30 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1242

CENTRO DE REFERÊNCIA SERÁ INAUGURADO

A Prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Saúde, inaugura na quarta-feira, 5 de dezembro, o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador – Cerest/Pólo Carajás, situado Folha 32, Quadra 7, Lote 17 – próximo a Escola Pequeno Príncipe, na Nova Marabá. O órgão tem como finalidade servir como unidade de fomento técnico-científico de capacitação e de fortalecimento das ações do Sistema Único de Saúde (SUS) sobre os agravos à saúde relacionados ao trabalho, levando em conta os princípios da regionalização e interiorização, preconizados pelos governos estadual e federal.

O Cerest terá abrangência nos municípios da 11ª Regional de Proteção Social, visto se tratar de órgão conveniado com o Estado/União, através da Sespa. Por isso, todas as ações serão em conjunto e visando ainda intercâmbio com instituições nacionais e internacionais. Dentre seus objetivos está o desenvolvimento de programas voltados à educação em saúde do trabalhador.

O órgão atua integrado à rede de serviços do Sistema Único de Saúde, dando suporte especializado na área de saúde do trabalhador. Portanto, assim como noutros Estados, o Cerest é composto por uma equipe multidisciplinar, formada por médico, assistente social, psicólogo, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, engenheiro civil, fisioterapeuta e técnicos de Vigilância Sanitária.

Cabe também ao órgão realizar trabalhos educativos que permitam a redução dos índices dos agravos e manter controlada a incidência em toda a sua amplitude. Ele funciona também em parceria com o Ministério do Trabalho; com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), para onde são encaminhados os casos suspeitos de acidente do trabalho, com vista a seguro/benefício; com a Delegacia Regional do Trabalho (DRT); além de organizações que atuam em defesa dos trabalhadores, a exemplo de sindicatos, associações e cooperativas.

SAÚDE INAUGURA FARMÁCIA POPULAR

Na próxima sexta-feira, 7 de dezembro, será inaugurada em Marabá a Farmácia Popular do Brasil (FPB), com a presença de representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz. Na segunda-feira, 3, um farmacêutico/bioquímico daquela fundação chega a Marabá para treinamento prático dos servidores da FPB, o qual ficará nesta cidade até o próximo sábado, supervisionando e acompanhando o atendimento à população.

A Farmácia Popular visa atender população, em especial a de baixa renda, com medicamentos considerados essenciais. A Fiocruz adquire os medicamentos de laboratórios públicos ou privados, quanto necessário, e disponibiliza-os nessas farmácias a baixo custo.

Na FPB o usuário recebe atendimento personalizado, através de farmacêutico e outros profissionais qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. A estrutura das farmácias é diferenciada, permite a adequada atenção farmacêutica e a realização de ações educativas, por meio da apresentação de vídeos, campanhas sobre Aids e o combate à doença, além de outras do interesse do Ministério da Saúde.

Uma grande vantagem da FPB é a venda de medicamentos fracionados, ou seja, na exata quantidade que o médico prescrever (cinco, oito ou 12 comprimidos, por exemplo), mas é importante frisar que as vendas só se realizam mediante receita médica, seja da rede pública ou particular.

Veja alguns preços da tabela da FPB, válida para todo o país:

Medroxiprogesterona 1 50mg/mL inj.

Depo-Provera, Contracep, Tricilon

anticoncepcional

6,70

6,70

Acido acetilsalicilico 100mg 10cp

AAS, Aspirina, Melhoral Infantil

analgésico, antitérmico

0,030

0,30

Cefalexina 5OO mg 08cp

antibiótico

0,40

3,20

Cetoconazol 200 mg 10cp

Nizoral, Cetonax, Sioconazol, Candoral, Cetonil

antifúngico

0,23

2,30

Dexametasona creme 0,1% 10g

Decadronal, Deflaren

Antinflamatório

0,10

1,00

DIAZEPAM 5mg 10cp

Diempax. Valium

Tranquilizante

0,04

0,40

Estradiol + Norestiterona inj.

Mesygina

anticoncepcional

13,50

13,50

Enalapril 10 mg 10cp

Eupressim, Renitec, Vasopril, Atens

antihipertensivo

0,06

0,60

Enalapril 20 mg 10cp

0,07

0,70

Omeprazol 20mg 14cp

Omep, Gastrium, Losec, Peprazol

gastrite, ulcera

0,23

3,22

DETUR NA FICAM

O DETUR está com stand na FICAM, onde expõe folders, cartões postais e materiais diversos de divulgação do município. A coordenadora do Detur/PMM Ísis Mourão sugere que as pessoas visitem a maior feira de negócios da região e dêem uma passadinha no stand do Detur para conhecer as novidades turísticas. “Visite os stands da feira, e conheça o setor produtivo, artes e cultura de Marabá”.

A Ficam está sendo realizada pela Associação Comercial e Industrial de Marabá, no Ginásio Poliesportivo de Marabá, na Folha 16, a partir das 20h, no período de 29 de novembro e 02 de dezembro. Mais informações pelo fone (94) 3321.1328 ou e-mail acim@skorpionet.com.br.

SORTEIO DE UM DVD NO STAND DO DETUR

A coordenadora do Detur/PMM Ísis Mourão pede a colaboração dos visitantes da Ficam, que passem no stand do Êxito, hoje, 30 de novembro, para adquirir um cupom para sorteio de um aparelho de DVD. O sorteio será às 21h.

Quem comprar o cupom vai ajudar as turmas de Turismo, Administração e Marketing do Êxito Unopar. “Assim novas turmas terão uma festa de formatura e Marabá só tem a ganhar com novos profissionais que vêm incrementar o atendimento ao turista na região”, diz Ísis.

BILHETAGEM ELETRÔNICA

Encontra-se em fase adiantada, o trabalho da Seplan e DMTU em parceira com empresas de transporte, para implantação da bilhetagem eletrônica nos ônibus urbanos de Marabá. A chefe de divisão do DMTU Rosely Silva informa que há dois ônibus da frota urbana utilizando o sistema de bilhetagem eletrônica em caráter experimental.

Uma das vantagens do cartão eletrônico é que terá créditos mensais de vale transporte. Caso o usuário perca ou tenha seu cartão roubado, poderá recuperar seus créditos, entrando em contato com o SetMarabá (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Marabá). Mais informações pelo site www.marabavtcard.com.br .

Os cartões de meia passagem terão cores e formas diferentes de acordo com o grupo de usuários (idosos, estudantes, profissionais) e serão emitidas pelo SetMarabá (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Marabá). A previsão é que o sistema de bilhetagem eletrônica seja implantado definitivamente no município nas próximas semanas.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas