02 abril 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1088

CONFERÊNCIA DO PLANO DIRETOR
No sábado, 31, acontece no Auditório da Secretaria Municipal de Saúde, Eduardo Bezerra, a Conferência do Plano Diretor Participativo de Marabá, a partir das 8 horas, para a qual o prefeito Tião Miranda convida toda a sociedade civil organizada. O evento terá a seguinte programação:
Credenciamento e identificação dos participantes, por seguimento social (o número de participantes a ser considerado para o cálculo da proporcionalidade será aquele ao final do credenciamento); formação da mesa diretora e pronunciamentos; leitura e aprovação do regulamento da Conferência; breve exposição sobre os objetivos e conteúdo do Plano diretor, com destaque ao Sistema de Gestão e Plano de Trabalho; eleição de delegados; proclamação dos delegados indicados e eleitos; almoço.
Na parte da tarde acontece eleição dos membros do Conselho Gestor; adição de novas propostas à minuta do regimento interno do Conselho Gestor (votação pelos delegados do regimento do Conselho); inscrição e pronunciamentos em assuntos de competência da Conferência; encerramento.
FORMAÇÃO DO VALE ALFABETIZAR
De 26 a 30 de março, realiza-se em Marabá, na Chácara do Bispo (atrás da Agrópolis do Incra), o curso de formação de 55 professores que irão atuar no projeto Vale Alfabetizar no município. Dos participantes, 15 professores irão atuar na zona rural. A formação é feita por professores da UFPA, Campus do Guamá, Belém. O curso tem duração de 60 horas.
As aulas do projeto Vale Alfabetizar podem ser realizadas em escolas, associações e igrejas, contemplando jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de formação básica.
Além do Vale Alfabetizar, a Semed desenvolve também o programa Brasil Alfabetizado, que recentemente formou nove turmas.
A implantação desse projeto, em 2003, teve por objetivo contribuir para a erradicação do analfabetismo no país. Até julho de 2007, o Vale Alfabetizar vai beneficiar cerca de 120 mil jovens e adultos de 21 municípios dos estados do Pará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais e Sergipe.
GUIA MAPA TURÍSTICO
O Departamento Municipal de Turismo (DETUR) está elaborando o Guia Mapa Turístico de Marabá. Trata-se do projeto de boas vindas e de Marketing, numa parceria entre Prefeitura de Marabá com o SINDHOTEL Sindicato dos Bares Restaurantes e Similares de Marabá e conta com cotas de patrocínio do empresariado local, que deseja inserir sua divulgação. A Coordenadora do DETUR, Ísis Mourão, disse que no material consta a oferta turística da cidade e uma visão territorial do município.
O Guia Mapa tem grande aceitação pela comunidade e é um grande aliado ao turista que chega a Marabá, pois consegue deslocar-se sozinho e conhecer pontos importantes da cidade. Este trabalho é pioneiro na região e destaca-se nos eventos de feiras e encontros turísticos no Pará e no país.
INSERÇÃO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS NO GUIA
O Guia Mapa está na fase final de formatação. Hoje, 28 de março, é o último dia para os estabelecimentos enviarem seus dados ao DETUR, pois será enviado à gráfica. Os estabelecimentos cadastrados no DETUR serão inseridos no Guia. “A inserção é gratuita, com adoção de alguns critérios técnicos”. Os interessados em fazer parte do Guia devem procurar a sede do DETUR na Trav. Carlos Leitão, 290. Marabá Pioneira ou obter mais informações pelo fone (94) 3321.1829 ou e-mail: detur@maraba.pa.gov.br.
A nova versão terá o mapa urbano da cidade estilizado com conotação turística, além de indicação de itens como: Informações úteis da cidade, Gastronomia ( Restaurantes, Bares, Lanchonetes e similares), Transportes (Empresas, Agências de Viagens e Turismo, Terminais de Transportes, Locadora de Veículos), Hospedagem, História, Cultura (Artes e artesanato, Galerias e Espaços Culturais), Calendário dos Principais Eventos, Esporte e Lazer (Clubes de Lazer, Academias de Ginástica, Centros e Ginásios Desportivos) Negócios e Eventos (locais para reuniões e convenções- auditórios , salões de festas e buffets e casa de shows). A atualização terá muitas modificações, pois o último Guia Mapa de Marabá foi lançado em 2004.
NÍVEL DA ÁGUA
Hoje, 28, as águas do rio Tocantins amanheceram a 10,88m acima do nível normal em Marabá, conforme medida hidrológica às 7h, na régua pluviométrica da antiga Portobrás.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1087

MEDIDAS SÓCIO-EDUCATIVAS
Hoje, 27, às 16 horas, no plenário da Câmara Municipal de Marabá, acontece um encontro da Rede de Atendimento da Criança e do Adolescente, com objetivo de discutir medidas sócio-educativas para menores em situação de risco social.
O evento a pedido do Juizado da Infância e Adolescência também contará com a presença da Prefeitura de Marabá, através das secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde e ainda o Conselho Tutelar, Ministério Público do Estado, Polícia Militar, Promotoria da Infância e Adolescência e sociedade civil organizada.
A idéia é reverter a situação de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social, para que não se tornem possíveis marginais no futuro. As autoridades, alertadas pela comunidade, em especial comerciantes, acenderam o alerta quanto alguns pontos da cidade, como a Praça São Francisco, Duque de Caxias e outros, onde os menores incomodam há muito quem estaciona veículo ou transita por esses locais.
SAÚDE MENTAL BÁSICA
Sendo o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II) destinado a portadores de doenças mentais graves, severas e persistentes, mas que a população entende que qualquer paciente com algum distúrbio psicológico deve ser encaminhado ao CAPS, o secretário municipal de Saúde Pedro Corrêa, está analisando a possibilidade estender esse tipo de tratamento ao sistema básico de saúde.
Inicialmente, estuda-se a contratação de uma equipe de três profissionais, a qual também servirá como porta de entrada para o CAPS II, quando se tratar de pacientes ainda não cadastrados e que tenham o perfil acima descrito. Essa equipe deve ser formada de psiquiatra, psicólogo e assistente social.
Pedro Corrêa pediu a seus auxiliares um estudo de viabilidade, inclusive se há disponibilidade de local em algum Centro de Saúde ou se precisa de alguma adaptação, visto que a SMS está com dificuldade de caixa para bancar ampliações.
TRABALHO INFANTIL
As secretarias de Assistência Social e Educação, em parceria com o Conselho Tutelar, desenvolvem projeto com vista a erradicação do trabalho infantil. Na semana passada uma equipe esteve na zona rural, vilas Santa Fé e Capistrano de Abreu, locais onde há pouco tempo meninas de menos de 10 anos eram exploradas em trabalhos domésticos, o que resultava no aumento da evasão escolar.
Na vila Capistrano de Abreu, por exemplo, um trabalho com a direção da escola municipal, vem revertendo esse quadro, o que tem melhorado a freqüência escolar e reduzido a imploração de crianças e adolescentes na disfarçada ajuda familiar.
Esta semana o trabalho se concentra na zona urbana, com foco nas crianças e adolescentes que, com a justificativa de estar ajudando a família, praticam pequenas infrações na Praça São Francisco. Eles têm família, muitos recebem benefício do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e/ou Bolsa Família, mas nem sempre vão à escola, um dos requisitos básicos para essas bonificações.
O resultado do estudo da equipe de trabalho comporá relatório a ser encaminhado ao Ministério Público do Estado, que provavelmente tomará alguma medida com relação aos pais desses menores.
RE-ESCREVENDO MARABÁ
A Semed promove o projeto didático “Re-escrevendo Marabá”, que visa mobilizar alunos da rede municipal de ensino a escreverem textos sobre a história da cidade. O projeto faz parte das comemorações do aniversário de 94 anos de emancipação político-administrativa de Marabá.
Os alunos têm até o dia 4 de abril, véspera do aniversário de Marabá, para desenvolverem os trabalhos. De 16 a 19 de abril, uma equipe técnica da Semed seleciona os melhores trabalhos em cada categoria. Logo após, será marcada a data para entrega da premiação.
As turmas de Educação Infantil trabalham desenho e colagem, com sub-tema “Coisas de Marabá”, com destaque à natureza, em especial nos pontos turísticos da cidade. O aluno vencedor recebe um vídeo game como prêmio.
Os alunos do 1º e 2º ciclos estão produzindo cartões com o sub-tema “Marabá é Aniversariante”. O vencedor também vai receber vídeo game.
“Meu olhar sobre Marabá” é o tema para os alunos do 3º ano, para a produção de clippings. O prêmio ao vencedor é um vídeo game. Para o 2º ano do 2º ciclo (corresponde ao 5º ano), o tema é “Entre dois rios brota uma terra bendita, Marabá!”, com ênfase aos aspectos naturais, com descrições das características regionais que influenciaram o desenvolvimento de Marabá. O prêmio ao aluno vencedor é uma bicicleta.
Os alunos do 6º ano têm o tema “Algo assim acontece em Marabá”, para escrever narrativas. Para o 7º ano e 3ª etapa, o tema é “Uma grande cidade chamada Marabá”. Para os alunos do 8º ano, a produção deve ser uma carta sob o tema “A Marabá que está a sua espera”. Para os alunos do 9º ano e 4ª etapa, a produção é de dissertações sob o tema “Meu projeto de Marabá”. Para os alunos premiados do 6º ao 8º ano a premiação é de um telefone celular, enquanto para o vencedor do 9º ano, o prêmio será um aparelho micro system.
SHOW TRILOGIA EM MARABÁ
No sábado, 7 de abril, Marabá será presenteado com o show Trilogia – a força que vem das ruas – que reúne os cantores paraenses Nilson Chaves, Marcos Monteiro e Lucinha Bastos. O show faz parte da programação comemorativa dos 94 anos de Marabá, coordenado pela Secretaria Municipal de Cultura e Desporto.
O secretário de Cultura e Desporto, Wilson Teixeira, disse que o show vem a Marabá graças à parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Fundação Tancredo Neves, que ajudam no custeio do evento.
PALESTRAS PARA O TRÂNSITO SEGURO
A Coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU Márcia Rosa disse que sua equipe está com um quadro de palestras montadas para apresentações nas empresas e escolas de Ensino Médio que quiserem solicitar. As palestras sob os temas “Direção Defensiva” e “Álcool e outras drogas e o Trânsito” são duas que estão prontas para apresentações em data-show com fotos e muitas informações educativas.
Márcia Rosa disse que a palestra “Álcool e outras drogas e o Trânsito” foi apresentada recentemente aos funcionários da empresa Ferro Gusa Carajás. A palestra dura cerca de 40 minutos. Os textos das palestras fazem referência à Lei nº. 9503/97 (Código Nacional de Trânsito).
Para solicitar as palestras ao DMTU, as empresas e escolas interessadas devem ligar ao DMTU, no fone (94) 3322-2233, falar com Márcia Rosa para obter maiores informações.
NÍVEL DA ÁGUA
Hoje, 27, as águas do rio Tocantins amanheceram a 10,88m acima do nível normal em Marabá, conforme medida hidrológica às 7h, na régua pluviométrica da antiga Portobrás. Não houve alteração no nível das águas de ontem para hoje.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1086

PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO COM O ÁGUIA
O prefeito Sebastião Miranda assinou convênio com o Águia de Marabá Futebol Clube, no valor de R$50 mil, a título de incentivo financeiro ao clube objetivando incentivar o futebol profissional do município. O repasse, que será feito em parcela única, é identificado pela rubrica orçamentária nº. 10.10.011.2781100142.035 – de Incentivo ao Futebol Profissional.
Pelo Águia de Marabá, assinou o convênio o seu presidente, Sebastião Ferreira Neto, que agradeceu muito o interesse do prefeito Tião Miranda em incentivar o time, já que um grande número de torcedores do clube marabaense aguardavam este apoio da Prefeitura de Marabá para que o seu representante no campeonato paraense de futebol seja um sucesso.
Na classificação geral do Parazão o Águia está em quinto lugar, jogou 14 vezes, e neste segundo turno, ainda não foi derrotado. Para o prefeito Tião Miranda, o apoio da Prefeitura chega em boa hora, destacando que:“estamos incentivando o Águia nesta sua caminhada pelo campeonato paraense, e a ajuda é muito importante. Acreditamos que o dinheiro será bem empregado, pois manter um time de futebol neste campeonato é uma tarefa difícil diante das inúmeras despesas que surgem para a agremiação”.
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NAS ESCOLAS
A coordenação de Educação para o Trânsito/DMTU reiniciou as apresentações de Teatro de Fantoches nas escolas de Ensino Fundamental do município. Até maio, a equipe coordenada por Márcia Cardoso Rosa estará realizando as apresentações nas escolas do núcleo Cidade Nova, depois passará para os demais núcleos urbanos.
Na apresentação de cerca de 40 minutos, os bonecos Agente Fina e Agente Leza, Estradinha, Farolzinho, Vovolante (destaca o respeito ao idoso) e Dona Pista dão noções básicas para o trânsito seguro. O cenário traz também um ônibus onde os fantoches aparecem e discutem a segurança. As apresentações não se restringem aos fantoches, em algumas cenas os atores exercitam a expressão corporal.
Ano passado, a peça foi apresentada para 22.201 alunos da rede municipal de ensino, conforme informou Márcia Rosa. “Este ano pretendemos ampliar o atendimento nas escolas para abranger o maior número possível de alunos, que serão multiplicadores em suas casas sobre as noções de trânsito seguro”.
Estes personagens criados em 2006, ganharam nova roupagem e os atores interpretam novos textos educativos este ano, focalizando o tema central que é a segurança no trânsito. O trabalho faz parte do projeto Educando para a Vida, em que o DMTU focaliza o Código Nacional de Trânsito, que trata da obrigatoriedade de campanhas educativas. As peças são apresentadas por atores que receberam treinamento para o trabalho educativo nas escolas.
PALESTRAS PARA O TRÂNSITO SEGURO
A Coordenação de Educação para o Trânsito/DMTU está com um quadro de palestras montadas para apresentações nas empresas e escolas de Ensino Médio que quiserem solicitar. As palestras sob os temas “Direção Defensiva” e “Álcool e outras drogas e o Trânsito” são duas que estão prontas para apresentações em data-show com fotos e muitas informações educativas.
Márcia Rosa disse que a equipe apresentou a palestra “Álcool e outras drogas e o Trânsito” aos funcionários da empresa Ferro Gusa Carajás. A palestra dura cerca de 40 minutos. Os textos das palestras fazem referência à Lei nº. 9503/97 (Código Nacional de Trânsito).
Para solicitar as palestras ao DMTU, as empresas e escolas interessadas devem ligar ao DMTU, no fone (94) 3322-2233, falar com Márcia Rosa para obter maiores informações.
ATENDIMENTO SÓCIO-EDUCATIVO
Amanhã, 27 de março, a Câmara Municipal de Marabá coordena a 2ª reunião para tratar da Política de Atendimento Sócio-Educativo de Marabá, dando continuidade à discussão sobre o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo, realizado há um mês, no fórum da Comarca de Marabá.
O presidente da Câmara, Miguel Gomes Filho envia convite aos órgãos envolvidos com a questão sócio-educativa em Marabá, para participar da referida reunião amanhã, às 16h, no Plenário da Câmara, “Dr. Demosthenes Azevedo”.
OFICINA DE ANIMAÇÃO DE FESTAS INFANTIS
Na semana passada, realizou-se a Oficina de Produção de Animação de Eventos Infantis, na sede da Secretaria de Cultura e Desporto, no Ginásio Poliesportivo da Folha 16. A oficina ministrada para 30 pessoas, foi realizada na sede da Casa do Professor. A oficina de Animação de Eventos Infantis foi ministrada pelo instrutor Marcelo Andrade, da Fundação Curro Velho (FCV).
Inicialmente, as vagas foram disponibilizadas para professores da Semed, ao Galpão de Artes de Marabá (GAM) e palhaços da cidade. A realização do curso é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Marabá, Secretaria de Cultura e Desporto e FCV.
NÍVEL DA ÁGUA
Em Marabá, hoje, 26, as águas do rio Tocantins amanheceram a 10,88m acima do nível normal, conforme medida hidrológica às 7h, na régua pluviométrica da antiga Portobrás.
De acordo com o Boletim Informativo da Eletronorte, de sexta-feira, 23, as águas do Tocantins começam a retornar ao nível normal, a partir de hoje, 26 de março.
O boletim também está disponível na Internet no site da Eletronorte, no endereço: http://www.eln.gov.br/usinas/bvn.pdf

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1086

PREFEITURA ASSINA CONVÊNIO COM O ÁGUIA
O prefeito Sebastião Miranda assinou convênio com o Águia de Marabá Futebol Clube, no valor de R$50 mil, a título de incentivo financeiro ao clube objetivando incentivar o futebol profissional do município. O repasse, que será feito em parcela única, é identificado pela rubrica orçamentária nº. 10.10.011.2781100142.035 – de Incentivo ao Futebol Profissional.
Pelo Águia de Marabá, assinou o convênio o seu presidente, Sebastião Ferreira Neto, que agradeceu muito o interesse do prefeito Tião Miranda em incentivar o time, já que um grande número de torcedores do clube marabaense aguardavam este apoio da Prefeitura de Marabá para que o seu representante no campeonato paraense de futebol seja um sucesso.
Na classificação geral do Parazão o Águia está em quinto lugar, jogou 14 vezes, e neste segundo turno, ainda não foi derrotado. Para o prefeito Tião Miranda, o apoio da Prefeitura chega em boa hora, destacando que:“estamos incentivando o Águia nesta sua caminhada pelo campeonato paraense, e a ajuda é muito importante. Acreditamos que o dinheiro será bem empregado, pois manter um time de futebol neste campeonato é uma tarefa difícil diante das inúmeras despesas que surgem para a agremiação”.
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO NAS ESCOLAS
A coordenação de Educação para o Trânsito/DMTU reiniciou as apresentações de Teatro de Fantoches nas escolas de Ensino Fundamental do município. Até maio, a equipe coordenada por Márcia Cardoso Rosa estará realizando as apresentações nas escolas do núcleo Cidade Nova, depois passará para os demais núcleos urbanos.
Na apresentação de cerca de 40 minutos, os bonecos Agente Fina e Agente Leza, Estradinha, Farolzinho, Vovolante (destaca o respeito ao idoso) e Dona Pista dão noções básicas para o trânsito seguro. O cenário traz também um ônibus onde os fantoches aparecem e discutem a segurança. As apresentações não se restringem aos fantoches, em algumas cenas os atores exercitam a expressão corporal.
Ano passado, a peça foi apresentada para 22.201 alunos da rede municipal de ensino, conforme informou Márcia Rosa. “Este ano pretendemos ampliar o atendimento nas escolas para abranger o maior número possível de alunos, que serão multiplicadores em suas casas sobre as noções de trânsito seguro”.
Estes personagens criados em 2006, ganharam nova roupagem e os atores interpretam novos textos educativos este ano, focalizando o tema central que é a segurança no trânsito. O trabalho faz parte do projeto Educando para a Vida, em que o DMTU focaliza o Código Nacional de Trânsito, que trata da obrigatoriedade de campanhas educativas. As peças são apresentadas por atores que receberam treinamento para o trabalho educativo nas escolas.
PALESTRAS PARA O TRÂNSITO SEGURO
A Coordenação de Educação para o Trânsito/DMTU está com um quadro de palestras montadas para apresentações nas empresas e escolas de Ensino Médio que quiserem solicitar. As palestras sob os temas “Direção Defensiva” e “Álcool e outras drogas e o Trânsito” são duas que estão prontas para apresentações em data-show com fotos e muitas informações educativas.
Márcia Rosa disse que a equipe apresentou a palestra “Álcool e outras drogas e o Trânsito” aos funcionários da empresa Ferro Gusa Carajás. A palestra dura cerca de 40 minutos. Os textos das palestras fazem referência à Lei nº. 9503/97 (Código Nacional de Trânsito).
Para solicitar as palestras ao DMTU, as empresas e escolas interessadas devem ligar ao DMTU, no fone (94) 3322-2233, falar com Márcia Rosa para obter maiores informações.
ATENDIMENTO SÓCIO-EDUCATIVO
Amanhã, 27 de março, a Câmara Municipal de Marabá coordena a 2ª reunião para tratar da Política de Atendimento Sócio-Educativo de Marabá, dando continuidade à discussão sobre o Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo, realizado há um mês, no fórum da Comarca de Marabá.
O presidente da Câmara, Miguel Gomes Filho envia convite aos órgãos envolvidos com a questão sócio-educativa em Marabá, para participar da referida reunião amanhã, às 16h, no Plenário da Câmara, “Dr. Demosthenes Azevedo”.
OFICINA DE ANIMAÇÃO DE FESTAS INFANTIS
Na semana passada, realizou-se a Oficina de Produção de Animação de Eventos Infantis, na sede da Secretaria de Cultura e Desporto, no Ginásio Poliesportivo da Folha 16. A oficina ministrada para 30 pessoas, foi realizada na sede da Casa do Professor. A oficina de Animação de Eventos Infantis foi ministrada pelo instrutor Marcelo Andrade, da Fundação Curro Velho (FCV).
Inicialmente, as vagas foram disponibilizadas para professores da Semed, ao Galpão de Artes de Marabá (GAM) e palhaços da cidade. A realização do curso é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Marabá, Secretaria de Cultura e Desporto e FCV.
NÍVEL DA ÁGUA
Em Marabá, hoje, 26, as águas do rio Tocantins amanheceram a 10,88m acima do nível normal, conforme medida hidrológica às 7h, na régua pluviométrica da antiga Portobrás.
De acordo com o Boletim Informativo da Eletronorte, de sexta-feira, 23, as águas do Tocantins começam a retornar ao nível normal, a partir de hoje, 26 de março.
O boletim também está disponível na Internet no site da Eletronorte, no endereço: http://www.eln.gov.br/usinas/bvn.pdf

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1085

OFICINA DE ANIMAÇÃO DE FESTAS INFANTIS
Na segunda-feira, 26 de março, inicia a Oficina de Produção de Animação de Eventos Infantis, na sede da Secretaria de Cultura e Desporto, no Ginásio Poliesportivo da Folha 16. A oficina será ministrada para 25 pessoas e ainda dispõe de 7 vagas. As pessoas interessadas podem se dirigir a Secdetur para fazer sua inscrição. Maiores informações pelos fones: (94) 3321-2243/3321.
A oficina de Animação de Eventos Infantis será ministrada pelo instrutor Marcelo Andrade, da Fundação Curro Velho (FCV).
Inicialmente foram disponibilizadas vagas a professores da Semed, ao Galpão de Artes de Marabá (GAM) e palhaços da cidade. A realização do curso é resultado de uma parceria entre Prefeitura de Marabá, Secretaria de Cultura e Desporto e FCV.

NÍVEL DA ÁGUA
Em Marabá, hoje, 23, as águas do rio Tocantins amanheceram a 10,84m acima do nível normal, conforme medida hidrológica às 7h, na régua pluviométrica da antiga Portobrás, o que representa um acréscimo de 4 cm em relação à medida de ontem, no mesmo horário.
De acordo com o Boletim Informativo da Eletronorte, as águas do Tocantins elevam-se até 10,88m dia 26 de março. Começando a baixar a partir desta data.
O boletim também está disponível na Internet no site da Eletronorte, no endereço: http://www.eln.gov.br/usinas/bvn.pdf

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1084

DOIS MATADOUROS SERÃO INTERDITADOS
O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) foi instalado em Marabá dia 13 deste mês, devendo funcionar, inicialmente, num único matadouro, aquele que oferece melhores condições para abate de gado bovino para consumo da população. Em conseqüência desse fato, dois matadouros serão interditados definitivamente e um terceiro será provisoriamente interditado, até que resolva pendências que o habilite a funcionar. Providências comunicadas ao Ministério Público do Estado, que vem acompanhando o desenrolar dessas obrigações.
Segundo o da Seagri – Secretaria Municipal de Agricultura –, Rubens Borges Sampaio, o Frigonorte, único em condições de funcionar, recebeu licença provisória, porque também precisa de alguns ajustes, os quais não o impedem de atender as necessidades de inspeção municipal, porque são adequações de aprimoramento, não essenciais, como a construção de novos banheiros (o que existe é precário) com vestiário masculino e feminino; e instalação de câmara frigorífica. Para adicionar essas etapas, foi combinado prazo de 180 dias.
O matadouro que será interditado temporariamente é o de propriedade de Antônio Coelho, situado no Km 8 da Transamazônica, sentido Itupiranga, que necessita, por exemplo, de novo piso, revestimento de paredes e janelas para entrada de luz natural.
LOCAL INADEQUADO
Esse abatedouro também fica em área próximo à cabeceira do Aeroporto de Marabá. Sua licença de funcionamento foi dada pela Sectam, que de Belém, não está atenta ao problema que esta autorização pode causar. As autoridades da Aeronáutica, via Infraero, é totalmente contra. Matadouros atraem urubus em grande quantidade. Essas aves aproveitam as térmicas (onda de calor) para plainar no espaço aéreo, prejudicando vôos de jatos, sendo comum a entrada delas em turbinas de aviões. O espaço aéreo, de influência do aeroporto de Marabá fica, desta maneira, graças à autorização da Secretaria de Estado de meio Ambiente, vulnerável e torna-se uma área de risco potencial.
A Seagri, de acordo com Rubens Sampaio, secretário municipal, também não recomenda a instalação de abatedouro no entorno da pista de pouso do Aeroporto de Marabá. Da mesma forma a Secretaria Municipal de Meio Ambiente que, até recentemente, se manifestou contrária à autorização de instalação do matadouro. O local, é, por isso, completamente inadequado segundo entendem as autoridades municipais.
Hoje, 22, acontece uma reunião entre os órgãos envolvidos (Seagri, SMS/Divisa, Adepará e PM) para definir o momento e como se dará a interdição definitiva dos matadouros de Morada Nova e da Transamazônica, sentido São João do Araguaia, em frente à sede campestre da AABB.
De acordo com o veterinário da Seagri, Neuder Wesley França da Silva, inicialmente estão sendo inspecionadas, em média, 80 reses por dia, mas com a interdição dos açougues clandestinos esse número deve ultrapassar a 150 animais/dia. Por enquanto o abate acontece de segunda a segunda-feira a partir das 18 horas, com remessa aos açougues pela madrugada. Quando houver câmara fria o abate será realizado na parte diurna.
À medida que avança a fiscalização irá se aprimorando e pondo em prática novas exigências, que já estão sendo esperadas por está solicitando o abate de animais. Por exemplo, não é permito a matança de animais sem a GTA (Guia de Trânsito de Animal) emitida pela Adepará; os carros que transportam carne do abatedouro para os açougues deverão adequar-se à situação de higiene, inclusive das pessoas que a manipulam, a exemplo do que acontece com os açougueiros; quando for instalada a câmara fria, os carros também deverão ser refrigerados, para que o produto não sofra choque térmico.
ADIADA INCINERAÇÃO DE CARNE APREENDIDA
A previsão da Divisa – Divisão de Vigilância Sanitária – era concluir a etapa de fiscalização de açougues nesta quinta-feira e amanhã, 23, incinerar a carne apreendida durante a operação. No entanto, devido às discussões do pacto da saúde com a 11ª Regional de Proteção Social – no decorrer de hoje com os representantes da Divisa, a fiscalização no núcleo Nova Marabá deverá ser encerrada somente na segunda-feira, 26, devendo a incineração ocorrer logo em seguida.
Está concluída a fiscalização de açougues nos núcleos Velha Marabá, Cidade Nova, São Félix e Morada Nova, resultando, até agora, na apreensão de cerca de 400 quilos de carne que estavam expostos de forma irregular, contrariando determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A Divisa está de olho principalmente em carne pré-moída ou in natura fora de balcão refrigerado. Também são alvo da fiscalização a higiene do ambiente de trabalho e pessoal dos açougueiros, que devem usar jaleco, gorro e sapato fechado.
VALE QUER AJUDAR JOVENS DE MARABÁ
Projeto já em desenvolvimento em alguns municípios paraenses foi apresentado ontem, 21, à Prefeitura de Marabá, em reunião entre representantes da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e os secretários municipais de Saúde, Educação e Assistência. O projeto visa trabalhar jovens do município em áreas relacionadas à arte, questões sexuais e outras.
Os secretários em apreço voltarão a reunir-se para traçar metas nesse sentido e formular projeto para avaliação do prefeito Tião Miranda, visto que há necessidade de alguma contrapartida da prefeitura, como local, capacitação técnica de instrutores, transporte, dentre outros pormenores.
Uma ONG, Instituto Aliança, fará levantamento da situação dos jovens carentes de Marabá, com vista ao possível ingresso no projeto; nesse levantamento também será avaliada a rede de atendimento à criança e ao adolescente, que dá suporte necessário ao sucesso do empreendimento.

PROGRAMAÇÃO DO DIA DA ÁGUA
Hoje, 22 de março, Dia Mundial da Água, a Prefeitura de Marabá através de parceria entre as secretarias municipais de Saúde, Meio Ambiente e Educação, promove extensa programação educativa, com o fim de estimular a reflexão sobre a situação dos recursos hídricos, além de sensibilizar os diversos segmentos da sociedade a elaborar medidas práticas voltadas à solução desse problema.
No horário de 8 às 10, no auditório da UEPA (Universidade do Estado do Pará) acontece a abertura das comemorações com palestra sobre as formas de utilização racional da água; mostra de vídeo sobre os recursos hídricos brasileiros e oficina acerca da importância da qualidade da água para o consumo humano. Esta apresentação estará a cargo da engenheira florestal e sanitarista Thays Mesquita, coordenadora da Divisão de Vigilância Ambiental (DVA) da SMS.
Das 10h30 às 11h30, na Associação das Mulheres de Marabá, localizada no bairro Liberdade, será mostrado teatro de fantoches sobre a poluição das águas, caixinha de surpresa e dinâmicas de grupo – preservem nossos rios. A programação será apresentada pela educadora ambiental Maria Geovana (Semma), destinada a crianças de 3 a 5 anos.
Em seguida, das 11h30 às 12h, será oferecida uma oficina sobre a importância da qualidade da água para consumo humano, destinada a professores e comunidade do bairro Liberdade II, na mesma Associação da Mulher, tendo como instrutor o farmacêutico-bioquímico Flávia Cardoso, também da DVA.
No período da tarde, acontece o encerramento das atividades na Escola Municipal José Freire de Alencar, na Vila Espírito Santo, quanto será repetida a programação já descrita, tendo como público alvo toda a comunidade daquela vila. Neste encontro as atividades serão apresentadas por Thays e Geovana.
A Semma promove regularmente todas as semanas nas escolas do município, sejam públicas ou particulares, vasta programação visando a preservação do meio ambiente, quando se utiliza de teatro de fantoches e murais para melhor cognição do alunado.
CAMPANHA DO IDOSO
Com a intenção de vacinar 9.874 idosos contra gripe, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já iniciou os preparativos para início da campanha na zona rural, prevista para começar em 14 de abril. O Dia “D” ocorre no sábado, 28 de abril, mas na área urbana a campanha se estenderá de 23 de abril a 04 de maio, enquanto no campo prossegue até 11 de maio.
No ano passado, Marabá vacinou 90% da população com 60 anos ou mais. A campanha só não foi melhor porque há resistência de uma parcela da população em tomar a vacina, com medo de reações adversas, o que dificilmente acontece. Mesmo assim, é preferível ter um dia de indisposição a contrair gripe, inúmeras vezes no ano. Apenas as pessoas alérgicas a ovo não devem tomar a vacina, o que é uma situação raríssima.
A meta do Ministério da Saúde é imunizar em todo o País cerca de 11 milhões de pessoas acima de 60 anos. Embora seja um gasto bem significativo, o governo economiza com a vacinação dos idosos porque evita despesas bem maiores com tempo de internação, em conseqüência de doenças oportunistas, como a pneumonia e outras doenças do trato respiratório, muito prevalente na faixa etária em referência.
MUNICÍPIOS DISCUTEM METAS DO PACTO
A discussão do pacto de saúde entre a 11ª Regional Proteção Social e as secretarias municipais dos 21 municípios que a compõem acontece desde segunda-feira (19) e prossegue até sexta-feira (23), no auditório “Eduardo Bezerra”, localizado nas dependências da SMS. O objetivo do encontro é discutir as metas do ano passado e elaborar as metas a serem alcançadas este ano.
Os municípios menores geralmente têm dificuldade para cumprir suas metas, devido à falta de recursos financeiros e consequentemente humanos. Os maiores, a exemplo de Marabá, Parauapebas, Tucurui e Rondon do Pará, têm mais facilidade, chegando até a ultrapassar os quantitativos que lhes firmados no pacto.
Um exemplo típico de meta alcançada em Marabá é o número de nascidos vivos no próprio município (4.880) 104,6%. Exemplo de meta não alcançada, graças a Deus, foi notificação de meningite, que o pacto 2006 previu 24 casos e foram registradas em Marabá 15 ocorrências. Em compensação o município ultrapassou praticamente todas as metas de vacinação.
ESCOLA DE MÚSICA DA CASA DA CULTURA
A Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) possui cerca de 350 alunos nos cursos de Teoria Musical, Prática Instrumental (flauta doce), Violão, Cavaquinho e Solfejo. Conta atualmente com 6 professores e monitores, entre ex-alunos que auxiliam durante as aulas.
A escola conta com a parceria da Fundação Carlos Gomes, que realiza cursos, dentro do seu projeto de interiorização, para resgatar e manter viva a tradição das bandas de música do interior do Pará, oferecendo oportunidade para que os jovens tenham novas oportunidades no mercado de trabalho.
A coordenadora da Escola, Júlia Lino, explica que a Escola “Moisés Araújo” possui ex-alunos que atuam em bandas regionais e fazem acompanhamento para músicos da cidade, ou seja, ganharam uma profissão a partir do contato com a música durante a infância e adolescência.
Em 2007, a FCCM pretende retomar as atividades da Banda Municipal Maestro “Moisés Araújo”, para isso a coordenadora Júlia Lino conta com o apoio das parcerias públicas e do empresariado local. O projeto é mais uma forma de oferecer uma opção de lazer saudável, que pode transformar o aluno num profissional da área musical.
RECONSTRUÇÃO DE ESCOLA
Mais uma escola no calendário de inaugurações do prefeito Sebastião Miranda. Trata-se da Escola "Rui Barbosa” que será entregue à comunidade de Murumuru, nos próximos dias. Sob a administração da Diretora Marlene Soares, a escola possui 5 salas e atende cerca de 260 alunos, com turmas da Educação Infantil ao 9º ano.
A prefeitura de Marabá trabalha na reconstrução da Escola “Rui Barbosa” para melhorar a qualidade do prédio, oferecer maior comodidade para professores e alunos e consequentemente o processo ensino-aprendizagem. A escola passa por uma reforma completa que inclui reforma de telhado, forro, piso, salas de aula, banheiros e setor administrativo. Também ganha melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas e nova pintura.
NÍVEL DA ÁGUA
Em Marabá, hoje, 22, as águas do rio Tocantins amanheceram a 10,80m acima do nível normal, conforme medida hidrológica às 7h, na régua pluviométrica da antiga Portobrás, o que representa um acréscimo de 4 cm em relação à medida de ontem, no mesmo horário. As fortes chuvas que têm caído na região são responsáveis pela subida no nível da água.
Conforme Boletim Informativo da Eletronorte, as águas do Tocantins elevam-se até 10,88m dia 26 de março. Começando a baixar a partir desta data.
O boletim também está disponível na Internet no site da Eletronorte, no endereço: http://www.eln.gov.br/usinas/bvn.pdf

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1083

ANIVERSÁRIO DE MARABÁ
A Secdetur faz os últimos ajustes da programação de aniversário dos 94 anos de emancipação político-administrativa de Marabá, que será comemorado dia 5 de abril. O secretário Wilson Teixeira confirma a realização do Café da manhã no bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco), onde a cidade nasceu, além de apresentação da Banda do Centro de Formação Cine Marrocos, shows com os grupos de dança Yaguara e Mayrabá.
Às 10h, será realizada a parada militar em frente ao Paço Municipal. À tarde será feita a programação cultural na Praça Duque de Caxias, com bandas do Exército, da PM e Shalom, Coral da Fundação Casa da Cultura de Marabá, grupos Yaguara e Mayrabá, Abadá Capoeira, projeto Dançando e Educando, do Cine Marrocos, exposições de arte da Arma (Associação dos Artistas Plásticos de Marabá) e da FCCM.
Haverá também uma apresentação especial, no Centro de Formação no dia 5, a partir das 20:30h, com artistas locais. Wilsão busca meios para viabilizar a realização de shows com bandas locais na noite do dia 4, na praça São Francisco, Cidade Nova. Mas só vai confirmar as atrações, quando estiver com a parte financeira fechada.
Na Sexta Feira Santa, dia 6, a Secdetur promoverá sessão aberta do filme A Paixão de Cristo, na Praça Duque de Caxias. A abertura fica por conta do coral da Escola de Música “Moisés Araújo”, da Casa da Cultura, Coral da Assembléia de Deus e grupo de teatro Máskara.
GUIA MAPA TURÍSTICO
O Departamento Municipal de Turismo (DETUR) está elaborando o Guia Mapa Turístico de Marabá. Trata-se do projeto de boas vindas e de Marketing, numa parceria entre Prefeitura de Marabá com o SINDHOTEL Sindicato dos Bares Restaurantes e Similares de Marabá e conta com cotas de patrocínio do empresariado local, que deseja inserir sua divulgação. A Coordenadora do DETUR, Ísis Mourão, disse que no material consta a oferta turística da cidade e uma visão territorial do município.
O Guia Mapa tem grande aceitação pela comunidade e é um grande aliado ao turista que chega a Marabá, pois consegue deslocar-se sozinho e conhecer pontos importantes da cidade. Este trabalho é pioneiro na região e destaca-se nos eventos de feiras e encontros turísticos no Pará e no país.
COMO INSERIR SERVIÇOS TURÍSTICOS NO GUIA
Ísis Mourão informa que serão inseridos no Guia os estabelecimentos cadastrados no DETUR. “A inserção é gratuita, com adoção de alguns critérios técnicos”. Os interessados em fazer parte do Guia devem procurar a sede do DETUR na Trav. Carlos Leitão, 290. Marabá Pioneira ou obter mais informações pelo fone (94) 3321.1829 ou e-mail: detur@maraba.pa.gov.br. O Guia Mapa está na fase final de formatação e até o dia 28 de março, estará sendo enviado à gráfica.
A nova versão terá o mapa urbano da cidade estilizado com conotação turística, além de indicação de itens como: Informações úteis da cidade, Gastronomia ( Restaurantes, Bares, Lanchonetes e similares), Transportes (Empresas, Agências de Viagens e Turismo, Terminais de Transportes, Locadora de Veículos), Hospedagem, História, Cultura (Artes e artesanato, Galerias e Espaços Culturais), Calendário dos Principais Eventos, Esporte e Lazer (Clubes de Lazer, Academias de Ginástica, Centros e Ginásios Desportivos) Negócios e Eventos (locais para reuniões e convenções- auditórios , salões de festas e buffets e casa de shows). A atualização terá muitas modificações, pois o último Guia Mapa de Marabá foi lançado em 2004.
ILUMINAÇÃO PÚBLICA
O Departamento de Iluminação Pública (DIP) trabalha constantemente na troca de lâmpadas dos postes da cidade. O Idelfran Aires, coordenador do DIP, a equipe inicia esta semana o trabalho de reposição na Folha 35, mas continua atendendo aos demais chamados da população nos outros bairros da cidade. “Em alguns bairros há uma quebra constante de lâmpadas, pois nem todas têm luminária. A nossa intenção é colocar luminárias em todos os postes da cidade, como forma proteção das lâmpadas”.
A Sevop adquiriu mais 100 reatores no último final de semana a serem utilizados na rede de iluminação pública. No período de chuvas, muitas vezes a equipe tem que parar o trabalho externo, pois a água é um grande condutor de eletricidade e pode provocar acidentes graves na equipe do DIP, mas a cada vez que tem estiagem, a equipe volta a fazer o trabalho externo.
As pessoas que precisarem solicitar troca de lâmpadas nos postes de iluminação pública devem entrar em contato com DIP, através do fone 156. A ligação não é gratuita, portanto não pode ser feita de orelhão sem cartão telefônico.
NÍVEL DA ÁGUA
Em Marabá, hoje, 21, as águas do rio Tocantins amanheceram a 10,76m acima do nível normal, conforme medida hidrológica às 7h, na régua pluviométrica da antiga Portobrás, o que representa um acréscimo de 7cm em relação à medida de ontem, no mesmo horário.
O coordenador da Defesa Civil Francisco Ribeiro Alves (Bebé) explica que as fortes chuvas que têm caído na região nos últimos dias, influenciam esse maior volume das águas do Tocantins.
De acordo com o Boletim da Eletronorte, o rio sofrerá pequena alteração, aumentando um pouco o volume de água nos próximos dias e torna a baixar no dia 25 de março. A previsão da Eletronorte é a seguinte:
22/03 - 10,88
23/03 - 10,87
24/03 - 10,79
25/03 - 10,69
O boletim também está disponível na Internet no site da Eletronorte, no endereço: http://www.eln.gov.br/usinas/bvn.pdf



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas