30 novembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1018

SEMMA PODE MULTAR CELPA
Devido a podas indiscriminadas de árvores na via pública a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) deverá mover ação no Ministério Público contra a Celpa, principalmente em virtude das últimas retiradas abruptas de galhos de sumaumeiras (sumaúma), na rotatória de acesso à Folha 29.
A poda que a Celpa vem fazendo não é correta, segundo João Anselmo Caldas Filho, coordenador de Paisagismo da Semma, o correto seria a empresa colocar protetores nos fios de alta tensão, para o que existe tecnologia. Ainda de acordo com Anselmo, o corte nas sumaumeiras também desagradou o prefeito Tião Miranda, que vai pedir a Semma tomar as devidas providências.
ORNAMENTAÇÃO DE PRAÇAS
A Semma trabalha em diversas frentes para melhorar o paisagismo da cidade, o que também favorece a melhoria do clima da cidade. Três rotatórias da VP vão ganhar gramado e árvores regionais, a exemplo do ipê, mogno, jatobá e oitizeiros.
O Departamento de Paisagismo da Semma também está cuidando da ornamentação de três novas praças (São Félix II, Belo Horizonte e Praça da Criança), que além de receberem gramado, também ganham mudas de árvores de porte médio e ornamentais.
LIMPEZA PÚBLICA
Enquanto a Semma cuida do paisagismo, a Secretaria de Viação e Obras Publicas (Sevop) executa limpeza do divisor de águas (parte mais baixa) da VP-8 para facilitar o fluxo de águas pluviais, a espera do inverno.
CAVAS INTERDITADAS
Os oleiros que não vêm cumprindo o que determina o Termo de Compromisso Administrativo assinado com a Semma estão passíveis de ter as cavas de argila interditadas, a partir da fiscalização que está em curso naquela secretaria.
Pelo termo, assinado em épocas diferentes, cerca de 10 olarias, que estão obrigadas à renovação da Licença Ambiental neste período, deveriam suavizar as cavas e retornar a vegetação sobre elas, trabalho que os oleiros teimam em não fazer, deixando as bordas do barranco na vertical, o que pode resultar em acidente. Foi justamente num desses buracos, que há poucos dias, morreu uma criança afogada.
PALESTRA SOBRE AIDS
O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou várias palestras sobre DST/Aids em empresas Marabá, no período de 27 a 29 (pela manhã e à tarde) em virtude da passagem do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a transcorrer em 1º de dezembro. Hoje, a partir das às 9 horas, sob o tema “Estigma da Aids”, o médico infectologista Alex Freitas profere palestra no auditório Eduardo Bezerra, da Secretaria Municipal de Saúde. Na ocasião serão homenageadas as empresas que ofereceram mais donativos (cestas básicas) aos portadores do vírus da imunodeficiência.
A programação do CTA encerra-se amanhã, 1º de dezembro, também a partir das 9 horas, na Praça Duque de Caxias, com exposição sobre o CTA com dados estatísticos, panfletos e cartazes sobre a Aids. Na ocasião, os estudantes que participaram projeto para formação de jovens multiplicadores de informação sobre DST/AIDS, promovido pelo CTA, farão apresentações culturais (dança e teatro) a respeito do tema em questão.
HISTÓRIA DA AMAZÔNIA
Neste 1º de dezembro também em Belém o Simpósio Internacional de História da Amazônia, do qual participa Genival Crescêncio, do Núcleo Espeleológico de Marabá (NEM), localizado na FCCM – Fundação Casa da Cultura de Marabá.
Genival foi responsável pela exposição sobre o tema “História da Espeleologia na Amazônia: os trabalhos espeleológicos no sudeste do Pará”. A mostra inclui estudos de pesquisas e fotos feitos nos últimos 10 anos, na região.
FEIRA DO PRODUTOR
A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri), em parceria com a Coopserviço e os micro-produtores rurais de Marabá, promove aos sábados a Feira do Pequeno Produtor na Rua 7 de Junho, próximo a confluência da Travessa Santa Teresinha, no núcleo pioneiro.
Segundo o agrônomo da Seagri, Deibson Varanda, a nova feira logrou êxito, com excelente movimentação na abertura, sábado passado. A intenção seria fazê-la de modo itinerante, mas por enquanto será instalada no mesmo local, esperando os coordenadores recorde de venda no sábado, 2 de dezembro.
MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA
A Seagri prossegue com a mecanização agrícola em diversos pontos do município. Neste período estão sendo beneficiados os projetos de assentos Piquiá I e II, Cedrinho, Lajedo e Sombra da Mata. A partir de 11 de dezembro as máquinas passarão às PA’s do entorno da Estrada do Rio Preto, como Belo Vale, Burgo e Palmeira Jussara.
Esses PA’s fazem parte do DRS – Desenvolvimento Rural Sustentável – da Vila Brejo do Meio, onde está instalada uma fábrica de farinha, no entanto, falta a matéria-prima. Este projeto abrange uma grande parceria (Banco do Brasil, Seagri, Coopserviço e Amazon Rual), que visa estimular os agricultores à produção de mandioca.
A intenção dos parceiros é iniciar a produção de farinha de mandioca, em grande escala, dentro de máximo um ano, visto que o DRS é financiado pelo Banco do Brasil e conta com assistência técnica das prestadoras de serviço, além da própria Seagri que fez a escolha dos melhores terrenos e trabalha o preparo da terra.
DIA DA REFORMA AGRÁRIA
Hoje, 30 de novembro, é considerado o Dia Nacional da Reforma Agrária. Segundo a história, logo após assumir o poder, os militares incluíram a reforma agrária entre suas prioridades. Um grupo de trabalho foi imediatamente designado, sob a coordenação do Ministro do Planejamento, para a elaboração de um projeto de lei de reforma agrária. O grupo trabalhou rápido e, no dia 30 de novembro de 1964, o Presidente da República, após aprovação pelo Congresso Nacional, sancionou a Lei nº 4.504, que tratava do Estatuto da Terra. O texto constituiu-se na primeira proposta articulada de reforma agrária, feita por um governo, na história do Brasil.
DANÇA PREMIADA
Um grupo de 14 alunos do Grupo Coreográfico e projeto Dançando e Educando do Centro de Formação do Ensino Fundamental, antigo Cine Marrocos, comemoram a participação e premiação no Festival de Dança do Colégio Moderno (Fedap), em Belém.
Entre dezenas de grupos educativos que se apresentaram no evento, as meninas de Marabá receberam troféu de participação e outro como melhor grupo de Dança Educação, ao serem escolhidas por jurados, coordenação e coreógrafos participantes do Fedap.
Segundo a professora Winder Paixão, que orientou as dançarinas juntamente com a colega Adriana Lage, o festival reuniu vários grupos de dança de escolas tradicionais de Belém, sendo que Marabá foi o único município do interior que participou do Fedap. “As meninas ficaram bastante motivadas e puderam acompanhar a performance de garotas da idade delas que residem na capital”, avaliou Winder.
O evento aconteceu no período de 3 a 5 de novembro, e nesta quarta-feira (29) as alunas apresentaram a premiação à secretária municipal de Educação, Kátia Américo, que parabenizou o grupo pela apresentação e conquista. “Quando implantamos os projetos sócio-educativos do Centro de Formação, pretendíamos exatamente o fortalecimento da educação através da arte e cultura. Vale a pena manter todos os projetos que temos, porque o alcance social disso não dá pra mensurar”, ressalta Kátia.
As alunas apresentaram cinco coreografias no festival: Retirante, Superação, Lembranças, Seca e Sentidos. Na próxima terça-feira (dia 5), elas farão nova apresentação no projeto Manhã Cultural, que vai envolver todos os seis projetos do Centro de Formação. A apresentação acontece em frente ao Centro Administrativo da Prefeitura, na Folha 32, como resultado das atividades desenvolvidas ao longo do ano por alunos da rede municipal de Ensino.
No dia 15 os grupos voltam a se apresentar na praça São Francisco, bairro Cidade Nova. Dia 17 na praça São Félix, com dança, banda marcial, teatro, coro infanto-juvenil e Ginástica Rítmica Desportiva.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1017

TIÃO EXPORTA TECNOLOGIA EM ARRECADAÇÃO
Depois que o prefeito Tião Miranda declarou na Amepa que os municípios não devem se acomodar a renda dos repasses de governo, a exemplo do FPM – Fundo de Participação dos Municípios –, mas sim aprimorar seus próprios sistemas de arrecadação. E que Marabá, já dispondo de um Centro de Arrecadação de futura Secretaria Fazendária, Darcy Lermen, prefeito de Parauapebas, mandou a Marabá seu secretário de Fazenda Marcelo Aires para conhecer o processo de arrecadação em curso que está sendo deslanchado em Marabá.
O prefeito Tião Miranda acompanhou Aires e sua comitiva ao Centro de Arrecadação e deu uma palestra sobre as providências em curso, dentre elas a aquisição de um link junto a Embratel e a compra de equipamentos de última geração para blindagem do sistema, não permitindo a invasão de intrusos; ampla reforma e ampliação do espaço físico. “Ninguém gosta de pagar imposto”, disse Tião, por isso que uma das providências é a criação de espaço confortável e atraente, com funcionários capacitados.
“O contribuinte ao perceber a boa atenção, eficácia e a segurança dos procedimentos, atende a todas as campanhas voltadas para a conscientização de que o pagamento de impostos é dever de toda a sociedade”, argumentou o prefeito, demonstrando em sua exposição que em algumas cidades do Triângulo Mineiro e do norte de São Paulo (as mais desenvolvidas), surgiram empresas especializadas na criação programas idênticos ao adotado em Marabá para cobrança eletrônica, via Internet, desses impostos e o sucesso do empreendimento foi sentido na arrecadação dos municípios.
Por sua vez, Marcelo Aires declarou que Parauapebas mesmo tendo grande arrecadação oriunda dos royaltes e repasses, deverá multiplicar a receita atual do município, só com a melhora do sistema de arrecadação, semelhante ao de Marabá, que eles pretendem instalar naquele município.
Depois de visitar o Centro de Arrecadação, Tião ainda levou os visitantes a conhecer o Aterro Sanitário, a construção de uma grande escola na Folha 6, várias pistas pavimentadas, a iluminação pública nas rotatórias e as praças que serão inauguradas até o fim deste ano.
RECURSO PARA HEMODIÁLISE
Devido a um corte no decorrer deste ano do recurso destinado ao serviço de hemodiálise em todo o Brasil, o que deixou Marabá sem condições de pagar esse serviço em Marabá. Em reunião da CIB – Comissão Intergestora Bipartite – ocorrida na semana passada, a Sespa – Secretaria Executivo de Saúde do Pará – solicitou ao Ministério da Saúde o retorno da verba que havia retirado de Belém e Marabá, o que corresponde a R$ 29 mil/mês para este município.
Mesmo havendo o retorno dessa importância, a qual não será retroativa, o município ainda fica a dever cerca de R$ 180 mil à Clínica de Doenças Renais de Marabá e fica sem recurso para expansão do atendimento a novos pacientes desse importante setor. Marabá e municípios circunvizinhos têm hoje 102 pacientes fazendo hemodiálise naquela clínica.
RAIVA ANIMAL
Esta semana mais uma cadela morreu no CCZ – Centro de Controle de Zoonoses – com suspeita de raiva, segundo diagnóstico de um veterinário daquele centro. Se confirmado em exame laboratorial este será o 18º caso da doença este em Marabá.
Amanhã, 30, será encerrada a campanha de vacinação anti-rábica na zona rural. Mais de 2.200 cães e 700 gatos, na última parcial haviam sido vacinados, passando para o total de mais de 32 mil animais, se somados aos imunizados na área urbana, dia 11 deste mês.
O CCZ prevê a divulgação da totalização dos dados até sexta-feira, 1º de dezembro.
URBANIZAÇÃO DE VIAS
A Prefeitura de Marabá, através da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), pretende desenvolver projeto de reurbanização da Avenida Getúlio Vargas desde a Orla do Tocantins até a Vila do Rato. Para tanto Tião Miranda vai realizar melhoramento no sistema de drenagem pluvial, iluminação, ajardinamento e recapagem asfáltica de todo o trecho.
O projeto denominado de “Portal da Orla”, já iniciado com a construção do muro de contenção no espaço onde existia os casebres que foram removidos, encontra como um dos maiores obstáculos a retirada de camelôs indevidamente localizados entre as avenidas Antônio Maia e 5 de abril. Os trabalhadores informais daquele perímetro estrangulam o trânsito, impedem a circulação de transeuntes e também desorganiza o comércio formal naquelas imediações.
Além disso, o grande colégio em frente aquela feira livre é prejudicado. Camelódromo em que, segundo pesquisa da Sevop, foi encontrada grande quantidade de bolivianos, que, aliás, vêm monopolizando o comércio de camelôs e invadindo outros espaços da cidade, a exemplo das calçadas de frente às casas bancárias.
PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas