09 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1230

VALE JUVENTUDE ENTREGA KITS EDUCACIONAIS

A coordenadora Márcia Campos e o consultor Francisco Cabral, ambos do Instituto Aliança, ONG parceira da Companhia vale do Rio Doce e Prefeitura de Marabá no Projeto Vale Juventude, apresentaram na manhã de hoje (9) os kit’s educativos a serem utilizados em escolas, postos de saúde e setores da área de assistência social, para que desenvolvam, através de agentes multiplicadores já capacitados, os projetos em andamento no município.

Os representantes do Instituto Aliança estão formalizando em cada secretaria a doação do material composto de livros, cartilhas, DVD’s e moldes anatômicos, mediante explanação quanto ao uso adequado, sua formação, publico alvo, dentre outros.

Segundo Márcia Campos, o material foi concebido a partir de consultas aos próprios jovens na faixa etária abrangida pelo programa, o que o torna bem assimilável ao público alvo. Ao todo serão distribuídos em Marabá 18 kit’s, sendo 16 deles em órgãos da administração direta da Prefeitura.

O Vale Juventude visa contribuir com a comunidade, por meio do desenvolvimento integral da juventude de cada município, no desenvolvimento pessoal, social e produtivo de crianças, adolescentes e jovens entre 11 e 19 anos. O Vale Juventude prevê ainda um programa de educação afetivo-sexual nas escolas e nas unidades de saúde e de assistência social próximas às escolas.

Para o público de 11 a 14 anos o programa busca ampliar o acesso às atividades de educação pelo esporte e pela arte. Com jovens entre 15 e 19 anos, o Vale Juventude trabalha a formação em agentes de desenvolvimento territorial, aproveitando as oportunidades de participação social, especialmente nos bairros onde moram. E ainda promove a inserção sócio-produtiva desses jovens, preparando-os para o mundo do trabalho.

Para o secretário de Saúde, Pedro Corrêa Lima, o Vale Juventude é fundamental para a SMS, tendo ele solicitado a inserção da Divisão de Educação em Saúde no programa, para que ela desenvolva projetos voltados à educação sexual, diante dos riscos de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez precoce.

No âmbito geral, o secretário vê o programa como uma ferramenta importante para o desenvolvimento da cidadania. E lamentou a falta de inserção do empresariado local, cuja maioria não tem mostrado sensibilidade à responsabilidade social. (Vide fotos anexas)

MEIO AMBIENTE

Nesta terça-feira, 13, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promove Seminário de Apresentação dos Resultados do Projeto Proteger. Evento acontece das 8 às 14 horas, no auditório Maria do Carmo Castro, localizado na Escola Judith Gomes Leitão.

O proteger é um programa de fortalecimento da gestão ambiental iniciado pela Semma em 2004, e dentre outras finalidades visa o cadastramento de propriedades rurais com objetivo de cumprir normas do Ministério do Meio Ambiente, para licenciamento de atividades potencialmente poluidoras.

CONVITE

A AScom/PMM recebeu convite da 23ª Brigada de Infantaria de Selva para a solenidade de comemoração da Proclamação da República, a acontecer às 8h30 do próximo dia 15, na Praça Duque de Caxias.

Na ocasião também acontece a partida da III Corrida do Fogo Vivo da Transamazônica. Em 19 de novembro, às 11h40, no Estádio Zinho Oliveira, ocorre a formatura do Dia da Bandeira e o encerramento da corrida.

INSCRIÇÃO NO FUTSAL

A Secdetur reuniu-se no dia 7 de novembro com equipes de futsal para tratar da Copa Marabá de Futsal. Na reunião o secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira e o coordenador de Desporto, Itamar Chaves, na sede da Secdetur, conversaram com as equipes e ficou decidido que o início da Copa será em janeiro de 2008, em virtude da agenda lotada para o Ginásio Poliesportivo da Folha 16 para este final de ano.

A Copa Marabá de Futsal se estenderá até abril e fará parte da programação comemorativa do aniversário de Marabá (dia 5 de abril) .

O coordenador Itamar Chaves explica que com o prazo maior para início da competição deverão surgir mais times inscritos e assim fechar duas chaves de 10 equipes. A competição estava programada para começar no dia 25 de outubro, mas das 16 equipes relacionadas inicialmente apenas três confirmaram participação.

PLEBISCITO NA ZONA RURAL DE MARABÁ

Amanhã, dia 10, será realizado um plebiscito na vila Capistrano de Abreu, na região do Rio Preto, para indicação de pré-candidato a vereador pela localidade. O local para votação é o Salão Paroquial da Igreja Católica, das 8 horas às 16 horas.

São cinco os pré-candidatos: Alécio da Palmiteira, Elídio da Lanchonete, Carlos do Pixica, Joaquim de França e José Garcia Cunha, o Zé Garcia. Um acordo de intenções assinado pelos cinco estabelece que os quatro perdedores devem apoiar o indicado no plebiscito. Assim, acreditam que a vila terá mais chance na conquista de uma cadeira de vereador da Câmara Municipal de Marabá.

CAMPANHA CONTRA RAIVA ANIMAL COMEÇA SEGUNDA

O Centro de Controle de Zoonoses de Marabá (CCZ) encerra esta semana a campanha de vacinação contra raiva na zona rural de Marabá. Até semana passada já haviam sido visitadas 20 localidades e vacinados 4.861 animais, sendo 3.818 cães e 1.043 gatos.

Na segunda-feira, 12, começa a campanha no perímetro urbano de Marabá. A nova fase da campanha será feita também de casa em casa, como foi feito no primeiro semestre, segundo informou o veterinário Walder Melo, diretor do (CCZ).

Walder Melo explicou que o CCZ decidiu fazer a campanha de vacinação itinerante e não em postos fixos como acontece na maioria das cidades do País, por que Marabá é uma área de risco que já tem 54 casos de raiva confirmados em laboratório.

O veterinário explica que é necessário que Marabá, na condição de área de risco, passe por duas campanhas de vacinação por ano, de maneira que todos os animais que foram vacinados no primeiro semestre devem novamente ser imunizados.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o canaldotempo.com, no período de hoje (9) a segunda-feira (12) o tempo será nublado a encoberto em Marabá; a partir de terça-feira (13) podem ocorrer trovoadas isoladas. Imagens de satélite nesta sexta-feira mostram céu sem nuvens de chuva para a região. A temperatura entre 24º e 35ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas