21 dezembro 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1032

ENTREGA DE PROPOSTAS CURRICULARES
Amanhã, 22 de dezembro, a Semed entrega o manual de Propostas Curriculares para ensino nas escolas municipais de Educação Infantil, 5º ao 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA), às 17h, no Itacaiúnas Hotel. Na ocasião, haverá confraternização com diretores e supervisores das escolas.
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia estará presente e fará a entrega das Propostas Curriculares, cuja abordagem encontra-se de acordo com as teorias sócio-construtivistas, estimulando o ensino por competência, conforme os ensinamentos dos teóricos mais modernos.
O ensino por competência consiste em preparar o profissional para enfrentar os desafios do mercado de trabalho. Procura desenvolver no aluno conhecimento em diversas áreas, mas competência em uma área específica. Nesse novo modelo educacional, o professor é o facilitador da aprendizagem, mediador do conhecimento, monitor, orientador e assessor que deve estimular o aluno a aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a conviver.
Kátia Américo Garcia explica que as novas propostas curriculares das Escolas Municipais de Marabá, colocam o aluno como construtor do conhecimento. O objetivo é transformá-los em cidadãos que aprendem. São agentes do processo: perguntam, pesquisam, descobrem, criam e aprendem.
REVEILLON DO POVO: SUBINDO O RIO TOCANTINS
O secretário de Cultura Wilson Teixeira anunciou que já estão confirmadas as bandas que vão animar a Orla do Tocantins na virada do ano 2006/2007. “Vai ter animação para todos os gostos, com apresentação de bandas de pagode, brega, rock, forró e axé, além do DJ com dance e house”.
O palco será montado próximo ao restaurante Ilha Verde. A partir das 21h, as bandas locais Swing Moleque, Matéria Prima e Maré Cheia fazem a animação na orla. A banda de Belém Axé e Companhia também será uma grande atração no Reveillon do Povo.
Wilson Teixeira disse que haverá queima de fogos de artifícios com duração de 10 minutos, que poderá ser apreciada por todos. Quanto à segurança, a Secdetur solicitou apoio da Polícia Militar para envio de 60 policiais; ao Corpo de Bombeiros, para fornecer 20 bombeiros, à Polícia Civil e ao DMTU para controle do tráfego. A Secretaria de Saúde manterá um trailler nas imediações para eventuais atendimentos se houver necessidade.
ALFABETIZAÇÃO NA SIMARA
Quarenta alunos participaram da formatura de Alfabetização e 1ª Etapa, na segunda-feira, 18 de dezembro, no auditório da Siderúrgica Simara. A formatura faz parte da parceria entre Prefeitura de Marabá, Simara e programa Brasil Alfabetizado do Governo Federal. Estiveram presentes representantes da empresa, o assessor de Comunicação da Prefeitura Agenor Garcia, coordenadores/Semed Maurício Oliveira e Lúcia Paixão, da Semed e o alunado. A secretária de Educação Kátia Américo Garcia foi representada pela coordenação de ensino/Semed, pois estava em Brasília para uma reunião com equipe do FNDE.
A coordenadora de ensino de Educação de Jovens e Adultos (EJA/Semed), Nelquina Silva, disse que a siderúrgica resolveu realizar o coquetel comemorativo da formatura como forma de incentivar os alunos a continuar o estudo na Escola Simara no próximo ano.
O atendimento aos alunos é resultado de um convênio entre Semed e Simara para alfabetizar alunos trabalhadores que não têm tempo de estudar em horário normal de aula, visto que trabalham em sistema de turnos. Com isso, as professoras contratadas pela Semed dão aula com uma metodologia adequada para ensinar os trabalhadores.
Nelquina disse que os alunos têm muitas atividades extra-classe que compensam o período que faltam às aulas, para cumprir os 200 dias letivos.
PARCERIA SIMARA/SEMED
O ano de 2007 será o segundo da parceria entre Simara e Semed para a continuidade do programa de alfabetização e ensino de 1ª e 2ª etapa. Com uma escola com capacidade para atender cerca de 200 alunos, a empresa dispõe das salas de aula equipadas com carteiras, mesas e quadros de giz. Além de fornecer a infra-estrutura, também fornece lanche aos alunos e apoio de serviços de secretaria, para atender aos alunos, fornecimentos de boletins e lançamentos de notas. Enquanto a Semed faz a contratação e o pagamento dos professores, fornece material didático e faz todo o acompanhamento pedagógico. O programa é coordenado pela equipe da Coordenação de Ensino de alfabetização e EJA/Semed.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas