04 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1262

PROIBIDO CORTE DE ÁGUA E LUZ

Segue nesta sexta-feira, 4, para sanção do prefeito Tião Miranda a Lei 17.276, datada de 3 de janeiro/2008, que proíbe o corte de água e energia elétrica para qualquer pessoa (física ou jurídica) de Marabá nas sextas-feiras, sábado, domingo e véspera e nos respectivos feriados.

A desobediência ao dispositivo legal sujeita as concessionárias à multa de 100 UFM (Unidade Fiscal do Município). E, na primeira reincidência, o dobro da penalidade. A partir daí, a cada reincidência será aplicado o dobro da anterior, acrescido de 20% sobre seu valor.

O autor do projeto de lei é o vereador Adelmo Azevedo (PTB), que trouxe a idéia de Imperatriz/MA, onde essa norma já existe. Ainda segundo o projeto de lei, as concessionárias só poderão fazer corte no fornecimento de água ou energia com a presença do proprietário do domicílio.

MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA

A Secretaria Municipal de Agricultura prossegue com a mecanização agrícola neste início de ano. Até foram mecanizados aproximadamente 250 hectares (ha) na região do Rio Preto.

Este mês as patrulhas mecanizados vão beneficiar agricultores da região da Vila Canaã (Sororó) e no decorrer de fevereiro será a vez da região de Murumuru.

Segundo Rubens Borges Sampaio, secretário de Agricultura, a safra 2007/2008 contará com mais de 500 ha de mecanização, devendo beneficiar mais de 200 famílias em todo o município.

A agricultura mecanizada, quando o agricultor segue as recomendações técnicas, a produção chega a superar 80 sacas de milho de 60 quilos/ha, enquanto na chamada agricultura de toco às vezes não ultrapassa 30 sacas. Além de milho, as áreas tratadas devem servir ao plantio de mandioca e outras culturas.

MINILATICÍNIO TEM EXIGÊNCIAS A CUMPRIR

Um mini-laticínio que já consumiu o equivalente a R$ 250 mil da prefeitura de Marabá e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pode ficar apenas com a estrutura física e o equipamento de refrigeração de leite, porque o Ministério da Integração Social, a quem compete o restante do custeio dos equipamentos.

De acordo com Rubens Sampaio, uma equipe do Ministério da Integração esteve anteriormente em Marabá e pediu uma série de adequações, as quais foram rigorosamente cumpridas. Agora em dezembro, em nova visita daquele ministério surgiram outras exigências, a exemplo da cor da tinta utilizada no curral de ordenha, espessura das paredes do prédio do laticínio, dentre outras.

Rubens enviará relatório a Brasília explicando o que já foi realizado e da impossibilidade de cumprir as novas medidas, o que segundo ele demonstra falta de vontade em liberar o recurso para Marabá.

ANO LETIVO INICIA DIA 14

A secretária municipal de Educação Kátia Américo Garcia informa que o ano letivo das 240 escolas municipais de Marabá inicia no próximo dia 14. Ela explica que o calendário de atividades foi preparado em companhia de todos os diretores de escolas públicas do município, ainda no final do ano letivo de 2007.

As novidades para este ano, segundo a secretária, são a aquisição de uniformes e kit de material escolar para cerca de 30 mil estudantes da Educação Infantil ao 5º ano. O prefeito Sebastião Miranda solicitou, ainda no ano passado, que a Semed fizesse aquisição do kit escolar para ser entregue no início deste ano letivo.

A Prefeitura de Marabá acaba de adquirir ainda dois ônibus para transportar estudantes da rede municipal para atividades extracurriculares no município, devendo estar à disposição da Semed até março de 2008.

NOVO ESPAÇO PARA SEMED

Até o mês de fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação deverá ganhar novo prédio, no bairro Cidade Nova, uma vez que o espaço no Centro Administrativo da Prefeitura, na Folha 32, ficou pequeno para abrigar os funcionários e receber uma demanda cada vez maior de pessoas.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas