25 fevereiro 2008

Boletim informativo Nº1295

PROGRAMAÇÃO DIA DA MULHER

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deslancha, a partir de 05 de março, ampla campanha de intensificação do Programa Viva Mulher, com ênfase no chamamento daquelas em idade sexualmente ativas, para façam o Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU). O período da campanha foi escolhido em razão do Dia Internacional da Mulher, a transcorrer no sábado, 8 de março.

No dia 7, a partir das 08h da manhã, todos a unidades de saúde pública da rede municipal estarão abertas para recepcionar a mulher marabaense. Cada unidade terá sua programação: O Crismu – Centro Integrado Saúde da Mulher – fará uma série de atividades alusivas ao Dia da Mulher no dia 5 de março, pela manhã e à tarde, como palestras, orientações, coleta de material para o PCCU e entretenimento.

Preocupado com o bem-estar das servidoras e clientes, em especial as que dispõem de algum transtorno mental e seus familiares do sexo feminino, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial - promove no dia 7, das 08h às 12 horas, uma manhã de lazer com palestra educativa, proferida por ginecologista; coleta de material para exame do PCCU – Preventivo do Câncer do Colo do Útero, distribuição de brindes e um lanche reforçado. A programação do CAPS também dá direito a maquiadores e cabeleireiro.

COMBATE À TUBERCULOSE

Com a aproximação do Dia de Combate à Tuberculose, a acontecer em 24 de março, a Secretaria Municipal de Saúde está planejando uma campanha de combate a esse mal contagioso, que ceifa a vida de milhões de pessoas no mundo.

No Brasil, segundo a Sespa – Secretaria de Saúde do Estado do Pará – o Estado do Rio de Janeiro é campeão de tuberculose, ficando o Pará em segundo lugar. A doença, independente do clima, ataca em qualquer período do ano, mas está mais relacionada à pobreza e conseqüente má alimentação.

Cadastrados na Divisão de Hanseníase e Tuberculose da SMS, no início deste ano, estavam 52 pacientes com tuberculose. Em Marabá, no decorrer de 2007, não houve óbitos relativos à doença.

FISCALIZAÇÃO DA CARNE

Para evitar possíveis prejuízos aos açougueiros, a Divisão de vigilância Sanitária (Divisa), que deveria iniciar hoje, 25, a fiscalização da carne bovina nos açougues de Marabá, começa esse serviço somente na próxima quarta-feira, 27. Esse prazo é para que estoques de carne sem origem definida sejam esgotados.

Na sexta-feira, 22, a Secretaria Municipal de Agricultura voltou a inspecionar a carne no Frigonorte, único matadouro de Marabá com as condições técnicas e de higiene para fornecer carne à população, segundo a própria Seagri e Ministério Público do Estado.

ESCOLA NO COMBATE À DENGUE

Nesta terça-feira, 26, a Escola Darcy Ribeiro, localizada no bairro Liberdade, promove campanha de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Endemias. A escola vai trabalhar em dois turnos na distribuição de material educativo, coleta de lixo e procura de criadouros e eliminação de larvas do mosquito.

O arrastão, com apoio de agentes de endemias, percorrerá os bairros Novo Planalto, de casa em casa, pela manhã e Liberdade à tarde. O objetivo é diminuir os casos de dengue na área de influência daquela escola, visto que alguns casos suspeitos da doença, incluindo a forma mais cruel (hemorrágica) aconteceram naqueles bairros.

INAUGURAÇÃO DA ESCOLA PEDRO PERES

O prefeito Sebastião Miranda Filho e a secretária de Educação Kátia Américo Garcia inauguraram a Escola Pedro Peres Fontenelle em Morada Nova, na Rua Pedro Carneiro, s/n, às proximidades da Igreja Católica, no dia 22, à tarde. Estiveram presentes secretários municipais, os vereadores Maurino Magalhães, Vanda Américo e Miguelito, o deputado estadual João Salame, o deputado federal Asdrúbal Bentes, o vice-prefeito Ítalo Ipojucan Costa e os ex-vereadores Ananias Aguiar, Amarildo Cavalini e Regivaldo Carvalho.

A escola construída pela prefeitura com recursos do Fundeb possui 15 salas, com espaço para professores, laboratório de informática, biblioteca, pátio e cozinha, além de quadra de esportes e atenderá 1418 alunos. A diretora da escola, Lia dos Santos Sanches, recebe 590 alunos das escolas Fé em Deus, 685 da Escola Gabriel Sales Pimenta e 488 da antiga Escola Pedro Peres Fontenelle.

O prefeito Tião Miranda falou durante a solenidade da sua grande satisfação de inaugurar escolas e informou que em breve será inaugurada a "Manoel Cordeiro", em São Félix. "Já construímos muitas escolas na zona rural, como exemplo a de Murumuru e a de Pau Seco e iniciamos a construção da Escola São Félix. Também temos muitas escolas sendo construídas e reformadas na zona urbana, como a construção da Escola Bela Vista, no bairro Liberdade e as reformas da "Martinho Mota" e "Emília Ferreiro", na Nova Marabá."

SÃO FÉLIX GANHA MAIS UMA ESCOLA NOS PRÓXIMOS DIAS

A Escola "Manoel Pioneiro", em São Félix, deve ser inaugurada pelo prefeito Tião Miranda nos próximos dias. A escola está em fase de conclusão e possui seis salas de aula, sala de professores, diretoria, banheiros, cozinha e área para a distribuição da alimentação escolar da garotada.

A coordenadora de ensino/Semed, Vera Froz, informa que no ano passado a escola funcionou em duas salas de aula, mas agora terá mais espaço ao alunado. Antes funcionava do 1º ao 5º ano e em 2008 funcionará até o 7º ano.

Sob a direção de Gracinete do Rosário Silva, o prédio escolar será adequado às necessidades da comunidade escolar e atenderá uma média de 350 alunos em três turnos. À noite deverá funcionar o ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA) para atender pessoas que precisam trabalhar durante o dia.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que os alunos não terão o ano letivo prejudicado em virtude de começarem as aulas mais tarde. A Semed preparou um calendário especial para os alunos visando o cumprimento dos 200 dias letivos.

RECONSTRUÇÃO DE ESCOLAS

As escolas Emília Ferreiro (Folha 29), Francisco Souza Ramos (Cidade Nova), Martinho Mota (Folha 27) e Jonathas Athias (Folha 16) estão entre as escolas que a prefeitura de Marabá realiza uma verdadeira reconstrução. As escolas ganham novas salas, reforma de telhado, instalação elétrica e hidráulica, pintura e terão uma estrutura mais confortável e adequada para receber professores e alunos.

INFRA-ESTRUTURA PORTUÁRIA

A Comissão Permanente de Licitação/Sevop realiza a Licitação na modalidade Concorrência, cujo objeto é a Execução das obras de infra-estrutura portuária e de proteção das margens do Rio Tocantins e Rio Itacaiúnas, no município de Marabá.

O Processo de Licitação N.º 096/2008/CPL/SEVOP - CONCORRÊNCIA N.º 009/2008/CPL/SEVOP terá a abertura no dia 02 de abril de 2008, às 15 horas. A visita técnica da área será em 26 de março de 2008, às 9 horas.

Maiores informações na Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), Rodovia BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.

DESCONTO NO IPVA PARA QUEM NÃO TEM MULTAS

O DMTU informa uma novidade para os motoristas que respeitam as regras de trânsito no Pará. Trata-se dos descontos de 10% a 15% no pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O governo estadual criou o programa IPVA Cidadão para incentivar os motoristas a cumprirem a legislação nas ruas e estradas, o que pode diminuir o número de acidentes no Estado.

Segundo o Decreto nº. 473, motoristas exemplares que não receberam nenhuma multa nos últimos dois anos têm direito a 15% de desconto. Quem não foi multado no último ano vai reduzir em 10% o imposto. Mas, para garantir o benefício é preciso pagar até a data de vencimento. As demais situações recebem o desconto de 5% e o pagamento sem desconto poderá ser feito em até três parcelas iguais, mensais e sucessivas. Para consultar os valores do IPVA, basta acessar o site da Sefa (www.sefa.pa.gov.br) em Orientações ao Contribuinte.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Boletim informativo Nº1294

SEAGRI PROMOVE CURSO A FEIRANTES

No período de 25 a 29 deste mês a Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) promove aos feirantes da Feira Coberta do Laranjeiras, o "Curso de Capacitação – Higiene, Conservação e Armazenamento de Alimentos", no próprio ambiente daquela feira.

O evento, em todo o período, terá início às 13 horas e destinação exclusivamente aos feirantes do setor de alimentação. Trata-se de uma parceria entre Seagri e Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

MARCAÇÃO DE EXAMES E CONSULTAS

A Divisão de Serviços Especializados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) avisa aos usuários do SUS que estará marcando exames de ultra-som, para ser realizados em março, no próximo dia 28 deste mês.

Por sua vez, consultas para neurologista, urologista e otorrinolaringologista serão marcadas no dia 03 de março, para atendimento no mês.

INAUGURAÇÃO DE ESCOLA

O prefeito Sebastião Miranda Filho e a secretária de Educação Kátia Américo Garcia inauguram a Escola Pedro Peres Fontenelle em Morada Nova, localizada na Rua Pedro Carneiro, s/n, às proximidades da Igreja Católica, hoje, sexta-feira, 22 de fevereiro, às 17h.

A escola construída pela prefeitura com recursos do Fundeb possui 15 salas, com espaço para professores, laboratório de informática, biblioteca, pátio e cozinha, além de quadra de esportes.

A diretora da escola, Lia dos Santos Sanches, receberá 590 alunos das escolas Fé em Deus, 685 da Escola Gabriel Sales Pimenta e 488 da antiga Escola Pedro Peres Fontenelle, o que totaliza 1418 alunos que serão atendidos na nova sede, com espaço adequado e arejado para receber o alunado.

O prédio da antiga Escola Pedro Peres Fontenelle será demolido, pois não atende os padrões de qualidade das escolas municipais construídas pelo prefeito Tião Miranda, enquanto a Fé em Deus será transformada em Núcleo de Educação Infantil e Escola Gabriel Sales Pimenta ficará apenas com aulas do Ensino Médio.

MARABÁ TEM BIBLIOTECAS ABERTAS À COMUNIDADE

Marabá possui atualmente nove bibliotecas públicas disponíveis aos alunos, professores e comunidade em geral. Além de 18 salas de leitura cadastradas na Biblioteca do Professor. As bibliotecas públicas dispõem de livros, revistas, vídeos, mapas e diversos materiais de auxílio à pesquisa. Existem materiais de pesquisa que não podem sair das bibliotecas como o material da Hemeroteca (recortes), mapas (somente para sala de aula), fotos, livros que possuem somente um único exemplar.

A bibliotecária Zeneida Melo Brito, da Biblioteca do Professor, informa que está sendo feito um levantamento nas escolas da rede municipal para verificar quais as salas de leitura não cadastradas e para ajudar a montar nas escolas que não a possuem. As escolas "Judith Gomes Leitão", na Marabá Pioneira e "Darcy Ribeiro", na Liberdade estão recebendo apoio da Biblioteca do Professor, para estruturar o material da biblioteca e sala de leitura.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que as bibliotecas são importantes no contexto escolar e para a própria comunidade. As bibliotecas escolares têm materiais que atendem às exigências do currículo, incentivam o hábito de leitura, desenvolvem a capacidade da pesquisa e ajudam a aumentar o nível de conhecimento dos seus usuários.

O prefeito Tião Miranda entende que a educação e a cultura são grandes portas para o desenvolvimento do indivíduo e de todo o município, razão pela qual dá total apoio ao trabalho de incentivo às bibliotecas públicas. "O desenvolvimento sócio-cultural reflete no aspecto econômico e financeiro de qualquer cidade. Um município civilizado é bem mais desenvolvido em todos os aspectos. Já construímos muitas escolas em nossa gestão e em todas elas há espaço adequado para bibliotecas e salas de leitura".

Para Kátia Américo Garcia a biblioteca deve ser uma agência, cujos acervos e serviços oportunizem a formação de leitores, para permitir que seja usufruído o patrimônio cultural da humanidade. "Só assim tem início o verdadeiro processo educacional transformador".

LOCALIZAÇÃO DAS BIBLIOTECAS

As nove bibliotecas públicas de Marabá, cadastradas na Fundação Biblioteca Nacional, dispõem de livros, revistas e fitas VHS para empréstimo. Estão localizadas nos seguintes endereços:

Pólo Marabá Pioneira: Escola José Mendonça Vergolino, na Av. Getúlio Vargas, 275 - Biblioteca Maria Ilan Jadão;

Pólo Cidade Nova: Escola Irmã Theodora, localizada na Av. Paraíso,1300 LiberdadeBiblioteca Érico Veríssimo; Escola Liberdade, na Trav. Duque de Caxias, s/n – Biblioteca Paulo Freire;

Pólo São Félix: Escola Jarbas Gonçalves Passarinho, na Rua Jarbas Passarinho, s/n - Biblioteca São Félix;

Pólo Morada Nova: Escola Gabriel Sales Pimenta, na Av. Araguaia, s/n – Biblioteca Frei Gil ;

Pólo Nova Marabá: Escola Salomé Carvalho, na Fl. 16; Qd. Especial; LT Especial – Biblioteca Gonçalves Dias; Escola Rio Tocantins / CAIC , na Fl. 13 Qd Especial Lt Especial – Biblioteca Frederico Morbach; Escola Luzia Nunes Fernandes, na Fl. 28 Qd 40 Lts 06/07– Biblioteca Olavo Bilac; Escola.Jonathas Pontes Athias, na Fl 22 Qd Especial Lt Especial – Biblioteca Avanir Tenório Ramos.

MATERIAL DISPONÍVEL NAS BIBLIOTECAS DE MARABÁ


1. BIBLIOTECA PAULO FREIRE – Escola Liberdade

Quantidade de livros: 3.852

Quantidade de revistas: 982

2. BIBLIOTECA OLAVO BILAC – Escola Luzia Nunes Fernandes

Quantidade de livros: 3.822

Quantidade de revistas: 342

Quantidade de fitas VHS: 94

3. BIBLIOTECA GONÇALVES DIAS – Escola Salomé Carvalho

Quantidade de livros: 3.350

Quantidade de revistas: 145

4. BIBLIOTECA FREI GIL – Escola Gabriel Sales Pimenta

Quantidade de livros: 1.742

Quantidade de revistas: 54

Quantidade de fitas VHS: 19

Jogos didáticos: 46

5. BIBLIOTECA AVANIR TENÓRIO RAMOS – Escola Jonathas Pontes Athias

Quantidade de livros: 4.105

Quantidade de revistas: 422

6. BIBLIOTECA ÉRICO VERÍSSIMO – Escola Irmã Theodora

Quantidade de livros: 4.357

Quantidade de revistas: 1.433

Quantidade de fitas VHS: 08

7. BIBLIOTECA ILAN JADÃO – Escola José Mendonça Vergolino

Quantidade de livros: 2.419

Quantidade de revistas: 152

Quantidade de fitas VHS: 06

8. BIBLIOTECA FREDERICO MORBACH – CAIC Rio Tocantins

Quantidade de livros: 6.500

Quantidade de revistas: 250

Quantidade de fitas VHS: 300

9. BIBLIOTECA SÃO FELIX – Escola Jarbas Passarinho

Quantidade de livros: 3.034

Quantidade de revistas: 50


PROJETOS DE INCENTIVO À LEITURA

A coordenadora da Biblioteca do Professor Elaine Pacheco informa que há projetos em andamento para incentivo à leitura nas bibliotecas. "Inclusive a biblioteca do Professor está pronta para ajudar no que for possível para melhorar o atendimento nas bibliotecas e salas de leitura das escolas".

Conforme explicou a bibliotecária Zeneida Melo a Escola Judith Gomes Leitão está montando um projeto de incentivo à leitura de livros e revistas e outro para estimular o hábito de ler jornais. Enquanto a Escola Darcy Ribeiro também tem propostas para montar sua biblioteca. "Nós aqui da Biblioteca do professor estamos disponibilizando apoio técnico e sugestões para organizar o material disponível à pesquisa nas escolas".

EMPRÉSTIMO NA BIBLIOTECA DO PROFESSOR

O empréstimo de livros e demais materiais é feito para professores das redes municipal e estadual de ensino. Para efetuar o empréstimo é necessário fazer o cadastramento junto a Biblioteca (documentos necessários: 2 fotos 3x4, apresentação dos documentos de identidade, CPF, comprovante de residência e o contra-cheque). O usuário poderá levar 03 materiais (livros por 08 dias, Cds, DVDs e fitas por 03 dias).

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia disse que a Biblioteca do Professor, coordenada pela Semed, oferece aproximadamente 5.784 livros (técnicos na área de educação, didáticos, literários e referenciais), 8.877 fotografias, 597 fitas de vídeo, 30 fitas K-7, 147 CDs, 62 DVDs e assinaturas dos Jornais Opinião e Correio do Tocantins. Também são realizados cursos de capacitação de professores e orientação à pesquisa.

A Biblioteca do Professor, localizada na Av. Antonio Maia desenvolve o projeto FUBICA em parceria com o FUNDESCOLA e a Casa do Professor. Através dele a equipe vai até as escolas para fazer a Hora do Conto (Em outubro/2007, durante a Semana da Criança, o projeto fez grande sucesso com a garotada). Para 2008, os parceiros do projeto estão traçando novas metas para atingir um maior número de escolas.

REPASSES DA VALE

A Prefeitura de Marabá e Vale participam de cerimônia de repasse recurso da ordem R$ 551 mil, destinado a financiasr projetos sociais. O evento acontece às 11 horas de hoje, 22, no Auditório da Escola Judith Gomes Leitão, Trav. Santa Terezinha s/n (Marabá Pioneira).

O dinheiro depositado no Fundo da Infância e Adolescência, vai beneficiar, dentre outros projetos a construção do novo prédio do Espaço de Acolhimento Provisório à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco Pessoal e Social, sob responsabilidade da Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura; e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, com a aquisição de um veículo.

Parte desse dinheiro irá para a APAE, Fundação de Assistência à Crianças e Adolescente, Centro Profissionalizante Pedro Arupe (Obra Kolping do Brasil) e Projeto Futuro Melhor.

PREVISÃO DO TEMPO

Segundo o canaldotempo.com o tempo em Marabá ainda está sujeito a trovoadas esparsas até domingo (24), na segunda-feira, 25, o dia poderá ser ensolarado. Há poucas nuvens de chuva sobre Marabá e região nesta sexta-feira. Temperatura máxima de 31º C.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas