15 maio 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 897

FÓRUM ESTADUAL DE TRÂNSITO
Marabá sedia o III Fórum Nacional de Trânsito, nos dias 18 e 19 de maio, de 08h às 18h, sob o tema “Os desafios da Educação em Valores no Trânsito”. O Fórum marcado anteriormente para o Centro de Formação “Cine Marrocos”, será transferido para novo local ainda não definido. O evento é coordenado pelo Conselho Estadual de Trânsito, com apoio da Prefeitura de Marabá/DMTU.
Segundo a coordenadora de Educação Para o Trânsito/DMTU, Márcia Rosa, o público-alvo será formado por profissionais de auto-escolas, cooperativas de táxi e todos aqueles que têm alguma relação com o trânsito. “Participam representantes de todos os municípios paraenses que têm o trânsito municipalizado”.
A programação do dia 18 começa às 8h com o credenciamento dos participantes; 8:30h – Abertura com a presidente do CETRAN/PA, Drª Ana Amélia Sefer Figueiredo; 8:45h – apresentação de vídeo institucional sobre o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano; 9h – o conselheiro Luiz Otávio Miranda ministra a palestra “Educar em valores para um trânsito seguro: desafios e perspectivas”; 10:15h – Coffee-break; 10:30h – Painel Educação, Cidadania e fiscalização no trânsito, com o expositor Isnard Alves Ferreira. Após as exposições realizam-se os debates com representantes do DENATRAN, DETRAN, IES, SEMED e DMTU/Marabá, sob coordenação do Conselho Estadual de Trânsito – CETRAN/PA.
Na programação um representante do Minstério das Cidades, faz a exposição “O Plano Diretor Urbano e seu impacto na segurança no trânsito”, com os debatedores: SEDURB, CREA, UFPA, CTBEL; Entre as palestras estão “A municipalização do trânsito no Brasil: desafios e perspectivas”.
O III Fórum Estadual de Trânsito reflete a preocupação do Sistema Nacional de Trânsito no Estado do Pará, para garantir o direito à cidadania e um trânsito em condições seguras para todos.

APRENDENDO A SER CICLISTA
Ontem, 14 de maio, a equipe de Educação para o trânsito/DMTU apresentou a peça “Aprendendo a ser ciclista”, na praça São Félix, às 17h, pouco antes da entrega da premiação do V Pesque e Solte no Cais, organizado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma).
Muitas famílias passeavam por lá e puderam apreciar a apresentação dos Bonecos de Fantoches que ensinava os ciclistas a tomar cuidados básicos no trânsito, além de incentivar motoristas a respeitarem ciclistas e pedestres.
Segundo a coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU, Márcia Rosa, as peças teatrais são feitas com base em artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), visto que a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

FORMAÇÃO PARA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Hoje, 15, tem início o curso de capacitação para 100 professores de Educação Infantil da rede municipal de ensino. O curso será na realizado até dia 23 de maio, na Escola Plínio Pinheiro, na Biblioteca do Professor e na Casa do Professor. Os ministrantes do curso são professores da Unama.
O curso faz parte do convênio entre Prefeitura de Marabá/Semed e Governo Federal/MEC/FNDE. Trata-se do projeto de Educação Infantil – formação continuada para a educação infantil.
Os temas que serão abordados durante o curso são: O Lúdico na Educação Infantil; Limite e Autoridade na Construção da Aprendizagem; Pedagogia de Projetos e Organização do Tempo em Sala de Aula.

PAVIMENTAÇÃO E DRENAGEM
Nas cotas mais baixas por onde há acúmulo de águas pluviais na Folha 33, a Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop/PMM) está realizando serviço de drenagem antes de iniciar a pavimentação de ruas. A drenagem e pavimentação vai beneficiar diretamente os moradores e demais pessoas que trafegam pelas Quadras 1, 5, 7 e 26, entre outras da Folha 33.
A Folha 32 também será beneficiada com serviço de drenagem e pavimentação asfáltica. A drenagem corta a avenida que atravessa as quadras 1, 8, 11, 12 e 15. O trabalho melhora a trafegabilidade naquela Folha, que possui vários trechos de difícil acesso.
Segundo a Assistente Social Marlene Santos, do Setor Social/Sevop, sua equipe de trabalho está organizando uma programação a ser realizada com os moradores das Folhas 32 e 33, objetivando melhoria na qualidade de vida aliada ao saneamento básico. A data da realização das atividades será definida nos próximos dias.

ADUBO PARA HORTA COMUNITÁRIA
Na semana passada, 20 pessoas que trabalham no Projeto Horta Comunitária no Km-8, Vila São José, participaram de um Curso de Compostagem (Preparação de Adubo), realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).
A Assistente Social Marlene Santos, do Setor Social/Sevop, disse que o objetivo é fornecer meios para que os participantes da Horta Comunitária, ex-catadores do antigo lixão, tenham conhecimento técnico para preparar o adubo e renovar a plantação de hortaliças em 2006.
A Horta Comunitária é um projeto social em que secretarias municipais unem atividades em benefício dos ex-catadores de lixo, buscando dar subsídios para que se mantenham com o consumo e venda da horta comunitária.

PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

BOLETIM INFORMATIVO Nº 896

GOVERNADOR EM MARABÁ
Hoje, 12, realiza-se a cerimônia de formatura de 156 novos policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar, unidade do 2º Comando de Policiamento Regional. Num palanque em frente à Câmara Municipal de Marabá ficarão as autoridades, entre elas o governador do Estado Simão Jatene, o prefeito Tião Miranda; o secretário de Defesa Social, Manoel Santino Júnior e o comandante-geral da Polícia Militar do Pará, Cel. João Paulo Vieira da Silva.
No curso de Formação de Soldados da PM, os cadetes contaram com disciplinas como noções práticas de operações em área de selva, redação oficial, noções de Direito e defesa pessoal, dentre outros.

EDUCAÇÃO INFANTIL
No período de 15 a 23 de maio, será realizado em Marabá um curso de capacitação para 100 professores de Educação Infantil da rede municipal de ensino. O curso será na Escola Plínio Pinheiro, na Biblioteca do Professor e na Casa do Professor. Os ministrantes do curso são professores da Unama.
O curso faz parte do convênio entre Prefeitura de Marabá/Semed e Governo Federal/MEC/FNDE. Trata-se do projeto de Educação Infantil – formação continuada para a educação infantil.
Os temas que serão abordados durante o curso são: O Lúdico na Educação Infantil; Limite e Autoridade na Construção da Aprendizagem; Pedagogia de Projetos e Organização do Tempo em Sala de Aula.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA FAZ INTERDIÇÃO DE FARMÁCIAS
A Vigilância Sanitária de Marabá está fazendo a interdição das farmácias que se encontram em situação irregular. A ação é realizada com base em dois requisitos mínimos: registro no Conselho Regional de Farmácia (CRF) e permanência de um farmacêutico no estabelecimento.
Hoje, 12, a Vigilância Sanitária fará a interdição de quatro drograrias: duas na Cidade Nova e duas em Morada Nova. Segundo informa o chefe da Divisão de Vigilância Sanitária/SMS, Daniel Soares, a meta é fazer autuação em quatro farmácias por dia.
Das oito drogarias que seriam fechadas nos dias 10 e 11 de maio, apenas cinco foram lacradas. São elas: Águia Farma, no bairro Liberdade; Farmácias Avenida, no São Félix Pioneiro e São Félix 2; Farmácia Pereira, no São Félix 2; Farma Bem, no Km 07; e Farmácia El Shaday, no Km 06. A Farmácia Wilson recebeu um prazo de 48 horas por não ter sido notificada anteriormente, e as Farmácias Nova Vida e Coelho apresentaram a documentação exigida. Hoje, 12, a Farmácia Wilson apresentou a documentação que faltava à Vigilância Sanitária e está liberada para funcionamento.
Das 80 drogarias em funcionamento em Marabá, 60 estavam regularizadas em 2005. Mas apenas 30 renovaram a licença para 2006, o que significa que 50 farmácias estão em situação irregular.
O chefe da Divisão de Vigilância Sanitária/SMS, Daniel Soares, afirma que a prioridade de interdição será para as vinte farmácias que estão ilegais desde 2004. “Numa 2ª etapa, a Vigilância Sanitária vai interditar as farmácias licenciadas em 2005, mas que não renovaram as licenças em 2006”.
As farmácias interditadas têm o prazo de 15 dias para apresentar defesa, com a documentação solicitada pela Vigilância Sanitária. Se nesse prazo apresentam a documentação correta, estão liberadas para funcionamento.

ENCONTRO DE SANFONEIROS
A Escola de Música da Casa da Cultura está organizando um Encontro de Sanfoneiros no bairro São Félix, para o dia 20 de maio. São esperados quatro grupos que têm entre três a oito artistas. O Projeto reunirá sanfoneiros de Marabá, num encontro de música e reflexão sobre a arte do fole, sobre a arte da tradição nordestina. O objetivo do Encontro de Sanfoneiros é valorizar a cultura nordestina que tem cooperado bastante com a cultura marabaense. Os artistas são todos nordestinos que deixaram seus estados para viver no Pará.
Segundo a coordenadora da Escola de Música, Mirtes Emília, o encontro deverá ser realizado a partir das 19:30, no espaço entre Av. Magalhães Barata com Trav. do Contorno. “Vamos enviar ofício esta semana ao DMTU e à Polícia Militar, solicitando autorização e apoio para a realização do evento naquele espaço”.

CORAL INFANTIL APRESENTA-SE NA VILA SORORÓCerca de 80 crianças do coral infantil e alunos de instrumentos de banda da Escola de Música “Moisés Araújo”, da Casa da Cultura, apresentam-se na Escola Adelaide Molinari, na Vila Sororó, no almoço em homenagem ao Dia das Mães, dia 14.
Na ocasião apresentam-se crianças na idade entre 06 a 12 anos, com um repertório variado com músicas em homenagem às mães. Um instrutor de musicalização da Casa da Cultura fez ensaios com a garotada que já entende um pouco de instrumentos de banda, para que também apresentem sua homenagem às mães. Por enquanto, a Escola de Música encontra-se sem instrutor de banda, mas será contratado logo que seja chamado o aprovado no último concurso público municipal.

INSCRIÇÕES PARA FESTEJO JUNINO

Estão abertas as inscrições para os Festejos Juninos organizados pela Secdetur, na própria sede da secretaria, localizada no Ginásio Poliesportivo da Folha 16. O secretário de Cultura, Desporto e Turismo, Wilson Texeira, deve reunir com o prefeito nos próximos dias para definir a premiação que será ofertada às melhores apresentações juninas.
Os coordenadores de quadrilhas e bois-bumbás que quiserem participar dos Festejos podem fazer a inscrição até 20 de maio, de 08 às 14h, com Dina Rosa. Maiores informações pelo fone 3321-2243.

PLANO DIRETOR
O Plano Diretor Participativo de Marabá encontra-se na fase de diagnóstico e relatório do material coletado em reuniões das áreas rural e urbana. A meados deste mês iniciar a segunda fase, que consiste da apresentação desse diagnóstico às respectivas áreas em questão, devendo obedecer a mesma programação das reuniões da primeira etapa.
Maiores informações sobre o plano diretor podem ser adquiridas junto ao seu grupo gestor, na Seplan – Secretaria Municipal de Planejamento – ou pelo no endereço eletrônico planodiretormaraba@gmail.com.

PREFEITURA DE MARABÁ Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá. CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas