26 março 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1315

O Trabalho Continua
Marabá, quarta-feira, 26 de março de 2008 – Ano VI – Edição Nº. 1315
www.maraba.pa.gov.br
Informativo da Prefeitura de Marabá

CRIANÇA AMAZÔNIA
O prefeito Tião Miranda e seu secretariado (Saúde, Assistência Social e Educação) recepcionaram na manhã de hoje, 26, representantes do Unicef, Agência Unama (Universidade da Amazônia) e imprensa – estadual e local –, para apresentação da segunda etapa do Programa Agenda Criança Amazônia, que visa promover ampla mobilização social para assegurar prioridade absoluta a criança e ao adolescente nas políticas públicas existentes para a Amazônia Legal, garantindo a efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente.
O município de Marabá foi selecionado com outros 31 municípios paraenses para aplicação desse programa, que teve a primeira etapa implantada em 24 de janeiro deste ano, com a apresentação do Programa à Rede de Proteção Social e convidados.
A segunda etapa consiste na capacitação de articuladores e comunicadores, com objetivo de dar seqüência à elaboração da agenda de prioridades de ações e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao público infanto-juvenil. Esse treinamento, promovido pelo Unicef, acontecerá dia 27, das 8h às 18h, no auditório da Escola Judith Gomes Leitão.
No encontro com o prefeito o Unicef foi representado pela assistente de Projetos Sônia Gama; enquanto Edna Nunes pela Agência Unama de Comunicação pelos Direitos da Criança e do Adolescente. A Unama é parceira do Unicef na divulgação do Programa Agenda Criança Amazônia, coletando informações e publicando-as no site daquela universidade.
OS 10 DIAS HMI
Ao completar 10 dias de funcionamento nesta quinta-feira, 27, a diretora-geral do Hospital Materno Infantil (HMI), pediatra Alba Valéria Rocha, convida a imprensa de Marabá para uma coletiva às 14h, no auditório daquela casa de saúde, para falar sobre o atendimento no hospital durante este período.
Alba deve destacar que HMI já contabiliza mais de 100 nascimentos de bebês vivos neste curto período de funcionamento, devendo assim cumprir a meta que é de cerca de 400 partos/mês, sendo aproximadamente um terço deles de cesarianas.
Ela também deve frisar a satisfação das parturientes com a nova maternidade de Marabá, diante do conforto e atendimento privilegiado em relação ao que era oferecido antes pelo serviço público de saúde, o que poderá ser constatado in loco pelos repórteres com a entrevista de algumas mães ali internadas.
ANIVERSÁRIO DE MARABÁ
O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira reúne-se hoje, 26, com o prefeito Sebastião Miranda Filho para apresentar a programação proposta para o aniversário de Marabá, em 5 de abril. Amanhã a Secdetur divulga a programação aprovada.
O certo é que a programação contará com a tradicional alvorada no bairro Francisco Coelho e com o café da manhã na rua, organizado pelos moradores, com um cardápio que deve ter mangulão, broa, orea, bolo de milho e o tradicional bolo gigante para comemorar com toda a garotada.
Na praça Duque de Caxias haverá apresentações artísticas e folclóricas, além de exposição de artesanato da associação de artesão de Marabá. O Exército também comparece na data festiva com uma programação especial na Praça Duque de Caxias, com material bélico e informações sobre o trabalho desenvolvido no município.
CONVÊNIO COM VILA ITAINÓPOLIS
A Prefeitura de Marabá assinou convênio com a Associação Comunitária da Vila Itainópolis, no qual se compromete a repassar voluntariamente a ajuda financeira no valor de R$ 14.400,00 (quatorze mil e quatrocentos reais) à convenente para subsidiar o desenvolvimento de suas atividades de manutenção, estímulo e auxílio na criação de cooperativas escolas especializadas, oficinas pedagógicas entre outras atividades.
O convênio celebrado em 07 de março tem vigência até 31 de dezembro de 2008. A verba faz parte dotação orçamentária nº. 10.02.002.0424400022-009 – Interação Governo/Comunidade.
O prefeito Tião Miranda entende a necessidade de criar ações educativas e profissionalizantes na área rural, pois oferece maior oportunidade de emprego e educação aos moradores do local.
SINDICÂNCIA
O prefeito Sebastião Miranda Filho, usando de suas atribuições legais, rescindiu o Contrato Administrativo nº. 180/2007-PMM com a empresa Gomes da Silva Comércio de Produtos Eletro Eletrônico, por não ter entregado as mochilas escolares do kit dos alunos do Ensino Fundamental no prazo previsto.
A empresa descumpriu a cláusula contratual 5ª: Do Prazo, local e forma de entrega. Não entregou as 31.212 mochilas escolares nem se manifestou sobre o não cumprimento do contrato. Com isso, prejudicou a distribuição dos kits escolares.
A rescisão determina a instauração de Sindicância para apuração dos fatos impeditivos que redundaram no não cumprimento do contrato, bem como a aplicação de penalidades previstas na Cláusula 10.2 do mencionado A rescisão atende também à Lei Federal 8.666/93, artigos: 78, I e 79, I e parágrafo primeiro.
ARQUEOLOGIA E ETNOLOGIA DE MARABÁ
O Núcleo Arqueológico de Marabá (NAM), localizado na sede da fundação Casa da Cultura de Marabá, realiza estudos e salvamento de sítios arqueológicos em Marabá, região e em outros estados. O NAM faz também a análise de peças arqueológicas resgatadas nas áreas pesquisadas. Em 2007 foram coletados e organizados os materiais encontrados em 325 sítios arqueológicos.
O presidente da FCCM, Noé von Atzingen, disse que as parcerias firmadas com a Scientia Consultoria Científica foram importantes para a realização de diversas pesquisas.
Os estudantes e pesquisadores que tiverem interesse em conhecer mais sobre a arqueologia e etnologia que fazem parte da história da região podem se dirigir à Casa da Cultura em horário comercial para conhecer o acervo do NAM. Mais informações pelo fone (94) 3322-2315.
Atualmente o acervo bibliográfico do NAM é composto de 501 livros e o acervo museológico dispõe de materiais como: 6.106 fragmentos cerâmicos, 148 vestígios orgânicos, 127 artesanatos indígenas, 648 selos do Brasil, 144 moedas estrangeiras e 2.133 selos estrangeiros.
INSPEÇÃO DE HOSPITAIS
A Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde inspeciona todos os hospitais e clínicas de Marabá até o final de abril. O trabalho que iniciada esta semana pelo Hospital Santa Terezinha, deve ser concluído no Hospital de Guarnição de Marabá (Hagumba).
Segundo o coordenador da Divisa, Daniel Soares, a inspeção vai desde o corpo técnico (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros) a estrutura técnica e de higiene que o hospital oferece, a exemplo do bloco cirúrgico, lavanderia, farmácia, dentre outros.
Ainda no que se refere a estrutura, também são inspecionados os acessos e fluxos de atendimento; gerador de energia, para substituir possíveis falhas na eletricidade.
DROGARIAS
Três das 79 farmácias e drogarias de Marabá estão interditadas pela falta de documentação e cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta entre a Prefeitura de Marabá e representantes desses estabelecimentos, que obriga o plantão de farmacêutico/bioquímico em terminada carga horária.
No momento a Divisa faz vistoria nos 29 estabelecimentos que apresentaram pedido de renovação de licença, com a ressalva de que aqueles que não apresentarem responsável técnico poderão ser interditados. Além disso, as demais drogarias têm até o dia 31 março para apresentarem a documentação para renovar sua licença, sob pena de também serem interditadas.
Ainda de acordo com Daniel, todas as drogarias interditadas só serão reabertas depois de apresentada a documentação pertinente.
ÓTICAS
De um total de 32 óticas/laboratórios de lentes estabelecidos em Marabá, 25 deles requereram licenciamento junto à Divisa, quatro ainda não apresentaram documentação e três fecharam por si próprios.
Acredita o coordenador da Divisa, Daniel Soares, que todos vão cumprir a principal exigência dentro do prazo, que a presença de um técnico optometrista para evitar erros na preparação lentes, o que muitas vezes prejudica usuário marabaense. E, ainda, declarem não ter vínculos comerciais com médicos oftalmologistas. Prática comum em algumas óticas de Marabá.
TEMPO LOCAL
O canaldotempo.com, em imagens de satélite, mostra acúmulo de nuvens de chuva sobre Marabá e região, mas, se ocorrer precipitação, esta será depois das 19 h, quando a umidade relativa do ar fica acima dos 80%. Temperatura amena para os padrões de Marabá, com mínima de 23ºC e máxima de 30ºC.
Por sua vez, o Climatempo prevê 14 mm de chuva para hoje. O volume de chuva, no entanto, deve aumentar a partir de amanhã, 27. Espera-se que não se confirme a intensidade das chuvas.
NÍVEL DO TOCANTINS
Nas últimas 24 horas o nível das águas do Tocantins sofreu elevação de um centímetro, amanhecendo aos 10,29 nesta quarta-feira.
Segundo a Eletronorte, a partir de amanhã as águas começam a recuar, devendo chegar ao patamar de 10,09 na segunda-feira, 31 de março.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas