24 abril 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1104

VP-8: “AVENIDA PAULISTA” DE MARABÁ
O prefeito Tião Miranda já tem pronto o projeto de reurbanização da VP- 8, que dará uma paisagem ainda mais moderna à maior avenida de negócios da região. Com recursos da prefeitura e da Caixa Econômica, o canteiro central e as laterais ganharão, nas duas margens, calçadas em concreto, e no canteiro central, passarelas estratégicas para o pedestre poder atravessá-lo.
O trecho inicial contemplará o perímetro da Vila Militar até a rotatória da Verdes Mares. Com a colaboração do horto municipal, o ajardinamento será incrementado com gramados, canteiros de flores e folhagens, bem como o plantio de novas mudas regionais. A drenagem será melhorada nos divisores de água dos canteiros. Terá iluminação a vapor de sódio com postes altos, as calçadas e passarelas servirão para caminhadas e cooper. Não será permitido estacionamento sobre as calçadas laterais do canteiro central.
O projeto que dará modernidade à VP-8, avenida considerada estratégica para servir a edifícios comerciais e residenciais também será sinalizada para veículos e pedestres. Novos edifícios já estão sendo construídos no seu curso. Por isso, a Associação Comercial e Industrial de Marabá considera que a VP-8, pelo seu traçado moderno em duas pistas, pela localização estratégica e pela procura de espaços residenciais, para grandes firmas, profissionais liberais e prestadores de serviço, já é considerada a “avenida Paulista de Marabá”.
ESCOLA EM MURUMURU PRONTA PARA INAUGURAR
A prefeitura de Marabá concluiu a reconstrução da Escola Rui Barbosa em Murumuru. O prefeito Sebastião Miranda está programando uma data na agenda para fazer entrega oficial da Escola "Rui Barbosa” à comunidade de Murumuru. Sob a administração da Diretora Marlene Soares, a escola possui cinco salas de aula e atende cerca de 260 alunos, com turmas da Educação Infantil ao 9º ano.
A reconstrução da Escola “Rui Barbosa” melhorou a qualidade do prédio. Agora mais arejado e iluminado reforça também o processo ensino-aprendizagem. A escola ganhou reforma de telhado, forro, piso, salas de aula, banheiros e setor administrativo. Também ganhou melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas e também ganha pintura nova.
CONFERÊNCIA REGIONAL DE CULTURA
A Secdetur tem participado das pré-conferências de Cultura que têm sido realizadas nos municípios da região. No último final de semana, Dina Rosa e José Ribeiro Júnior, estiveram com artistas de Parauapebas para discutir as principais necessidades culturais daquela cidade.
A pré-conferência de cultura em Parauapebas, faz parte do Protocolo de Intenções firmado entre Prefeitura de Marabá e Ministério da Cultura. Estiveram presentes representantes das secretarias de Cultura de cerca de 30 municípios da região, conforme informou Júnior. Na ocasião, estavam presentes representantes da Secretaria de Estado de Cultura e do Ministério da Cultura, para ouvir as prioridades de cada município. As demandas serão apresentadas na Conferência Regional de Cultura que será realizada em Marabá no dia 3 de junho.
Os participantes da pré-conferência em Parauapebas receberam orientações sobre a elaboração de projetos culturais a serem encaminhados ao Ministério da Cultura, para utilização do Fundo Nacional de Cultura. Os representantes do Ministério da Cultura e Secult também passaram informações sobre a elaboração de editais a serem enviados ao Ministério da Cultura. O painel “A Cultura para o Desenvolvimento do Brasil.”
PALESTRAS EDUCATIVAS SOBRE O TRÂNSITO
A Coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU Márcia Rosa e sua equipe têm um quadro de palestras montadas para apresentações nas empresas e escolas de Ensino Médio. As palestras sob os temas “Direção Defensiva” e “Álcool e outras drogas e o Trânsito” são duas que estão prontas para apresentações em data-show com fotos e muitas informações educativas.
A palestra “Álcool e outras drogas e o Trânsito” dura cerca de 40 minutos e tem textos que fazem referência à Lei nº. 9503/97 (Código Nacional de Trânsito).
Para solicitar as palestras ao DMTU, as empresas e escolas interessadas devem ligar ao DMTU, no fone (94) 3322-2233, falar com Márcia Rosa para obter maiores informações.

VACINAÇÃO AINDA NÃO DECOLOU
O setor de imunobiológicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está com dificuldade para alcançar a meta de vacinação pactuada, ou seja, 9,8 mil idosos com 60 anos ou mais. Aliás, todos os anos não têm sido assim, sendo que agora está mais difícil ainda.
De acordo com a coordenadora da Divisão de Imunobiológicos da SMS, Janaína Soares, inúmeros fatores têm contribuído para a pouca vacinação, principalmente na zona rural, onde algumas localidades onde em 2006 foram vacinadas 50 pessoas, por exemplo, agora somente 15 ou 20 compareceram à vacinação.
Muitas pessoas naturalmente resistem à vacina, outras não se vacinam porque estava chovendo; também há aquelas que não foram avisadas pelo líder comunitário, que apenas fixou o aviso em algum lugar esperando que os idosos lessem. E, ainda, as localidades onde o avisando da campanha nem chegou.
Janaína garante que são necessários outros atrativos para chamar a atenção dos velhinhos, a exemplo de consultas médicas e procedimentos odontológicos, mas só a vacina não os convence a ir ao posto de saúde de uma vila.
No ano passado, por exemplo, apenas 90% dos idosos foram vacinados. A isso são atribuídos vários fatores, dentre eles o medo de reações adversas, mas segundo a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Luiza de Marilac, somente quem tem alergia severa ao ovo não pode receber a vacina contra a gripe. Isso porque esse imunizante é produzido em embriões de galinha.
A vacina contra pneumococos é aplicada, durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, nos indivíduos que convivem em instituições fechadas, tais como, casas geriátricas, hospitais, asilos, casas de repouso, com apenas um reforço cinco anos após a dose inicial.
CONTRA-INFORMAÇÃO
O titular da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura (Seasp) Ronaldo Batista Chaves, o Ronaldo Yara, disse que a presença tímida de idosos na campanha de vacinação se deu em virtude de uma contra-informação. Ele disse que a Seasp havia cancelado para a segunda-feira outro atendimento, o que foi confundido por muitos idosos como sendo justamente a campanha de vacinação.
Na Seasp, ao contrário do que ocorre na zona rural, havia todo um aparato para os idosos, como consulta médica, teste rápido de glicemia e verificação de pressão arterial, o que foi bem aproveitado pelos que se dispuseram a ir lá, mesmo assim, das quase 500 pessoas cadastradas no Conviver, projeto mantido pela Seasp, pouco mais de 130 compareceram para receber a dose contra a gripe.
ÁGUAS DO TOCANTINS EM BAIXA
Depois de superar mais uma vez o nível de alerta (10 metros), o nível das águas do Tocantins volta a ter baixas sucessivas, amanhecendo hoje aos 10,08 metros em Marabá.
A partir de agora, parece não haver mais surpresas, podendo as famílias residentes em áreas alagáveis retornar às residências com segurança. O último Boletim de Vazões da Eletronorte prevê até o próximo domingo (29) que o nível das águas pode baixar para 8,78 metros, ou seja, fica a aproximadamente 1,78 metro para o aparecimento da Praia do Tucunaré.
TEMPO E TEMPERATURA
Hoje está previsto sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. A partir de amanhã, 25, segue praticamente a mesma previsão. A precipitação acumulada até a próxima sábado (28) poderá atingir mais 70 mm/m² de chuva, média de 14mm/dia, com probabilidade de 80% de haver chuva.
O mapa de satélite do canaldotempo.com apresenta poucas nuvens sobre Marabá nesta terça-feira, mas há a aproximação de nevoeiros à região no sentido Leste/Oeste. Porém, a maior chance de precipitação está entre 3h e 8h de amanhã. Temperatura entre a mínima de 23ºC e máxima de 33ºC.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1103

MATRÍCULAS ABERTAS PARA AULAS DE MÚSICA
A coordenação da Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na Fundação Casa da Cultura de Marabá, informa que estão abertas as matrículas para aulas de Musicalização, para garotos de 10 a 14 anos que estudem escolas públicas. São 34 vagas para o turno da tarde.
Os pais interessados devem procurar a coordenadora da Escola, Júlia Lino, para efetuar a matrícula de seus filhos. O professor regente Lameque Farias será o instrutor das aulas de musicalização que começam dia 28 de abril.
As aulas serão realizadas duas vezes por semana, de 14h às 15:40h. Uma turma funcionará às 2ª e 4ª feiras e outra terá aulas nos dias de terça e quinta. Maiores informações, ligar 3322-2315.
ENCERRADA A COPA TAÇA DA CIDADE
Encerraram ontem, 22, os jogos do torneio Taça da Cidade, organizados pela Secdetur, em comemoração ao aniversário de 94 anos de emancipação político-administrativa de Marabá, transcorrido em 5 de abril.
O coordenador de Desporto/Secdetur Itamar Chaves informou que após a realização dos jogos no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, foram entregues os troféus e o prêmio em dinheiro. Os premiados de ontem foram os times vencedores do Basquete e Vôlei (masculino), além do Handebol (masculino e feminino).
A tabela após o encerramento dos jogos ficou assim:
CAMPEÃO - VICE-CAMPEÃO
Futsal (masc.) Sociedade 3 x 1 Tigre
Futsal (fem.) Estrada Nova 3 x 2 Força Nova
Handebol (masc.) Chacal 26 x 18 Monte Castelo
Handebol (fem.)Paraupebas 12 x 10 Chacal
Basquete (masc.) PEC 31 x 27 Fênix
Vôlei (masc.) Cidade Nova 3 set x 1 set Leão de Judá
Vôlei (femin.) Clube Tocantins 3 x 1 AABB
A premiação ficou definida assim: R$600,00 ao vencedor do primeiro lugar de Futsal (masculino) e R$300,00 ao 2º colocado (masculino); ao time feminino, a premiação foi de R$300,00 e R$100,00 para o primeiro e segundo lugar respectivamente.
Para as modalidades: Futsal, Handebol, Voleibol (times femininos) e Basquete, a premiação foi R$300,00 ao primeiro colocado e R$100,00 ao segundo lugar. Além de troféus e medalhas aos vencedores.
As inscrições para os times no valor de R$70,00 para times de Futsal Masculino e R$50,00, para o Futsal (Feminino) e demais modalidades foram utilizados para a premiação em dinheiro aos times vencedores.
NIVEL DAS ÁGUAS
Hoje, 23, o nível das águas do Tocantins em Marabá encontra-se a 10,08m acima do nível normal. Apesar das chuvas que caíram no final de semana, as águas baixaram 15 cm, do dia 20, sexta, até esta segunda-feira.
De acordo com o Boletim de Vazões da Eletronorte, o nível das águas continuará em baixa nos próximos dias e deve atingir 9,24m acima do nível, no dia 28 de abril, sábado.
TEMPO E TEMPERATURA
A previsão do tempo para Marabá nesta segunda-feira, 23, é de sol e aumento de nuvens de manhã e Pancadas de chuva à tarde e à noite, com temperatura máxima de 33° e mínima de 23°. A possibilidade de precipitação de chuvas em Marabá hoje é de 80%, conforme o site climatempo.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas