16 junho 2006

BOLETIM INFORMATIVO Nº 919

ESCOLA RENOVADA
Depois de uma ampla reforma e ampliação da Escola José Freire de Alencar e do Posto de Saúde, localizados na Vila Espírito Santo, o prefeito Tião Miranda e sua comitiva, composta de vereadores, secretários e pessoal de apoio, entregaram na quarta-feira, 14, à população daquele vilarejo, que dista 20 quilômetros do centro urbano de Marabá, as instalações renovadas por fora e por dentro, visto que todo o mobiliário e eletrodomésticos foram substituídos.
A diretora da escola José de Alencar, Marceli Izaias da Silva, agradeceu ao prefeito pela reforma e ampliação que dota o estabelecimento de infra-estrutura padrão dos demais colégios da Prefeitura. E embora continue com a mesma quantidade de salas (quatro), ganhou novas instalações, como ampla cozinha, refeitório, mais um banheiro (agora dois – masculino e feminino), sala de secretaria, dois depósitos, sendo um para merenda escolar e outro para material didático. O que certamente trás mais conforto e comodidade aos 120 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Além dos novos compartimentos, a escola recebeu pintura nova, teve todo o telhado trocado, assim como as instalações hidráulicas e elétricas. Os móveis e eletrodomésticos também foram renovados, inclusive carteiras escolares, mesas e cadeiras do refeitório, e ainda freezer, refrigerador e fogão industrial de seis bocas zerados.
A escola do Espírito Santo ainda ganhará um microcomputador. Para isso, aproveitando a ocasião, Marceli pegou o prefeito na palavra e o fez recibar memorando requerendo o equipamento de informática que será muito útil aos professores e controles da secretaria daquela escola. Por sua vez, Tião prontamente autorizou à compra do novo equipamento.

UM NOVO POSTO DE SAÚDE
Depois dos pronunciamentos de praxe, referentes à inauguração da escola José Freire de Alencar, o prefeito e comitiva composta dentre outras pessoas pelos vereadores Adelmo Azevedo (PTB), Elton Mamoré (PSB), Vanda Américo (PV), Ronaldo da 33 (PHS) e Bibi (PSDB); e os secretários Lucídio Collinetti (Obras), José Nilton (Administração), Gilson Silva (chefe de Gabinete), Kátia Américo (Educação), Pedro Freitas (Finanças), Pedro Corrêa (Saúde) e Tony Rosa (Meio Ambiente) dirigiram-se em companhia de populares ao posto de saúde que, em cerimônia rápida, descerrou a placa de inauguração da reforma e ampliação.
De acordo com a gerente do Posto do Espírito Santo, a auxiliar de enfermagem Edith Pereira da Conceição, aquela unidade de saúde conta com seu expediente regular de segunda a sexta-feira, onde a população poderá fazer atendimentos simples como curativos, retirada de pontos, inalação (aerossol), aplicação de injetáveis mediante receita médica, tratamento de reidratação oral, colher material para teste do pezinho e preventivo do câncer do colo do útero (PCCU) e mama. Ela ainda é responsável pela orientação aos comunitários sobre a prevenção de doenças e, quando necessário, encaminhá-los ao Centro de Saúde Amadeu Vivácqua, o qual será referência à população daquela vila.
Ainda conforme Edith, o Posto de Saúde tem alguns produtos da farmácia básica, como hipoclorito, soro e paracetamol. Também será munido de remédios para hipertensos, depois que ela fizer uma pesquisa sobre a quantidade de portadores dessa doença crônica, comprovada mediante receita médica, o que evitará o deslocamento dessas pessoas, muitas delas idosas, até o centro de saúde mais próximo. Acerca do fornecimento de outros medicamentos, serão feitas palestras educativas sobre os riscos do uso de remédios sem prescrição, fazendo com que as pessoas procurem consultar o médico para saber a causa e a medicação apropriada a suas enfermidades.

FUTURAS INAUGURAÇÕES
Em seu discurso Tião Miranda destacou as próximas inaugurações, dentre elas a reforma da Escola Nazaré Barbosa, na Agrópolis do Incra, para onde será transferida a Semed; previu a entrega à população do Hospital Materno Infantil (HMI) dentro de 90 dias, lembrando que ao final o HMI custará R$ 14 milhões; o prefeito disse também que vai dotar de energia elétrica as vilas São Raimundo e Café e entregará uma nova escola, com 14 salas de aula, em Morada Nova.
O prefeito ainda prometeu a construção de duas praças: uma nos arredores do Hospital Municipal de Marabá (HMM), a qual será denominada Praça da Criança; e a Praça da Bíblia, em frente à Assembléia de Deus na Cidade Nova.
Na área de saúde está prevista também a reinauguração do Centro Amadeu Vivácqua, na próxima sexta-feira, 23 de junho.

AÇÕES DE SAÚDE
Em cumprimento às novas tarefas da Divisão Extramuro está prevista para terça-feira, 20, uma ação de saúde com odontólogo e consulta de enfermagem na Vila Brejo do Meio; dia 22, no Km-8 (Nova Marabá), acontece outra ação, esta integral, com médicos, com médico, enfermeiro, odontólogo, vacinas, coletas de material para exames (PCCU e Teste do Pezinho), dentre outros atendimentos.
A Divisão Extramuro fará no dia 23 de junho mais uma ação de saúde, desta feita na AABB, destinada às 90 crianças e adolescentes assistidos pelo Programa AABB Comunidade e respectivas mães. As crianças e adolescentes receberão atendimento médico/odontológico, enquanto as mães serão oferecidos exames preventivos de PCCU e mama.

SALVAMENTO DE SÍTIO ARQUEOLÓGICO
A Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) em convênio com a CVRD vai oferecer apoio institucional e recursos necessários à execução do “Projeto de Salvamento do Sítio Arqueológico Moju 1”, naquele município. O projeto é coordenado pela arqueóloga Fernanda Costa, com consultoria da Dra. Solange Caldarelli. A FCCM será responsável pela coleta e guarda do material encontrado em campo.
Ano passado, o Núcleo de Educação Patrimonial e Ambiental (Nepam) da Casa da Cultura em parceria com a Empresa Norte de Transmissão de Energia (Ente), acharam 18 sítios arqueológicos em Bom Jesus do Tocantins, área próxima às linhas de transmissão de energia. Os sítios foram encontrados durante a parte prática do curso de capacitação “Arqueologia em sala de aula”, realizado em Bom Jesus do Tocantins para professores de educação infantil, fundamental e médio.

SEMED TERÁ NOVA SEDE
O prefeito Tião Miranda anunciou durante a inauguração da Escola José Freire, na Vila Espírito Santo, que a secretaria municipal de Educação (Semed) terá nova sede em breve.
A nova sede será onde funcionou a Escola Municipal Nazaré Barbosa, na agrópolis do Incra. O prédio passará por reforma e adaptação completa em sua estrutura. Dessa forma, quatro secretarias municipais ficarão estabelecidas na agrópolis: Educação, Saúde, Seasp e Agricultura.

FEIRA DE TURISMO
Começou ontem, 15, em Belém, no Centro de Eventos Júlio César, a Feira Internacional de Turismo 2006 (Fita), que segue até dia 18. A programação tem Bolsa de Negócios, Feira de Produtos Turísticos, seminários e palestras que abordam temas relacionados à aviação nacional e roteiros integrados no contexto Pan-Amazônico. Outro atrativo na Fita 2006 é a área de alimentação.
Secretários e dirigentes de turismo dos estados da região Norte participam do evento e discutem a elaboração de uma proposta política de incentivos com subsídios para o setor turístico.
A coordenadora do Departamento de Turismo de Marabá, Ísis Mourão, também participa da Fita, onde apresenta atrativos de Marabá, para divulgar o município na Rota do Minério, incluída no guia da Paratur 2006.
A previsão é de que a FITA receberá a visita de 20 mil pessoas. Esta é uma oportunidade de Marabá ser apresentado no setor turístico internacionalmente.
A III FITA reúne empresários do setor de turismo de todos os estados brasileiros e também representantes internacionais de países pan-amazônicos como Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana Francesa, Venezuela e norte-americanos.

GIRASSOL COLORIDO
A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) vai reeditar este ano a parceria com o Prorural para exposição de culturas na XX Expoama – Exposição Agropecuária de Marabá – a realizar-se na primeira semana de julho.
Durante o mês de junho o trabalho tem sido a plantação de hortaliças, para que estejam em fase de colheita no decorrer da Expoama. A novidade de 2006 na área de mudas é o girassol colorido, a partir de sementes geneticamente modificadas, adquiridas na região Sul do Brasil.
Para este ano, além das exposições tradicionais de caprinos, ovinos e horta em plantio mecanizado, a Seagri pretende expor um tanque de piscicultura em parceria com criadores de peixe, levando em conta espécies nativas da região amazônica, como o pacu e tambaqui.
Em Marabá, a piscicultura ainda é um hobby, mas alguns produtores estão procurando a profissionalização diante da existência de um enorme mercado consumidor. A exposição de peixes na Expoama, segundo o secretário municipal de Agricultura, Rubens Sampaio, tem objetivo de incentivar a produção de peixes em escala industrial para suprir o mercado regional.

III MOSTRA INDÍGENA
A III Mostra de Música Indígena que seria realizada em junho na Casa da Cultura, vai acontecer em agosto, segundo informou Mirtes Emília, coordenadora da Escola de Música Moisés Araújo, sediada na FCCM.
As chuvas que caem no primeiro semestre em todas as regiões do Pará, tornam difícil o transporte dos indígenas de algumas tribos às margens da Transcametá e Transamazônica, por causa dos atoleiros que se formam nas estradas.
A Casa da Cultura pretende trazer cerca de 80 índios das tribos Xicrin, Assurini, Guarani, Suruí e Paracanã, mas ainda não confirmou patrocínio para o transporte dessas tribos.
Esta será a III Mostra de Música Indígena a ser realizada em Marabá. O objetivo do evento é mostrar à comunidade a diversidade de ritmos e a dança das tribos indígenas da região.
“Na verdade é uma mostra de música, mas inclui todo o contexto das atividades indígenas, porque a música não está dissociada de outros elementos culturais como a dança, a roupa, a pintura e o artesanato”, fala Mirtes Emília.