05 dezembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1245

SAÚDE DO TRABALHADOR

Hoje, 5 de dezembro, o secretário de Saúde Pedro Correa Lima representou o prefeito Tião Miranda na inauguração do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Pólo Carajás (CEREST), às 10h. Entre os participantes da inauguração estavam o Dr. Marcelo Gomes, coordenador do CEREST estadual, representando a governadora Ana Júlia Carepa; a coordenadora do CEREST/Marabá Mª Goreth Frazão e o diretor da 11ª Regional de Saúde, Dr. Luís Sérgio e o presidente da Câmara, Miguel Gomes Filho.

O CEREST localizado na Folha 32, Quadra 7 e Lote 17, atende à Portaria nº. 1.679/GM- 2002, que dispõe sobre a estruturação da Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (art 3º, inciso II).

O secretário de Saúde Pedro Correa explica que o CEREST integra a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde. A equipe multiprofissional será composta de Assistente Social, Psicólogo, Médico, Enfermeira e profissionais afins, visando humanizar o atendimento tornando-o de qualidade e integral aos usuários do serviço.

O CEREST atuará na prevenção, promoção e recuperação da saúde dos trabalhadores urbanos e rurais, formais e informais, de qualquer classe. Também vai desenvolver ações para a redução das doenças e agravos relacionados ao trabalho, procurando tornar o ambiente mais saudável e seguro.

MOSTRA CULTURAL CIDADANIA NOS TRILHOS

Amanhã, 6 de dezembro, Marabá vai sediar a I Mostra Cultural do Programa Cidadania nos Trilhos, no Clube da Eletronorte (ASEEL), no horário de 14h30 as 16h00, localizado na Rodovia PA 150 - km 02 - São Félix. O evento terá a participação de cinco escolas que atendem às proximidades da Ferrovia e busca mostrar meios para evitar acidentes e leva a compreensão da importância de não depredar os trens.

O coordenador de ensino/Semed Nilton Rios informa que as escolas participantes da mostra são: Tio Ming, Pequeno Pajé, Inácio Moita, Núcleos de Educação Infantil David Abreu de Souza Marechal Rondon. A mostra conta com a participação da comunidade e mostra o eixo pedagógico trabalhado com professores e alunos das escolas que ficam às margens da ferrovia.

Laudiene Alcântara, da Compreender Consultoria e Serviços em Educação, responsável pela coordenação do Cidadania nos Trilhos explica que “o Programa teve início em agosto com curso de capacitação de professores, criação do projeto pedagógico com os alunos, eixo cultural e visita às instalações da empresa VALE com participação dos nossos empregados”. Agora os alunos e professores estarão exibindo o resultado da pesquisa sobre a convivência com o trem, destacando temas como segurança e meio ambiente.

O Cidadania nos Trilhos contou com a participação de 450 pessoas envolvidas diretamente na ação dos bairros de São Félix, Km 07 e Itainópolis. O objetivo é tornar possível a convivência segura e harmônica dos cidadãos com a ferrovia, que faz parte do seu ambiente.

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA CIDADANIA NOS TRILHOS

14:30

Abertura Oficial (05 min.)

14:35

Fala da Secretaria Municipal (05 min.)

14:40

Fala da CVRD (05 min.)

14:45

Apresentação de maquetes, cartazes e exposição de fotos nos stands – todas as escolas. / Início da entrega do lanche para os participantes, de acordo com o término das apresentações e a vontade dos Professores responsáveis.

14:45

Escola Tio Ming

Tema: O lixo na Ferrovia

- apresentação: paródia do poema de Gonçalves Dias ' Canção do Exílio' sobre o tema lixo na ferrovia. (10 min.)

14:55

Escola David de Abreu

Tema: Riscos na travessia da Ferrovia

- apresentação: paródia sobre o tema riscos na travessia da Ferrovia. (10 min.)

15:05

Escola Marechal Rondon

Tema: Segurança

- apresentação: teatro (10 min.)

- apresentação: paródia sobre amizade de um menino com o maquinista (10 min.)

15:25

Escola Inácio de Souza

Tema: Brincadeiras nos Trilhos

- apresentação: teatro (15 min.)

- apresentação: jogral (05 min.)

15:45

Escola Pequeno Pajé

Tema: O barulho do trem

- apresentação: teatro. (15 min.)

16:00

Continua a apresentação das maquetes, cartazes e exposição de fotos.

FARMÁCIA POPULAR FUNCIONA NA SEXTA

Logo após a inauguração, na manhã de sexta-feira, 7, a Farmácia Popular do Brasil (FPB), localizada na Folha 31 – Quadra 11, Lote 9 (Nova Marabá), começa a atender a clientela marabaense. É bom lembrar que a venda de medicamentos é feita mediante prescrição do profissional de saúde (médico, enfermeiro, odontólogo e outros).

Indagado ao farmacêutico da Fiocruz, Henrique Fischer, porque o atendimento não poderia ser feito de imediato, este respondeu que há necessidade de maior familiarização dos servidores com os procedimentos, por isso, a venda de medicamentos só inicia depois da inauguração, mesmo assim o serviço ainda será supervisionando, na prática, até sábado.

Na FPB o usuário recebe atendimento personalizado, através de farmacêutico e outros profissionais qualificados para orientar sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos. A estrutura das farmácias é diferenciada, permite a adequada atenção farmacêutica e a realização de ações educativas, por meio da apresentação de vídeos, campanhas sobre Aids e o combate à doença, além de outras do interesse do Ministério da Saúde.

A Farmácia Popular visa atender população, em especial a de baixa renda, com medicamentos considerados essenciais. A Fiocruz adquire os medicamentos de laboratórios públicos ou privados, quanto necessário, e disponibiliza-os nessas farmácias a baixo custo. E uma grande vantagem da FPB é a venda de medicamentos fracionados, ou seja, na exata quantidade que o médico prescrever (cinco, oito ou 12 comprimidos, por exemplo).

MARABÁ NOTIFICA 250 CASOS DE DENGUE

Nos primeiros 11 meses de 2007, Marabá notificou 250 casos de dengue, com maior ênfase no mês de janeiro (60 notificações), seguido por fevereiro (56). Na outra ponta, os meses de menor incidência foram outubro e novembro (zero), seguidos por setembro (3), agosto (8) e julho (10 casos).

Evidentemente que esses são números oficiais, relativos àquelas pessoas que procuraram o sistema público de saúde, podendo a quantidade ser bem maior, porque uma parcela da população não procura assistência médica nas suspeitas de viroses.

A partir de agora deve aumentar sensivelmente a quantidade de pessoas contaminadas pela dengue. Para se ter uma idéia, até 4 de dezembro, a Divisão de Vigilância Epidemiológica já havia registrado quatro casos da doença.

Veja no quadro a seguir as notificações do ano de janeiro a 4 de dezembro

JAN

60

ABR

38

JUL

10

OUT

0

FEV

56

MAIO

34

AGO

8

NOV

0

MAR

29

JUN

12

SET

3

DEZ

4

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas