10 março 2008

Boletim Informativo Nº 1304

PREFEITURA COMEMORA DIA DA MULHER

No decorrer desta sexta-feira a Prefeitura de Marabá tem diversas programações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, que transcorre neste sábado, 8 de março. Parte das atividades está sendo desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, na rede de atendimento, em especial no Centro de Referência à Saúde da Mulher (Crismu) e CAPS II.

O Crismu ofereceu café da manhã às mulheres que chegaram nas primeiras horas da manhã naquele centro de saúde. E, por conta da data festiva, também sorteou brindes, promoveu palestras sobre controle de natalidade, levando em conta os métodos anticoncepcionais e intensificou a campanha do PCCU – Preventivo do Câncer do Colo Útero.

Palestra com uma ginecologista e representante da Delegacia da Mulher, coleta de material para exame PCCU, sessões de relaxamento e orientação de postura com professor de Educação Física, sorteio de brindes e dinâmicas de grupo, são algumas das atrações do CAPS II – Centro de Atenção Psicossocial, localizado no bairro Belo Horizonte.

O CAPS também oferece animação através do Quarteto Hora Extra (Funcad) e fornecimento de lanches. Sua programação se estenderá até às 12 horas. O objetivo dessas atividades é esclarecer às clientes do CAPS II e seus familiares do sexo feminino, também convidados para o evento, à importância de seus direitos e deveres enquanto cidadãs, para que alcancem cada vez mais conhecimento em prol do bem-estar biopsicossocial.

E, por último, a Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – tem programação interna, direcionada às servidoras, na tarde de hoje (7) e deverá promover na próxima semana a comemoração com as idosas, em virtude da coordenadora do Projeto Conviver, Onete Silva, está em viagem.

AVISO AOS MOTOTAXISTAS

O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), comunica aos mototaxistas que o prazo de recadastramento obrigatório foi prorrogado para o período de 10 a 13 de março de 2008, de 14h30min às 17 horas, em virtude do não comparecimento de todos os mototaxistas convocados através da portaria nº. 007/2008.

O novo prazo é estabelecido através da portaria 008/2008. Maiores informações na sede do DMTU.

FUTSAL FEMININO

O coordenador de Desporto/Secdetur, Itamar Chaves disse que as partidas marcadas para 5 e 6 foram adiadas porque o Ginásio Olímpico Renato Veloso foi disponibilizado para evento cultural.

A nova data para a realização dos jogos ainda não foi definida, mas assim que for acertada, a organização da copa promete avisar os representantes dos clubes. A partida de ontem, 6, seria entre Morada Nova e Gaspar Viana.

A 1ª Copa Marabá de Futsal Feminino em apenas sete jogos já contabilizou 62 gols. Após a rodada de terça-feira, dia 4, a competição, que possui média de gols de mais de oito por partida, ficou assim: Marabá Sport Club venceu o Marabazinho pelo placar apertado de 2 x 1. Na segunda-feira (3) a copa ganhou o placar Engenho Novo Adulto 2 x 2 Engenho Novo Juvenil e Bangu Mestre Barata 10 x 1 Bangu Sport Club.

INSCRIÇÕES PARA JOGOS COMEMORATIVOS

Os desportistas participam de uma grande programação durante todo o mês de abril, como parte das comemorações dos 95 anos da cidade.

O secretário Wilson Teixeira informa que há inscrições para Handebol, Vôlei, Basquete, Futsal, Skate, Motoshow, Atletismo e Ciclismo, no departamento de Desporto, localizado no Ginásio Poliesportivo da Folha 16. Os interessados em participar dos jogos devem procurar o coordenador de Desporto Itamar Chaves, em horário comercial.

PREVISÃO DO TEMPO

Até terça-feira, 12, o volume médio de chuva é de 11,4 mm/dia para Marabá e região, com possibilidade de um acumulado no período de 57 mm, conforme previsão do site Climatempo. Para esta sexta-feira é esperada pouca chuva, um volume de 8 mm, mas com elevada chance (80%) de acontecer.

Segundo o canaldotempo.com, há 50% de chance de ocorrerem trovoadas esparsas no período de hoje 16 de março, ou seja, chuvas isoladas, aquelas que acontecem na Nova Marabá, mas não chove na Cidade Nova. Devido às pequenas chuvas, ventos e mormaços, a temperatura segue amena, com máximas de até 33ºC nesse intervalo.

ÁGUAS EM ELEVAÇÃO

Embora com menor intensidade, o nível do Rio Tocantins segue em elevação, passando de 8,44 na manhã de ontem para 8,48 na manhã desta sexta-feira.

É provável, no entanto, que esse nível estabilize nas próximas horas e inicie novo recuo a partir de domingo, porque não existe previsão de chuvas pesadas nos próximos dias a montante dos rios Araguaia/Tocantins.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

Boletim Informativo Nº 1303

MAIS BENEFÍCIOS PARA EDUCAÇÃO

O prefeito Tião Miranda e a secretária de Educação Kátia Américo Garcia entregaram kits e uniformes escolares no Ginásio Poliesportivo Renato Veloso (Fl 16), na manhã desta quinta-feira. Além disso, Tião anunciou que vai mandar fazer kits para os alunos de 6ª à 9ª séries do ensino fundamental. E mais, as mochilas que não ficaram prontas deverão ser entregues brevemente. E que, comprará dois ônibus para servir aos projetos culturais da Semed, que já envolvem mais de 900 crianças e adolescentes em música, dança, artes, cursos e capacitações de professores.

Os uniformes e kits vão beneficiar cerca de 33 mil alunos da rede municipal de ensino da Educação Infantil ao 5º ano (Ensino Fundamental menor) e com o anúncio do prefeito de que novoas kits chegarão, mais 29 mil alunos serão beneficiados. Os uniformes escolares doados pela prefeitura são formados por 131 mil peças adquiridas através de licitação, custeadas com recursos do Fundeb.

Cada aluno vai receber duas bermudas e duas camisetas, sendo uma regata (para aulas de Educação Física), com logomarca da prefeitura e da Semed. Os kits escolares são compostos de uma mochila, um lápis, uma caneta, uma régua, uma borracha, um caderno (brochura).

NOVA ESCOLA NA FOLHA 16

Entusiasmado com o evento ontem de manhã, Tião anunciou, que vai construir uma nova escola com 10 salas de aula, com todas as instalações do padrão das grandes escolas recentemente construídas, e esta terá auditório para 500 pessoas e laboratórios equipados com computadores.

A nova escola será construída no espaço que estava destinado à escola de produção, que seria levantada mediante parceria com o governo do estado. Para Tião, Marabá não pode esperar mais e vai dotar aquele quadrante da Nova Marabá, bem povoada atualmente, com uma grande escola pois o crescimento da demanda já é uma realidade.

III CONFERÊNCIA DE MEIO AMBIENTE

Hoje (6), das 8 às 18h, também acontece a III Conferência de Meio Ambiente de Marabá, no auditório da Escola "Judith Gomes Leitão". O evento é uma promoção da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e reúne entidades de classe com objetivo de representantes para a conferência do gênero, em nível estadual.

O secretário de Meio Ambiente Antonio Rosa de M. Rodrigues informa que o evento é aberto a todos e tem como preocupação temática as mudanças no clima e suas conseqüências que se acentuam em todo o mundo.

A Conferência Estadual de Meio Ambiente, a ser realizada no Centro de Conferências da Amazônia – Hangar, em Belém, acontece no período de 7 a 9 de março. Na ocasião serão aprofundadas as discussões sobre o aquecimento global e vão ser eleitos 46 delegados para representar o Pará, com direito a voz e voto, na III Conferência Nacional de Meio Ambiente, em Brasília.

A programação da III Conferência de Meio Ambiente de Marabá é a seguinte:

Manhã

9h30min – Solenidade de abertura;

- Assinatura do termo aditivo de ampliação do convênio de descentralização;

10:00h – Palestra: Gestão Florestal e mudanças climáticas

- Ministrante Valmir Ortega

- Secretaria Estadual de Meio Ambiente – Semma

11:00h - Palestra: O desafio da gestão ambiental no município de Marabá

- Ministrante Antonio Rosa – secretário da Semma

Tarde

14:00h – Discussão do texto base da conferência e sistematização das propostas

17:00h – Eleição de Delegados

SAÚDE DO TRABALHADOR

Para discutir a contextualização histórica e legislação em saúde do trabalhador, dentre outros temas relativos ao assunto, o Cerest – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – prossegue hoje (06) a Oficina em Saúde do trabalhador iniciada na manhã de ontem e que deve encerrar ao meio dia de amanhã.

Durante a manhã desta quinta-feira á oficina dedica-se às atribuições do Cerest em nível estadual e regional, de acordo com a Portaria 243/05, para o quadriênio 2008-2011; a partir das 14, ainda no mesmo sentido, serão discutidos projetos e ações – planejamento orçamentário, com base na Portaria 204/07, que regulamenta o financiamento e transferência dos recursos federais.

No terceiro dia, o evento é dedicado a apresentação do Plano Regional/2008 do Cerest Marabá. Atividades práticas: propostas de ações pelos grupos de estudo. Ao final, por volta das 12h, será servido o coquetel de encerramento.

MOTOTAXISTAS, ATENÇÃO

O departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), comunica a quem interessar possa que em virtude do não compárecimento9 de todos os mototaxistas convocados através da portaria nº 007/2008, o prazo para recadastramento obrigatório foi prorrogado para o período de 10 a 13 de março de 2008, no horário de 14:30 às 17 horas, conforme estabelecido pela portaria 008/2008. Mais detalhes no DMTU.

EXPOSIÇÃO

No período de 7 a 3 de abril, a Pinacoteca Municipal Pedro Morbach apresenta a Exposição Jóias da Natureza, com obras do artista plástico Benedito Sousa, o Bino, no São de Exposições da Fundação Casa da Cultura.

Bino é natural de Santa Inês/MA, mora em Marabá e tem seu trabalho voltado à pintura de flores, em especial às orquídeas e rosas. Ele ministra aulas de pintura a óleo e participou de recente exposição individual na Galeria Vitória Barros, com sucesso absoluto de público e venda.

AÇÕES DE SAÚDE

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Atenção à Zona Rural e Extra Muro, promove duas ações de Saúde nesta quinta, sexta e sábado. Uma delas no Quilombo Palmares, a cerca de 35 quilômetros do entro urbano de Marabá, onde será oferecido à população consulta médica, de enfermagem, exame rápido de glicemia e de pressão arterial e palestras.

A outra ação, que vai durar três dias (6, 7 e 8), acontece no Campus Universitário da UFPA e destina às participantes do Acampamento das Mulheres da Amazônia Paraense, que tem como coordenadores a Via Campesina e o Fórum Permanente das Mulheres de Marabá.

Nesse evento, previsto para reunir cerca de 800 mulheres, a SMS vai promover palestras educativas, coleta de material para exame preventivo do colo do útero e atendimento de primeiros socorros a quem necessitar.

TEMPO E TEMPERATURA

Até segunda-feira, 10, o site Climatempo prevê pouca chuva para Marabá e região. O volume médio de precipitação é pouco superior a 10 milímetros/dia, com acumulado de 54 mm nesse período. A temperatura máxima pode chegar a 34ºC nesta quinta-feira.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas