27 fevereiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1069

MARABÁ TEM 26 CASOS DE RAIVA

Segundo a Sespa – Secretaria Executiva de Saúde do Pará – Marabá registra 25 casos de raiva animal no período de julho/2006 a janeiro/2007, depois de haver passado quatro anos sem a presença da doença.

Hoje, 27, chega ao município a coordenadora nacional da raiva, Lúcia Montebelo, a qual virá acompanhada Alberto Lopes Begot, técnico do Núcleo de Endemias da Sespa, com objetivo de verificar in loco a situação da epidemia em Marabá, saber o porquê do vertiginoso crescimento e o que as autoridades estão fazendo para contornar o problema.

Montebelo e Begot, que permanecem hoje e amanhã em Marabá, sairão por volta das 15h do aeroporto acompanhados do gerente do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses –, Walder Melo, e vão diretamente visitar as áreas onde os casos da doença se confirmaram. Em seguida se reúnem em local ainda a definir (provavelmente no próprio CCZ), para discutir medidas com vista ao controle raiva.

De acordo com gerente do CCZ, à medida que foram aparecendo os casos de raiva foi sendo efetivado o bloqueio de focos, com a intensificação de vacinas. No entanto, no segundo semestre/2006 a doença recrudesceu, surgindo 22 casos e mais três registros em janeiro deste ano. A maior incidência está na Nova Marabá (Folhas 21, 28 e 33).

Na semana passada Walder em parceria com a Associação de Moradores da Folha 33, proferiu palestra sobre raiva e distribuiu material educativo, esperando que os habitantes contribuam para o controle da doença. É justamente naquele bairro onde populares costumam sacrificar a paulada os animais que eles suspeitam estar com a doença, prática esta que não resolve o problema.

Walder informa ainda que está disponível a novas parcerias com vista a orientação sobre a doença, estando no aguardo de manifestação de outras associações de bairros, sindicatos e quaisquer instituições que julguem necessário maiores esclarecimentos sobre a raiva animal e profilaxia da raiva humana.

ENCHENTE: PREFEITO CIENTE DAS PROVIDÊNCIAS

No final da reunião da Comdec – Comissão Municipal de Defesa Civil – ocorrida na tarde de ontem, 26, nas dependências do Quartel do Corpo de Bombeiros, esteve presente Gilson Silva, chefe de Gabinete do prefeito Tião Miranda, o qual se incumbiu de comunicar ao prefeito as providência a ser tomadas pelas diversas secretarias, com vista a minorar as dificuldades das famílias desabrigadas pela enchente.

De acordo com o combinado entre os diversos representantes de entidades, cabe ao município a preparação de abrigos, combustível para caminhões e alimentação para quem trabalha na mudança das famílias desalojadas, providências relativas à Sevop – Secretaria de Viação e Obras Públicas.

A Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) está encarregada de fazer um cadastro dos desabrigados, hoje cerca de 400 famílias, segundo a Comdec. Enquanto a Secretaria de Saúde deve mandar equipes para monitorar as condições de higiene e saúde nos abrigos, inclusive a presença de animais domésticos, que devem ficar sob a guarda do CCZ até passe a enchente.

ESCOLHA DE CONSELHEIROS DO FUNDEB

Hoje, 27, pela manhã, a Coordenação de Ensino/Semed reuniu 85 diretores das escolas municipais da área urbana, no Centro de Formação “Cine Marrocos”, para tratar da criação do Conselho do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Na ocasião, a secretária de Educação Kátia Américo Garcia fez uma palestra sobre a legislação que criou o Fundeb inserido na Constituição Federal, através da Emenda Constitucional nº. 53, de 19 de dezembro de 2006, cujo objetivo é proporcionar a elevação e uma nova distribuição dos investimentos em educação.

Os diretores deverão escolher representantes para participar do Conselho do Fundeb. Este Conselho deveria ser formado até amanhã, 28, mas a escolha dos representantes foi prorrogada pelo governo Federal por mais um mês. Inúmeras dúvidas surgiram quanto ao funcionamento do Fundeb, razão pela qual os municípios necessitam de mais tempo para estudar a legislação.

O Fundeb substitui o Fundef que funcionou durante 10 anos. O novo Fundo atenderá não só o Ensino Fundamental (6/7 a 14 anos), como também a Educação Infantil (0 a 5/6 anos), o Ensino Médio (15 a 17 anos) e a Educação de Jovens e Adultos, esta destinada àqueles que ainda não têm escolarização.

GERENCIAMENTO DO FUNDEB

O Fundef, em vigor até o fim de 2006, investe apenas no Ensino Fundamental nas modalidades regular e especial, ao passo que o Fundeb vai proporcionar a garantia da Educação Básica a todos os brasileiros, da creche ao final do Ensino Médio, inclusive àqueles que não tiveram acesso à educação em sua infância.

A secretária Kátia Américo Garcia explica que os recursos repassados pelo Governo Federal terão maior abrangência visto que atenderá todas as modalidades de ensino da rede pública. Ela espera que o gerenciamento de tais recursos não seja feito pelo município, pois ainda é preciso estudar melhor as propostas do Fundeb e verificar se o município está apto a tal gerenciamento.

Segundo o MEC, o Fundeb terá vigência de 14 anos, a partir do primeiro ano da sua implantação, que se dará de forma gradual em três anos, quando então o Fundeb estará plenamente implantado, com 20% das receitas de impostos e transferências dos Estados e Municípios (cerca de R$ 51 bilhões) e de uma parcela de complementação da União (cerca de R$ 5,0 bilhões). O universo de beneficiários do Fundeb é da ordem de 48 milhões de alunos da Educação Básica.

ANIVERSÁRIO DE MARABÁ

O secretário de Cultura e Desporto Wilson Teixeira já reuniu sua equipe de trabalho para elaborar programação comemorativa do aniversário de Marabá, em 5 de abril.

A programação será divulgada tão logo seja submetida à apreciação do prefeito Sebastião Miranda Filho. Wilson disse que levará a proposta ao prefeito até amanhã, 28 de fevereiro, para definir o que será feito. A preocupação maior é com as cheias do rio Tocantins que desaloja muitas famílias de suas residências, mas conforme previsão da Eletronorte, as águas começam a baixar a partir de quinta-feira, 1º de março.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o canaldotempo.com, pode ocorrer trovoadas esparsas no decorrer desta terça-feira, com maiores chances de chuva à meia noite, quando a umidade relativa do ar pode atingir 100%. O mapa de satélite indica poucas nuvens de chuva sobre Marabá, mas aponta nuvens mais carregadas para os Estados do Tocantins e Mato Grosso.

A Climatempo prevê 40 milímetros de chuva de hoje a sábado. Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Neste período a maior chance de precipitação acontece hoje, 80%, nos dias seguintes, além de previsto pouca chuva, 5 mm, a possibilidade de chover diminui, cerca de 60%. Temperatura entre a mínima de 25ºC e máxima de 32º C.

NÍVEL DAS ÁGUAS

Segundo a Defesa Civil Municipal, as águas do Tocantins amanheceram aos 11,98 m acima do nível normal. De acordo com previsão da Eletronorte, amanhã (28) estão previstos 12,05 metros, passando a vazante no dia seguinte, podendo chegar a 11,39 metros no domingo, 4 de março.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1068

MUDANÇA DAS ESCOLAS ATINGIDAS PELAS CHEIAS
As escolas atingidas pelas cheias do rio Tocantins nas partes mais baixas da cidade de Marabá, serão transferidas para outro local, temporariamente, até que o nível das águas retorne ao normal.
Os móveis e equipamentos da Escola “Cel. Magalhães Barata”, na R. João Abade, Marabá Pioneira, que atende cerca de 350 alunos de ensino fundamental, está sendo transferida hoje, 26, para o pátio da Escola “José Mendonça Vergolino”, a partir das 14 horas.
A coordenadora de ensino/Semed Vera Froz disse que amanhã, 27, haverá uma reunião com todos os diretores de escolas, na qual serão tratadas as providências emergenciais para atender as escolas passíveis de serem atingidas pelas águas, como as do bairro Santa Rosa e Cabelo Seco. Após a reunião, serão anunciadas as medidas que a Semed tomará para não prejudicar o calendário letivo de 2007.
COMO ENSINAR LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA
No dia 13 de março será iniciado em Marabá, o Programa de Gestão Aprendizagem Escolar (Gestar) em Língua Portuguesa e Matemática, cujo objetivo é oferecer subsídios para 370 professores da rede pública municipal para melhorias no ensino de Português e Matemática. O curso terá início às 8h e será realizado no auditório da Escola José Mendonça Vergolino e na Biblioteca do Professor.
O gestar é um programa de formação continuada na modalidade presencial e semipresencial para capacitação de professores de 1º ao 9º ano das disciplinas Matemática e Língua Portuguesa.
A coordenadora do Departamento de Ensino/Semed, Vera Froz, explica que o MEC detectou que estas disciplinas são as mais críticas, nas quais os alunos apresentam maior dificuldade de aprendizagem, razão pela qual se tornou necessário abordar uma nova metodologia para ensinar aos alunos. Em dezembro, o MEC enviou uma equipe de educadores para instruir os formadores do município que vão repassar os conhecimentos aos professores de Marabá.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia disse que os novos formadores farão o acompanhamento em cada escola, para verificar as principais dificuldades e oferecer ajuda para dirimi-las sempre que necessário. As intervenções serão feitas de acordo com as necessidades de cada escola.
ABERTURA DA SESSÃO LEGISLATIVA
A Câmara Municipal de Marabá fará a abertura oficial do 1º período da 3ª sessão legislativa da 15ª legislatura, amanhã, 27 de fevereiro, às 9h, no plenário “Dr. Demosthenes Azevedo”.
Também no dia 27 será inaugurada, às 10h, a Ouvidoria da Câmara Municipal de Marabá, que será mais um canal de relacionamento com o público, para receber e esclarecer as denúncias, reclamações e sugestões do povo. O espaço está aberto a todos para o exercício de sua cidadania.
DIA INTERNACIONAL DA MULHER
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da Divisão de Educação em Saúde, planeja uma programação para o Dia Internacional da Mulher, que acontece no próximo dia 8. O projeto em elaboração, que conta com o apoio da Divisão de Doenças Crônico-Degenerativas, vai depender da disponibilidade de recursos, versa sobre câncer, com ênfase no PCCU – Prevenção do Câncer do Colo do Útero.
No decorrer de 2006 aconteceram 443 casos de positivos de alteração celular, a partir da realização de mais de 10 mil exames preventivos do câncer, ou seja, resultados atípicos em células escamosas, com lesão intra-eptelial de baixo grau (compreendendo efeito citopático pelo HPV e neoplasia intra-eptelial cervical grau I). Existem outros tipos de câncer no município, porém a região é mais predisposta a ocorrência da doença no útero, enquanto no centro-sul do país prevalece o câncer de mama.
AÇÕES EXTRA MURO
Na sexta-feira (23) a Divisão Extra Muro, da SMS, realizou uma ação de saúde na sede da Associação do Bairro Laranjeiras que, devido o seu aniversário naquela data, solicitou a colaboração da SMS no sentido de apoiá-la com serviço de saúde à comunidade.
O atendimento consistiu de mais de 300 atendimentos: 65 consultas de enfermagem, 54 consultas médicas, 53 verificações de pressão, 51 testes rápidos de glicemia, 70 atendimentos de odontologia e 10 palestras sobre temas variados, a exemplo de higiene, hanseníase e tuberculose e outros.
CISJU TRANSFERE AÇÃO
Prevista para acontecer no final de semana passado, a Ação Cidadania do Conselho Interativo de Segurança e Justiça (Cisju) foi adiada para os dias 3 e 4 de março (sábado e domingo). Além da emissão de documentos, o Cisju também solicitou a SMS ampliar o quadro de serviços a ser prestados a comunidade de São Félix. Na ocasião será disponibilizado um clínico geral e pessoal auxiliar, oferecendo ainda verificação de pressão arterial, teste de glicemia, medicamentos da farmácia básica e palestras sobre temas variados.
O Cisju é uma instituição formada de organizações governamentais (polícias Civil e Militar, DMTU, Detran, Ministério Público e outros) e não-governamentais (associações de bairros, sindicatos, Conselho Tutelar e outros) e visa, dentre outros, disponibilizar ações de cidadania para a emissão de documentos (carteira de identidade, certidão de nascimento, orientação do Procon, carteira profissional e outros), incluindo nessas ocasiões serviços de saúde.
A próxima ação vai acontecer em dois locais distintos, dentro do próprio São Félix: Escola Valquize Viana e Centro de Saúde Nova Vida. E de acordo com o diretor de Relações Públicas, Carlos Alberto Neves, a intenção dos organizadores desses eventos e leva-los a todos os bairros de Marabá, principalmente aqueles mais afastados do centro da cidade, onde inexiste a oferta da maioria desses serviços.
NÍVEL DAS ÁGUAS
O nível das águas do rio Tocantins atingiu 11m e 80cm acima do normal, conforme medição feita hoje, 26 de fevereiro, na régua pluviométrica às 7h, o que representa um acréscimo de 80cm em relação à sexta-feira da semana passada. A previsão de níveis para Marabá de 11,71m, segundo o Boletim Informativo de Vazões e Níveis divulgado pela Eletronorte no dia 23, já foi ultrapassada. Pelos cálculos da Defesa Civil já há cerca de 320 famílias desabrigadas, o que representa 1.600 pessoas desalojadas devido às cheias do rio Tocantins.
A prefeitura de Marabá contratou 4 caminhões que estão trabalhando para a Defesa Civil fazendo o transporte de pessoas desabrigadas, inicialmente para casas de parentes e amigos, mas serão providenciados alojamentos aos que não tiverem para onde se deslocar. Segundo o coordenador da Defesa Civil Francisco Ribeiro Alves (Bebé), já há uma área disponível para construção dos abrigos.
Bebé explicou que se o nível das águas atingir 12m e 20cm acima do normal é considerado Estado de Emergência em Marabá, razão pela qual, hoje, às 14h, haverá uma reunião na sede do Corpo de Bombeiros com representantes da Defesa Civil do município e a Defesa Civil Estadual, cujo objetivo é definir ações emergenciais para ajudar os desabrigados pelas cheias dos rios. Participam representantes das Sespa e Secretaria Municipal de Saúde, visto que neste período as pessoas ficam mais suscetíveis a doenças e há necessidade de um trabalho preventivo para evitá-las, seja através de palestras educativas ou vacinação.
PREVISÃO DO TEMPO
De acordo com o canaldotempo.com, o município de Marabá encontra-se hoje com temperatura média de 27°C e sensação térmica de 32°C, sujeito a pancadas leves de chuva e a umidade relativa do ar encontra-se em torno de 94%.
O período de hoje (26) até sexta-feira (02/03) Marabá terá sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Segundo o Climatempo o volume médio de chuva esperado é de 15mm/dia, com chances de 70% de ocorrerem as precipitações.
O mapa de satélite do canaldotempo.com indica que pode ocorrer uma trégua das chuvas, embora possam ocorrer trovoadas esparsas entre hoje e 7 de março, principalmente no período da noite e ao amanhecer, quanto a umidade relativa do ar está mais elevada. A temperatura oscila entre mínima de 23ºC e máxima de 31ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1067

SECDETUR INTERDITA ESTÁDIO
A Secdetur solicitou à administração do Zinho Oliveira que interditasse o estádio por causa das chuvas, para preservar o gramado para os jogos do Águia no 2º turno do Parazão. Ninguém poderá treinar nesse período até a próxima fase da competição, com jogo marcado para 4 de março, entre os times Águia x Paissandú, às 16h. Até lá, o estádio será preservado para não prejudicar as equipes.
O secretário de Cultura e Desporto, Wilson Teixeira explica que todos os anos durante o período chuvoso esta medida é necessária, para que os times marabaenses não sejam prejudicados nas partidas que ocorrem “dentro de casa”.
AULAS DE MÚSICA
A Escola de Música “Moisés Araújo”, na sede da Casa da Cultura ainda está matriculando crianças de 4 e 5 anos de idade para participar das turmas de musicalização e também continua com as matrículas abertas para as aulas de cavaquinho.
No dia 5 de fevereiro iniciaram as aulas de Iniciação Musical, flauta doce, violão e banda. Atualmente, a Escola de Música Moisés Araújo possui 300 alunos matriculados, participando das aulas de teoria musical, canto coral, banda e violão.
Para as turmas de Musicalização e Cavaquinho, a previsão é iniciar as aulas no dia 3 de março. Os interessados devem procurar a secretaria da escola de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h. Falar com Rosilan ou Fredilane.
Os requisitos necessários para a matrícula nas aulas de cavaquinho são: ter a partir de 12 anos de idade e possuir o instrumento. As aulas serão ministradas pelo professor Diones Marinho, ex-aluno da escola da Casa da Cultura, sempre as sextas-feiras. Há dois horários disponíveis: de 8h às 9:40h e de 10h às 11:40h.
Para as aulas de iniciação musical, os alunos devem ter 4 ou 5 anos de idade. Serão formadas duas turmas com 15 alunos cada. As aulas serão ministradas pela pedagoga Fredilane Lemos, também de 8h às 9:40h e de 10h às 11:40h, sempre às segundas-feiras. As turmas participarão de atividades lúdicas envolvendo a música.
BAIRRO LARANJEIRAS
Hoje, 23 de fevereiro, a Divisão Extramuro trabalha em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro Laranjeiras, que devido o sei aniversário solicitou o apoio da Secretaria de Municipal de Saúde (SMS) para oferecer aos associados uma ação de saúde nesta data.
Dentre os serviços disponibilizados estão: verificação de pressão arterial, teste glicêmico, consultas médicas e procedimentos odontológicos, além da distribuição de medicamentos da farmácia básica.Também serão promovidas palestras sobre hanseníase, planejamento familiar e outros.
AÇÃO E REAÇÃO
No sábado e domingo, 24 e 25 de fevereiro, através da Extramuro, a SMS oferece em parceria com o Cisju – Conselho Interativo de Segurança e Justiça – mais serviço extra de saúde à comunidade de São Félix I, dentro do Projeto Ação e Reação, que se destina a promoção de cidadania à população da periferia da cidade.
A equipe da Extramuro composta de médico (clínico geral) e auxiliares, oferecem nesta ação consultas, medição de pressão arterial, teste de glicemia, medicamentos da farmácia básica e palestras sobre temas variados.
ABERTURA DA SESSÃO LEGISLATIVA
A Câmara Municipal de Marabá fará a abertura oficial do 1º período da 3ª sessão legislativa da 15ª legislatura no dia 27 de fevereiro, às 9h, no plenário “Dr. Demosthenes Azevedo”.
O presidente da Câmara, Miguel Gomes Filho, explica que também no dia 27, às 10h, será inaugurada a Ouvidoria da Câmara Municipal de Marabá, que será mais um canal de relacionamento com o público, para receber e esclarecer as denúncias, reclamações e sugestões do povo. O espaço está aberto a todos para o exercício de sua cidadania.

NÍVEL DAS ÁGUAS
O nível das águas do rio Tocantins atingiu 11 metros acima do normal, conforme medição feita hoje, 23 de fevereiro, na régua pluviométrica às 7h, o que equivale a 32cm a mais que o nível atingido na manhã de ontem. De acordo com o Boletim Informativo de Vazões e Níveis divulgado pela Eletronorte, a previsão de níveis para Marabá nos próximos 5 dias é a seguinte:
24/02 – 11,24m
25/02 – 11,46m
26/02 – 11,71m
27/02 – 11,81m
28/02 – 12,15m
O coordenador da Defesa Civil Francisco Ribeiro Alves disse que a prefeitura já dispõe de uma área para colocar os desabrigados pelas cheias, caso haja necessidade. No momento, os desabrigados estão deslocando-se para o antigo Clube de Mães, na Rua 5 de abril e também na área da ex-feirinha, na entrada da Marabá Pioneira.
TEMPO E TEMPERATURA
Para esta sexta-feira, 23, o site Climatempo prevê manhã de sol com algumas nuvens. Pode chover rápido durante o dia e à noite. No período de sábado (24) a terça-feira (27) haverá manhã de sol e aumento de nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. O volume médio de chuva esperado é de 16mm/dia, com chances de 80% de ocorrerem essas precipitações.
O mapa de satélite do canaldotempo.com apresenta poucas nuvens de chuva sobre Marabá, o que prenuncia uma trégua no período chuvoso, mas ainda podem ocorrer trovoadas esparsas entre hoje e 4 de março, principalmente no período da noite e ao amanhecer, quanto a umidade relativa do ar está mais elevada. A temperatura varia entre 23ºC e 31ºC.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas