01 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 910

DMTU CUMPRE PROGRAMA DE EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
O DMTU cumpriu a programação de Educação para o Trânsito nas escolas da Nova Marabá que incluiu Escolas Caic, Jonathas Athias, Luzia Nunes, Salomé Carvalho, Cisne Branco e Chaupezinho Vermelho, entre outras. A programação é feita através de apresentações teatrais de Bonecos de Fantoches, para alunos e funcionários das escolas, com mensagens educativas baseadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Não foi feita a programação na Escola Emília Ferreiro e Martinho Mota, porque no dia agendado para elas, os professores e servidores estavam participando de um Estudo de PCN’s. Mas as escolas serão contempladas em outro momento.
O assessor da Seplan Olympio Menezes disse que será feita uma reunião da equipe do DMTU com a Semed, para definir a programação de apresentações educativas do Teatro de Fantoches (com os bonecos Vovolante, Agente Fina, Agente Leza e Estradinha, entre outros) nas escolas da Cidade Nova, durante o mês de junho. Nessa primeira fase de apresentações, o programa irá contemplar cerca de 18 mil alunos.

SEMANA DO MEIO AMBIENTE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) realiza uma programação especial na sexta-feira, dia 2, na Praça São Francisco, de 8h às 18h, com a participação das escolas próximas àquele logradouro, bem como a comunidade do entorno da praça. A programação faz parte das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho.
Educação ambiental é a principal temática a ser abordada, com antecipação do projeto “Queimadas Urbanas”, que será realizado pela Semma em breve, neste período de estiagem que inicia agora em junho e tem o pico nos meses de agosto e setembro.
Serão exibidos também teatro de fantoches e mostra de murais, com as principais atividades da Semma (fiscalização, monitoramento de atividades, pesque e solte e defeso da piracema). Na ocasião a população poderá adquirir gratuitamente mudas de várias essências e plantas ornamentais, seguidas de palestras de conscientização sobre como plantar e a importância de áreas verdes na cidade.
A programação também será exibida hoje, 1º de junho, na Escola Liberdade. A Semma participará ainda das comemorações extensivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente na Fundação Casa Cultura de Marabá (FCCM).

QUERMESSE CULTURAL
Nos dias 22 e 24 de junho, os projetos sócio-educativos realizados no Centro de Formação “Cine Marrocos” fazem uma apresentação especial, com os alunos da Banda Marcial, Teatro, Coral Infanto-Juvenil e Dançando e Educando. As apresentações terão início às 19h e são abertas ao público.
Os alunos vão fazer apresentações relacionadas aos festejos juninos. São 350 alunos de projetos sócio-educativos realizado pela Semed, no Centro de Formação “Cine Marrocos”. Quem quiser conhecer o trabalho desenvolvido pelos coreógrafos e professores de música desses projetos, deve aproveitar a chance e ir até lá para conhecer.

ARTE NA PRAÇA
Dia 09 de junho, alunos dos projetos Sambalelê flauta doce, Banda Marcial e Coral Infanto-Juvenil fazem uma apresentação especial na Praça Duque de Caxias, a partir das 19h. A programação faz parte do trabalho itinerante desenvolvido pelos professores de música e danças dos projetos sócio-educativos, realizados no Centro de Formação.
Segundo a coordenadora do Centro de Formação, Vânia Ferreira, o objetivo é mostrar à comunidade o trabalho desenvolvido com crianças e adolescentes de escolas públicas do município.
Os garotos participam das atividades em horário diferente do que estudam nas escolas regulares. O objetivo é oferecer uma atividade saudável, livre dos riscos que as ruas oferecem, quando os alunos têm tempo ocioso. Além disso, os alunos dos projetos sócio-educativos da Semed recebem atendimento médico-odontológico e participam de palestras educativas sobre cuidados básicos de higiene e saúde.

CEACA TEM NOVO PRÉDIO EM JULHO
Instalado em espaço provisório, cedido pela Maçonaria, o Ceaca – Centro de Atendimento à Criança e o Adolescente – tem previsão de mudar-se para novo prédio no decorrer do mês de julho. As novas instalações serão adequadas às necessidades e funções daquele centro que serve como reforço escolar para jovens de baixa renda, moradores da circunvizinhança da Escola Rio Tocantins (CAIC).
Com área construída de 360 m² (12x30 metros), o novo Ceaca terá três salas de aula (sendo uma de pintura), uma oficina de brinquedos, três banheiros (um para portador de necessidades especiais), cozinha com refeitório e mais duas salas para coordenação e secretaria.
Segundo o secretário de Assistência Social da Prefeitura, Ronaldo Yara, o prefeito Tião Miranda também vai dotar o Ceaca de uma quadra de esportes, cujo terreno já está garantido.
O Ceaca trabalha com 150 crianças e adolescentes pobres, sendo que 30 deles, na faixa etária de 14 a 17 anos, trabalham na oficina de brinquedos. Outro grupo trabalha com pintura e todos participam de reforço escolar, promovido em parceria da Secretaria de Educação (Semed) e Assistência Social (Seasp).
Trabalhando em parceria com a Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), o Ceaca vai expandir o mercado de brinquedos educativos em madeira para o Sudeste do País (Minas Gerais e Espírito Santo), tão logo incremente sua produção, o que vai se tornar possível depois da mudança para o novo prédio.

SEAGRI NA EXPOAMA

A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) já providenciou o plantio das culturas que vão frutificar ou florescer em 90 dias, devendo coincidir com o período da XX Expoama – Exposição Agropecuária de Marabá – a realizar-se na primeira semana de julho. Neste início de mês aquela secretaria se atém à plantação de hortaliças, para que também estejam em fase de colheita no decorrer da Expoama.
A novidade deste ano na área de plantações é o girassol colorido, a partir de sementes geneticamente modificadas, adquiridas na região Sul do Brasil.
Para este ano, além das exposições tradicionais de caprinos, ovinos e horta em plantio mecanizado, a Seagri pretende expor um tanque de piscicultura em parceria com criadores de peixe, levando em conta espécies nativas da região amazônica, como o pacu e tambaqui.
Em Marabá a piscicultura ainda é um hobby, mas alguns produtores estão procurando a profissionalização diante da existência de um enorme mercado consumidor. A exposição de peixes na Expoama, segundo o secretário municipal de Agricultura, Rubens Sampaio, tem objetivo de incentivar a produção de peixes em escala industrial para suprir o mercado regional.
Também está sendo viabilizada para a Expoama a “Casa do Mel”, resultado de parceria com os apicultores de Marabá. Um dado interessante sobre a venda de mel, é que muita gente está gostando de comprar o produto no favo, não só pelo fato de evitar possíveis falsificações, mas pelo prazer de mastigá-lo com a cera. No entorno da Feira Coberta do Laranjeiras, aos domingos, é comum encontrar apicultores vendendo mel em favo e por litro.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas