09 janeiro 2007

BOLETIM INFORMATIVO Nº 1039

SAÚDE EM MARABÁ
A Coordenadora do Setor de Epidemiologia/SMS Ana Raquel e sua equipe estão trabalhando na elaboração dos relatórios de atividades como palestras, vacinação, ações básicas de saúde, entre outras. Os relatórios serão enviados à Coordenação Estadual da SESPA e ao Ministério da Saúde.
Os relatórios padronizados possibilitam a criação de novas metas e novas ações que contribuam para a melhoria da saúde pública. A SMS atualiza programas como o Sistema de Informação de Nascido Vivo em 2006; Vigi Água (verificar a quantidade de água potável para o consumo humano); Vigi Sus (verificar questões ligadas à vigilância sanitária e saúde); Pacto de Atenção Básica (inclui dados indicadores e análises dos programas realizados em Marabá).
Ana Raquel disse que a meta para erradicação da tuberculose em 2006 é de 85% de cura da doença. “Estamos digitando os dados e assim que terminarmos teremos a possibilidade de verificar se atingimos a meta. Logo que sejam concluídos os relatórios, os dados serão disponibilizados à imprensa”.
O Pacto de Atenção à Saúde Básica geralmente é assinado pelo Ministério da Saúde com os municípios em março. Neste pacto, são propostas metas para erradicação de doenças, de acordo com sugestões da Organização Mundial de Saúde. Em 2007, o Pacto deve ser assinado com a Sespa (11ª Regional/Marabá) em parceria com os 21 municípios que compõem essa unidade regional, incluindo controle de endemias e doenças transmissíveis.
EXPOSIÇÕES DA CASA DA CULTURA
Os diversos setores da Casa da Cultura estão organizando a programação de atividades a serem feitas no decorrer do ano. O setor de Exposições já começa a elaborar as exposições permanentes que ficam em locais de bastante movimentação de pessoas, como Estações Rodoviária e Ferroviária, Aeroporto e escolas públicas de grande número de alunos. Ainda esta semana serão apresentadas ao público as primeiras exposições de 2007, com fotos e dados históricos.
MATRÍCULAS NA ESCOLA DE MÚSICA
A Escola de Música “Moisés Araújo”, localizada na sede da Casa da Cultura, abre as matrículas para crianças e adolescentes entre 06 e 14 anos, no período de 15 a 19 de janeiro. A escola tem nova coordenação, trata-se da professora de música Júlia Lino que também continuará a dar aulas para a garotada. Este ano estão disponíveis 100 novas vagas.
Rosilan Sobrinho, da secretaria da escola, disse que o aluno deve estar alfabetizado. “Os pais devem trazer documento original de identidade ou certidão de nascimento do aluno a ser matriculado e a criança para o teste de aptidão musical”.
Os alunos iniciarão o Curso de Musicalização, cujo programa traz Teoria Musical, Prática Instrumental (flauta doce), Canto Coral e Solfejo. Também está em estudo a possibilidade de inclusão da disciplina História da Música.
A renovação das matrículas dos alunos antigos será até dia 15 de janeiro e podem ser feita pelos pais pessoalmente na Casa da Cultura ou através do telefone (94) 3322-2315. Ano passado, a escola possuía cerca de 280 alunos. Até o momento, cerca de 100 alunos renovaram a matrícula para 2007.
NÍVEL DAS ÁGUAS
As águas do rio Tocantins encontram-se a 5,45m acima do nível normal, conforme medição feita na Portobrás hoje, 9, às 7h, pela Defesa Civil de Marabá.
De acordo com o canaldotempo.com, as condições climáticas hoje são as seguintes em Marabá: 30°C com sensação térmica de 37°C, sujeito a trovadas esparsas durante o dia.

PREFEITURA DE MARABÁ
Assessoria de Comunicação Social - Folha 31 – Paço Municipal - Nova Marabá.
CEP 68.508-970 - (94) 3322-1140
http://informativomaraba.blogspot.com
www.maraba.pa.gov.br - ascom@skorpionet.com.br
Agenor Garcia, J.B.Silva e Vânia Gurgel
Jornalistas