10 janeiro 2008

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1266

SESPA TREINA SOBRE TABELA DO SUS
Uma mudança radical nos procedimentos do SUS obrigou a Secretaria Executiva de Saúde (Sespa) a promover no período de 29 a 30 de janeiro, em Belém, um treinamento sobre a nova Tabela do Sistema Único de Saúde.
Não se trata de reajuste de valores, mas de uma alteração total dos códigos, formulários on-line e outros procedimentos que precisam ser preenchidos e transmitidos para Brasília, via Internet.
A notícia chegou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) através de telefone, porém o titular da SMS, Pedro Corrêa Lima, aguarda confirmação do número de vagas para Marabá, bem como definição das despesas com passagens e estada em Belém, para definir os participantes no evento.
MARABÁ RETORNA O FUMACÊ
Até o ano passado a Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Endemias do Programa Nacional de Controle da Dengue (DNCD), utilizava-se de um motor de fumacê da Sespa. Esta semana foi testado um aparelho novo, doado pelo Ministério da Saúde, de maior potência, que deve entrar em funcionamento ainda esta semana.
Segundo a coordenadora da Divisão do DNCD, enfermeira Ediana Delespost, a intenção é cobrir toda a área urbana de Marabá ou pelo menos os bairros de maior incidência do Aedes Aegypti, transmissor da dengue, ora localizados no núcleo Nova Marabá, como complemento do combate aos focos de larvas do mosquito.
Aquela divisão também dispõe de uma equipe para receber denúncias sobre a ocorrência de dengue no município, assim como fazer a procura de focos e combate as larvas do Aedes. De acordo com Ediana, as pessoas com sintomas da dengue estão se tratando em casa, com automedicação. “Elas tomam paracetamol, passam uma semana com febre, mas não procuram os centros de saúde”.
Ediana acredita que o baixo registro de dengue em Marabá esteja associado a esse procedimento e não pela falta de vítimas da doença, o que pode concorrer para a forma mais grave da doença, com possível morte e sem controle das autoridades.
Outro fato interessante, destacado por Ediana, é que 85% dos focos do mosquito estão dentro da área das residências, ou seja, os moradores poderiam evitar a proliferação do Aedes em suas caixas de água, quintais e banheiros, por exemplo. Somente 13% dos focos estão localizados em terrenos baldios e 2% em árvores e outros locais.
Portanto, não adianta a população reclamar da dengue se não cuida da própria casa onde o transmissor da doença prolifera.
MOBILIZAÇÃO DE ALFABETIZADORES
Os educadores interessados em ministrar aulas no 22º módulo de Educação Solidária/Vale Alfabetizar, devem deixar currículo no Departamento de Ensino/Semed com Maria de Nazaré Silva Costa até fevereiro de 2008, em horário comercial.
A coordenadora do Programa Educação Solidária/Vale Alfabetizar em Marabá, Nazaré Costa, explica que os profissionais que estão cursando alguma licenciatura, já cursaram ou têm alguma afinidade com a área educacional podem participar da seleção de currículos. A duração do módulo é de 8 meses e as aulas são ministradas em escolas, associações de bairros e igrejas, entre outros espaços onde os coordenadores mostrem interesse em levar a educação às pessoas que necessitam aprender a ler e a escrever.
Este ano serão formadas 40 turmas nesse programa especial para atendimento à educação de jovens e adultos. As pessoas que tiverem currículo selecionado para ministrar as aulas participarão do curso de capacitação no mês de março e depois do processo de matrícula dos novos alunos. As aulas devem iniciar no final de março ou início de abril. Este programa é resultado de uma parceria entre prefeitura, Vale, UFPa e Alfabetização Solidária (Ong).
BOLSA FAMÍLIA
O Departamento de Apoio Sócio-Cultural (Dasc/Semed), responsável pelo cadastro do programa Bolsa-Família, fez 300 cadastros na Vila Três Poderes para famílias carentes daquela localidade rural do município de Marabá. Os cadastros feitos em novembro e dezembro de 2007 foram encaminhados ao MEC. Assim que chegarem os resultados com os nomes aprovados pelo governo federal para receber o benefício, a equipe do Dasc dirige-se à Vila para informar os novos beneficiários. Maiores informações sobre o Bolsa-Família em Marabá ligar para 3322-6199.
Marabá vai atualizar os cadastros das famílias que têm adolescentes de 16 e 17 anos, principalmente no referente às informações de escolaridade desses adolescentes e o código Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) da escola em que estão estudando. Em virtude da publicação da Medida Provisória n° 411 em 28 de dezembro de 2007, a faixa etária para atendimento do Programa Bolsa Família (PBF) foi ampliada para adolescentes até 17 anos. As famílias poderão receber adicionalmente o Benefício Variável Jovem (BVJ) no valor de R$ 30,00, até o limite de dois benefícios por família. Com isso, o valor total do benefício das famílias poderá chegar a R$ 172,00.
A concessão do Benefício Variável Jovem (BVJ) será somente para os adolescentes com acompanhamento da freqüência escolar registrado no Sistema da Freqüência Escolar ou para aqueles que possuam código Inep válido e atualizado há menos de 12 meses no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).
A secretária de Educação Kátia Américo Garcia acredita que a medida vai ajudar no aumento de alunos na escola na faixa etária entre 16 e 17 anos, pode reduzir a evasão escolar e promover o retorno à escola dos que abandonaram os estudos.
ILUMINAÇÃO
O coordenador do Departamento de Iluminação Pública (DIP) Idelfran Silva informa que sua equipe está retirando com cuidado a iluminação natalina colocada nas praças de Marabá, para evitar que as lâmpadas sejam quebradas ou queimadas.
Na VP-8, o trabalho de colocação dos postes altos e das luminárias, nos canteiros centrais (nas proximidades da pista de cooper que está sendo construída pela prefeitura), encontra-se em fase bastante adiantada. No momento, O DIP aguarda a chegada de seis luminárias especiais que têm luz intensa para dar continuidade aos serviços.
TEMPO E TEMPEATURA
A previsão para os próximos 10 dias, segundo o Canaldotempo.com, é continuar as trovoadas esparsas. A temperatura segue amena para a média de Marabá, com máxima nos 30ºC nesta quinta-feira.


PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@maraba.pa.gov.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas