13 junho 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1135

MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS
Hoje, 13, a partir das 9h, no auditório “Eduardo Bezerra” (Secretaria Municipal de Saúde) começou o ciclo de palestras para manipuladores de alimentos dos balneários de Marabá, em especial para barraqueiros e ambulantes da Praia do Tucunaré. O treinamento será repetido nos dias 18, 23, 26 e 29 deste mês.
Segundo Roger Lobo, técnico em Controle de Alimentos da Divisa, as palestras têm como foco a conservação, armazenamento, perigos físicos e biológicos de alimentos; e ainda, higiene pessoal e da área de trabalho, estrutura das barracas, inclusive a discussão de um novo designer para separar a área de venda da cozinha e depósito, na tentativa de evitar a circulação de pessoas por onde é manipulada a alimentação do veranista.
Neste treinamento será recomendado aos ambulantes levarem todos os produtos destinados à venda prontos, a eles não será permitido preparar qualquer tipo de comida na praia; enquanto aos barraqueiros não será permitido tratar peixe na praia. Eles devem levar todo o pescado limpo de suas casas.
VERÃO PADRÃO
O Departamento de Turismo vai atuar em conjunto com a equipe da Divisão e Vigilância Sanitária (Divisa) através da realização de palestras para barraqueiros e ambulantes da Praia do Tucunaré.
Ísis Mourão explica que o objetivo é sensibilizar e qualificar os manipuladores de alimentos dos balneários de Marabá, para que atendam adequadamente os veranistas que chegam a cidade. “Com um bom atendimento, os turistas tendem a voltar e com isso ocorre um aquecimento da economia do município”.
Com a qualificação de barqueiros e barraqueiros será possível a implantação do Projeto Verão Padrão, numa parceria entre prefeitura e SindHotel, com apoio Governo do Estado e iniciativa privada, que com objetivo de ofertar equipamentos e material para padronização das barracas na Praia do Tucunaré, no próximo ano.
Quem participar do processo garantirá a implantação da padronização e qualidade do serviço ofertado na Praia do Tucunaré, transformando-a ano a ano num melhor produto turístico.
PESQUISA DE DEMANDA TURÍSTICA
A UFPA em parceria com a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) realiza em Marabá nos próximos dias uma pesquisa das demandas turísticas do município. Trata-se de uma programação do Sistema de Informação Georeferenciado para Geração de Indicadores para o Turismo (Getur), no Estado. O trabalho será realizado por um grupo de alunos de pós-graduação na área de Estatística e Matemática.
O Getur vai ajudar na formação de um banco de dados de informações estatísticas de turismo no Estado. O sistema cruza as informações gerando relatórios importantes para planejamentos estratégicos e tomadas de decisões para o desenvolvimento do turismo.
A coordenadora do Departamento de Turismo/PMM, Ísis Mourão, disse que a primeira fase do trabalho foi realizada com o cadastramento dos hotéis e será muito importante para que hotéis, restaurante e demais serviços à disposição do turista em Marabá, tenham conhecimento das necessidades e prioridades para atendimento aos clientes que visitam a cidade. “O trabalho vai permitir identificar o perfil do turista, a sua permanência, sua motivação e a qualidade dos serviços ofertados do setor turístico na região”.
AUTORIZADA A CONSTRUÇÃO DE ESCOLA NO SÃO FELIX III
O prefeito autorizou a construção da Escola “Manoel Cordeiro” no núcleo São Félix III. A escola funciona em prédio alugado e ganhará um novo espaço, adequado às necessidades da comunidade escolar. Atualmente presta atendimento a 130 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, sob a direção de Gracinete do Rosário Silva.
A nova escola será construída com recursos do Fundeb e recursos próprios da Prefeitura. Terá seis salas de aula, sala de professores, diretoria, banheiros, sala de leitura, cozinha e poço artesiano.
MULTIVACINAÇÃO NO SÁBADO
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa a Campanha de Multivacinação na zona urbana de Marabá neste sábado (16), considerado o dia “D”, quando as vacinas serão disponibilizadas em mais de 68 postos, incluindo as vilas distritais de Brejo do Meio e Murumuru.
O carro-chefe da multivacinação é a vacina Sabin, contra paralisia infantil, porém serão ministrados outros imunobiológicos para crianças e adultos (contra tétano, difteria, coqueluche, sarampo e febre amarela). A vacinação prossegue até o final do mês nos centros de saúde e no Hospital Municipal de Marabá.
Na zona rural a multivacinação acontece desde o início de junho e além de ministrar vacinas, a equipe da Divisão Extra Muro da SMS, também oferece consultas de enfermagem e faz coleta de sangue para teste do pezinho, este destinado a crianças com até 30 dias de nascidas.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas