher – tem duas bioquímicas fazendo o exame, mas demora a entrega a paciente, mesmo que o resultado dê negativo.
Na sexta-feira passada cerca de 15 enfermeiras concluíram treinamento para fazer uma seleção dos resultados que chegam aos centros onde o material foi coletado, estando elas responsáveis pela entrega dos resultados normais, enquanto aqueles com alteração celular serão encaminhados ao médico responsável pela paciente.
14 MIL ALUNOS PARTICIPAM OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA
Hoje, 29, 14.690 alunos de 101 escolas da rede pública de ensino de Marabá participam da primeira fase da 2ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). Em todo o País, cerca de 14 milhões de alunos de todos os estados, num total de 32.603 escolas, estão participando da competição. No ano passado, Marabá teve dois alunos que receberam medalha de ouro e mais de 50 que foram agraciados com Menção Honrosa.
A Obmep é realizada pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
A prova, composta de questões objetivas, é realizada em horário normal de aula, nas escolas participantes. Alunos e professores se prepararam com atividades extra-classe, para estudo e resolução de testes.
A coordenação regional, que é feita pelo CPADC (Centro Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico) da Universidade Federal do Pará, passou os últimos dias tirando dúvidas e fornecendo material adicional para estudos.
RESULTADO DAS OLIMPÍADAS DE MATEMÁTICA SAI EM OUTUBRO

O resultado desta etapa sai em outubro e os 5% dos alunos com melhor classificação realizarão a segunda prova, marcada para o dia 18 de novembro, que será composta de questões discursivas.
Os estudantes vencedores receberão medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT). Os professores dos cem melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
As provas da primeira fase são elaboradas pela coordenadoria da Obmep, aplicadas e corrigidas pelas próprias escolas. Serão selecionados 5% dos alunos inscritos por escola, que farão a segunda fase da competição no dia 18 de novembro, com a aplicação e a correção das provas feitas por fiscais da olimpíada.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que a Olimpíada motiva o estudo da matemática através da resolução de problemas que despertem o interesse e a curiosidade de professores e estudantes.
PREMIAÇÃO DA OLIMPÍADA DE MATEMÁTICA
A Obmep premiará com 300 medalhas de ouro os alunos selecionados pela segunda fase com os melhores resultados no País nos três níveis. Também serão concedidas 405 medalhas de prata e 405 medalhas de bronze, sendo que 15 medalhas serão entregues para os cinco melhores de cada nível do Estado. Além disso, serão concedidas aos alunos premiados 2.001 bolsas de Iniciação Cientifica Jr., do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Além dos alunos, as escolas e os municípios também ganham prêmios. As unidades de ensino de cada estado e do Distrito Federal que alcançarem os melhores resultados entre seus alunos, receberão um notebook com datashow e livros para composição de uma biblioteca básica de matemática. Os 50 municípios selecionados receberão troféus, e serão premiados em função da pontuação das suas respectivas escolas e alunos.

PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas