09 outubro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 988

ANIVERSÁRIO DA CASA DA CULTURA
A coordenação da Casa da Cultura de Marabá está preparando uma programação especial para comemorar o aniversário da Casa, em 15 de novembro.
Alunos da Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Casa da Cultura, ensaiam o musical infantil “Canção da Momô”, para apresentar durante o mês de novembro à comunidade. A primeira apresentação será dia 4/11, no núcleo Cidade Nova; a segunda apresentação será dia 11/11, na Nova Marabá, a terceira será dia 18/11, na Marabá Pioneira e a última será dia 25/11, mas ainda não está definido qual o núcleo urbano haverá a apresentação.
A coordenadora da Escola de Música, Mirtes Emília, disse que os locais de apresentação ainda não serão divulgados porque a equipe está testando a acústica e os palcos, pois haverá troca de cenário três vezes. “Faremos os testes primeiro e depois divulgaremos os locais das apresentações. A encenação necessita de luzes especiais e espaço para movimento do cenário, por isso os locais têm que ser escolhidos cuidadosamente.”.
O musical traz um cenário vivo com personagens como árvores, animais, cogumelo, sol e lua. A Momô é uma tartaruga em torno da qual se deslancha o enredo. São 8 personagens principais e 60 crianças que formam o jardim com borboletas, flores, entre outros personagens.
APRESENTAÇÃO MUSICAL DE DEFICIENTES VISUAIS
No dia 27 de outubro, às 19h, será realizada uma apresentação especial com 8 alunos deficientes visuais da Escola de Música “Moisés Araújo”, na sede da Casa da Cultura. Esta apresentação abre as atividades comemorativas do aniversário da Casa da Cultura.
Os alunos recebem orientação da professora de música Karina Cardoso, que fez curso de Braille e repassa os ensinamentos aos garotos. Mirtes Emília disse que Karina ensina aos alunos e estes lêem as partituras em braille. Haverá apresentação de canto e música; também haverá apresentação dos alunos de violão.
IMPORTÂNCIA DO BRAILLE
A Semed promove continuamente curso de braille para professores da rede municipal, subsidiando os educadores que têm alunos cegos ou com baixa visão em sala de aula, para que tenham condições de entender a realidade dos alunos e possam facilitar a compreensão destes sobre os conteúdos estudados.
O Centro de Apoio Pedagógico para Deficientes Visuais Inácio Moura, é o único na região sudeste do Pará, instalado na Escola Jonathas Pontes Athias. Nele são realizadas diversas atividades com alunos cegos e com baixa visão. A professora Josiane disse que cegos que recebem acompanhamento no centro de apoio pedagógico mostram uma força incomum para quebrarem barreiras nos estudos e na vida social.
O centro foi criado no final de 2004 em convênio do governo federal com o município, através da Semed. As professoras Josiane Martins e Júlia Mendes ensinam Braille, contas com soroban, orientação e mobilidade e ainda atividades da vida diária e estimulação precoce.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que o objetivo do curso é integrar os professores ao currículo nacional sugerido pelo MEC, que trata da inclusão de alunos especiais na rede regular de ensino.
CAPS COMPLETA DOIS ANOS AMANHÃ
Nesta terça-feira 10, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II), situado na Rua Rio Vermelho nº 340 (Novo Horizonte), completa dois anos de instalado em Marabá. Sob o tema “Juntos Construiremos um mundo sem preconceito” a data, que coincide com o Dia Mundial da Saúde Mental, será comemorada a partir das 14 horas, com uma vasta programação destinada a convidados, clientes e familiares destes.
Dentre outras atividades, o CAPS obedecerá a seguinte programação: Festival de sorvete, teatro de fantoches, exposição de artesanatos confeccionados pelos pacientes, exposição de fotos e sorteio de brindes.
O CAPS tem hoje 3.500 pacientes ativos cadastrados, dos quais cerca de 120 participam das oficinas diversas (flores, fuxico, pintura, artes livres, grupos terapêuticos e de familiares). O objetivo do CAPS é fazer a reinserção social, comunitária e familiar de seus pacientes, em virtude da discriminação que ainda impera, pela falta de conhecimento da sociedade que considera o doente mental um ser incapaz.
Vale ressaltar que é importante a continuidade do tratamento dos pacientes, visto que, ao deixar de fazer o acompanhamento, o paciente pode voltar a ter crises. Por isso, é muito importante a participação efetiva da família, para que o usuário tenha êxito em sua saúde mental.
VENDA DE INALANTES
Também amanhã, às 16h, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, acontece reunião entre a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa), comerciantes e autoridades afins, para tratar sobre a regularização da venda de produtos inalantes, a exemplo da cola de sapateiro, thinner e outros produtos que contenham substâncias inalantes capazes de causar depressão da atividade do sistema nervoso central.
Estão convidados a participar desse evento cerca de 30 representantes de estabelecimentos comerciais (tinta e material de construção), Conselho Tutelar, polícias Civil e Militar, Ministério Público do Estado, Câmara Municipal de Marabá, Associação Comercial (ACIM) e Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura.
O coordenador da Divisa, Daniel Soares, solicita o empenha dos convidados a comparecer a esta reunião, visto que no último encontro para tratar desse assunto faltaram algumas autoridades de vital importância na montagem de esquemas que visem o controle da venda de produtos inalantes, conforme determina à Resolução RDC nº 345, de 15 de dezembro de 2005, da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
INTERNET
A partir de agora a Prefeitura de Marabá passa a ter um link próprio, resultado de convênio com a Telemar, tendo por enquanto a Internet como ponto central a Secretaria Municipal de Saúde, que já recebe o sinal via satélite. Outro ponto funcionará brevemente no Setor de Tributação. Depois de concluídas as instalações desses dois pontos, a Telemar vai implementar interligação de dados para as demais secretarias e centros de saúde.
A intenção é concluir o serviço de Internet até o final deste mês. A partir daí também será integrado o serviço de telefonia de toda a Prefeitura, facilitando a interligação entre os diversos setores, cujos números telefônicos atuais, excetuando os prefixos (3324, 3323 ou 3321) devem funcionar como ramais, tornando-se também mais fácil o acesso para a clientela de fora, visto que haverá maior disponibilidade dos telefones.
O objetivo é dinamizar a infra-estrutura de comunicação, viabilizando ao usuário melhores condições de acesso aos serviços do município, bem como facilitar aos servidores melhores ferramentas para prestação de serviços on-line.
APROVADO PLANO DIRETOR
O Plano Diretor Participativo de Marabá foi aprovado, por unanimidade, em Sessão Extraordinária, na sexta-feira, 6 de outubro, no plenário da Câmara Municipal. O projeto foi elaborado pelos Conselhos Municipais, Associações de Moradores, Sindicatos de Trabalhadores Urbanos e Rurais, Associações de Classes, Entidades Patronais e representantes de órgãos públicos.
A Lei que institui o Plano Diretor Participativo de Marabá e cria seu Conselho Gestor será sancionado pelo prefeito Sebastião Miranda, até amanhã, 10 de outubro.
15 DISTRITOS
O Plano Diretor de Marabá divide o município em 15 distritos: Marabá Pioneira, Cidade Nova, Nova Marabá, São Félix, Morada Nova, Brejo do Meio, Vila Santa Fé, Trindade, União, Capistrano de Abreu, Josinópolis, Sororó, Itainópolis, Carimã e Alto Bonito. Os distritos serão administrados por representante eleito pela comunidade e não mais indicados pelo prefeito. As vilas que compõem cada distrito farão parte do Conselho Distrital, que não terá interferência do poder público em suas decisões.
Uma cópia do Plano Diretor será enviada ao Ministério das Cidades, até amanhã, 10 de outubro. O não envio desse documento em tempo hábil, forçaria a suspensão de repasses federais voluntários à Prefeitura de Marabá, ou seja, aqueles recursos oriundos das parcerias públicas, resultantes de convênio e contrato administrativos, entre outros.
SEMANA DA CRIANÇA
Hoje, 09, a Casa do Professor abre a programação da Semana da Criança com o projeto “Vídeo, Pipoca e Guaraná”, que consiste em apresentar sessões de filmes infantis e contação de histórias. Ao todo, 1.078 crianças de nove escolas da Marabá Pioneira deverão participar das atividades, que estão sendo desenvolvidas na Biblioteca do Professor, na avenida Antônio Maia.
Cada sessão tem duração de 2 horas e meia, com cerca de 100 crianças de 5 a 12 anos, da Alfabetização ao quarto ano. Segundo a coordenada da Casa do Professor, Marluce Caetano, o objetivo é proporcionar atividades lúdicas para os alunos na Semana da Criança, oferecendo a todos um filme com cunho educativo e histórias envolventes. “Ao final, as crianças participam de um lanche com pipoca e guaraná”, observa Marluce.
DIA DO PROFESSOR
Em homenagem aos professores da rede municipal pelo transcurso de seu dia em 15 de outubro, a Semed promove nesta sexta-feira, 13, uma missa em ação de graças pelo trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo e ao mesmo tempo pedindo as bênçãos para os projetos que serão executados até dezembro.
Segundo a secretária Kátia Américo, a programação começa às 8 horas, com traslado da imagem de Nossa Senhora de Nazaré do Centro Administrativo em uma viatura da Polícia Rodoviária Federal até o Centro de Formação do Ensino Fundamental, na Velha Marabá, onde será celebrada a missa. “Agradecemos o trabalho desempenhado pelos professores que atuam em todas as escolas da zona urbana e rural. Que a dedicação deles seja abençoada por Deus”, frisou Kátia.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel