08 novembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1006

DEFESO DA PIRACEMA
A Semma – Secretaria Municipal de Meio Ambiente – com apoio do Ibama e Polícia Militar, começa esta semana o serviço de fiscalização no Rio Tocantins, objetivando o Defeso da Piracema, que de conformidade com a Instrução Normativa 046/2005 (Ministério do Meio Ambiente) e Decreto nº 397/06-GP, começa em 1º de novembro a 28 de fevereiro de cada ano.
Os principais depósitos de pescado já informaram seus estoques, estando a maior quantidade no entorno da Colônia de Pescadores Z-30. Esse estoque também está sendo vigiado para que não aconteça reposição neste período. Os comerciantes têm entre 8 mil e 2 mil quilos de peixe, sendo a maioria das espécies avoador e mapará.
Além dos depósitos, o Rio Tocantins e seus afluentes no trecho referente ao município, a Semma ainda fiscaliza o pescado oriundo do Lago de Tucurui, principalmente aqueles tipos de peixe capturados em malhadeiras (tarrafas e redes), como o mapará, avoador, mandi moela, jaraqui, curimatá e outras espécies.
Segundo o coordenador de Meio Ambiente da Semma, Antônio Karth, os apetrechos de pescas, como malhadeiras, tarrafas (malha menor que 70 mm) e caixas de conservação – (isopor) apreendidos durante a fiscalização serão incinerados.
Está excluída da proibição a pesca de caráter científico, previamente autorizada pelo Ibama; e a pesca embarcada ou desembarcada que utiliza linha de mão ou caniço e anzol, com iscas naturais ou artificiais, dentro do limite de 5 quilos mais um exemplar, para consumo local, respeitados os tamanhos mínimos estabelecidos para cada espécie.
SEMI-REBOQUES PODEM SER MULTADOS
Com base no ofício circular 22/2006, do Denatran – Departamento Nacional de Trânsito –, o Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU), reitera que estão proibidas motocicleta, motoneta e similares tracionar veículos do tipo semi-reboque, porque o Denatran não concedeu homologação a nenhum semi-reboque para esse tipo de transporte.
Frisa ainda o DMTU que, de conformidade com o ofício Denatran, as motocicletas, motonetas e similares atualmente fabricadas no Brasil não são homologadas a tracionar nenhum tipo de veículo, isto é, não foram projetadas para acoplar ou tracionar outros veículos, restando ao órgão máximo do trânsito brasileiro, vedar essa utilização.
Informa também o DMTU, que em virtude do abuso na continuidade do uso de semi-reboques em Marabá, cuja proibição vem desde o mês de maio, os usuários, a partir de agora, estarão passivos de serem rigorosamente autuados nos termos do Art. 244, inciso VI do Código de Trânsito Brasileiro.
ATUALIZAÇÃO EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA
Desde ontem, 6 de novembro, está sendo ministrado o Curso de Metodologias de Ensino de História e Geografia, na Casa do Professor, pela professora Shirley Machado. O curso será realizado às segundas, quartas e sextas, de 19h às 21h, até dia 1º de dezembro.
A coordenadora da Casa do Professor, Marluce Caetano, informa que o curso atende uma clientela de 22 alunos. “São professores da rede pública encaminhados pela direção das escolas, após receberem ofício que enviamos, informando a realização do curso e quantidade de vagas”.
O curso é oferecido pela Semed e tem por objetivo promover práticas metodológicas no ensino de história e geografia, através da leitura, análise e interpretação de diferentes documentos históricos, músicas que fazem referência a momentos históricos, iconografia (mapas, cartuns e charges), interpretação de filmes, Cd’s e DVD’s. Marluce Caetano agradece às Locadoras Cinema em Casa e Canal X que vão patrocinar os filmes a serem utilizados durante o curso
Para a secretária de Educação Kátia Américo Garcia, a atualização do ensino metodológico é de grande importância para que os professores tenham sempre novas técnicas que estimulem os alunos na aquisição de conhecimentos.
ANIVERSÁRIO DA CASA DA CULTURA
A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) tem uma programação especial este mês, para comemorar seu aniversário de 22 anos, no dia 15 de novembro. Todos os departamentos têm mostras de atividades realizadas desde 1984.
Dia 15 haverá um encontro de funcionários e ex-funcionários da Casa da Cultura, às 19h, com mostra de vídeo, exposição de fotos sobre a trajetória da Fundação e uma palestra proferida pelo presidente da Casa Noé von Atzingen. O tema ainda não está definido, mas a abordagem trará a história da FCCM ao longo dos anos, com os percalços e conquistas do período.
MUSICAL
Em novembro, a Escola de Música “Moisés Araújo” apresenta o musical Canção da Momô, cujo cenário está sendo montado e os ensaios estão sendo feito desde setembro.
A coordenadora da Escola, Mirtes Emília, disse que o musical traz um cenário vivo com personagens como árvores, animais, cogumelo, sol e lua. A Momô é uma tartaruga em torno da qual se deslancha o enredo. São 8 personagens principais e 60 crianças que formam o jardim com borboletas, flores, entre outros personagens.
A Banda do 4º Batalhão da Polícia Militar vai fazer o acompanhamento musical, razão pela qual ainda não está definida a data da apresentação da Canção da Momô. Mirtes Emília vai agendar de acordo com o calendário da banda, do local onde será realizado o evento e disponibilidade da garotada, para não atrapalhar o período de avaliações nas escolas.
A Escola Municipal de Música, criada em 1993, é responsável pela inclusão de novos profissionais no mercado de trabalho, com ex-alunos que atuam como professores, estudam em conservatórios e acompanham bandas de Marabá e região.
CONTROLE DO CÂNCER
A convite da Sespa – Secretaria Executiva de Saúde do Pará – encontram-se em Belém para participar do Seminário de Atenção Oncológica do Pará e Encontro Amazônico de Prevenção do Câncer, as servidoras da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), enfermeiras Marly Solange Maltarolo, coordenadora do Departamento de Ações Básicas; Janaína Santos Costa, coordenadora da Divisão de Doenças Crônico-degenerativas; e Joelma Fernandes Sarmento, gerente do Crismu – Centro de Referência Integrada à Saúde da Mulher.
Os eventos acontecem no período de 8 a 10 deste mês e têm como objetivo discutir e avaliar o controle do câncer, considerado como a segunda causa de mortes no Estado.
Dentre os diversos temos, no seminário, serão discutidas “As políticas Públicas no Controle do Câncer” – a nova política de atenção oncológica; Descentralização da Atenção Oncológica no Estado do Pará; e Epidemiologia e Vigilância – Fatores de risco, sintomas e diagnóstico precoce do câncer.
Enquanto no Encontro Amazônico entra em discussão “Os tipos de câncer mais preocupantes em homens e mulheres”, a exemplo do câncer de útero, mama, próstata e gástrico. Assim como a importância do controle do câncer.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.prefeituramaraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas