04 maio 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1110

PREFEITO DISCUTE REAJUSTE
Reúnem-se na manhã de hoje, nas dependências da Secretaria de Obras, o prefeito Tião Miranda, o secretário de Planejamento Zoran Bosnic e lideranças sindicais ligadas ao servidor público municipal, com objetivo de discutir um possível reajuste salarial para a categoria.
Segundo foi noticiado na imprensa local, o Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública do Pará (Sintepp) vai propor reajuste de 30%. Os demais sindicatos (Saúde e Servidores Municipais) não se tem informação sobre o que deverão solicitar, assim como ainda não há uma possível contraproposta do gestor municipal.
No decorrer do governo Lula os reajustes têm sido bem fracos e, tendo-se como base os reajustes de aposentados, que ganham acima de um salário mínimo, este ano não deverá ser diferente. No entanto, é esperar pra conferir.
LIVRO DIDÁTICO (Nota de Esclarecimento)
Segundo a encarregada da Biblioteca do Professor, Elaine Pacheco, não é verdade aquilo que uma servidora pública, que preferiu não se identificar, denunciou à Coluna Voz do Povo, Correio do Tocantins, edição 1.625, de que livros didáticos foram descartados em frente da Casa do Professor, na tarde desta quinta-feira, dia 3.
CATÁLOGOS
Afirmou Elaine Pacheco, que nenhum livro didático foi descartado. Na verdade, muitos promotores de vendas de editoras diversas, oferecem catálogos com publicidade de seus produtos em locais que acreditam ideais para divulgação. No entanto, estes catálogos, observou Elaine, não têm serventia nenhuma na Biblioteca do Professor. Aliás, são até proibidos no local.
CULTURA
O secretário de Cultura e Desporto, Wilson Teixeira, convida os artistas para uma reunião dia 9 de maio, às 9h, no Ginásio Poliesportivo da Folha 16, para tratar dos temas a serem abordados na 1ª Conferência Intermunicipal de Cultura a ser realizada em junho, em Marabá. Na ocasião será feita a entrega de materiais do Ministério da Cultura.
Todos artesãos, produtores, pintores, atores, escritores, poetas, carnavalescos, folcloristas, bailarinos e dançarinos, cantores e professores de artes de Marabá estão convidados. A presença das instituições: Casa da Cultura, ARMA, AMASP, Fundação Amapá, Mov. Amapá, Semed, Galeria de Artes Vitória Barros, Associação Mãos e Artes e Centro de Formação Cine Marrocos estão convidados.
TURISMO NO PÓLO ARAGUAIA TOCANTINS
Desde ontem, 3 de maio, cerca de 18 municípios do pólo Araguaia Tocantins com potencialidade turística na região sul e sudeste do Estado participam da reunião ordinária do Fórum Permanente de Turismo em Belém, no auditório da PARATUR. O evento reúne representantes de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Conceição do Araguaia, São Félix do Xingu, Cametá, Pau D'Arco, Xinguara, Tucuruí, Jacundá, Barcarena, São João do Araguaia, Palestina do Pará, dentre outros municípios.
O Fórum encerra hoje, 4 e tem por objetivo de ouvir as propostas e demandar sugestões ao Programa Estadual de Turismo do quadriênio 2008-2011, elaborado pela Paratur.
No pronunciamento de abertura, a presidente da Paratur, Anne Pontes, destacou os cinco objetivos prioritários pela companhia: a continuidade das ações do PPA (2004-2007), a integração entre as áreas meio e finalísticas da empresa, o fomento ao turismo nos municípios, a costura política com parlamentares do Poder Legislativo e Ministério do Turismo, e a parceria com o trade turístico e profissionais do segmento.
Ísis Mourão disse que outra discussão será quanto à elaboração de uma política de marketing destinada a divulgação dos atrativos turísticos da região, para comercialização das rotas turísticas. “A participação dos três setores (público, privado e o terceiro setor) são muito importantes nesta discussão, pois todos têm um papel fundamental no processo”.
DIREITOS HUMANOS EM DEBATE
Professores, sociólogos, assistentes sociais e componentes da sociedade organizada reúnem-se hoje (4), das 8 às 17h, no Cine Marrocos, para debater os direitos humanos e formular uma pauta com vista a I Conferência Paraense de Direitos Humanos e Eqüidade Social, a acontecer em Belém nos dias 24 e 25 deste mês.
Denominado de Encontro Regional de Direitos Humanos e Eqüidade Social, os grupos vão debater assuntos como condição etária, idoso, criança e adolescentes e violação dos direitos humanos; condição racial, étnica e religião; condição sexual, pessoas com deficiência, terra, trabalho e migração, dentre outros.
A I Conferência Paraense de Direitos Humanos e Equidade Social é uma realização da Secretaria Executiva de Justiça e Direitos Humanos (Seju), a qual está sendo precedida de seminários e debates, em encontros regionais, a exemplo do que acontece hoje em Marabá.
O objetivo é identificar e elaborar um relatório sobre os principais temas que permeiam a realidade dos municípios paraenses dentro do contexto dos Direitos Humanos. Ao final, as informações integrarão o relatório geral da I Conferência.
A Seju já realizou encontros nos municípios de Capanema, Santana do Araguaia e Conceição do Araguaia e Santarém. Hoje acontece em Marabá e, posteriormente, em Breves, Altamira e Paragominas.
AMBULANTES DA ALIMENTAÇÃO
A Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) da Secretaria Municipal de Saúde espera mais 50 vendedores ambulantes de alimentos para o encontro de segunda-feira (7), ocasião em que pretende aprimorar as discussões acerca de regularização dessa atividade, visando a melhoria da qualidade do que servem a população.
Trata-se de comerciantes sem endereço fixo, que vendem espetinhos, churros, cachorro-quente e outros. Numa primeira reunião dia 30 de abril, com cerca de 50 vendedores, foram explanadas as razões da Prefeitura para organizar essa atividade.
Na próxima reunião, prevista para as 9 horas da próxima segunda-feira, também tomará parte representantes da Secretaria de Obras, responsável pela aplicação do Código Municipal de Postura, o qual disciplina os locais possíveis para esse tipo de comércio.
Esses trabalhadores não serão licenciados, apenas lhes será fornecida uma autorização de funcionamento. A próxima reunião, que visa aprimorar a discussão anterior, além do código de postura, também será apresentada as boas práticas (higiene pessoal e de instrumentos) necessárias à qualidade daquilo que eles vendem. Eles também serão orientados a fazer exame médico básico, visando o curso de “Manipulador de Alimentos”.
ZONA URBANA ENCERRA VACINAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) encerra na tarde de hoje (4) a campanha de vacinação do idoso nos postos do núcleo urbano. Uma parcial da Divisão de Imunobiológico da SMS contabiliza 5.359 pessoas vacinadas, o que representa 54,27% da meta definida pelo Estado, que é vacinar 9.874 pessoas de 60 anos ou mais contra gripe.
Esperam os coordenadores da vacinação do idoso aproximar-se do total imunizado no ano passado, quando foi possível atingir 90% da meta. No entanto, para que isso aconteça são necessários vacinar mais 4.300 pessoas. Ainda faltam entrar na tabulação os dados de segunda a sexta-feira, bem como a complementação da zona rural, onde a vacinação prossegue até 11 de abril.
Veja na tabela a seguir as localidades que ainda serão contempladas:
04/05
08 ÀS 17H
VILA JOSINÓPOLIS
04/05
08 ÀS 17H
VILA CAPISTRANO DE ABREU
05/05
08 ÀS 17H
CINTURÃO VERDE
11/05
08 ÀS 17H
VILA UNIÃO



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas