01 novembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1002

ABERTURA DOS JOGOS DA CASTANHA
Os JESC (Jogos Estudantis da Semana da Castanha), competição que todos os anos reúne dezenas de escolas, terá abertura hoje, dia 1º e segue até dia 21 de novembro.
A realização dos JESC é da Semed e tem o objetivo de selecionar os representantes do município para os JEPs (Jogos Estudantis Paraenses) e também oportunizar aos educandos a participação em uma competição saudável que estimule a integração e socialização de alunos e professores, exaltando a prática desportiva como recurso criativo, participativo e socializador.
O atletismo acontecerá no quartel do B Log., enquanto que o futsal masculino sub 14/17 e feminino sub 17, basquetebol masculino e feminino, handebol masculino e feminino acontecerão no Ginásio Municipal “Renato Veloso” (Folha 16) e ginásio Osorinho, na Velha Marabá.
A grande novidade entre as modalidades é a inclusão do Xadrez, que este ano começou a ser praticado nas escolas municipais como ferramenta pedagógica.
De acordo com Ney Alves, do Departamento de Educação Física, a diferença desta para as demais edições é que os jogos iniciarão com uma modalidade, e a outra modalidade só iniciará quando for definido o campeão, vice e 3° lugar da modalidade anterior, com exceção do futebol de campo, que iniciará paralelamente com o voleibol masculino e feminino.
Outra mudança que está sendo implementada este ano é o critério para definir o campeão geral dos jogos de 2006. Será através da pontuação, ou seja, a escola que conquistar uma modalidade receberá 15 pontos, 2° lugar 10 pontos, 3° lugar 7 pontos, a somatória desses pontos indicará a escola vencedora dos jogos.
Para garantir a organização do evento, a equipe que abandonar a disputa de uma modalidade por qualquer que seja o motivo, será eliminada de toda a competição. E a escola que perder por W x 0 cairá 5 pontos na classificação geral.
Na programação de abertura dos JESC, que acontece logo mais às 17 horas, está prevista a apresentação de alunos do projeto Dançando e Educando, do Centro de Formação, que vão mostrar coreografia do tema dos jogos: “o universo do esporte, suas cores e formas”.
Em seguida, atletas das 42 escolas inscritas participam do desfile de abertura, com entrada das bandeiras, execução do Hino Nacional, acendimento da tocha olímpica pela aluna Leiliane Conceição, e juramento do atleta, através da aluna Silmara Carvalho Bastos.
CADASTRO DE SERVIÇOS TURÍSTICOS
Na segunda-feira, dia 6 de novembro, técnicos da Paratur estarão fazendo cadastro de empresas que prestam serviços turísticos em Marabá. A equipe atenderá em uma sala no Centro de Arrecadação da Prefeitura, de 8h às 12h e de 14h às 18h. A técnica da gerência de negócios da Paratur, Roseli Coroa, fará parte da equipe que atenderá as empresas interessadas.
A coordenadora do Departamento de Turismo da Prefeitura, Ísis Mourão, disse que o cadastro é importante para as empresas, pois farão parte da lista de serviços ofertados pela Paratur e Ministério do Turismo. As empresas devem dispor de CNPJ e estar com sua documentação empresarial em dia. Maiores informações ligar no 3322-5260 (Centro de Arrecadação) ou 9142-8050 (Ísis Mourão/Detur)
DIA DE FINADOS
A secretaria de Obras conclui a limpeza de todos os cemitérios do município. Amanhã, Dia Finados, as famílias visitam seus entes queridos nos cemitérios, que ganharam pinturas de meio fio e capinagem do mato.
Os cemitérios de São Miguel, na Cidade Velha; Cemitério da Saudade, Folha 29 da Nova Marabá; Parque da Saudade, na Cidade Nova (Km-2), São Félix Pioneiro, Murumuru e os das vilas do interior ganharam a mini-reforma.O cemitério Parque da Saudade, na Cidade Nova, ganhou um muro novo e área para futura expansão.
EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA NA CASA DA CULTURA
A Pinacoteca Municipal de Marabá “Pedro Morbach”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) apresenta a exposição fotográfica Palimpsestos, no período de 3 a 30 de novembro, de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A abertura oficial será dia 3 de novembro, às 9h, no salão de exposição da FCCM.
Esta é a primeira exposição fotográfica do presidente da FCCM, Noé von Atzingen, que diz não ser fotógrafo de arte, mas encontrou esta dádiva na natureza, “ali aos nossos pés, na floresta, em meio às folhas mortas, fungos, madeiras apodrecidas, troncos de árvores, compondo cenários inusitados e impressionantes”.
O nome da exposição é uma alusão ao significado literal da palavra Palimpsestos: Manuscritos feitos antes da invenção do papel, geralmente inscritos em pergaminho. Como havia escassez desse material, cada palimpsesto era re-escrito duas ou três vezes, mediante a raspagem do texto anterior.
INFORME DA DEFESA CIVIL ESTADUAL
O coordenador da Defesa Civil de Marabá, Francisco Ribeiro Alves, disse que está preocupado com a informação recebida da Defesa Civil Estadual de que as regiões sul e sudeste do Pará devem ser atingidas por ventos fortes e chuvas. “As pessoas devem tomar cuidados nas estradas, quem mora próximo a morros e árvores devem ficar atentas, para evitar possíveis acidentes”.A previsão é feita pelo serviço de metereologia da Defesa Civil Estadual.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas