24 outubro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº1219

NOVO QUADRO DE HORÁRIO DOS ÔNIBUS URBANOS

O diretor do DMTU Antonio Araújo informa a alteração no quadro de horários do transporte coletivo urbano de passageiros de Marabá e também o aumento da frota de ônibus. O novo horário passará a vigorar a partir de 1º de novembro.

As medidas visam a melhoria na prestação dos serviços aos cidadãos. Com a ampliação dos serviços de transporte, os passageiros ganham mais opções para locomoverem-se no município. As providências são as seguintes:

1. Criação de 02 linhas de ônibus: Jardim União/Marabá e Jardim União/KM 06 direto (via Av. Boa Esperança);

2. Acréscimo do número de veículos em mais 07 ônibus, o que proporcionará o aumento de 913 viagens no quadro de horário mensal, programadas para os dias úteis, da seguinte maneira:

· 02 carros na linha Liberdade/Folhas 10, 11, 12, 13;

· 02 carros na linha Liberdade/Folhas 14, 15, 16 e 17;

· 01 carro na linha Jardim União/Marabá;

· 01 carro na linha Novo Horizonte/ Folhas 10, 11, 12, 13;

· 01 carro na linha Novo Horizonte/São Félix.

SAÚDE DO TRABALHADOR

Nesta quinta-feira (25), no auditório Eduardo Bezerra (Secretaria de Saúde), começa a 2ª Oficina de Controle Social da Saúde do Trabalhador, com o objetivo de discutir a construção da política regional da saúde do Trabalhador, assim como o papel do controle social nesse contexto. Trata-se de treinamento preparatório a implantação do Cerest – Centro de Referência Regional da Saúde do Trabalhador.

Segundo a assistente social do Cerest Marabá, Maria Goretti Frazão, o evento, que terá como ministrantes técnicos do Cerest estadual, sediado em Belém, prossegue até sexta-feira (26), em dois turnos, e terá como público alvo representantes dos conselhos de saúde dos 21 municípios da 11ª Regional de Proteção Social, incluindo nesse contexto os 15 municípios do Pólo Carajás, assim como os membros da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador.

Ainda de acordo com Goretti, Cerest Marabá, que já dispõe de sede mas não tem data para inaugurar, vai preparar a rede SUS para atendimento de gestão referente à saúde do trabalhador e vai funcionar na Folha 32, Quadra 7, Lote 17, próximo a Escola Pequeno Príncipe, na Nova Marabá.

FEIRA DO LARANJEIRAS SERÁ DRS

Depois de quatro anos de funcionamento, a Feira Coberta do Bairro Laranjeiras vai contar com apoio de entidades como o Banco do Brasil, Sine, Sebrae, Lojas Leolar, Fetraf (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar) e Associação dos Feirantes do Bairro Laranjeiras, para se transformar em DRS – Desenvolvimento Rural Sustentável – visto que sua origem e manutenção se baseia no micro produtor rural. A nova fase resultará em novo layout, reestruturação e reorganização das atividades ali desenvolvidas.

Até a presente data aquele espaço contou apenas com apoio da administração municipal, principalmente as secretarias de Obras (construção e adequações) e Agricultura (assistência técnica e administração), mas agora também entrarão outros órgãos do município como Educação e Planejamento.

Segundo o secretário de Agricultura, Rubens Borges Sampaio, nesta quinta-feira, 25, representantes dos parceiros farão uma visita básica para uma análise preliminar das prioridades a ser reestruturadas e reorganizadas, devendo começar pela área de comidas, que se agrupará numa Praça de Alimentação, que provavelmente aproveitará algumas barracas já padronizadas.

Depois serão padronizados os boxes de frutas, secos e molhados, hortifrutigranjeiros e área de carnes. Por último, será melhorado o setor de calçados, confecções e camelôs.

Por enquanto a proposta está na fase de planejamento, mas O administrador da feira, José Messias Rocha, pretende inaugurar a Praça de Alimentação no ainda em dezembro deste ano, durante a festa que promove com os feirantes, devendo toda a reestruturação ser efetivada no decorrer do primeiro semestre de 2008.

Histórico – De acordo com José Messias, foi muito difícil o funcionamento daquela feira todos os dias, principalmente porque os produtores trabalham de segunda a sexta-feira na roça e só podem vir à cidade nos fins de semana. Por isso, desde a inauguração em novembro de 2003 até meados de 2006, o espaço foi ocupado somente aos finais de semana.

Para atrair os feirantes e melhorar o fluxo de clientes, a administração municipal criou um terminal rodoviário anexo à feira, destinado ao transporte alternativo que atua ao longo da Estrada do Rio Preto. Não foi possível trazer diariamente todos os feirantes, mas as vendas melhoraram bastante, principalmente de alimentos prontos. Esse transporte também facilitou o acesso dos produtores da Vila Brejo do Meio e adjacências, que desembarcam a produção diretamente no ponto de venda.

LEITE COM SODA CÁUSTICA

O leite supostamente contaminado com soda cáustica e água oxigenada, envasado por duas cooperativas de Minas Gerais, não é comumente exposto à venda em Marabá. A Parmalat, que distribui leite em embalagem longa-vida para todo o Brasil, garante que só comprou daquelas empresas leite cru. A Nestlé, que o Ministério Público naquele afirma possuir notas fiscais de venda dessas cooperativas a ela, diz que não trabalha com longa-vida.

Conforme Rubens Sampaio, secretário de Agricultura, o leite industrializado nos laticínios da região, em especial os de Marabá, passam por inspeções de rotina. Uma fiscalização mais apurada, realizada há uns dois anos, exigiu algumas adequações de higiene e ajuste na industrialização do leite quanto à temperatura que antecede a pasteurização e a composição da gordura, visto que o produto que deveria ser integral estava praticamente desnatado.

No momento a Seagri (Secretaria Municipal de Agricultura) está voltada para a conclusão do processo de inspeção da carne bovina. Logo depois deverá voltar-se, com mais rigor, a inspeção do leite e derivados nos laticínios.

O veterinário Roger Lobo, da Divisão de Vigilância Sanitária, órgão responsável pela fiscalização do leite nos pontos de vendas, salienta que a população deve tomar cuidados com o consumo de leite, visto que essas adulterações são capazes de causar várias doenças, que vão desde ulcerações estomacais ao câncer de estômago e intestinos.

Ainda de acordo com o veterinário, uma das grandes dificuldades para análise do leite é a falta de laboratório específico para este fim em Marabá. Existe proposta para montar um laboratório desses no município. Hoje o trabalho de análise é feito no Lacen – Laboratório Central do Estado – que atende a 143 municípios.

CURSOS VOLTADOS PARA O TURISMO

A programação de cursos ofertados pela Paratur para o sul e sudeste paraense tem início em novembro. Em Marabá, os cursos contam com apoio do Departamento de Turismo/PMM e são os seguintes:

1.Oficina de Formação de Agentes Multiplicadores para o enfrentamento sexual de adolescentes. A coordenadora do Detur/PMM, Ísis Mourão explica que o curso é direcionado para recepcionistas de hotel; conselheiros tutelares; taxistas e demais pessoas que trabalham com crianças e adolescentes.

2. Oficina de sensibilização e qualificação da comunidade local para receptividade da atividade ecoturística. O curso é voltado para barqueiros, guias turísticos, agentes comunitários, educadores ambientais; moradores da zona rural que atuam na agricultura familiar.

3. Capacitação e sensibilização de monitores ambientais, voltada para educadores e estudantes.

4. Gestão em Hotelaria, para gerentes e proprietários de hotéis na região.

Para os municípios de Tucuruí e Jacundá, a oferta será do Curso de Sensibilização da Comunidade para a Pesca Esportiva, em virtude de fazerem parte da Rota Turística dos Grandes Lagos.

Ísis Mourão explica que as oficinas têm por objetivo atingir as vertentes do governo do Estado de incentivo ao Turismo Cultural, Turismo de Eventos e Negócios, Rural e Ecoturismo no Pará. “Com certeza teremos resultados favoráveis ao turismo em Marabá e região”.

TEMPO E TEMPERATURA

Segundo o site Canaldotempo.com, hoje (22) o tempo em Marabá é de sol encoberto pela manhã e trovadas esparsa à tarde. A possibilidade de precipitação é de 40% entre 13 e 16 horas. Amanhã a previsão é de tempo parcialmente nublado. A temperatura nesta segunda-feira entre a mínima de 22ºC e máxima de 32ºC. A umidade relativa do ar pode chegar 84%.

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas