13 março 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1078

ESCORPIÃO

Conforme divulgado esta semana em jornal local, uma criança foi a óbito em virtude de picada de escorpião. Segundo relatos clínicos, existem diversos fatores que modulam a toxicidade do veneno do escorpião para humanos. Os principais fatores são: 1) a toxidez do veneno do tipo de escorpião envolvido; 2) a quantidade de veneno injetada pelo escorpião; 3) o tamanho do corpo da vítima; 4) a condição médica geral da vítima. Devido a seu pequeno tamanho, as crianças sofrem maior risco de envenenamento grave do que os adultos. A maior parte das mortes resultantes de picadas de escorpião ocorre em crianças pequenas.

Algumas pessoas são alérgicas ao veneno dos escorpiões, da mesma forma que outras podem ser ao veneno das abelhas. Nestes casos, conseqüências muito graves, inclusive a morte, podem ocorrer rapidamente, mas não têm relação à toxicidade do veneno. Mortes ocorridas por envenenamento causado por espécies de escorpião sem importância médica resultam de choque anafilático induzido por alergia.

O QUE FAZER? – Nos acidentes por aranhas e escorpiões, que provocam dor intensa, práticas como espremer ou sugar o local da picada, têm demonstrado ser de pouca eficácia.

O tratamento sintomático, à base de anestésicos e analgésicos, tem sido utilizado com resultados satisfatórios na maioria dos casos.

Se o acidentado for criança menor de 7 anos, o procedimento mais indicado é levá-la à Unidade Básica de Saúde (posto de saúde) mais próxima. Infelizmente, Geovane Lima dos Santos, que foi atendido, medicado, não resistiu ao veneno e foi a óbito.

PROGRAMAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DE MARABÁ

Em comemoração aos 94 anos de emancipação político-administrativa do município de Marabá, em 5 de abril, a secretaria municipal de Cultura e Desporto organiza uma vasta programação.

O secretário de Cultura Wilson Teixeira disse que haverá o tradicional café da manhã com a comunidade do bairro Francisco Coelho (Cabelo Seco), onde a cidade nasceu. Haverá apresentação da Banda do Centro de Formação Cine Marrocos, shows com os grupos de dança Yaguara e Mayrabá.

Às 10h, será realizada a parada militar em frente ao Paço Municipal. À tarde será feita a programação cultural na Praça Duque de Caxias, com bandas do Exército, da PM e Shalom, Coral da Fundação Casa da Cultura de Marabá, grupos Yaguara e Mayrabá, Abadá Capoeira, projeto Dançando e Educando, do Cine Marrocos, exposições de arte da Arma (Associação dos Artistas Plásticos de Marabá) e da FCCM.

A Secdetur convida artistas da cidade para uma apresentação especial, no Centro de Formação também no dia 5, a partir das 20:30h. devem apresentar-se Dauro Remor, Néviton Ferreira, Marcelo Mourhy, Felizmar, Nilva Burjack, Jorginho, Washington e Nenzinha. Wilsao explica que está buscando viabilizar a realização de shows com bandas locais na noite do dia 4, na praça São Francisco, Cidade Nova.

Na Sexta Feira Santa, dia 6, a Secdetur pretende promover sessão aberta do filme A Paixão de Cristo, na Praça Duque de Caxias. A abertura fica por conta do coral da Escola de Música “Moisés Araújo”, da Casa da Cultura, Coral da Assembléia de Deus e grupo de teatro Máskara.

CONFERÊNCIA INTERMUNICIPAL DE CULTURA

A 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura deverá ser realizada em Marabá até junho, conforme anunciou o secretário municipal de Cultura Wilson Teixeira, que esteve em reunião com o secretário de Estado de Cultura, Edílson Moura. O objetivo da Conferência é inserir o Estado no Programa de cultura do governo federal.

Em 2007, as Conferências Municipais de Cultura serão realizadas até julho, quando ocorrerá a 1ª Conferência Estadual de Cultura, em Belém. A Secult pretende fazer 16 conferências municipais em cidades pólo do Pará: Marabá, Ananindeua, Marapanim, Bragança, São Miguel do Guamá, Soure, São Sebastião da Boa Vista, Abaetetuba, Acará, Rondon do Pará, Tucuruí, São Félix do Xingu, Redenção, Altamira, Almerim e Itaituba.

Até a próxima semana, Wilsão reúne todos os segmentos da cultura de Marabá para discutir as propostas de interesse de cada área para levar os temas à conferência.

AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA

No dia 26 de março, a Comissão Municipal de Licitação abre o Pregão Presencial nº 015/2007, forma menor preço por item, com abertura às 09:00h. A pregoeira Lucimar Andrade informa que o objeto é a aquisição de equipamentos de informática e móveis, em atendimento à Lei Federal nº 8.666/93 e suas alterações e Lei n.º 10.520/02.

O edital completo pode ser adquirido no site www.comprasnet.gov.br. Maiores informações pelo fone (94) 3322-5272, e-mail cml@skorpionet. com.br ou na sede da CML.

RECONSTRUÇÃO DE ESCOLA EM MURUMURU

Entra no calendário de inaugurações do prefeito Sebastião Miranda, a Escola "Rui Barbosa” que deve ser entregue à comunidade de Murumuru nos próximos dias. Sob a administração da Diretora Marlene Soares, a escola possui 5 salas e atende cerca de 260 alunos, com turmas da Educação Infantil ao 9º ano.

A prefeitura de Marabá está fazendo a reconstrução da Escola “Rui Barbosa” para melhorar a qualidade do prédio e consequentemente o processo ensino-aprendizagem. A escola ganha reforma de telhado, forro, piso, salas de aula, banheiros e setor administrativo. Passa por melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas e também ganha pintura nova.

PREVISÕES CLIMÁTICAS

Para o canaldotempo.com a previsão é de tempo sujeito a trovoadas esparsas nos próximos 10 dias em Marabá. Hoje, por exemplo, as nuvens estão mais concentradas na área do sudeste para o norte do Estado, não evidenciando fortes chuvas a montante do Rio Tocantins. A possibilidade de ocorrer precipitação é maior no decorrer da tarde/noite. A temperatura entre 24ºC e 30ºC.

Esta é praticamente a mesma situação climática prevista pela Climatempo: Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. São esperados 80 milímetros/m³ até sábado, com maiores volumes de chuva na quarta e quinta-feira (14 e 15), podendo alcançar 20 mm/dia.

NÍVEL DO RIO ESTABILIZOU

De ontem para hoje o nível das águas do Rio Tocantins manteve-se estável em 10,48 metros, não se confirmando a redução prevista pela Eletronorte. Certamente o volume de chuvas influenciou na vazante que ocorria desde 1º de março. No entanto, embora a Eletronorte preveja águas em baixa, o nível elevou-se dois centímetros na manhã de hoje, passando para 10,50 às 11 horas.

Veja na tabela a seguir o comportamento da cheia nos próximos cinco dias, conforme último boletim da Eletronorte:

DATA

TUCURUI

MARABÁ

14

9,12

10,44

15

9,04

10,31

16

8,98

10,23

17

8,98

10,14

18

9,73

10,05

Níveis de alerta

9,50

10,00

PREFEITURA DE MARABÁ

Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.

CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140

http://informativomaraba.blogspot.com

www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br

Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel

Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1077

SMS ANALISA METAS AO PACTO COM O ESTADO
No decorrer desta segunda-feira, 12, as coordenadorias de departamentos e divisões da Secretaria Municipal de Saúde têm reunião preliminar para analisar a situação do município em relação às metas de saúde do ano passado e estabelecer novas proposições com vista ao novo Pacto Integrado da Saúde, a ser elaborado no período de 19 a 23 deste mês com a 11ª RPS – Regional de Proteção Social.
Este momento serve para criticar os números alcançados durante 2006, onde houve avanços e onde não foi possível alcançar o que foi pactuado; analisar as dificuldades e formular uma proposta a ser discutida com o Estado, com objetivo de facilitar a reunião com técnicos da Sespa – Secretaria Executiva de Saúde do Estado do Pará – estarão em Marabá na próxima semana, para reunião com representantes da saúde dos 21 municípios abrangidos pela 11ª RPS.
Dentre os pontos positivos do ano passado na ação básica de saúde estão as campanhas de vacinação (infantil, idoso e outros), hipertensão e diabetes; parcialmente a SMS cumpriu a meta referente às ações materno-infantil, sobre pré-natal e teste do pezinho, bem como referente aos exames de PCCU – Preventivo do Câncer do Colo do Útero.
ALÉM DA META
Embora tenha ocorrido um surto de raiva animal em Marabá, o serviço do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) bateu todos os recordes no período de julho/2006 a fevereiro/2007, no tange à captura de animais errantes, diagnósticos de raiva e envio de encéfalos para análise no laboratório do Estado.
O pacto com o Estado determina a remessa de uma amostra de 0,2% de encéfalos da população canina, estimada em 32 mil cães, mas a secretaria está enviando material de 100% dos crânios de animais com suspeita da doença, o que resultou em 1.600% além do pactuado, em virtude da elevada prevalência da raiva neste período.
No final da semana passada mais dois casos de raiva foram confirmados, ainda referentes ao mês de fevereiro, mas espera-se que a partir de agora a prevalência do ataque do vírus diminua em conseqüência dos bloqueios de focos que vem sendo realizados em praticamente toda a cidade.
O gerente do CCZ aguarda contato das associações de bairros, sindicatos e outras instituições para ministrar palestras educativas sobre a raiva e disseminar a cultura da vacinação, único meio de evitar a raiva, cujo vírus é comum na região em virtude da presença de morcegos hematófagos e grande migração de animais de municípios próximos e também de cidades maranhenses onde não há controle da doença.
PCCU NO DIA DA MULHER
A Divisão Extra Muro realizou 116 coletas de material para análise do Preventivo do Câncer de Colo do útero (PCCU) no decorrer da semana da mulher. A coleta da Extra Muro foi realizada nos centros de saúde que não são contemplados pelo programa. Assim, foram coletadas 33 amostras no Centro de Saúde Hiroshi Matsuda, 34 no Centro Enfermeira Zezinha e 49 no Posto de Saúde da Vila Murumuru.
Também foi intensificada a campanha do PCCU nos demais centros de saúde no decorrer da semana passada. É mais uma preocupação da Secretaria de Saúde para com a mulher na passagem do seu dia. No ano passado foram encontrados mais de 400 casos de alteração celular, cujas pacientes foram encaminhadas a repetir o exame e fazer o respectivo tratamento.
RECONSTRUÇÃO DE ESCOLA EM MURUMURU
Entra no calendário de inaugurações do prefeito Sebastião Miranda, a Escola "Rui Barbosa” que deve ser entregue à comunidade de Murumuru nos próximos dias. Sob a administração da Diretora Marlene Soares, a escola possui 5 salas e atende cerca de 260 alunos, com turmas da Educação Infantil ao 9º ano.
A prefeitura de Marabá está fazendo a reconstrução da Escola “Rui Barbosa” para melhorar a qualidade do prédio e consequentemente o processo ensino-aprendizagem. A escola ganha reforma de telhado, forro, piso, salas de aula, banheiros e setor administrativo. Passa por melhorias nas instalações elétricas e hidráulicas e também ganha pintura nova.
ARTESANATO EM PALHA DE BABAÇU
A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) apresenta a exposição “Artesanato em Palha de Babaçu”, na Pinacoteca Municipal Pedro Morbach, de 15 a 30 de março. A abertura oficial da exposição ocorreu hoje pela manhã, no Salão de Exposição da Casa da Cultura.
O presidente da FCCM Noé von Atzingen explica que os utensílios domésticos e brinquedos criados com palha de babaçu surgiram pela necessidade e pela falta de outros materiais, mas com um olhar apurado esses objetos não são apenas utensílios, mas sim obras de arte.Na exposição, a Casa da Cultura apresenta um artesão que mostrará como esse trabalho é confeccionado.
Remanescente do processo pré-industrial de produção, a elaboração artesanal é um mini-sistema de produção que está situado entre a arte popular e a pequena indústria. Tal sistema está subordinado ao meio ambiente, ou seja, à abundância local de determinada matéria prima, e representa uma alternativa de emprego e renda firmada na tradição: o indivíduo produz determinado objeto, de uma determinada forma como seus pais e avós faziam. A característica de artesanal não recai sobre o produto, mas sobre sua forma de elaboração.
LANÇAMENTO DE LIVRO DE CHARGES
A Fundação Casa da Cultura de Marabá organiza o lançamento do livro de charges e cartuns ecológicos “Vou rir agora, para não chorar depois”, do cartunista paraense Rildo Brasil, para dia 16 de março, às 20h, no Salão de Exposição.
De acordo com informações do IBGE, o desmatamento em grande escala já chega a 46% das matas primitivas da terra. Dos 62.200.000 Km2 de florestas originais, somente 33.400.000 ainda cobrem a superfície do planeta.
Todo ano, cerca de 170 mil Km2 de mata s desaparecem, sendo a principal forma de desmatamento as queimadas de grandes áreas para o cultivo da agricultura e a prática da pecuária. A comercialização da madeira, a expansão dos centros urbanos, a construção de estradas e o extrativismo de interesse econômico são outros importantes motivos que levam à devastação.
Segundo o Fundo Mundial para a Natureza (WWF), o Brasil é o recordista no mundo em desmatamento, sendo derrubados anualmente na Amazônia em torno de 15 mil Km2 de floresta.
A preocupação com a preservação da Amazônia deve ser de todos, pois a instabilidade climática e o conseqüente aquecimento global têm levado o mundo a catástrofes que o ser humano poderia evitar se cuidasse melhor do meio ambiente.
PREGÃO ELETRÔNICO PARA REPROGRAFIA
A prefeitura de Marabá realiza o Pregão Eletrônico nº 010/2007 em 22 de março, com abertura às 10h. O Objeto do Pregão é a Prestação de Serviços de reprografia de documentos e encadernação. São materiais que farão parte do acervo da Secretaria Municipal de Saúde. O edital completo pode ser apanhado no site www.comprasnet.gov.br. Maiores informações pelo fone (94) 3322-5272 ou e-mail cml@skorpionet.com. br ou na sede da Comissão Municipal de Licitação (CML), na Folha 32, Qd- 09, Lt- 01, Nova Marabá. Marabá/PA.
A pregoeira oficial do município Lucimar Andrade informa que há um pregão eletrônico marcado para hoje, 12 de março. O objeto é a aquisição de material de laboratório a ser utilizado no Hospital Municipal de Marabá, mas o site do comprasnet não está oferecendo acesso para a recepção de dados.
Lucimar Andrade já entrou em contato com a equipe de manutenção do Comprasnet e aguarda resposta para a solução do problema.
AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTOS DE INFORMÁTICA
No dia 26 de março, a Comissão Municipal de Licitação abre o Pregão Presencial nº 015/2007, forma menor preço por item, com abertura às 09:00h. A pregoeira Lucimar Andrade informa que o objeto é a aquisição de equipamentos de informática e móveis, em atendimento à Lei Federal n.º 8.666/93 e suas alterações e Lei n.º 10.520/02.
O edital completo pode ser adquirido no site www.comprasnet.gov.br. Maiores informações pelo fone (94) 3322-5272, e-mail cml@skorpionet. com.br ou na sede da CML.
VAZÃO DA ÁGUA
Conforme Boletim da Eletronorte, hoje dia 12 de março de 2007, a situação hidrológica em Marabá é a seguinte: 10,48 m acima do nível normal. A Previsão de Níveis em Marabá para os próximos cinco dias (ref.: às 7:00h):
DATA MARABÁ
13/03/2007 10,17
14/03/2007 10,05
15/03/2007 9,86
16/03/2007 9,86
17/03/2007 9,57
Níveis de Alerta 10,00
O boletim da ELETRONORTE que informa a previsão das condições hidrológicas do Rio Tocantins também está disponível na Internet no site da Eletronorte:http://www.eln.gov.br/usinas/bvn.pdf

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1076

MUNICÍPIOS E RAIVA ANIMAL
Ainda acerca do surto de raiva animal que acontece em Marabá desde junho do ano passado, o secretário municipal de Saúde, Pedro Correa Lima, observa que a falta de setores específicos para cuidar da saúde animal em municípios próximos a Marabá, leva essas cidades a não divulgarem os casos de raiva que lá acontecem. Geralmente quando ocorrem casos da doença, a maioria pede socorro a Marabá que já se encontro com recurso no limite para cuidar dos problemas locais.
Também de acordo com Pedro Lima, foi bom os técnicos de endemias do Estado (Alberto Begot) e União (Lúcia Montebello) virem a Marabá ver a realidade do município e quanto ele padece, em sendo um pólo regional, com o atendimento de outras cidades no seu entorno.
A própria Montebello, que é responsável técnica do Programa Nacional da Raiva no Ministério da Saúde, viu a necessidade do Estado melhor aparelhar as demais cidades próximas a Marabá, para que elas resolvam seus problemas de saúde. Sugestão que Begot (técnico do Departamento de Controle de Endemias da Sespa) levou em sua bagagem para apresentar aos seus superiores na capital paraense.
Pedro está receoso também sobre a operacionalização da próxima campanha de vacinação, à moda antiga (de casa em casa) que poderá absorver mais recurso, além de viciar a população que deveria levar seus animais ao posto de saúde para ser vacinado. Acontece que parte dos cães que apresentam a doença não foi vacinada.
O veterinário Walder Melo, gerente do CCZ – Centro de Controle de Zoonoses – acredita que mesmo mais dispendiosa e demorada a vacinação de casa em casa nas próximas campanhas é necessária, porque os cães domiciliados que apresentaram a doença não foram vacinados. “Os donos dizem que seus cães foram vacinados, mas não apresentam ficha comprovando a imunização. Alguns não sabem sequer o ano em que o animal foi vacinado”.
Independentemente da vacinação em massa, que ocorre duas vezes por ano, o CCZ realizou diversos bloqueios de focos nas áreas de prevalência da raiva e dispõe de posto de vacinação permanente em sua sede, na Av. 2000, no bairro Belo Horizonte.
AVISO
Para melhor atender aos usuários do sistema de transporte urbano de Marabá, o Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU) avisa que a partir da próxima segunda-feira (12) os ônibus urbanos das linhas Liberdade/São Félix e Novo Horizonte/São Félix, passarão pelo campus II da UFPa e Hospital Municipal.
A medida leva em consideração a pavimentação da pista que liga o Campus II e várias conexões e ligações de folhas populosas; também é um resgate de contrapartida da prefeitura com aquele setor universitário, visto que as empresas de transporte alegavam não poder circular coletivos por ali devido à falta de asfalto, embora suas planilhas de custos previssem tal expansão desde o último acordo para reajuste da tarifa da passagem.
LOCAÇÃO DE VEÍCULOS - LEVES
A Comissão Permanente de Licitação/Sevop torna pública a licitação na modalidade Tomada de Preços N.º 009/2007/CPL/SEVOP, cuja abertura está marcada para 22 de março, às 15 horas. O Objeto desta licitação é a locação de veículos destinados a atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação do município de Marabá. Edital completo, no valor de R$ 100 está disponível aos interessados na Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), situada na BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.
LOCAÇÃO DE CAMINHÕES
Também foi publicada pela Comissão Permanente de Licitação/Sevop a licitação na modalidade Tomada de Preços n.º 010/2007/CPL/SEVOP, com abertura prevista para dia 23 de março, às 15 horas. O Objeto é a locação de veículos tipo caminhões (6 toneladas) destinados a atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação do município de Marabá – Pará – A locação será custeada com recursos próprios do município. O edital completo pode ser adquirido pelo valor de R$ 100,00. Mais informações na Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), Rodovia BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.
NÍVEL DO RIO EM BAIXA
Segundo a Eletronorte as águas do Tocantins prosseguem em baixa, mas num ritmo mais lento do que o verificado até ontem (8), quando a redução chegou a 16 centímetros/dia. Nas últimas 24 horas a baixa foi apenas 4 cm, permanecendo as águas estagnadas nas últimas 12 horas ao nível de 10,96 metros.
CONDIÇÕES CLIMÁTICAS
Para os próximos cinco dias a Climatempo prevê Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Até terça-feira, 13, estão previstos 55 mm de chuva, com maior volume no sábado (15mm). A temperatura hoje fica entre a mínima de 25º e máxima de 35ºC em Marabá.
O mapa de satélite do canaldotempo.com mostra poucas nuvens de chuva sobre a região nesta sexta-feira, porém não estão descartadas chuvas e trovoadas no decorrer dos próximos 10 dias, principalmente ao cair da tarde e a noite, quando a umidade relativa do ar aumenta.
Certo é que, embora pouca, as chuvas estão influenciando na vazão dos rios, havendo um prenúncio de nova elevação do nível das águas, visto que a média de chuva esperada para os próximos dias, superior a 50 mm, pode fazer com que não ocorra a previsão da Eletronorte, que já mudou bastante de ontem para hoje.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1075

FARMÁCIAS VÃO AO MP
Uma reunião na manhã de ontem, 7, no Ministério Público (MP) do Estado, com a presença de representantes da Associação Comercial de Marabá (ACIM), Sindicato do Comércio de Marabá (Sindicom), Conselho Municipal de Saúde, Conselho Regional de Farmácia e Secretaria Municipal de Saúde (SMS), resultou em novo acordo entre as partes, quanto à presença obrigatória de um farmacêutico em plantão de 8h nas farmácias e drogarias da cidade.
De acordo com Pedro Correa Lima, titular da SMS, a legislação que trata dessa obrigatoriedade data de 1973, mas se tem protelado sua aplicação, o que resultada em prejuízo ao paciente com a venda de medicação errada. No entanto, como as farmácias consideraram o prazo muito exíguo para a adaptação, principalmente devido à falta de profissionais para cada uma das cerca de 90 farmácias de Marabá, um novo acordo foi firmado.
Pelo novo pacto assinado, o início do cumprimento da legislação que deveria ocorrer a partir deste mês, os donos de farmácias têm agora até 20 de junho para começar um novo arranjo com vista ao cumprimento da legislação que, para este ano, terão de dispor de farmacêutico por plantão mínimo de 2h/dia; a partir de 2008, a carga horária passará para 4h; e assim sucessivamente, devendo chegar em 2010 com o plantonista de 8h, além do farmacêutico responsável pelo estabelecimento.
TRÊS PODERES REIVINDICA POSTO DE SAÚDE
Distante mais de 100 quilômetros da sede municipal, a Vila Três Poderes que recentemente foi contemplada com uma escola, agora reivindica um posto de saúde, contratação (via concurso) de agentes comunitários de saúde e ao menos um enfermeiro (a) para trabalharem permanentemente naquele lugarejo.
As reivindicações foram feitas durante reunião ocorrida ontem, 7, naquela comunidade, com a presença da assessora de Gabinete da SMS, Leda Pereira, e a coordenadora do Departamento de Ações Básicas Marly Solange Maltarolo. O resultado do encontro dará origem a um relatório a ser apresentado ao secretário de Saúde Pedro Correa Lima, que analisará as possibilidades de atendimento, diante das dificuldades de expansão imediata da infra-estrutura de saúde existente no município.
Pedro adianta, no entanto, que os projetos de assentamento são criados pelo governo federal, que resultam em aumento da população do município, mas para esse aumento de demanda em saúde, educação, e outras necessidades, não há qualquer repasse de recurso, recaindo todo o ônus para o município.
De imediato, a solução para os problemas de saúde da zona rural, incluindo a Vila Três Poderes, diz o secretário de Saúde, virá de uma programação da Divisão Extra Muro, que poderá atendê-la de modo mais freqüente, amenizando as questões de saúde, enquanto seja encontrada uma forma definitiva para a situação.
ATUALIZANDO INFORMAÇÕES
Reunião na manhã de hoje, 8, nas dependências da própria Secretaria de Saúde, congregando as diversas coordenadorias de departamentos e divisões, serviu para retransmitir informações sobre as novidades em saúde pública, ministradas durante o I Seminário Estadual sobre a Saúde e Vida dos Paraenses – Importância da Atenção Básica de Saúde e os Impactos das Endemias, promovido pela Sespa, através do Núcleo de Controle de Endemias, no período de 27 a de fevereiro a 1º de março, em Belém.
O encontro que contou com a presença do ministro da Saúde, Agenor Álvares, discutiu e avaliou a organização e o funcionamento dos sistemas estadual e municipais de saúde quanto ao controle das endemias no Pará e seus impactos na vida das populações afetadas. "Vamos abordar a saúde coletiva em nossa região, onde a dengue, a malária e a doença de Chagas são os maiores desafios" disse o coordenador do Núcleo de Endemias da Sespa, médico Walter Amoras.
Segundo o médico, o atual quadro da saúde pública paraense revela a necessidade de constante atendimento às demandas das populações urbanas e dos povos da floresta, como populações indígenas, ribeirinhas, garimpeiros, catadores de castanha, agricultores, coletores e batedores de açaí, pescadores e quilombolas. "Esse assunto será amplamente discutido com os representantes dos sistemas municipais e estaduais de saúde a fim de reforçar o comprometimento e a articulação na busca de soluções dos problemas que afetam essas populações", complementa.
RAIO-X DA RAIVA ANIMAL
Mais dois cães suspeitos de raiva morreram esta semana no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Um foi capturado na Folha 5 e outro no Km 7, Nova Marabá. Sem contar os casos suspeitos, a exemplo desses dois animais, Marabá registra, até o mês de fevereiro, 29 casos da doença, sendo 22 no ano passado, a partir de junho, e 07 este ano, todos confirmados pelo laboratório do Estado.
A raiva animal também esteve presente em Jacundá, onde um caso da doença foi confirmado em outubro do ano passado. No caso de Marabá 12 cães eram errantes (de rua), 16 domiciliados e peridomiciliado, ou seja, aquele cachorro que de casa que tem liberdade para sair.
Segundo o titular da SMS, os casos da doença têm aparecido devido ao trabalho do CCZ, que tem sido implacável na retirada dos animais errantes das vias públicas. Por outro lado, a população tem colaborado, dando informações sobre os cães com alterações de comportamento para serem capturados nas residências pelo setor de zoonose.
Por sua vez, o coordenador do CCZ, Walder Melo, oferece às associações de bairros a oportunidade de ações educativas, com palestras e material didático para esclarecimento sobre a raiva, com vista intensificar o combate à transmissão do vírus. Basta, portanto, que elas manifestem interesse, formalizando pedido a Secretaria de Saúde ou diretamente no Centro de Controle de Zoonoses.
Uma nova campanha de vacinação, desta feita de casa em casa, será deslanchada no mês de abril
Independentemente da vacinação em massa, que ocorre duas vezes por ano, o CCZ realizou diversos bloqueios de focos nas áreas de prevalência da raiva e dispõe de posto de vacinação permanente em sua sede, na Av. 2000, no bairro Belo Horizonte.
15 ANOS DO ORQUIDÁRIO DA CASA DA CULTURA
Este ano, o Orquidário Municipal Margareth Mee, da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), completa quinze anos. Atualmente possui cerca de 200 plantas e 100 espécies de orquídeas. O orquidário formou-se a partir das diferentes espécies de orquídeas encontradas em expedições feitas à Serra das Andorinhas.
Com o objetivo de preservar as espécies em um espaço adequado, a FCCM realizou contato com a Sociedade Paraense dos Orquidófilos em Belém, e adquiriu informações técnicas sobre o cultivo e preservação das orquídeas. O presidente da FCCM, Noé von Atizngen incentivou a criação da Sociedade dos Orquidófilos de Marabá (SOM) para fazer a catalogação e preservação das espécies.
Noé explica que as orquídeas são responsáveis pela criação de um ecossistema favorável a inúmeras plantas de pequeno porte às suas proximidades e alegram os olhos humanos com sua delicadeza e beleza inigualável.
Quem quiser apreciar a beleza dessas flores, aprender mais sobre seu cultivo e preservação pode dirigir-se à sua sede, na Casa da Cultura de Marabá, localizada na Folha 31, Quadra Especial, Lote 01 – Nova Marabá. Maiores informações pelos fones (94) 3322-2315/4176 ou e-mail fccm@leolar.com.br.
AVISO
O DMTU avisa aos usuários do transporte coletivo que a partir do dia 12/03/2007 (segunda-feira), os ônibus urbanos das linhas Liberdade/São Félix e Novo Horizonte/São Félix, passarão pelo campus II da UFPa e Hospital Municipal, para melhor atender os usuários do sistema.
TOMADA DE PREÇOS PARA LOCAÇÃO DE VEÍCULOS
A Comissão Permanente de Licitação/Sevop publica o Edital na modalidade Tomada de Preços N.º 009/2007/CPL/SEVOP, cuja abertura está marcada para 22 de março, às 15 horas. O Objeto desta licitação é a locação de veículos destinados a atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação do município de Marabá. Maiores informações: Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), Rodovia BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092 – Valor do Edital = R$ 100,00.
TOMADA DE PREÇOS PARA LOCAÇÃO DE CAMINHÕES
A Comissão Permanente de Licitação/Sevop publica o Edital na modalidade Tomada de Preços n.º 010/2007/CPL/SEVOP, com abertura marcada para dia 23 de março, às 15 horas. O Objeto é a locação de veículos tipo caminhões 6 Ton destinados a atender as necessidades da Secretaria Municipal de Educação do município de Marabá – Pará – A locação será custeada com recursos próprios do município. O edital completo pode ser adquirido pelo valor de R$ 100,00. Mais informações na Secretaria de Viação e Obras Públicas (SEVOP), Rodovia BR-230, Km 5,5 – Nova Marabá, Marabá - Pará – Fones/FAX: (94) 3322-2827/2931/3092.
NÍVEL DO RIO EM BAIXA
Conforme medida hidrológica feita pela Defesa Civil do município, hoje às 7h, as águas do rio Tocantins encontram-se a 11m acima do nível normal, o que representa um decréscimo de 16cm em relação a ontem. Se não fosse as chuvas da madrugada, o nível provavelmente seria mais baixo.
De acordo com a previsão do Boletim da Eletronorte, as águas continuam em baixa. A previsão para os próximos dias é a seguinte: 09/03/2007 - 10,85
10/03/2007 - 10,73
11/03/2007 - 10,55
12/03/2007 - 10,49
13/03/2007 - 10,34
O boletim com previsão hidrológica do rio Tocantins também está disponível na Internet no site da Eletronorte, no endereço: http://www.eln.gov.br/usinas/bvn.pdf, conforme informa Antonio Augusto Bechara Pardauil, da Regional de Produção e Comercialização de Tucuruí – CTC.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas