05 junho 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1130

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Com relação à notícia publicada na edição 1634, Correio do Tocantins, manchete da página 5, primeiro caderno: “Grevista (sic) liberam prédio da PMM” - informando que a prefeitura, em represália aos grevistas, também mandou suspender o crédito de servidores junto aos supermercados fornecedores -; temos os seguintes esclarecimentos a fazer:
1 - A informação não é verdadeira. Cabe à Secretaria Municipal de Administração informar aos supermercados que oferecem crédito aos servidores municipais, alteração nas relações de trabalho servidor/prefeitura. Durante o período de greve, nenhuma alteração foi registrada. Nenhum crédito foi suspenso.
2 - Se houve suspensão do crédito (a fonte não informou onde houve), a iniciativa só pode ter sido tomada pelo fornecedor em questão e não pela prefeitura.
DIA DO MEIO AMBIENTE
Criado pela Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas - ONU, em 5 de junho de 1972, o Dia Mundial do Meio Ambiente teve como objetivo marcar a abertura da 1ª Conferência Mundial de Meio Ambiente, em Estocolmo, na Suécia. Na mesma ocasião, outra resolução criou também a UNEP - o Programa da ONU para o Meio Ambiente.
Celebrado de várias maneiras (paradas e concertos, competições ciclísticas ou até mesmo lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades), esse dia é aproveitado em todo o mundo para chamar a atenção política para os problemas e para a necessidade urgente de ações. Se há assunto que consegue igualar todas as pessoas nesse planeta é a questão ambiental: o que acontece de um lado, para bem ou para mal, vai sempre afetar o outro!
Nessa data, chefes de estado, secretários e ministros do meio ambiente fazem declarações e se comprometem a tomar conta da Terra. As mais sérias promessas têm sido feitas, que vão do be-a-bá ao estabelecimento de estruturas governamentais permanentes para lidar com gerenciamento ambiental e planejamento econômico, visando conseguir a vida sustentável no planeta.
Podemos, cada um de nós, já fazer a nossa parte para a preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro, ou seja, investir mais naquilo que temos de valioso, que é a nossa inteligência, para aprender a consumir menos o que precisamos economizar: os recursos naturais. E é sempre bom lembrar que o Brasil, identificado como um dos nove países-chave para a sustentabilidade do planeta, já é considerado uma superpotência ambiental!
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) promove vasta programação esta semana. Hoje, das 8 às 10 horas, na Escola Valquize Viana – em são Félix – tem palestra sobre “Saúde e Meio Ambiente”, com José Gilvamar; enquanto no Cine Marrocos (Marabá Pioneira), das 8 às 12 h, ocorre o II Encontro “Com-vidas”; no mesmo horário, na Reserva Biológica da Fundação Zoobotânica de Marabá (PA-275), acontece uma trilha ecológica, a qual será repetida na parte da tarde.
Ainda no dia 5, das 8 às 12, na Praça Duque de Caxias – Marabá Pioneira – tem exposição de trabalhos de educação ambiental e doação de mudas de essências florestais e ornamentais; a exposição prossegue na parte da tarde. E com concentração a partir das 14h, na Escola Irmã Theodora (Bairro Liberdade) acontece uma passeata ecológica.
Na tarde de amanhã dia 5, das 14 às 16h, na Fundação de Assistência a Criança e ao Adolescente, a engenheira ambiental Thays Mesquita profere palestra sobre “Prevenção de doenças veiculadas pela água”. E no Clube da AABB, localizado na Transamazônica, sentido Rio Taurizinho, entre 15 e 17h acontece uma oficina de reciclagem, com as instrutoras Tânia Nascimento e Irismar Araújo.
No dia 6, das 8 às 12h, na Praça Duque de Caxias, prossegue a exposição de trabalhos de educação ambiental e doação de mudas de essências florestais e ornamentais. Das 14 às 17h tem seqüência a oficina de reciclagem na sede campestre da AABB, com a instrutora Tânia Nascimento. Em diversos pontos da cidade, das 8 às 12, acontece Mutirão de Limpeza – promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras e comunidade de cada bairro assistido.
Também no dia 6, das 9 às 10h, no Auditório da Escola Judith Gomes Leitão, tem palestra sobre “impactos dos grandes projetos da região”, com o professor Raimundo Gomes. E no mesmo local, das 10 às 11h, será repetido o tema prevenção de doenças veiculadas pela água, com Thays Mesquista.
CONTROLE DA RAIVA ANIMAL
Na manhã desta terça-feira, 5, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) o secretário Pedro Corrêa e o gerente do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Walder Melo, receberam em reunião o técnico de endemias do Estado Alberto Begot e duas técnicas do Ministério da Saúde (Roseli Cerqueira de Oliveira e Adriana Aguiar Oliveira), com objetivo de tratar sobre o controle da raiva animal no município.
Segundo Pedro Corrêa o Estado não vem contribuindo para o controle da raiva canina em Marabá desde o ano passado. Agora, com a mudança de governo, também ainda não foi possível ajuda estadual, no entanto, um relatório criado a partir da última visita de Begot a Marabá, no primeiro trimestre deste ano, exige maior esforço do município no controle da doença.
Ainda de acordo com o secretário, Marabá tem intensificado o bloqueio de focos da doença com vacinação em todos os bairros em que foi constatada a presença da raiva. Agora, conforme foi recomendado pelo Estado e União, está sendo feita vacinação de cães e gatos de casa em casa.
Conforme Walder Melo, a campanha de vacinação animal foi concluída semana passada no Bairro Morada Nova; esta semana está sendo a imunização será realizada no bairro São Félix; a partir da semana que vem, serão vacinados os animais da Nova Marabá e em seguida do Núcleo Pioneiro e Cidade Nova.
Ainda de acordo com o gerente do CCZ, um cachorro da Folha 33, com suspeita de raiva, foi levado para aquele centro de zoonoses no sábado (1º). O animal estava muito furioso e mordia a própria grade que o isolava. Ontem, 4, ele morreu naturalmente no próprio CCZ, o que pode confirmar a suspeita de raiva.
Embora sem recurso do Estado para fazer a manutenção do sistema, a SMS fez cair o índice da doença de entre julho do ano passado e fevereiro deste ano apresentou cerca de 34 casos, para praticamente zero no segundo trimestre de 2007.
ADOÇÃO EM MARABÁ
Nos dias 15 e 16 de junho, no auditório do Ministério Público, várias instituições públicas e privadas, dentre elas Ministério Público do Pará, Vara da Infância e Juventude e Prefeitura de Marabá, Lojas Leolar, Unimed, Buffet Duarte e Supermercados Alvorada, promovem o 1º Curso de Estudos e Apoio à Adoção em Marabá.
O evento que começa às 18h do dia 15, uma sexta-feira, e prossegue na manhã de sábado (16), tem como objetivo desmistificar a adoção de crianças através de vídeo e palestras sobre crianças abrigadas, a vivência do abandono, mitos e preconceitos sobre adoção, renúncia à hereditariedade e outros temos de relevância.
Na palestra a vivência do abandono – reflexões, o destaque é o Espaço de Acolhimento Provisório, mantido pela Prefeitura, que deveria comportar 16 crianças e adolescentes de zero a 17 anos, mas mantém 34 menores, sendo necessário à construção de novo prédio, diante de uma população crescente de abandonados.
NÃO PEGAR SEM ADOÇÃO LEGAL
Receber uma criança diretamente da mãe biológica ou de terceiros é perigoso. Muitas vezes pessoas inescrupulosas usam desse artifício para extorquir e chantagear quem tem boa-fé e recebe uma criança em vias de abandono. Essa pessoa de bem ou sua família pode vir a sofrer pressão, comprometendo seu bem-estar e o desenvolvimento dessa criança.
QUANDO DIZER QUE ALGUÉM FOI ADOTADO
A experiência mostra que o ideal é contar o mais cedo possível, de forma verdadeira e natural, pois toda pessoa tem direito de conhecer a história de sua vida. Viver uma mentira traz ansiedade, falta de confiança e insegurança à criança e aos pais.
PASSEIO CICLÍSTICO SOBRE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio “Profª Oneide de Souza Tavares”, localizada na Folha 30, realiza I Passeio Ciclístico pela Preservação do Meio Ambiente com a garotada do Ensino Fundamental amanhã, 6 de junho, a partir das 8h. A concentração será em frente à escola.
O professor de Educação Física José Nilton disse que o objetivo é chamar atenção para a importância da preservação ambiental para a obtenção de uma vida mais saudável. “Os alunos prepararam cartazes e faixas sobre o tema e faremos o passeio ciclístico levando esse alerta à população”.
O percurso do passeio será: saída em frente à Escola, passagem pela VP- 8, entrando na rua do cemitério, com parada na Praça da Criança e continuação até o contorno do Ginásio Poliesportivo da Folha 16. Em seguida, os alunos voltam à escola pelo mesmo percurso.
O passeio em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, que transcorre hoje, 5 de junho, foi criado há pouco mais de 30 anos pela Assembléia Geral da ONU para marcar a abertura da Conferência sobre Meio Ambiente Humano. Uma sugestão do órgão da ONU é que se use a data ecológica para examinar o meio ambiente da região onde se vive, apontando as ações que cada um pode realizar para ajudar a preservar a vida no Planeta.
O diretor da escola, Cícero Alves, explica que precisamos agir. “Cada um de nós deve ajudar na preservação das condições mínimas de vida na Terra, hoje e no futuro. Somente poupando os recursos naturais é possível pensar em um ambiente saudável hoje e para as futuras gerações”.
PREVISÃO DO TEMPO
Segundo o canaldotempo.com, o hoje deve permanecer parcialmente nublado. Para amanhã, 6, estão previstas trovoadas esparsas. No dia 7 o tempo volta a parcialmente nublado e dia 8 há predominância sol. A exemplo do 6, em 10 de junho podem ocorrer trovoadas esparsas. A partir de 11 de junho teremos dias ensolarados novamente.
De acordo com o instituto Climatempo hoje faz sol com algumas nuvens. Não chove. Porém choveu na parte urbana nesta manhã. Esta é praticamente a mesma previsão até sexta-feira. Temperatura esta semana oscila entre a mínima de 22ºC e 35ºC.
PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas