21 fevereiro 2008

Boletim informativo Nº1293

SEAGRI RETOMA INSPEÇÃO DA CARNE

Ainda esta semana a Secretaria de Municipal de Agricultura (Seagri) retoma o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da carne bovina para consumo em Marabá. O SIM é realizado no Frigonorte, único abatedouro aprovado pela Seagri e Ministério Público do Pará, por conter as condições higiênicas e equipamentos adequados ao padrão exigido pela lei de inspeção.

Independentemente do resultado de recurso interposto a uma ação judicial que corre no Tribunal de Justiça do Estado, a Seagri o retoma o SIM com base na Lei Municipal 17.266, de 03/01/2008, e Lei Federal 7.889/1989. Esta última determina que a prévia inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal ser da competência da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nos termos do artigo 23, inciso II, da Constituição.

E que sem prejuízo da responsabilidade penal cabível, a infração à legislação referente aos produtos de origem animal acarretará, isolada ou cumulativamente, as seguintes sanções:

I - advertência, quando o infrator for primário e não tiver agido com dolo ou má-fé;

II - multa, de até 25.000 (vinte e cinco mil) Bônus do Tesouro Nacional BTN, nos casos não compreendidos no inciso anterior;

III - apreensão ou condenação das matérias-primas, produtos, subprodutos e derivados de origem animal, quando não apresentarem condições higiênico-sanitárias adequadas ao fim a que se destinam, ou forem adulterados;

IV - suspensão de atividade que cause risco ou ameaça de natureza higiênico-sanitária ou no caso de embaraço à ação fiscalizadora;

V - interdição, total ou parcial, do estabelecimento, quando a infração consistir na adulteração ou falsificação habitual do produto ou se verificar, mediante inspeção técnica realizada pela autoridade competente, a inexistência de condições higiênico-sanitárias adequadas.

CURSO PARA AGENTES DE TRÂNSITO

O DMTU em parceria com o DETRAN realiza curso de aprimoramento aos Técnicos e Agentes de Fiscalização e Operação de Trânsito, com noções básicas em Legislação de Trânsito, Direção Defensiva e Prevenção de Acidentes, Cargas Perigosas, Primeiros Socorros, Direito Penal, Noções de Inspeção Veicular, Levantamento e Análise de Acidentes, Técnicas de Abordagem e Cidadania e Operações de Trânsito.

O chefe de divisão de Trânsito/DMTU, José Gilvan Monteiro, disse que o objetivo do curso é atualizar os conhecimentos dos agentes municipais de trânsito, além de esclarecer dúvidas que surgem no cotidiano profissional e revisar conceitos e fundamentos necessários ao bom desempenho de suas funções.

Está em fase de conclusão o curso com duração de cinco semanas, que vai qualificar os agentes com noções de ética, apresentação e operacionalidade na função, melhorando a qualidade da prestação de serviços à população marabaense.

DANÇAR É PARA TODOS

A equipe de professores do Centro de Formação "Cine Marrocos" está com um novo projeto sócio-educativo. O projeto "Dançar é para Todos" está com as inscrições abertas aos funcionários municipais que tenham interesse em aprender a dançar. Cerca de 70 funcionários já se inscreveram.

A coordenadora do Centro de Formação, Vânia Ferreira, explica que os interessados devem procurar a secretaria munidos do contracheque de servidor do município e duas fotos 3 x 4. As aulas serão realizadas às segundas e quartas e às terças e sextas, a partir das 19h. Cada aluno terá um hora de aula, duas vezes por semana.

Tiago Ferreira, técnico do Centro, disse que as aulas serão de gafieira, dança de salão, brega, forró, entre outros. "Os ritmos são vários e as aulas serão ministradas pelos instrutores de dança Flávio e Adriana".

PROJETOS SÓCIO-EDUCATIVOS

Os projetos sócio-educativos Dançando e Educando, Coro Infanto-Juvenil, Teatro, Ginástica Rítmica Desportiva e de Música (Banda Musical, Percussão e Flauta Doce) desenvolvidos pela Semed no Centro de Formação "Cine Marrocos", atendem cerca de 730 alunos. São alunos da rede municipal que estudam em um horário e em outro participam das atividades desenvolvidas pelos professores do Centro de Formação.

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia explica que exata é uma maneira de oferecer uma opção saudável de diversão e cultura aos alunos do ensino fundamental e que no futuro pode também transformar-se em uma profissão. "Temos ex-alunos da banda de música que hoje são instrutores nesta área".

O centro de Formação ainda está com as inscrições abertas para o coro infanto-juvenil e teatro.

PROGRAMAÇÃO DIA DA MULHER

Preocupado com o bem-estar da mulher marabaense, em especial as que dispõem de algum transtorno mental e seus familiares do sexo feminino, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial - promove no dia 7, das 08h às 12 horas, uma manhã de lazer com palestra educativa, proferida por ginecologista; coleta de material para exame do PCCU – Preventivo do Câncer do Colo do Útero, distribuição de brindes e um lanche reforçado.

A programação, com direito a maquiadores e cabeleireiro, é alusiva ao Dia Internacional da Mulher, a transcorrer no sábado, 8 de março. Neste período a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inicia nos centros de saúde a intensificação da campanha do PCCU, que pretende realizar em 2008 mais de 12 mil análises citopatológicas, com objetivo de descobrir possíveis alterações celulares ainda em estado precoce.

É intenção da SMS dispensar todo apoio ao Programa Viva Mulher, no sentido de agilizar os resultados dos exames do PCCU e enviar as pacientes sintomáticas para tratamento o mais rápido possível.

MANIPULADORES DE AÇAI EM TREINAMENTO

Cerca de 40 batedores de açaí de Marabá receberam treinamento na tarde de ontem, 20, no auditório da Secretaria de Saúde, referente às boas práticas de higiene pessoal e no manuseio do fruto, visando principalmente evitar a contaminação da polpa pelo protozoário da doença de chagas.

Segundo o veterinário Roger Lobo, coordenador da área de alimentos da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da SMS, muito se falou sobre a contaminação do açaí pelas fezes e urina do barbeiro, mas nada se fez em Marabá para melhorar a qualidade da polpa desse fruto muita apreciada pela população. E, embora não exista comprovação laboratorial de que pessoas infectadas com doença de chagas, em Belém e municípios do nordeste paraense, seja a partir do açaí, é bom que sejam adotadas medidas profiláticas em prol da boa qualidade dessa bebida.

Basicamente os manipuladores de açaí receberam noções de como devem ser as instalações, que a exemplo dos açougues deverão ser adaptadas; limpeza e esterilização de utensílios; e os cuidados na seleção dos frutos, desde a coleta até o momento do preparo da polpa.

Ainda de acordo com Roger, a contaminação do açaí pode acontecer através das fezes e urina do besouro, que costuma pousar nos açaizeiros ou quando o próprio inseto é moído com o açaí. Essa segunda situação acontece porque o besouro tem cor escura, semelhante a do fruto, tornando-o difícil de ser visualizado, daí a necessidade de seleção manual dos caroços e lava-los bem antes de extrair o suco.

REPASSES DA VALE

Recurso da ordem R$ 551 mil repassado pela Vale ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente será dada a destinação amanhã, 22, às 11 horas, no Auditório da Escola Judith Gomes Leitão, Trav. Santa Terezinha s/n (Marabá Pioneira). A verba, com finalidade de financiar projetos sociais, irá beneficiar órgãos da Prefeitura de Marabá e outras instituições.

Dentre os setores oficiais a ser beneficiados está o Espaço de Acolhimento Provisório à Criança e ao Adolescente em Situação de Risco Pessoal e Social, construção do mantido pela Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura; e o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, com a aquisição de um veículo.

Parte desse dinheiro irá para a APAE, Fundação de Assistência à Crianças e Adolescente, Centro Profissionalizante Pedro Arupe (Obra Kolping do Brasil) e Projeto Futuro Melhor.

PROGRAMA EXTINÇÃO ZERO

A governadora Ana Júlia Carepa assinou ontem, 20 de fevereiro, o Decreto Nº. 802, que cria o Programa Estadual de Espécies Ameaçadas de Extinção - Programa Extinção Zero. O programa declara as espécies da fauna e flora silvestre ameaçadas de extinção no Estado do Pará.

O objetivo é defender a preservação das espécies, considerando que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, impondo-se ao poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações, conforme determina o art. 225 da Constituição Federal.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Boletim informativo Nº1292

ZINHO DE OLIVEIRA – OK

O prefeito Sebastião Miranda Filho,acompanhado dos secretários Lucídio Colinetti, de Obras e Wilson Teixeira, de Cultura e Desportos, passaram toda a manhã de hoje (20) observando os detalhes que faltavam para deixar o Estádio Zinho de Oliveira, em condições de receber os jogos do Parazão 2008.

Wilson declarou que o prefeito Tião Miranda percorreu, juntamente com representantes do Corpo de Bombeiros, Segup e desportistas, todas as instalações do estádio da Velha Marabá. Hoje, o Zinho de Oliveira pode receber confortavelmente cerca de 3 mil torcedores.

Catracas foram instaladas nos portões de acesso. Bilheterias, vestiários, salas de imprensa, acomodações para os dirigentes do jogo (Federação), espaço para os reservas, técnicos, médicos e massagistas, tudo foi adequado para colocar o Zinho em perfeitas condições.

Para quem está sentado na bancada tradicional, fica de frente para o campo. Do lado esquerdo, foram instaladas as arquibancadas em metal, vistoriadas e monitoradas pelos Bombeiros. Do lado direito, a mesma coisa. Portões para saída de emergência, para dar vazão a torcedores, foram instalados para evitar pisoteio em momentos de distúrbios que tanto acontecem em campos de futebol.

O alambrado também mereceu atenção das reformas, bem como os vestiários dos jogadores e autoridades foram todos adequados, reformados e pintados de novo. Área de atendimento emergencial, com equipamentos dos para-médicos e do Samu-192, receberam todos os requisitos necessários.

O gramado do Zinho está preservado. Recebeu atenção especial de Paulo Marabá durante todo o rigoroso verão de 2007, com irrigação que ele mesmo fazia todas as tardes. Por isso, quando chegou o inverno de 2008, a grama do Zinho estava perfeita para os grandes jogos. A parte elétrica dos refletores mereceu atenção. O bar do estádio também passou por reformas. Bebida só no copo. Banheiros para torcedores estão reformados. Somente a ala que faz divisa com os vizinhos do estádio será interditada.

INAUGURAÇÃO DE ESCOLA

A prefeitura de Marabá e secretaria de Educação inauguram a Escola Pedro Peres Fontenelle em Morada Nova, localizada na Rua Pedro Carneiro, s/n, às proximidades da Igreja Católica, na próxima sexta-feira, 22 de fevereiro, às 17h.

A escola construída pela prefeitura com recursos do Fundeb possui 15 salas, com espaço para professores, laboratório de informática, biblioteca, pátio e cozinha, além de quadra de esportes.

A diretora da escola, Lia dos Santos Sanches, receberá 590 alunos das escolas Fé em Deus, 685 da Escola Gabriel Sales Pimenta e 488 da antiga Escola Pedro Peres Fontenelle, o que totaliza 1418 alunos que serão atendidos na nova sede, com espaço adequado e arejado para receber o alunado.

O prédio da antiga Escola Pedro Peres Fontenelle será demolido, pois não atende os padrões de qualidade das escolas municipais construídas pelo prefeito Tião Miranda, enquanto a Fé em Deus será transformada em Núcleo de Educação Infantil e Escola Gabriel Sales Pimenta ficará apenas com aulas do Ensino Médio.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA ARCOR EM MARABÁ

A Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) realizará a Audiência Pública nº. 001/2008, em Marabá, no dia 21 de fevereiro, de 8 às 12h, no auditório do Hotel Itacaiúnas. A audiência é aberta ao público. Todas as associações, lideranças comunitárias, representantes de sindicatos e a população em geral, são convidadas a participar.

O Coordenador de Comunicação da Arcon/PA Jackes Assayag informa que o objetivo é ouvir a sociedade e colher subsídios e informações sobre a qualidade dos serviços prestados à população quanto aos serviços de Transporte Rodoviário Intermunicipal.

De acordo com Resolução da Arcon, o serviço convencional de transporte rodoviário intermunicipal de passageiro é aquele realizado entre pontos terminais considerados início e fim de viagem, transpondo limites de um ou mais municípios e executado inteiramente dentro dos limites territoriais do Estado do Pará, com tarifas, itinerários e horários definidos, realizados por vias federais, estaduais ou municipais.

Cabe à Arcon a fiscalização do serviço, em conformidade com os procedimentos, exigências e formas previstas nesta Resolução e suas alterações posteriores, e demais legislações correlatas. A participação da sociedade marabaense é muito importante nesta audiência pública.

PREPARATIVOS PARA O ANIVERSÁRIO DE MARABÁ

A Secdetur começa os preparativos para organizar a festa de aniversário dos 95 anos de emancipação político-administrativa de Marabá em 5 de abril. Ontem, 19, o secretário de Cultura, Desporto e Turismo Wilson Teixeira reuniu-se com representantes da Associação de artistas, artesãos da Mãos e Artes, Centro de Formação Cine Marrocos, Fundação de Amparo à Criança e ao Adolescente, Galeria Vitória Barros, grupos de danças, entre outros. O objetivo foi discutir uma programação cultural para comemorar o aniversário da cidade.

Segundo Wilson Teixeira a programação contará com a tradicional alvorada no bairro Francisco Coelho e com o café da manhã na rua, organizado pelos moradores. "Falta reunir com os moradores para definir o cardápio que deve ter mangulão, broa, orea, bolo de milho e o tradicional bolo bem grande para comemorar com toda a garotada".

A técnica administrativa da Secdetur, Socorro Souza, informa que na praça Duque de Caxias haverá apresentações artísticas e folclóricas, além de exposição de artesanato da associação de artesão de Marabá.

O Exército também comparece na data festiva com uma programação especial na Praça Duque de Caxias, com material bélico e informações sobre o trabalho desenvolvido no município. A 23ª Brigada de Infantaria e Selva é composta por 11 batalhões em Marabá, o que representa cerca de 3 mil militares constantemente na cidade.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas