07 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 914

ALIMENTAÇÃO ESCOLAR
Nos dias 19, 20 e 21 de junho, realiza-se em Marabá o curso de capacitação para Conselheiros de Alimentação Escolar, com a participação de sete municípios da região. O curso será realizado no auditório da Escola José Mendonça Vergolino.
O coordenador do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), Walter Silva, disse que Marabá foi escolhido para sediar o evento, por ser o município pólo da região. Devem participar cerca de 60 pessoas, entre conselheiros de alimentação escolar, representando os municípios de Marabá, Bom Jesus do Tocantins, Eldorado de Carajás, Jacundá, Abel Figueiredo, Rondon do Pará, São Geraldo e São João e monitores do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O curso tem por objetivo aprimorar os conhecimentos dos conselheiros de alimentação escolar, nas atribuições que são de sua competência, principalmente na fiscalização da merenda nas escolas e prestação de contas.
Em Marabá, O Conselho de Alimentação Escolar é presidido por Gilberto Soares (Beto Jamaica) e possui seis conselheiros. Todos marcarão presença no curso de capacitação ministrado pelo FNDE.

MENINOS DE RUA
Com objetivo de buscar uma solução aos meninos de rua de Marabá, representantes de diversos órgãos estiveram reunidos na manhã de ontem, 6, na Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp). Inicialmente ficou definido que as ações de rua serão realizadas sem data e hora marcadas, cujo esquema de abordagem nos principais pontos de convergência dessas crianças e adolescentes será traçado em reunião que deverá ocorrer até a próxima terça-feira, 13.
Esses menores vêm chamam a atenção das autoridades não só pela reclamação de usuários de diversos logradouros, a exemplo da orla do Tocantins, mas principalmente devido ao uso de substâncias químicas como o thiner, cola de sapateiro e outros e, também, prostituição. A maioria tem família, mas a Seasp admite agora a existência de meninos de rua em Marabá, ou seja, aqueles que dormem e se alimentam nas vias públicas e que não para onde ir, visto que geralmente vieram de outros municípios.
A idéia é abordar as crianças e adolescentes de maneira técnica, com acompanhamento de psicólogo e assistente social, e levá-los as famílias, as quais também passarão por acompanhamento técnico para readaptação familiar de ambos.
Participam dessa ação além da Seasp, as secretarias municipais de Educação, Secdetur e Saúde, Sespa, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Projeto Colibri, CAPS, Promotoria da Infância e da Adolescência, Ministério Público do Estado e 4º BPM.

CMAS TEM NOVA DIREÇÃO
Em reunião desta manhã entre os conselheiros da Assistência Social, foi renovada a diretoria do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), ficando assim composta: Presidência (Seasp), Ronaldo Yara; vice-presidência (Capramar), Divino José; 1ª Secretaria (Associação dos Aposentados), José Magalhães; 2ª Secretaria (Semed), Luzia da Costa Araújo.
Na ocasião os conselheiros criaram a Comissão de Avaliação, que terá de analisar no prazo de 30 dias, a partir da próxima quarta-feira, 14, o funcionamento de 30 entidades de assistência social devidamente registradas junto ao CMAS, bem como outras 10 que estão postulando cadastro no órgão fiscalizador.
Trata-se de trabalho de rotina para verificar se realmente essas entidades (ONG) vêm cumprindo com suas obrigações, evitando que recebem recursos públicos indevidamente.

CAPACITAÇÃO
No período de 12 a 24 deste mês os conselheiros, técnicos e gestores de Assistência Social participam em Marabá de curso de capacitação, em local ainda por definir, promovido pela Secretaria Executiva de Trabalho e Promoção Social (Seteps), através do Aiupea – Associação Instituto Universitário de Pesquisa e Ensino da Amazônia.

MARABÁ GANHA CRAS
Em resposta a projeto elaborado pela Assistência Social ainda em 2005, o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), enviou telegrama à Seasp comunicando que Marabá foi contemplado com o CRAS –Centro de Referência de Assistência Social –, o que habilita o município a participar do Piso Fixo do Programa Integral de Atenção à Família (PAIF), mantido com recurso do Fundo Nacional de Assistência Social.
O CRAS objetiva atendimento a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e risco pessoal, social e ambiental; oferecem acesso à rede pública sócio-assistencial, aos órgãos de defesa de direitos, às redes de ajuda e de programas e serviços públicos.
Ele deve dispor de equipe de prontidão para atender pessoas em situação de rua e/ou situação de emergência ou calamidade pública, como também equipe de abordagem programada nas ruas e rodoviárias.
O CRAS deve oferecer ainda serviços de documentação, orientação individual/grupal/familiar, provisão de benefícios eventuais e ações integradas com serviços da rede de acolhida e com outros Centros de Referência da Assistência Social.

WEB CONFERÊNCIA
Amanhã, 8, no Prodepa/Ciretran acontece uma web-conferência de Saúde para os municípios das região. Marabá participa com representantes do Hospital Municipal e centros de Saúde Laranjeiras, Liberdade e Crismu – Centro de Referência a Saúde da Mulher.

COMBATE À POLUIÇÃO SONORA
A população marabaense se manifestou de forma intensiva contra os veículos com aparelhagens que vêm emitindo sons com volumes excedentes. Para tentar solucionar essa problemática, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) decretou como principal tarefa para o momento o combate à poluição sonora.
O chefe de divisão, fiscalização e monitoramento da Semma, Antônio Cartt, disse que os nove agentes da secretaria não conseguiam atender o número de denúncias. Montou-se a equipe itinerante para ajudar na fiscalização. Ele disse que as abordagens são feitas nos veículos com sons que apresentam volumes além da faixa de decibéis permitida, que é de 65 durante o dia e 55 no período noturno. “Nenhum veículo apreendido apresentou menos de 80 decibéis, número esse que além do incômodo pode causar danos à saúde”.
No período de três meses, a Semma fez 33 apreensões, sendo que 27 proprietários pagaram a multa de 1 mil reais e os outros recorreram e os processos foram enviados para o Ministério Público.
A Semma faz uma abordagem diferente para os casos de volumes excedentes em residências e bares. A situação é averiguada, os responsáveis são notificados, orientados e o caso é encaminhado ao MP, sem confisco do equipamento, pois seria preciso um mandado de segurança, ao contrário dos veículos que estão em espaço público.

APITO DO TREM
Nas recentes discussões sobre poluição ambiental em Marabá, a Câmara, através do vereador Ferreirinha, levantou a problemática de que o trem da CVRD que atravessa o município de Marabá em vários horários, tem um apito muito alto, que incomoda os moradores do Km-7, entre outros que moram às margens da ferrovia.
Hoje, 7, uma equipe da CVRD comparece ao gabinete do presidente da Câmara, Maurino Magalhães, onde discutem uma alternativa para dirimir a poluição sonora provocada pelo apito do trem.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE
Em comemoração ao Dia Mundial de Meio Ambiente, transcorrido ontem, 5 de junho, as secretarias municipais de Meio Ambiente, Educação e Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) realizam uma programação especial durante toda esta semana.
Hoje, 7 de junho, a programação na Casa da Cultura é a Oficina de Pintura e Colagem, instruída por Marluce Caetano, coordenadora da Casa do Professor. Durante a oficina, os participantes
terão oportunidades de criar diversas peças artísticas através da técnica de pintura e colagem.

Amanhã, 8, ainda tem a Oficina de Reciclagem, com os instrutores: Creuza Salame e Eder. E no dia 9 de junho, haverá Plantação de mudas, com apoio do Grupo de Escoteiros, às margens da grota, na Folha 27. Interessados em participar da programação ambiental, devem entrar em contato com Tânia Martins, na Casa da Cultura através dos fones (94) 3322-2315/4176.

DIA “D” DA MULTIVACINAÇÃO
No sábado, 10, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) dará inicio a primeira etapa da Campanha Nacional de Multivacinação em Marabá, visando imunizar 25.406 crianças com idade abaixo de cinco anos incompletos, as quais se beneficiarão principalmente com a vacina oral Sabin, indicada para prevenir a poliomielite. Mas a SMS também oferece, seletivamente, outras vacinas como as contra hepatite B, tetravalente, dupla adulto e tríplice viral.
Sabe-se que antes das Campanhas nacionais de imunização em massa, a poliomielite deixava centenas de deficientes físicos a cada ano. Hoje, em virtude da vacinação e do acompanhamento da Vigilância Epidemiológica, há 16 anos não se registra a poliomielite no Brasil. No entanto, a poliovírus ainda está presente e fazendo vítimas em várias partes do mundo (África, subcontinente indiano).
Por isso, apesar de todo substancial progresso na erradicação da poliomielite em nível global, a fragilidade do processo ocorre com intercâmbio comercial e humano entre os paises ainda com vírus selvagem da poliomielite. A realidade mundial em relação à doença só reforça ainda mais a necessidade em manter-se atuante, garantindo imunização a cada menor de cinco anos de idade.
Desta forma, o objetivo básico desta multivacinação é oferecer cobertura vacinal às crianças, mesmo aquelas que apresentam esquema básico de vacinação completo, para cobrir eventuais falhas na reposta imune de doses anteriores; atualizar o esquema vacinal de crianças e adultos; reduzir incidência de doenças imunopreníveis; completar esquema vacinal de outra faixa etária, principalmente mulheres em idade fértil, otimizado a cobertura.
A campanha visa ainda, reduzir a hospitalização desse público alvo; diminuir a taxa de morbimortalidade e complicações, através de vacinação prévia contra poliomielite, hepatite B, difteria e tétano, coqueluche, meningite, caxumba, sarampo e rubéola; disseminar o vírus vacinal para que este imunize outras pessoas secundariamente.
A multivacinação tem como meta imunizar 100% das crianças de zero a cinco anos incompletos contra poliomielite, independente do esquema vacinal que elas vêm fazendo; vacinar, seletivamente, com a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola) crianças de um a quatro anos, conforme esquema de vacinação; vacinar, seletivamente, com contra hepatite B, menores de 20 anos, conforme esquema de imunização; resgatar e completar esquema vacinal de mulheres em idade fértil, ministrando a vacina dupla adulto; vacinar, seletivamente, com a tetravalente, crianças menores de um ano, iniciando ou completando o esquema vacinal.
A campanha visava também vacinar, seletivamente, contra febre amarela, crianças maiores de nove meses; bem como imunizar, seletivamente, contra rota vírus (doenças diarréicas) crianças de dois a quatro meses, mas o Estado não enviou as vacinas até a manhã de hoje, 7 de junho. Procure o posto mais próximo de sua casa.