31 outubro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1001

CRÉDITO PARA AÇOUGUEIROS
Na semana passada a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) reuniram-se com os bancos oficiais (Basa, Banpará e Banco do Brasil) para ver a possibilidade de liberar linhas de crédito para os açougueiros de Marabá, com vista ao enquadramento do comércio de carne bovina às exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no que tange às adaptações dos açougues com balcão, paredes impermeabilizadas e refrigeradores para exposição da carne.
Uma nova reunião entre a Divisa, Sebrae, bancos e os açougueiros, está prevista para o dia 9 de novembro. Nesta ocasião os próprios representantes das casas bancárias vão disponibilizar as linhas de financiamentos possíveis. Porém, adiantaram que as melhores propostas são para as pessoas jurídicas, onde os juros são menores em função do menor risco da transação.
SOLUÇÃO: O COOPERATIVISMO
Existem muitos exemplos eficazes de cooperativismo no Brasil, embora o modelo seja pouco usado em Marabá. Através da cooperativa, que é pessoa jurídica comum a todos os associados, cada um poderá adquirir vantagens na compra de bens, serviços e também maior facilidade de crédito.
Também, dentro da cooperativa, a exigência de fiador pode ser atenuada, através da troca de garantias reais (bens e outros) por garantias alternativas, as chamadas de sociais, através do aval solidário, constituído pelo grupo de pessoas, onde cada financiada é fiadora das outras.
TESTE DO PEZINHO PRÓXIMO DA META
Com meta pactuada para 4.663 testes do pezinho este ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está com 3.623 exames realizados até o mês de setembro, o que corresponde a 78% da meta alcançada até o mês de setembro.
Segundo dados do pacto com o Estado, em Marabá devem nascer este ano 5.181 crianças vivas, desse total é exigido o teste do pezinho para o mínimo de 90%. A maior dificuldade da SMS diz respeito à zona rural, que nos locais mais distantes, onde o parto é feito em casa, as crianças só realizam o teste quando uma equipe da Divisão Extra-muro visita a localidade.
A obrigatoriedade do teste é fazê-lo no primeiro mês de vida, preferencialmente até cinco dias depois do nascimento, mas para os locais mais distantes é admissível a realização da coleta do exame em até dois meses e 29 dias. As doenças congênitas, possíveis de ser descobertas no teste do pezinho, aparecem a partir dos seis meses.
Como as crianças nascem aparentemente normais e os sintomas da fenilcetonúria e hipotireoidismo congênitos surgem por volta do 6º ao 8º mês de vida, torna-se importantíssimo à detecção dessas doenças ainda nos berçários. Essa detecção se processa por meio de testes realizados no sangue do recém nascido, coletado em papel de filtro apropriado, para posterior encaminhamento ao laboratório.
SERVIÇO ODONTOLÓGICO
O projeto de instalação de um Centro Especializado em Odontologia (CEO) está na dependência do local. Inicialmente foi pensado hospedá-lo no Centro de Saúde “Hiroshi Matsuda”, porém há problema de transporte público para toda a população do município do município.
Neste caso, o mais acessível de todos seria o Centro de Saúde Pedro Cavalcante. Mas há problema de espaço. Diante da situação, pode ser sugerida a construção de espaço próprio noutro local. O CEO deverá oferecer a população raios-x, tratamento de canal e cirurgias. E sua infra-estrutura é propiciada através de convênio com o Estado/União e o município.
PALIMPSESTOS
A Pinacoteca Municipal de Marabá “Pedro Morbach”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) apresenta a exposição fotográfica Palimpsestos, no período de 3 a a 30 de novembro, de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A abertura oficial será dia 3 de novembro, às 9h, no salão de exposição da FCCM.
Esta é a primeira exposição fotográfica do presidente da FCCM, Noé von Atzingen, que diz não ser fotógrafo de arte, mas encontrou esta dádiva na natureza, “ali aos nossos pés, na floresta, em meio às folhas mortas, fungos, madeiras apodrecidas, troncos de árvores, compondo cenários inusitados e impressionantes”.
O nome da exposição é uma alusão ao significado literal da palavra Palimpsestos: Manuscritos feitos antes da invenção do papel, geralmente inscritos em pergaminho. Como havia escassez desse material, cada palimpsesto era re-escrito duas ou três vezes, mediante a raspagem do texto anterior. Esse material foi utilizado pelos navegadores do século XVI para anotar impressões de viagem, mapas de navegação, enfim, a visão do mundo em sua época. Quando expostos a uma fonte de luz fluorescente ou ultravioleta, os documentos revelam várias camadas de informação, apresentando um panorama dinâmico e multiforme que não poderia ser reproduzido pelo livro tradicional, mas que muito se assemelha a coordenação hipertextual das informações.
MAIS 200 JOVENS E ADULTOS ALFABETIZADOS
Cerca de 200 alunos, entre jovens e idosos, recebem a partir desta semana a certificação do Programa Brasil Alfabetizado. O curso, promovido pela prefeitura de Marabá em parceria com o governo federal, foi dividido em nove turmas nos bairros periféricos da cidade e na zona rural. Após oito meses de aula, os alunos provaram que esse tempo foi bem aproveitado e suficiente para aprender a ler e escrever.
Dia 26 de outubro, a primeira turma recebeu certificado. São jovens e idosos do bairro Jardim União II, que nunca freqüentaram a sala de aula ou que a abandonaram há vários anos. Numa cerimônia singela, a professora Auricélia Lira de Souza e alunos prestaram homenagens uns aos outros e depois participaram de uma confraternização com parentes e amigos, com jantar que eles mesmos prepararam. Até o dia 9 de novembro, outras oito turmas deverão receber certificação do projeto.
A professora Auricélia revelou que havia se cadastrado como alfabetizadora no programa, mas no local onde pretendia dar aula já havia outra professora inscrita. Para não perder a turma, ela improvisou um espaço na própria residência, na rua São Jorge, 131, onde colocou 25 carteiras, todas adquiridas por ela mesma. Um bico de luz iluminou o ambiente e os alunos, de 18 a 75 anos, começaram a aparecer. Dos 25 matriculados, 20 concluíram o curso e receberam diploma.
“Auricélia é um dos exemplos de professores abnegados que temos neste País. Parabéns a todos você, alunos, que não desistiram e hoje colhem o fruto de saberem ler e escrever”, disse a coordenadora do programa Brasil Alfabetizado, Vanilda Melo.
PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO
O “Brasil Alfabetizado” é desenvolvido pelo Ministério da Educação e utiliza-se de convênios com instituições alfabetizadoras de jovens e adultos. O programa atende pessoas que não tiveram a oportunidade de entrar em uma sala de aula ou que deixaram a escola antes de se alfabetizar.
“Com esta ação, a Prefeitura de Marabá confirma que o segmento de educação está comprometido com os ideais de cidadania, acreditando que somente através da elevação da escolaridade de nossa população poderemos construir uma cidade mais desenvolvida”, avalia Kátia Américo, secretária municipal de Educação.
PREVISÃO DO TEMPO
Segundo o canal do tempo, estão previstas trovoadas esparsas no período de terça (31/10) a quinta-feira (2/11). A partir de sexta-feira o tempo fica parcialmente nublado, podendo voltar a chover nos dias 7 e 8 de novembro. Temperatura hoje, mínima de 24ºC e 31ºC.
O instituto de meteorologia Clima Tempo prevê sol com muitas nuvens durante esta terça-feira. Período nublado com chuva a qualquer hora. De quanta a sábado sol com algumas nuvens, podendo chover rápido durante o dia e à noite.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas