09 maio 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1112

ANIMAIS NA PISTA
O Centro de Controle de Zoonose, da Secretaria Municipal de Saúde, deve oferecer ao secretário Pedro Corrêa, um tipo de ação voltada para o recolhimento de eqüinos e muares que, volta e meia, são encontrados pastando tranquilamente nos gramados e áreas verdes da cidade. Marabá ainda oferece aos carroceiros oportunidades de frete, geralmente convocados por pessoas de baixa renda, que demandam seus préstimos nos transportes de telhas, tijolos, tábuas e caibros, pequenas porções de areia e seixo, hortifrutigranjeiros ou pequenas mudanças nas periferias da cidade.
SÓ NO INTERIOR
Cidades de porte médio e grande, além das capitais já resolveram o problema em vários estados do país. Em algumas cidades do Paraná, por exemplo, onde existem haras para abrigo de animais de raça selecionadas, caríssimos (para reprodução, corrida ou salto), os eqüinos e muares capturados na rua são imediatamente sacrificados. Lá existe um implacável controle da anemia eqüina. No nordeste, principalmente, os jumentos substituídos pelas motos nas tarefas tradicionais, bem como no Tocantins e sul do Maranhão, são abandonados na pista e provocam toda sorte de acidentes rodoviários.
EM MARABÁ
Para Walder Melo, diretor do Centro de Zoonoses, o recolhimento dos animais não se trata de problema operacional, pois existem laçadores. O problema aparece depois, já que não há um curral para abrigo provisório, onde o dono possa procurar a sua besta perdida. Neste espaço pode ser realizado, ainda, um trabalho de conscientização aos proprietários para que cuidem melhor dos seus animais, dispor de um pequeno pasto ou capineira para alimentar os capturados e até um local para curativo de bicheiras, ferimentos, piso de arreios inadequados, ferragens e outras atividades. Tudo com o pagamento de taxa. Se o proprietário não aparecer em tempo hábil, o animal será oferecido em doação ou, em último caso, sacrificado de acordo com o melhor procedimento veterinário e descartado em covas no aterro sanitário do município.
COMBATE A EXPLORAÇÃO
A Seasp – Secretaria de Assistência Social da Prefeitura – prepara vasta programação alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes, a transcorrer no próximo dia 18. No dia 16, às 16 horas, acontece uma caminhada na Nova Marabá, no percurso entre o CAIC e o Ginásio Poleesportivo da Folha 16.
Para o dia 17, pela manhã, está prevista uma reunião com a Rede de Combate ao Abuso e Exploração Sexual (Seasp, através do Projeto Colibri; polícias Civil e Militar, Juizado e Promotoria da Infância e Juventude, Conselho Municipal da Criança e Adolescente, dentre outros) par elaborar uma proposta a ser apresentada na CMM – Câmara Municipal de Marabá.
No dia 18, também na parte matutina, acontece uma sessão especial na CMM, ocasião em que serão debatidos os temas alusivos aos diversos abusos cometidos contra crianças e adolescentes que, só este ano, passam de 30 casos no período de janeiro e abril.
Em Marabá o tema foi adaptado para “Dia de Combate à Violência Doméstica e Sexual contra Crianças e Adolescentes”, que segundo a equipe coordenadora do Colibri, é mais apropriado à nossa realidade, porque a violência doméstica em Marabá contra crianças é muito elevada, sendo os espancamentos uma das principais conseqüências do abandono do lar por crianças e adolescentes.
AGRICULTURA FAMILIAR
No decorrer de hoje (8) membros da Seagri – Secretaria Municipal de Agricultura – estão envolvidos em dois seminários relativos à agricultura familiar. De um deles, promovido pelo Incra, participa o secretário municipal de Agricultura Rubens Sampaio; no outro, sob patrocínio da Fetagri, aquela secretaria está sendo representada por técnicos ligados a agricultura familiar.
MULTIVACINAÇÃO
A próxima missão da Divisão de Imunobiológicos da SMS será a primeira etapa da multivacinação na zona rural, a começar dia 22 deste mês. Essa campanha tem como carro-chefe a vacina Sabin, contra a poliomielite, destinada a crianças de zero a cinco anos. No entanto, outros imunizadores fazem parte da vacinação, inclusive para adultos.
A multivacinação terá como dia “D” em todo o Estado, dia 16 de junho, mas em Marabá se estenderá até o dia 29 de junho.
VACINAÇÃO PRORROGADA
A Campanha de Vacinação do Idoso na zona urbana foi prorrogada até quinta-feira, 10, nos centros de saúde e Hospital Municipal de Marabá. Uma equipe da Divisão Extra Muro imunizará os idosos da Vila União, a cerca de 180 quilômetros da sede municipal. Uma segunda parcial da Divisão de Imunobiológicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) contabiliza 7.752 pessoas vacinadas, o que representa 78,51% da população marabaense de 60 anos ou mais.
Embora estejam confiantes de alcançar a meta, ou se aproximar bastante das mais de 9 mil pessoas, a situação está bem aquém da registrada no ano passado, quando foram imunizadas mais de 90% da população de idosos no município.
CUIDADOS COM O LIXO
No dia 11 de maio, de 8 às 12h, a prefeitura de Marabá realiza no bairro Independência uma ação educativa com orientações sobre os cuidados com o lixo, fazendo também a distribuição do roteiro com os dias e horários de coleta do lixo nos bairros.
O secretário de Obras Lucídio Collinetti informa que a ação é feita pela secretaria de Obras (Sevop) em parceria com a secretaria de Saúde (SMS) e Grupo de Escoteiros de Marabá.
O Departamento de Limpeza Urbana e o Setor Social/Sevop elaboraram uma rotina de coleta de lixo urbano para divulgação à comunidade.
Irismar Sampaio, do Setor Social/Sevop, disse que o objetivo é deixar a população ciente dos horários em que passa o caminhão de coleta para evitar que as pessoas coloquem lixo muito antes do horário e acabe sendo rasgado pelos cachorros e sujando as ruas.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
http://www.maraba.pa.gov.br/ - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1111

VACINAÇÃO ENCERRA DIA 11
Na próxima sexta-feira, 11, a SMS encerra a Campanha de Vacinação do Idoso, quando a uma equipe da Divisão Extra Muro imunizará os idosos da Vila União, a cerca de 170 quilômetros da sede municipal. Até aqui, numa primeira parcial, foram vacinadas mais de 05 mil pessoas ou cerca de 54% da população marabaense de 60 anos ou mais.
A campanha deste ano provavelmente ficará aquém dos números alcançados no ano passado, quando foi alcançado 90% da meta estipulado entre município e Estado.
PEDIATRIA
A SMS, devido ao salário oferecido pelo SUS às especialidades médicas, está com dificuldade para contratar pediatras para os centros de saúde. Mesmo assim, conseguiu mais um desses profissionais para dar plantão no Centro de Saúde Laranjeiras. O novo médico, que está em viagem de férias com a família, deve iniciar suas atividades naquela casa de saúde no próximo mês.
No momento, somente o Hospital Municipal (HMM) dispõe de três pediatras, sendo dois na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Neonatal e um na área emergência, o que é muito pouco diante da demanda de crianças de Marabá e região.
TUBERCULOSE
Além da hanseníase, que tem grande prevalência em Marabá e região, a tuberculose pulmonar também prevalece em nosso meio. Este ano, no período de janeiro a abril, 27 novos casos foram registrados pela SMS, resultando em 46 pessoas em tratamento. O município também diagnosticou duas pessoas portadoras do mal de Koch provenientes de cidades vizinhas (Curionópolis e São Domingos).
Geralmente, devido à descoberta de novas drogas, a tuberculose sozinha dificilmente mata na Brasil. No entanto, associada a outra doença ou até mesmo pessoas debilitadas, como os idosos, portadores de HIV, a doença leva alguns milhares de pessoas a óbito.
Este mal acontece em todo mundo. A Organização Mundial de Saúde estima a presença de 08 milhões de novos casos de tuberculose ativa no mundo todo ano, com aproximadamente 2,6 milhões de mortes. Com o surgimento da Síndrome da Imunodeficiência Humana (Aids) no início da década de 80, o número de casos da doença aumentou bastante, assim como a quantidade de vítimas fatais.
A tuberculose é mais comum nas áreas do mundo onde há muita pobreza, promiscuidade, desnutrição, má condição de higiene e uma saúde pública deficitária. Os paises com maior incidência da doença são a Índia, China, Indonésia, Bangladesh, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Congo, Rússia e Brasil.
DIA SEM TABACO
Em 31 de maio comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. A SMS ainda não dispõe de um projeto a ser desenvolvido nesta data. Porém, a Unidade de Saúde da Família “João Batista” está se preparando para desenvolver atividades nesse sentido, na área de sua abrangência, que são os bairros Santa Rosa e Santa Rita.
Serão promovidas palestras em centros comunitários, escolas e na própria unidade de saúde, alertando a população sobre os riscos do vício de fumar. Na ocasião também será distribuído material didático, principalmente aos jovens que são os mais vulneráveis ao vício e por isso os preferidos da indústria do fumo.
Os Estados membros da Organização Mundial da Saúde (OMS) criaram o Dia Mundial sem Tabaco em 1987, para atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e sobre as doenças e mortes evitáveis a ela relacionadas. Anualmente, a OMS articula em todo o mundo a comemoração da data, definindo um tema a ser abordado pelos 192 países membros.
A é coordenada no Brasil pelo Instituto Nacional do Câncer, o qual propõe e divulga as ações relativas ao tema definido pela OMS. O objetivo é mobilizar os profissionais para que fortaleçam a sua participação social no controle do tabagismo, que, anualmente, é responsável por cerca de cinco milhões de mortes em todo o mundo, 200 mil só no Brasil.
TREINAMENTO
A agente de endemias Marcilene Patrício da Costa participa de treinamento em Belém (Capacitação para Implementação dos Laços em Saúde Ambiental Relativos a Qualidade do Ar – Vigiar), que acontece de hoje (07) até 11 de maio.

DENATRAN OFERTA CURSO EM MARABÁ
No período de 28 a 30 de maio, será realizado em Marabá o curso Educação de Trânsito, no auditório do Itacaiúnas Hotel. O curso é aberto aos órgãos que fazem parte do Sistema Nacional de Trânsito. A equipe do DMTU terá participantes nesse curso. São 42 vagas e a triagem será feita pelo próprio Denatran para a escolha dos participantes, de forma a priorizar representantes do sule sudeste paraense.
O fato de Marabá possuir a terceira frota de veículos do Estado, ultrapassando Santarém, pode ter contribuído para sediar o curso. A coordenadora de Educação para o Trânsito/DMTU, Márcia Rosa, disse que as inscrições estão abertas no site do Denatran. “Esta é a primeira vez que o Denatran oferece o curso no Pará, fora da capital”. As duas cidades de maior trânsito no Pará são: Belém e Ananindeua.
O curso Educação de Trânsito capacitou em 2006, nas capitais brasileiras 1.313 profissionais. Porém o resultado das avaliações demonstrou ainda uma grande demanda de profissionais com necessidade de capacitação nesta área. Assim, o DENATRAN realizará 10 novas turmas.
Os temas a serem abordados são: Ética, Cidadania e Trânsito; Educação de Trânsito no Ensino Regular; Recursos Educativos de Trânsito e Projetos para a Educação de Trânsito.
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
A equipe de Educação para o Trânsito/DMTU está concluindo a apresentação das palestras educativas de trânsito, nas escolas públicas do núcleo Cidade Nova. O grupo pretende iniciar a programação nas escolas da Marabá Pioneira no dia 21 de maio.
Márcia Rosa informa que as palestras estão abertas também para as escolas particulares. Os interessados devem enviar ofício com antecedência ao DMTU ou ligar para 3322-2233, para maiores informações.
REVISTINHAS EM QUADRINHOS
Em 2006, o DMTU confeccionou 10 mil revistinhas de histórias em quadrinhos, abordando de forma lúdica e educativa o tema trânsito seguro.
Este ano, a equipe de Educação para o Trânsito está elaborando novas histórias para confeccionar novas revistinhas. Assim que os textos ficarem prontos, serão encaminhados para o cartunista Rildo Brasil, que fará os desenhos de acordo com as historinhas. A temática deste ano deve trazer informações sobre como o pedestre de agir e orientações ao atravessar os trilhos por onde passam os trens, para evitar acidentes.
CUIDADOS COM O LIXO
No dia 11 de maio, de 8 às 12h, a prefeitura de Marabá realiza no bairro Independência uma ação educativa com orientações sobre os cuidados com o lixo, fazendo também a distribuição do roteiro com os dias e horários de coleta do lixo nos bairros.
O secretário de Obras Lucídio Collinetti informa que a ação é feita pela secretaria de Obras (Sevop) em parceria com a secretaria de Saúde (SMS) e Grupo de Escoteiros de Marabá.
O Departamento de Limpeza Urbana e o Setor Social/Sevop elaboraram uma rotina de coleta de lixo urbano para divulgação à comunidade.
Irismar Sampaio, do Setor Social/Sevop, disse que o objetivo é deixar a população ciente dos horários em que passa o caminhão de coleta para evitar que as pessoas coloquem lixo muito antes do horário e acabe sendo rasgado pelos cachorros e sujando as ruas.



PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas