21 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1273

CONFIRMADO: BLOCO DA SAÚDE ABRE CARNAVAL

Pelo menos para o tradicional bloco carnavalesco da Secretaria de Saúde (SMS) este ano não vai ser igual aquele que passou. Na sexta-feira foi aprovado pelo prefeito Tião Miranda o projeto de carnaval da SMS, cujo bloco fará a abertura do carnaval marabaense dia 02 de fevereiro.

A intenção de Divisão de Educação em Saúde é por entre 500 e 800 brincantes na orla do Tocantins. Cada abadá (camiseta) será trocado por dois quilos de alimento não perecível, que será destinado a portadores de aids, hanseníase e outros.

Nos demais dias do carnaval a equipe de Educação em Saúde vai deslanchar campanha de combate a Aids e doenças sexualmente transmissíveis (DST), com distribuição de material impresso e preservativo masculino em toda a orla e pontos estratégicos, como praças, bares e outros.

SAMU FEZ 34 ATENDIMENTOS

No período de sexta-feira (18) à noite a domingo (20) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) cumpriu 34 chamados, sendo 15 deles em função de acidentes de trânsito; 14 casos clínicos (corte, hemorragia e outros); dois óbitos; uma tentativa de suicídio e dois AVC – Acidente Vascular Cerebral.

De hoje para amanhã sai o relatório anual do Samu, o qual confirmará o trânsito como uma das áreas nervosas e que muito requer o serviço de urgência, resultando em cerca de 30% dos atendimentos no município e até 50% nos finais de semana.

No decorrer do primeiro semestre de 2006, o trânsito foi responsável por 604 atendimentos do Samu, com maior incidência nos meses de março (116) e junho (119). E segundo o relatório semestral, o trânsito é a principal causa de traumas em Marabá, o que não difere da situação nacional.

Segundo a enfermeira Maria Lúcia Santos dos Santos, coordenadora do Samu 192, a maioria dos acidentes acontece durante as madrugadas e com motoqueiros embriagados.

HANSENÍASE

Conforme foi convencionado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o último domingo do mês de janeiro, que este ano cai em 27, é Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Em alusão à data, a SMS através das divisões de Educação em Saúde e de Hanseníase e Tuberculose, promove no decorrer da próxima semana a intensificação da campanha de combate a hanseníase em Marabá.

A hanseníase é uma das mais antigas doenças, havendo registros que datam de 600 antes de Cristo, na Índia, e menções na Bíblia. Trata-se de uma doença infecto-contagiosa, causada pela bactéria "Mycobacterium leprae", denominada de bacilo de Hansen, em homenagem ao descobridor (Gehard Amauer Hansen), o bacilo tem o homem como principal fonte de infecção, sendo transmitido principalmente pelas vias aéreas superiores.

A hanseníase acomete principalmente a pele e os nervos periféricos, podendo ser altamente incapacitante. Além disso, deve-se mencionar que os portadores da doença, em geral, são estigmatizados pela sociedade, embora a transmissão da doença só ocorra através de contato íntimo e prolongado com o paciente. A maioria das pessoas tem uma resistência natural ao bacilo de Hansen, e não desenvolve a doença, mesmo que tenha contato com ele.

NOVIDADES NA EDUCAÇÃO

O ano letivo das 240 escolas municipais de Marabá traz algumas novidades para 2008. A secretária Kátia Américo Garcia anunciou a aquisição de uniformes e kit de material escolar para cerca de 30 mil estudantes da Educação Infantil ao 5º ano.

O prefeito Sebastião Miranda solicitou ainda em 2007 que a Semed fizesse aquisição do kit escolar para ser entregue no início deste ano letivo. A Prefeitura de Marabá adquiriu ainda dois ônibus para transportar estudantes da rede municipal para atividades extracurriculares no município, devendo estar à disposição da Semed a partir de março.

Até fevereiro, a Secretaria Municipal de Educação deverá ganhar novo prédio, no bairro Cidade Nova, pois o espaço no Centro Administrativo da Prefeitura, na Folha 32, ficou pequeno para abrigar os funcionários e receber uma demanda cada vez maior de pessoas.

REUNIÃO DO CONSELHO GESTOR

No dia 23 de janeiro será realizada uma reunião do Conselho Gestor do Plano Diretor, no auditório da Escola “Judith Gomes Leitão”. A reunião será às 16h com representantes dos comitês para discutir novas estratégias para o crescimento do município, conforme orientações propostas pelo Plano Diretor Participativo do município.

MUSEU DA CASA DA CULTURA NO SBM

O Museu Municipal de Marabá sediado na Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) foi reconhecido como entidade museológica nacional e está integrado ao Sistema Brasileiro de Museus (SBM).

O presidente da FCCM Noé von Atzingen informa que o Museu Municipal faz parte do SBM conforme consta na Portaria nº 5, 08/10/07 do Ministério da Cultura, publicada no Diário Oficial da União em 15/10/07. “Este é mais um passo significativo firmando Marabá no cenário nacional. Nosso próximo passo será a implantação do Museu Histórico de Marabá no prédio da Câmara Municipal, para tanto contamos com a imprescindível colaboração do prefeito Tião Miranda”.

O coordenador do SBM, José do Nascimento Júnior, informa que a adesão do Museu Municipal de Marabá ao SBM foi deliberada numa reunião ordinária do Comitê Gestor do SBM.

O Sistema Brasileiro de Museus, criado pelo Decreto nº. 5264, de 5/11/04, é um marco na atuação das políticas públicas voltadas para o setor museológico, cumprindo uma das premissas previstas na Política Nacional de Museus, ou seja, a constituição de uma ampla e diversificada rede de parceiros que, somando esforços, contribua para a valorização, preservação e gerenciamento do patrimônio cultural brasileiro sob a guarda dos museus, de modo a torná-lo mais representativo da diversidade étnica e cultural do país.

TEMPO E TEMPERATURA

O período de hoje (21) a 30 de janeiro, segundo o canaldotempo.com, está sujeito a trovoadas esparsas, com 50% de possibilidade de precipitação. Imagens de satélite mostram muitas nuvens sobre a região, um prenúncio de chuva forte para hoje e amanhã. A temperatura segue amena em Marabá, com máxima de 30ºC.

Para o Climatempo esta segunda-feira tem sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublados, com chuva a qualquer hora. A partir de amanhã (22) até o dia 25 de janeiro a previsão é praticamente a mesma, com variação apenas no volume de chuva, entre 15 e 25 mm/dia, resultando num acumulado de 105 mm até sexta-feira.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas