13 novembro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1232

SUBSTÂNCIAS CONTROLADAS

Os médicos de Marabá marcaram presença em reunião na segunda-feira (12) com a Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde, acerca das novas regras do receituário de medicamentos controlados, que entram em vigor em 5 de janeiro/2008, conforme RDC 58/2007, da Anvisa. A partir daquela data as farmácias não mais aceitarão receituários incorretos. Por isso, todos os médicos que prescrevem esses princípios ativos passarão a utilizar receituário ou notificação apropriado a cada caso.

A Divisa convidou todos os hospitais da rede pública e privada, assim como o Conselho de Medicina, no entanto, só compareceram 12 representantes, o que foi considerado pouco pelo titular da Divisa, mas aquele setor coloca-se a disposições para quaisquer esclarecimentos.

Para dirimir dúvidas sobre essa medicação, a Divisa incumbiu-se de enviar aos médicos, clínicas e hospitais uma lista das substâncias sujeitas a controle especial.

CARNE BOVINA TERÁ SOLUÇÃO ESTA SEMANA

As secretarias municipais de Agricultura e Saúde aguardam para esta quarta ou até sexta-feira uma nova decisão judicial do Tribunal de Justiça do Estado acerca da inspeção e fiscalização da carne bovina comercializada em Marabá, suspensas por decisão da juíza Maria Aldecy Pissolati.

Segundo a juíza, a carne deve ser vendida sem inspeção, obedecendo ao costume da população, não devendo essa prática ser suspensa abruptamente como desejam os órgãos de inspeção/fiscalização.

A decisão contrariou o serviço de inspeção e o Ministério Público do Estado que também, a exemplo da Prefeitura, entrou com ação no sentido de revogar a decisão de Maria Pissolati.

DMTU AJUDA TRANSEUNTE

O diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), Antônio Araújo, está disponibilizando parte dos agentes de trânsito para fiscalização nos horários de pico na Rodovia Transamazônica, com o intuito de educar os motoristas a pararem nas faixas de pedestres.

Por ser uma rodovia, muitos motoristas, principalmente de caminhões e carretas, desconhecem o hábito de parar nas faixas de pedestres sem semáforo, dando preferência ao transeunte, o que resulta em acidente porque o pedestre acredita que todos os veículos vão permitir sua travessia, mas um outro não pára.

Segundo o próprio DMTU, no último acidente com vítima fatal às proximidades do Centro de Saúde Pedro Cavalcante, com base em declaração de testemunhas, consta que o motoqueiro parece ter cometido imprudência, mas o condutor da caçamba que o atropelou também não parou ou reduziu como deveria às proximidades da faixa de pedestre.

ANIVERSÁRIO DA CASA DA CULTURA

A Fundação Casa da Cultura de Marabá comemora 23 anos de existência no dia 14 de novembro. Na ocasião será realizada uma programação com a participação de funcionários de todos os setores da Casa. Às 9h o presidente da FCCM, Noé von Atzingen oferece um lauto café da manhã aos servidores e convidados.

Júlia Lino, coordenadora da Escola de Música “Moisés Araújo” que funciona na Fundação, pretende incluir na programação a entrega de novos instrumentos musicais doados pela CVRD, além de uma apresentação especial dos alunos.

CONVITE AOS APICULTORES

A secretaria municipal de Agricultura (Seagri) convida os apicultores de Marabá que participam da Associação dos Apicultores de Marabá (Apimap) para uma reunião que será realizada na sede do Sebrae, Cidade Nova, no dia 14 de novembro, às 14h.

A reunião coordenada pela equipe técnica da Seagri e Sebrae tem por objetivo tratar da cadeia produtiva do mel em Marabá. O secretário Rubens Borges explica que a participação dos apicultores da região é muito importante.

I FEIRA INTERESCOLAR “UM MUNDO CHAMADO AMAZÔNIA”

Começa hoje, 13 de novembro, a I Feira Interescolar de Ciências de Marabá (Feicima), no Ginásio Poliesportivo da Folha 16. A abertura será às 10:30h, com a presença de representantes da Semed, Seduc, UEPa e NPADC (Núcleo Pedagógico de Apoio ao Desenvolvimento Científico) da UFPa. A Feicima realiza-se hoje e amanhã, 13 e 14.

A previsão é de que cerca de 10 mil pessoas visitem os stands. São 100 trabalhos inscritos que serão apresentados por 200 alunos de escolas públicas de Marabá. A Feira é um espaço de apresentação e divulgação de trabalhos desenvolvidos na comunidade escolar, fruto de um processo reflexivo de ensino-aprendizagem; também promove a integração entre professores e alunos de diferentes escolas e bairros. A programação é composta de exposição de trabalhos, palestras e vasta programação cultural.

FEICIMA DEVE RECEBER MAIS DE 10 MIL VISITANTES

A secretária de Educação Kátia Américo Garcia informa que a abertura deve contar a participação de mais de 2 mil estudantes e prevê que o evento no Ginásio Poliesportivo deve receber cerca de 10 mil visitantes. “As aulas não serão interrompidas nas escolas da rede municipal e cada escola programa o horário para a visita de seus alunos ao evento”.

A Semed fez a captação dos recursos para a realização da Feicima através da apresentação de um projeto ao MEC/FNDE e teve o mesmo aprovado. Enquanto a prefeitura entra também com contrapartida financeira.

Todos os expositores serão contemplados com certificados e os melhores trabalhos vão representar o município na Feicipa (Feira Interescolar de Ciências do Pará). Conforme o resultado alcançado nessa fase, também irão para a Fenaceb (Feira Nacional de Ciências da Educação Básica) promovida pelo MEC.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas